quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

AMT credencia idosos e portadores de deficiência

A Autarquia Municipal de Trânsito iniciou em janeiro de 2012 a expedição de credencial de estacionamento regulamentado para idoso e pessoa com deficiência ou dificuldade de locomoção. Dessa forma, a AMT cumpre o que determina a Lei Federal nº. 9503, de 23 de setembro de 1997, e as Resoluções nº 303/2008 e 304/2008 do Conselho Nacional de Trânsito – CONTRAN

O cadastramento da pessoa idosa ou deficiente residente em Caucaia será realizado junto à AMT, no setor de protocolo geral da prefeitura, situado na rua Engenheiro João Alfredo, nº. 807, Centro, com a apresentação dos seguintes documentos:

 Para o idoso:
a) documento de identidade do beneficiário;
b) Cadastro de Pessoa Física – CPF do beneficiário;
c) comprovante de residência atualizado do beneficiário.

 Para pessoa com deficiência:
 1 - Maiores de 18 anos:
a) documento de identidade do beneficiário;
b) Cadastro de Pessoa Física – CPF do beneficiário;
c) laudo médico pericial atestando a deficiência ou dificuldade de locomoção (ou mobilidade reduzida) do beneficiário;
d) comprovante de residência atualizado do beneficiário.
 2 - Menores de 18 anos:
a) Certidão de nascimento ou documento de identidade, conforme o caso, do beneficiário;
b) documento de identidade do responsável legal do beneficiário;
c) Cadastro de Pessoa Física – CPF do responsável legal do beneficiário;
d) laudo médico pericial atestando a deficiência ou dificuldade de locomoção (ou mobilidade reduzida) do beneficiário;
e) comprovante de residência atualizado do beneficiário e/ou responsável legal.

A credencial deverá ser utilizada em original e exposta em local visível, preferencialmente sobre o painel do veículo que estiver sendo utilizado para transporte de pessoa portadora de deficiência ou com dificuldade de locomoção (ou mobilidade reduzida) credenciada, com a frente (anverso) voltada para cima, devendo a mesma ser apresentada à Autoridade de Trânsito ou seus Agentes, sempre que solicitada.

A credencial é gratuita e terá validade em todo território nacional por até 02 (dois) anos, conforme estabelece portarias da AMT nº. 72 e 73, de 16 de dezembro de 2011.

Vagas de emprego em Caucaia - 29/02/2012:

OCUPAÇÃO
 
VAGAS
OFERTADAS
 
 
AJUDANTE DE LAVADOR DE AUTOMOVEIS (experiência desejável)
 
1
 
 
ALMOXARIFE ( que tenha trabalhado como almoxarife de metalurgica )
 
1
 
 
ARMADOR
 
10
 
 
AUXILIAR DE LINHA D EPRODUÇÃO(que tenha trabalhado em metalúrgica)
 
3
 
 
AUXILIAR DE LINHA DE PRODUÇÃO(vaga exclusiva para deficientes)
 
1
 
 
AUXILIAR DE MECANICO DE MOTOCICLETAS (ter experiencia na area)
 
1
 
 
AUXILIAR DE PINTOR INDUSTRIAL
 
4
 
 
BORRACHEIRO (experiencia comprovada na area)
 
1
 
 
CALCETEIRO
 
10
 
 
CAPATAZ(experiencia em serviços pesados)
 
3
 
 
CARPINTEIRO
 
10
 
 
COMPRADOR(experiencia com material de construtoras)
 
1
 
 
COPEIRO (indústria) (experiencia anterior na função)
 
1
 
 
ENCARREGADO DE CAPATAZIA(experiencia com liderança de equipes)
 
1
 
 
ENCARREGADO DE OBRAS
 
2
 
 
GARÇOM (com experiencia comprovada,trabalhar em barraca de praia)
 
6
 
 
GARÇOM/ATENDENTE (experiencia em bar,restaurante ou lanchonetes)
 
3
 
 
MECÂNICO DE MANUTENÇÃO DE MAQUINAS INDUSTRIAIS( experiencia comprovada na area)
 
1
 
 
MECANICO DE MOTOCICLETA(ter experiencia com manutenção de motos em geral)
 
1
 
 
MESTRE DE OBRAS
 
3
 
 
MOTORISTA DE CAMINHÃO (categoria D,experiencia na area)
 
5
 
 
MOTORISTA DE CAMINHÃO (experiencia na area e categoria D)
 
2
 
 
MOTORISTA DE CAMINHAO TRUCK (ter curso do mopp)
 
1
 
 
OFICIAL DE SERVIÇOS GERAIS (vaga exclusiva para deficientes)
 
5
 
 
OFICIAL DE SERVIÇOS GERAIS(com experiencia na area comprovada)
 
1
 
 
PEDREIRO
 
10
 
 
PINTOR INDUSTRIAL(experiencia na area)
 
2
 
 
SERVENTE DE OBRAS
 
20
 
 
VENDEDOR DE SERVIÇOS (embratel)
 
10
 
 
VENDEDOR EXTERNO (noções de vendas e atendimento)
 
8
 
 
VENDEDOR PORTA A PORTA(GVT)(experiência com vendas e atendimento)
 
10
 
 
 
Para concorrer às vagas de emprego ofertadas
Compareça na Casa do Trabalhador portando documentação e currículo.

End.: Rua Cel. João Licínio, 477, Centro, Caucaia/CE

Fone: (85) 3342.0706

Moradores em Caucaia sofrem com os transtornos.

Morar entre dois Municípios nem sempre significa poder desfrutar de equipamentos sociais instaladas em ambas as sedes. Pelo menos no caso do Conjunto São Miguel, no distrito de Jurema, em Caucaia, é mais uma dor de cabeça.
Empurrados para a periferia de Caucaia, os moradores não dispõem de equipamentos de lazer e até mesmo de uma unidade de saúde de urgência. Um campo de futebol padece da falta de iluminação e é lugar temido pelos moradores no período da noite, em vista da provável ação de grupos marginais.

Para o secretário de Infraestrutura do Município, José Marques Feitosa Neto, há uma perspectiva positiva de que a Comissão venha a contribuir na melhoria da qualidade de vida daquelas pessoas, fazendo com os gestores obtenham, claramente, definidas suas áreas de ações.

"Temos que reconhecer que o São Miguel é resultado dessa explosão demográfica. Fortaleza não tem mais para onde crescer e as pessoas acorrem para as localidades vizinhas", disse Neto.

Ele observa que o trabalho da Comissão terá um papel fundamental para o gestor, uma vez que este não pode gastar recursos em área diversa à sua respectiva administração.

Consciência

Neto entende, ainda, que outra ação não menos importante é fazer com o morador de uma determinada região possa definitivamente afirmar a qual Município pertence.

Neto entende que a especulação imobiliária pode ser um complicador e venha a dificultar o trabalho de demarcação. No entanto, afirma que os administradores não podem aceitar esse tipo de influência, porque o espírito que deverá nortear o georeferenciamento é o caráter técnico.

"Sabemos que as populações mais sofridas são aquelas que residem nos limites, nas divisas e nas fronteiras. Portanto, é responsabilidade do poder público aliviar esse sofrimento com ações justas", salienta. Ele reconhece que a indefinição faz com que as pessoas de baixa renda busquem os serviços sociais onde possam ser melhor e mais facilmente atendidos. No entanto, diz acreditar que os esforços empreendidos são para o fortalecimento das regiões periféricas, quer da Capital, quer dos Municípios vizinhos.

O procurador Geral do Município de Fortaleza, Martônio Mont´Alverne, diz que a Prefeitura reconhece a existência do problemas de limites entre Municípios, inclusive no caso de Fortaleza. "O assunto já foi tratado por mim, com a presença de deputados estaduais", lembra.

"A questão deve ser resolvida, e estou certo de que a Assembleia Legislativa desempenhará seu papel. Não tenho como manifestar-me sobre assunto que não é da competência do Município de Fortaleza. Esta matéria pertence ao Poder Legislativo estadual, que é legítimo para dirimir a questão e assim será respeitada a decisão dos representantes do povo do Ceará", frisa.

A indefinição traz problema, uma vez que o Município de Fortaleza atende - em saúde e educação - populações de outros Município. No entendimento da Administração da prefeita Luizianne Lins, a população limítrofe não pode ser prejudicada até que se alcance uma solução.

Duas mulheres morrem em capotamento em Caucaia

Duas mulheres morreram em um capotamento de um carro modelo Astra, no quilômetro 5 da CE-421, em Caucaia, Região Metropolitana de Fortaleza. O acidente aconteceu por volta de 1h30 da madrugada desta quarta-feira, 29, segundo informações da Polícia Rodoviária Estadual (PRE).
As vítimas eram passageiras do veículo. Morreram Daniele Bezerra Mota e outra mulher não identificada. Segundo a PRE, ela ainda foi socorrida a caminho do hospital. O condutor do veículo fugiu.
A PRE registrou ainda outros dois acidentes nas últimas horas. Não houve vítimas.

Assembleia Legislativa do Ceará emite novo parecer sobre Ficha Limpa

O procurador jurídico da Assembleia Legislativa do Ceará, Reno Ximenes Pontes, apresenta hoje novo parecer sobre a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que pede a extensão da Lei da Ficha Limpa para a contratação de servidores públicos estaduais. De autoria do deputado Heitor Férrer (PDT), a PEC 002/2010 começou a tramitar na Assembleia em 2011, e na época a procuradoria da Casa emitiu parecer no qual considerava a matéria inconstitucional.

Reno Ximenes declarou que iria reavaliar o parecer após o Supremo Tribunal Federal (STF) ter decidido, no último dia 16, pela constitucionalidade da Lei da Ficha Limpa, apesar de dizer não concordar com a posição da Corte. Para Ximenes a Lei fere a Constituição Federal, que presume a inocência do réu até o trânsito em julgado de sentença condenatória, ou seja quando não cabe mais recurso.

De acordo com a Lei da Ficha Limpa, são inelegíveis aqueles com condenação em segunda instância. “Do meu pondo de vista, a própria posição do Supremo é inconstitucional. De qualquer sorte é minha obrigação analisar essa ficha limpa, sobre a decisão do Supremo. Eu vou rever o parecer em respeito à sociedade cearense”, disse Ximenes.

Para Heitor, no entanto, o procurador não precisa concordar com a decisão do STF, Corte responsável por garantir a constitucionalidade das leis do país. “Ele tem apenas que respeitar. A sociedade tem que se curvar ao que o Supremo decidiu”. O parecer de Ximenes é apenas uma orientação para os deputados, que terão liberdade para acatar ou não o documento.

Segundo o procurador, matérias sobre servidores competem ao chefe do Executivo, e por isso a PEC deveria ser transformada em projeto de indicação, para que o governador examine e envie mensagem de volta à Assembleia para apreciação dos deputados. “Na forma que está, eu considero inconstitucional”.

Já Férrer argumenta que outros estados e municípios brasileiros adotaram a Ficha Limpa para contratação de funcionários públicos por meio de matérias oriundas de casas legislativas. “Então, por simetria, o parlamento, que é a casa do povo, também pode (decidir sobre a matéria)”. Sobre a expectativa do novo parecer da procuradoria da Casa, Férrer disse esperar “um parecer ao nível de compromisso de Reno Ximenes com a República”.

Por meio da assessoria de imprensa, o procurador geral do Estado, Fernando Oliveira, disse que, de modo geral, o projeto é “bem vindo” e “viável”, mas como ainda não tem conhecimento da PEC prefere não se manifestar no momento. 
Como

ENTENDA A NOTÍCIA

Quando apresentou a PEC, Heitor Férrer conseguiu a assinatura de 24 deputados. Para ser aprovada são necessários 28 votos. Em Minas Gerais, a Lei da Ficha Limpa para nomeação de servidores já está em vigor.


SERVIÇO
Procuradoria Jurídica da Assembleia Legislativa
Telefone: (85) 3277.3718 
Onde: Av. Desembargador Moreira, 2807.
www.al.ce.gov.br

IMAGEM DO DIA

Nova Russas uma cidade bela
 
GAZETA REGIONAL NR

Deputado Vanderley Pedrosa intermedia Projeto Casa Digital do Campo para localidades da Ibiapaba

 
O Projeto Casa Digital do Campo é um espaço público, gratuito, de gestão comunitária e voluntária que utiliza a ferramenta de inclusão digital para estudo, pesquisa e construção de projetos em benefício das comunidades do campo.

Visando beneficiar a população da Região da Ibiapaba, o Deputado Vanderley Pedrosa requereu à Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Estado do Ceará, a implantação do Projeto Casa Digital do Campo que têm grande importância para o desenvolvimento do meio rural. A solicitação beneficia as localidades de Ingazeira, em São Benedito; Várzea do Jiló, em Ipú; São Roque, em Croatá; Caratininga, no município de Graça; Charito, em Ipueiras e Lagoa de São Pedro, em Nova Russas.
           
            O Projeto visa promover oportunidade de conhecimento e de ampliação de horizonte para a juventude que hoje tem dificuldade de permanecer na zona rural. Por ser um espaço gratuito de gestão comunitária voluntária, funciona como ambiente de troca e intercâmbio de aprendizagem, crescimento, convivência cotidiano e virtual, sem esquecer as oportunidades de trabalho para que as pessoas do campo passem suas experiências de vida em comunidades rurais e conhecimento em informática contextualizado para outros moradores do campo.

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Dilma visita Caucaia

CE terá dez centros 24h para tratar dependentes químicos

Representantes do Ministério da Saúde vieram ao Estado para conhecer as dificuldades de cada município

O Ceará ganhará dez Centros de Atenção Psicossocial de Álcool e Outras Drogas 24 horas (Caps AD III). Esta é a proposta inicial do Ministério da Saúde divulgada, na manhã de ontem, em reunião com membros da Secretária de Saúde do Estado (Sesa) e representantes de diversos municípios. Esteve como principal assunto em questão, os meios para a implantação e estruturação da Rede de Atenção Psicossocial, com cobertura regionalizada e ampliada.

O Caps AD III é uma unidade de Atenção Psicossocial capacitado para oferecer assistência aos dependentes químicos e portadores de transtornos mentais. Sendo parte do plano integrado de enfrentamento ao crack do Governo Federal, o Caps corresponde a mais um dispositivo das prioridades da gestão estadual, que, por determinação, atuará no desenvolvimento de ações de promoção, prevenção, tratamento e redução de danos aos usuários de álcool e outras drogas.

Existem no Ceará, hoje, 17 Caps AD, seis deles em Fortaleza, e outros 11 no interior do Estado. A proposta do Ministério da Saúde é transformar parte deles em Caps AD III, com funcionamento 24 horas, inclusive durante os fins de semana e feriados.

Meta

A meta para 2012 é implantar 134 unidades em todo o País, uma média nacional estabelecida de um total de dez centros por Estado.

"Pensando no critério de número de habitantes existe ainda a possibilidade da criação de novos centros", afirma Mariana Schorn, técnica do Ministério.

A visita dos técnicos do Ministério da Saúde visa conhecer a realidade dos centros, verificar em cada o interesse no processo de qualificação e as possibilidades de adequação ao novo formato. A proposta de implantação dos Caps AD III atenderá, de início, os municípios de Fortaleza, Caucaia, Maracanaú, Limoeiro do Norte, Quixeramobim, Sobral, Camocim, Iguatu e Juazeiro do Norte. No entanto, diversos são os entraves para a viabilização dos centros, conforme apontaram membros de saúde presentes na reunião.

De acordo com o médico psiquiatra Weimar Gomes, a realidade enfrentada pelos municípios está muito aquém do necessário para um projeto desse porte, que precisa trabalhar de forma articulada com as unidades básicas de saúde.

"A proposta é boa, mas a nossa realidade é precária" diz. Para Karine Lima, coordenadora de Saúde Mental de Maracanaú, o Ministério da Saúde precisa realizar um acompanhamento mais próximo, que possibilite uma avaliação dos atendimentos como forma de pressionar a gestão municipal, que ainda não prioriza a saúde mental.

Incentivo

Outro ponto apontado durante o encontro foi o incentivo financeiro repassado pelo Ministério para a implantação dos Caps AD III, que é de R$ 150 mil para cada nova unidade, e R$ 75 mil para os adaptados.

Conforme a coordenadora de Políticas e Atenção à Saúde da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará, Vera Coelho, os valores são considerados insuficientes para a realidade atual, precisando o Estado agir como co-financiador, investindo assim nas políticas de saúde mental.

Giselle Sodré, técnica do Ministério, admite que a tarefa não será fácil, mas que entrar em contato com a problemática de cada município é importante no sentido de conhecer as carências e trabalhar dentro das possibilidades existentes.

"Assim discutimos as especificidades e criamos estratégias de implantação baseadas no que propõem o Ministério da Saúde", afirma.

Dispositivos

As Redes de Saúde Mental podem ser formadas por vários dispositivos assistenciais que visem promover a assistência psicossocial a pacientes com transtornos mentais, segundo critérios populacionais e demandas de cada município.

A rede pode contar com ações de saúde mental na atenção básica, Centros de Atenção Psicossocial (Caps), serviços residenciais terapêuticos (SRT), leitos em hospitais gerais, além do Programa de Volta para Casa. Ela funciona de forma articulada, e tem o Caps como principal serviço estratégico.

SAIBA MAIS

Os CAPS podem ser de tipo I, II, III, e Álcool e Drogas (CAPS AD). Os parâmetros populacionais para a sua implantação são definidos da seguinte forma

Municípios até 20.000 habitantes - rede básica com ações de saúde mental

Municípios entre 20 a 70.000 habitantes - CAPS I e rede básica com ações de saúde mental

Municípios com mais de 70.000 a 200.000 habitantes - CAPS II, CAPS AD e rede básica com ações de saúde mental

Municípios com mais de 200.000 habitantes - CAPS II, CAPS III, CAPS AD, e rede básica com ações de saúde mental e capacitação do Samu

Aliança não foi discutida com Dilma

Enquanto saboreava lagosta e suco de abacaxi, durante almoço no hotel Aquiraz Riviera, Dilma Rousseff se mostrava “extremamente descontraída”, segundo o senador Eunício Oliveira (PMDB). O almoço foi restrito e contou com a presença do governador Cid Gomes (PSB), da prefeita Luizianne Lins (PT), do senador Eunício, do deputado estadual Roberto Cláudio (PSB), presidente da Caixa Econômica Federal, Jorge Hereda, e ministros. “Não havia nenhum outro senador, nenhum deputado federal”, disse Eunício.

No almoço, que durou cerca de duas horas, Dilma conversou sobre os trens fabricados em Barbalha, sobre o cinturão das águas, linha Sul do metrô na Capital, e sobre o prazo de entrega e funcionamento do Metrô de Fortaleza. “Não se falou em nenhum momento sobre aspecto político. Nada”, garantiu Eunício.

Depois do almoço, no helicóptero, a caminho de Caucaia, Cid e Luizianne estiveram juntos e mais uma vez não se falou sobre as eleições deste ano. “Ao descer do helicóptero, a Luizianne disse: ‘Eunício, eu vou te procurar pra gente conversar, ok?’ e eu disse: ‘ok’”, conta o senador.

Procurado pelo O POVO, o senador Inácio Arruda (PCdoB) disse que não participou do almoço com a presidente por causa de compromisso em São Paulo. Ele embarcou à tarde e já falou com a reportagem, por telefone, de São Paulo. “A vinda dela não está ligada à tentativa de examinar o quadro eleitoral. Ela estava visitando as obras”, afirmou.

Homem é detido com dois mandados de prisão por homicídio

Um homem foi preso durante abordagem da Polícia Rodoviária Federal (PRF) na última segunda-feira, 27, por ter contra ele dois mandados de prisão em aberto por dois homicídios qualificados.

De acordo com a Polícia, a prisão foi efetuada em uma abordagem de rotina em um posto da BR-020, quilômetro 371, em Maranguape, Região Metropolitana de Fortaleza. Segundo a PRF, o condutor da motocicleta, a princípio, tentou não revelar a identidade, alegando não possuir habilitação e não portar nenhum documento de identificação.

Ainda conforme a PRF, José Antonio da Silva, 33, revelou a identidade durante o procedimento de entrevista policial. Com isso, a Polícia descobriu que havia contra ele dois mandados de prisão em aberto por dois homicídios qualificados na cidade de Boa Viagem. O foragido foi detido e encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Caucaia.

Defesa Civil aponta 328 áreas de riscos

Primeiro mês da quadra chuvosa provoca alagamentos e bloqueio de estradas em localidades cearenses

Fortaleza. A Coordenadoria de Defesa Civil do Estado aponta 328 áreas de risco no Ceará. A situação preocupa porque a maioria dos Municípios não conta com estrutura para uma resposta imediata, em situação de emergência. De domingo para ontem, a Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme) registrou chuvas em 98 Municípios.

Embora no papel todas as cidades cearenses contem com Coordenadorias Municipais de Defesa Civil, na prática, funcionam precariamente na sua maioria. Além de não dispor de quadros especializados, não possuem sequer carros com tração para deslocar equipes até locais com possíveis registros de desastres ou "eventos adversos".

O coordenador estadual de Defesa Civil, o coronel do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará, Hélcio Queiroz, reconhece que essa vulnerabilidade é um problema sério numa primeira resposta que se deva dar em casos de alagamento, inundações, desalojamento e desabrigo de populações. Ele informou que tanto preocupam áreas ribeirinhas, onde a ocupação demográfica invadiu faixas de primeira categoria, como encostas de morro.

Sistema de barragem

Ainda ontem, equipes da Defesa Civil do Estado se deslocaram para Beberibe, a fim de verificar os danos causados pelas chuvas caídas de sábado para domingo que somaram 180mm. Algumas estradas vicinais em Boqueirão do Cesário ficaram bloqueadas para o tráfego. Por ser uma região pouco habitada, não houve registro de danos materiais e muito menos de riscos à vida humana.

Na região do Cariri, apesar de ter chovido em várias cidades, de acordo com dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), o Município que registrou maior quantidade de chuva foi Caririaçu, com 122 milímetros. A forte chuva fez com que várias barragens de pequenos açudes na zona rural sangrassem. Entretanto, não houve registro de ocorrências graves ou danos ocasionado pelas águas. Na cidade, apenas a cobertura de telefonia móvel foi prejudicada pelos ventos. "Nossa atenção maior é com relação ao sistema das barragens que não são monitoradas pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh).

Já nas encostas de serra, especialmente no Maciço do Baturité, onde houve um acentuado processo de desmatamento, o coronel Hélcio adverte para possíveis casos de deslizamento. "Não podemos descartar que fenômenos que resultaram em tragédias nas serras cariocas possam também acontecer aqui", afirmou o militar. Ele disse que o processo de degradação ambiental e impermeabilização do solo, pelo uso do asfalto, aumentam as possibilidades de riscos.

Das 328 áreas de riscos identificadas no Ceará, 86 se localizam em Fortaleza, onde há uma maior concentração populacional. No entanto, a coordenação estadual ressalta que há uma Defesa Civil Municipal bem organizada, a exemplo do que acontece em Sobral e parte da Região Metropolitana da Capital, como Caucaia e Maracanaú. Enquanto isso, afirma que um estoque de equipamentos destinados para situações de emergência, como lonas, sacos plásticos, cestas básicas e filtros, fica estocado no posto do Corpo de Bombeiros instalado no Conjunto José Walter, em Fortaleza. A quantidade de itens leva em consideração a demanda que fez uso em períodos de chuva mais intensa, ocorridas em 2004 e 2009.

Segundo a Funceme, a previsão é que haja mais chuvas fortes no Centro Norte e no Cariri nas próximas 48 horas. O meteorologista José Maria Brabo explicou que a ocorrência de chuva de 180mm em Beberibe faz parte do prognóstico da Fundação para este início de estação.

Quantificação

"A Funceme ou qualquer outro centro de meteorologia têm como prever a quantidade de chuva por uma região. No entanto, não obstante trabalhamos com modelos quantitativos", disse José Maria. Ele lembrou que houve um avanço considerável no trabalho da meteorologia com a instalação do radar meteorológico em Quixeramobim, no Sertão Central, onde é possível avaliar com mais precisão a intensidade de chuva sobre uma determinada região do Estado e, sobretudo, os possíveis deslocamentos para outras áreas.

Manejo

Com isso, salienta José Maria, facilita o trabalho da Defesa Civil em tomar ações preventivas, bem como são favoráveis para o manejo de comportas das barragens, conforme a quantidade das precipitações.

"As chuvas que caem correspondem ao primeiro mês da quadra e se incluem no âmbito da previsão de uma quadra dentro ou abaixo da média (a média histórica no Ceará de fevereiro a maio é de 750mm a 800mm)", disse. O período chuvoso é explicado pelo fenômeno da entrada no sistema de convergência intertropical, que prepondera na Região Nordeste.

Para se avaliar a quadra, faz-se uso de estudos de modelos da atmosfera e imagens de satélites e radar. No caso do radar em Quixeramobim, possui uma abrangência não apenas para todo o Ceará, como cobre parte de Estados vizinhos.

Mais informações:
Funceme, Avenida Rui Barbosa, 1246, Fortaleza, (85) 3101.1147
http://www.funceme.org.br/
Defesa Civil do Estado
Fones: 199 - Ciops 193

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Morador de Caucaia denuncia falta de água nas ruas do Parque Potira

O ouvinte Castro Neto, morador do Parque Potira, em Caucaia, reclama da constante falta de água nas ruas Anagé, Jurunpari e Araré. Segundo o ouvinte, quando solicitada, a Cagece chega a aconselhar que os moradores “cavem um poço” para sanar o problema da falta de água.
A produção do jornal Alerta Geral entrou em contato com a assessoria de comunicação da Cagece que, através de nota, informou que até o final de março, está prevista a conclusão de uma linha de reforço para melhorar o abastecimento do bairro.
A obra está orçada em R$ 3,5 milhões e teve início em julho de 2010. Serão beneficiados, com 11.377 metros de rede, os bairros Potira, Jurema, Conjunto São Miguel, Tabapuá, assim como adjacências.
Outro problema apontado pelo ouvinte Castro Neto é a falta de freqüência na coleta de lixo realizada na região. Assessoria de comunicação da Prefeitura de Caucaia disse, através de nota, que uma equipe da Secretária de Patrimônio e Serviços Públicos iria se deslocar para o Potira, com a finalidade de resolver o problema.
fonte:cearagora

ETA prevê água para Caucaia.

Com previsão para ser concluída em outubro deste ano, ETA deve beneficiar 1,2 milhão de habitantes
A visita da presidente Dilma Rousseff às obras da Estação de Tratamento de Água - ETA - Oeste (integrado ao projeto do Eixão das Águas) representa um impulso ao Complexo Industrial e Portuário do Pecém (Cipp).

Essencial para o funcionamento de projetos como siderúrgica e refinaria, o Eixão já foi considerado pelo governador Cid Gomes como a maior obra hídrica do País, até que seja inaugurada a Transposição do Rio São Francisco.

A construção da ETA-Oeste atende a necessidade de aumentar a oferta de água para a zona oeste da Capital e reforça o abastecimento no município de Caucaia, locais estes que passaram por um acelerado crescimento demográfico nos últimos anos.

A expectativa é aumentar a vazão de água para 5 metros cúbicos por segundo (m³/s), o que representa metade da capacidade atual da Estação de Tratamento de Água Gavião.

Conclusão
Após sua conclusão, prevista para outubro de 2012, estima-se que a obra irá beneficiar 1,2 milhão de habitantes.

A obra está sendo realizada em duas etapas. Na primeira fase, executada pela Secretaria de Recursos Hídricos e finalizada no final de 2010, foram construídos seis filtros descendentes, uma estação elevatória, reservatório elevado, um sistema de aplicação de produtos químicos, sistema de lavagem de gases, além de toda a área administrativa da estação. Essa estrutura é capaz de produzir 1,5 m³ por segundo de água tratada.

A segunda etapa, que está sendo realizada pela Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), consiste na construção de sete filtros, um reservatório pulmão de água tratada, uma estação elevatória e uma adutora de 11,7 quilômetros, com 1.500 de diâmetro. O investimento previsto é de R$ 158 milhões, dos quais R$ 25,7 milhões da 1ª etapa R$ 132,3 milhões da 2ª Etapa. Atualmente, a obra está 45%.

Detento é morto com 27 golpes de ´cossoco´ em CPPL de Caucaia.

Um detento foi assassinado com 27 golpes de ´cossoco´ (faca artesanal) dentro da Casa de Privação Provisória de Liberdade (CPPL) Desembargador Francisco Adalberto de Oliveira Barros Leal, em Caucaia. O corpo de Francisco Wellington Rodrigues da Silva, 28, o ´Lourinho´ foi encontrado na manhã de ontem dentro do banheiro coletivo da Rua A, no Pavilhão 2.

De acordo com policiais militares da 2ª Companhia de Policiamento de Guarda (2ª CPG), o cadáver foi localizado no momento em que os presos eram retirados das celas (destranca), por volta das 6 horas. Francisco Wellington estava preso na unidade pelo crime de roubo.

Após o anúncio da descoberta do corpo do detento, parentes dos presos que já aguardavam do lado de fora, ficaram apreensivos temendo a suspensão das visitas, o que não ocorreu. Conforme os policiais militares, apenas os internos da rua onde o cadáver foi encontrado não estavam recebendo visitas.

O local foi isolado até a chegada dos policiais civis da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e da equipe da Coordenadoria de Criminalística (CC), da Perícia Forense do Ceará (Pefoce). Conforme o perito Jesus Sales, o detento foi morto com 27 perfurações, sendo uma profunda no pescoço, oito no tórax, 17 nas costas e as demais espalhadas pelas pernas e braços. Sales acredita que mais de um homem praticou o crime.

A Polícia agora trabalha para identificar os autores da morte. Aproximadamente 70 detentos estavam em celas situadas na Rua A, do Pavilhão 2, o que dificulta a identificação. Inicialmente, a DHPP trabalha com a hipótese do crime ter sido motivado por uma vingança.

Tensão
Na manhã de hoje, o Ministério Público Estadual (MPE), através da Procuradoria Geral da Justiça (PGJ), vai se posicionar sobre a situação de tensão que envolve o Sistema Penitenciário do Estado do Ceará.

Os promotores Iran Sírio, coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias Criminais, Execuções Criminais e Controle Externo da Atividade Policial (Caocrim); e José Evilázio Alexandre da Silva, da 3ª Promotoria de Justiça de Execução Penal e Corregedoria dos Presídios, darão entrevista coletiva sobre o assunto na PGJ.

Incêndio atinge a Secretaria de Educação de Caucaia.

Um incêndio atingiu o almoxarifado da Secretaria de Educação do município de Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza, na madrugada deste domingo (26). De acordo com o Corpo de Bombeiros, o incêndio foi de pequenas proporções e ninguém ficou ferido. O fogo destruiu livros, mochilas e parte do teto da secretaria ficou comprometido. 
O Corpo de Bombeiros informou que foi acionado por moradores do município por volta de 1h50 deste domingo e o fogo foi controlado 40 minutos depois. Até às 10h30, os bombeiros ainda estavam no local realizando o trabalho de rescaldo.
As causas do incêndio serão apuradas pela perícia após o trabalho de rescaldo e o resultado deve sair após 30 dias.

sábado, 25 de fevereiro de 2012

114 vagas no Sine/IDT de Caucaia

Os interessados nas oportunidades devem dirigir-se à Unidade do Sine/IDT mais próxima de sua residência. Do total de vagas, 28 são para o cargo de Vendedor pracista, e 20 para Pedreiro.

Para pesquisar mais ofertas, o trabalhador pode acessar o site do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), o Portal Mais Emprego (www.maisemprego.mte.gov.br). Nele, o trabalhador pode fazer consultas, além de também se inscrever para as vagas.

Abastecedor de linha de produção 10 vagas
Agente de microcrédito 2 vagas
Alinhador de rodas 1 vaga
Apontador de obras 1 vaga
Assistente administrativo(falar inglês) 1 vaga
Auxiliar de crédito 1 vaga
Cabeleireira 1 vaga
Cabeleireiro tinturista 1 vaga
Caldeireiro montador 3 vagas
Carpinteiro de formas 10 vagas
Churrasqueiro 1 vaga
Confeiteiro 2 vagas
Cozinheiro de restaurante 1 vaga
Eletricista de instalações de veículos 1 vaga
Encarregado de obras 1 vaga
Frentista 3 vagas
Funileiro de veículos 1 vaga
Instrutor de informática 1 vaga
Manicure 1 vaga
Mecânico de injeção eletrônica 1 vaga
Montador de móveis 1 vaga
Operador de caixa 1 vaga
Padeiro 1 vaga
Pedreiro 20 vagas
Pintor de alvenaria 2 vagas
Professor de inglês 1 vaga
Representante comercial autônomo 4 vagas
Serralheiro 2 vagas
Vendedor de serviços 5 vagas
Vendedor pracista 28 vagas
Vendedor externo 5 vagas

Sine/IDT Caucaia
Horário de funcionamento: 8h às 17h
Rua Juaci Sampaio Pontes, 2076 – Centro
(85) 3101-3378

Moradores esperam conclusão de obra há mais de 10 anos em Caucaia.

Caucaia e Maracanaú têm gasolina mais barata do Ceará

Os municípios de Maracanaú e Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza, possuem o preço médio do litro da gasolina mais barato do Estado. Os números são do Sistema de Levantamento de Preço (SLP) da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis que foram atualizados nesta sexta-feira (24).
A pesquisa analisou os preços dos postos de combustíveis de 17 municípios cearenses e a cidade de Maracanaú apresentou o menor preço do litro da gasolina com R$2,53. Já Caucaia ficou em segundo, com R$2,54.
Segundo os dados, a capital cearense é a terceira cidade com a gasolina mais barata do Estado. Dos 77 postos visitados pelos pesquisadores, o preço médio de Fortaleza foi de R$ 2,55. As cidades que apresentaram os valores mais exorbitantes no litro da gasolina foram Ipu, na Região da Ibiapaba, com R$2,98 e Sobral, região Norte, com R$2,90.
Aumento no preço da gasolina
Na segunda semana de fevereiro deste ano, a o litro da gasolina em Fortaleza teve um aumento de até R$0,30. O litro do combustível, que custava em média R$2,50, passou a custar R$2,79. Já o do álcool, passou de R$1,80 para R$2,09.
Sindiposto
De acordo com o Sindicato dos Postos de Combustíveis (Sindiposto), o motivo do aumento foi o fim das promoções realizadas pelos fornecedores. “Quando a distribuidora sobre o preço, o preço do varejo sobe também”, informou o assessor econômico do Sindicato, Antônio José Costa.

Saúde convoca 109 agentes de saúde em Caucaia.

O Governo Municipal de Caucaia, através da Secretaria Municipal de Saúde, divulga nesta sexta-feira, dia 17 de fevereiro, o edital de convocação de 109 agentes comunitários de saúde, em mais uma medida de atenção à saúde da população caucaiense. Vejam no link a seguir o edital de convocação:
www.caucaia.ce.gov.br

Caso de dengue praticamente confirmado em Caucaia.

Chama atenção que 75,7% dos casos confirmados estão concentrados na Capital e em Juazeiro do Norte
Com o início da quadra chuvosa no Ceará, logo vem a preocupação com a proliferação do mosquito transmissor da dengue - o Aedes aegypti. Segundo o último boletim semanal da dengue divulgado pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), no dia 17 de fevereiro, os casos confirmados da doença somam 978, em 29 municípios cearenses.

Chama atenção que 75,7% das confirmações estão concentradas em Fortaleza e Juazeiro do Norte. Foram 397 casos na Capital (40,6%) e 344 em Juazeiro (35,1%), onde ocorreu o único óbito registrado neste ano.

Comparando os meses de janeiro e fevereiro deste ano com os do ano passado, percebemos que houve uma redução significativa de 89,35% do número de casos. Enquanto em 2011, ano de epidemia, até fevereiro foram 3.728 confirmações na Capital, neste ano, foram 397.

Manoel Fonseca, coordenador de Promoção e Proteção à Saúde da Sesa, explica que, normalmente, após um ano epidêmico, no ano seguinte ocorre uma redução natural dos casos, porque diminui o número de pessoas suscetíveis a doença. "Por isso que Fortaleza teve uma redução tão drástica", justifica.

Neste ano, ainda é o tipo 1 da doença que predomina. Em Caucaia, um caso do tipo 4 da doença está praticamente confirmado. Mas, de acordo com o coordenador da Sesa, a pessoa passa bem e não está em estado grave. Em 2011, um único caso confirmado do tipo 4 da doença foi em Morada Nova. Fonseca esclarece que um novo sorotipo geralmente entra lentamente e apenas um ou dois anos depois é que pode ocorrer surto epidêmico.

Com relação a 2012, a expectativa da Sesa é que seja um ano tranquilo com relação à dengue. Apesar disso, Fonseca afirma que é preciso estar em alerta para as suspeitas de casos. Por isso, o trabalho dos agentes de endemias está sendo intensificado. Alguns cuidados básicos, como limpar o quintal de casa, as calhas e manter as caixas d´água teladas, são fundamentais para evitar a proliferação do Aedes aegypti.

Denúncia

Cuidados estes que não estão sendo tomados por todos. É o que denunciam moradores do bairro Joaquim Távora. A queixa é de que a piscina de uma casa na Rua João Cordeiro, que está desativada e suja, seria um potencial foco de dengue.

Apesar de não quererem se identificar por conhecerem os vizinhos, todos os moradores entrevistados se mostraram preocupados com a possibilidade de disseminação da doença. Um deles relata que já pegou dengue duas vezes, no ano passado. "Nós estamos correndo risco. Se quiserem fazer uma cota para fechar essa piscina, eu topo", afirma. Outro morador comenta que várias pessoas já tiveram dengue na rua. Já sugeriram, inclusive, que aterrassem a piscina, o que seria inviável, pois o dono não tem dinheiro sequer para comprar cloro.

O comerciante Francisco Raimundo Barbosa, 66, proprietário do imóvel, confirma que a piscina está desativada, mas disse que cria peixes para evitar a proliferação do mosquito. Afirma ainda que, quinzenalmente, agentes sanitaristas vão à sua casa fazer uma fiscalização.

Urânio Nogueira, gerente da Vigilância Ambiental Biológica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), informa que irá enviar uma equipe na segunda-feira, 27, para fazer uma análise criteriosa da casa. Destaca ainda que a criação de peixe beta é uma das alternativas para evitar o criadouro do Aedes aegypti.

Doença
40% dos casos confirmados no Ceará estão concentrados na Capital (397). Outro município que está em alerta é Juazeiro do Norte, que concentra 35% dos casos (344)

Trio é flagrado com drogas em Caucaia.

Três homens foram presos, ontem, por policiais da Delegacia de Narcóticos (Denarc), no momento em que esperavam o comprador de mais de 2,6 quilos de maconha prensada. O trio foi detido em um posto de combustível no Parque Tabapuá, em Caucaia. Um carro e duas motocicletas foram apreendidos durante a operação policial.

Alexsandro Rogério da penha, 32, o ´Alex´; e Tiago Camilo Costa de Oliveira, 21, processado por dois roubos, trocaram acusações com relação à propriedade da droga, que estava dividida em dois ´tijolos´.

Mercadorias

Nyeferson Barros Cosmo, 21, o ´Nielson´, acusado de roubo com restrição de liberdade (sequestro-relâmpago), formação de quadrilha e ameaça de morte, disse que alugava os veículos nos quais as ´mercadorias´ eram transportadas. O carro está registrado no nome de uma locadora.

O titular da Denarc, delegado Pedro Viana Júnior, acredita que o trio há muito tempo fazia a distribuição da maconha naquela área da região metropolitana de Fortaleza (RMF).

Os inspetores daquela Especializada contam com apoio da Coordenadoria de Inteligência (Coin) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) no prosseguimento das investigações para localizar os traficantes que adquirem a droga para revender.

Áreas

Denarc e Coin realizam investigações em torno de vários pontos de vendas de drogas em áreas já conhecidas, como a Praia de Iracema e Vila Velha.

Dilma visitará Maracanaú e Caucaia nesta segunda-feira

A segunda visita da presidente Dilma Rousseff (PT) ao Ceará este ano, na próxima segunda-feira, será divida em dois momentos, nos quais Dilma visitará projetos tocados pelo Governo do Estado e, posteriormente, pela Prefeitura de Fortaleza – todos com participação do Governo Federal. A agenda da presidente foi divulgada ontem pela assessoria de imprensa do Palácio do Planalto

De volta ao Estado, Dilma inicia a agenda em Maracanaú. A presidente fará um percurso de trem de 1 quilômetro partindo da estação do Metrofor Raquel de Queiroz até a estação Virgílio Távora. Ao desembarcar, por volta das 11 horas, Dilma participa de cerimônia para anúncio de investimentos no metrô.

Depois do almoço, às 14h30min, a presidente visita uma estação de tratamento, em Caucaia e, às 16 horas, inicia visitas a projetos tocados pela Prefeitura de Fortaleza. Dilma vai ao Mirante Rosa dos Ventos, na comunidade do Coqueirinho, em Fortaleza e depois visita uma unidade habitacional do projeto Vila do Mar, na avenida Francisco Sá.

E agora

ENTENDA A NOTÍCIA

Dilma vem a Fortaleza em meio a um clima de tensão entre PT e PSB. Cid e Luizianne devem disputar os holofotes atraídos pela presidente. Qualquer palavra de Dilma sobre o assunto deverá ter forte impacto.

O roteiro da presidente

10h30min: presidenta embarca na estação Raquel de Queiroz, em Maracanaú.

10h40min: Presidenta desembarca na estação Virgílio Távora, ainda em Maracanaú

11h: Tem início cerimônia oficial na estação Virgílio Távora, em que Dilma deve anunciar investimentos para o Metrofor. Após a solenidade, Dilma se recolhe para almoço.

14h30min: Dilma visita obras de uma estação de tratamento em Caucaia.

16h: Visita ao Mirante Rosa dos Ventos, na comunidade Coqueirinho, em Fortaleza.

16h20min: Dilma visita conjunto habitacional Vila do Mar, na avenida Francisco Sá

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Organização do Concurso ProJovem Urbano 2012 Divulga Resultado de Recursos

Comissão do concurso para o ProJovem Urbano 2012 divulgou hoje o resultado para quem entrou com recursos quanto a prova de títulos e inscrição.

Para conferir o resultado do recurso acesse o link: https://rapidshare.com/files/1659430860/RECURSO.pdf

Para retificação do resultado do recurso acesse: https://rapidshare.com/files/2837490501/RETIFICAÇÃO.pdf

TJCE aprova a remoção de Juíza de Direito para comarca de Caucaia.

O Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) aprovou, nesta quinta-feira (23/02), a remoção de 29 juízes para Fortaleza e comarcas do Interior do Estado. A sessão foi conduzida pelo desembargador José Arísio Lopes da Costa, chefe do Judiciário cearense.

A juíza Ricci Lôbo de Figueiredo Filgueira, da Comarca de Forquilha, foi removida para Chorozinho, enquanto Marília Lima Leitão Fontoura deixará Pentecoste para atuar em Mulungu. O magistrado Antônio Carneiro Roberto foi removido de Barroquinha para Frecheirinha e Ricardo Bruno Fontenelle da Comarca de Mauriti para a de Reriutaba. Welton José da Silva Favacho foi removido de Uruoca para Cariré e Roberto Nogueira Feijó da Comarca de Pedra Branca para a de Bela Cruz.

Também foram removidos Matheus Pereira Júnior (de Jaguaruana para Farias Brito); Flávia Maria Aires Freire Allemão (da 1ª Vara de Quixeramobim para a 1ª Vara de Cascavel); Ana Kayrena da Silva Freitas (da 2ª Vara de Tianguá para a 2ª de Aracati) e Cláudio Augusto Marques de Sales (da 2ª Vara para a 1ª de Pacajus). O Órgão Especial do TJCE aprovou ainda a remoção de José Ricardo Costa DAlmeida (da 2ª Vara de Itapipoca para o Juizado Especial Cível e Criminal - JECC da mesma comarca) e Carlos Eduardo de Holanda Júnior (da 1ª Vara de Nova Russas para a 1ª de Itapajé).

O magistrado Luiz Augusto de Vasconcelos deixará a Comarca de Crateús para atuar no JECC de Tianguá e José Arnaldo dos Santos Soares sairá do JECC de Icó para o de Quixadá. Outros removidos foram: Antônio Cristiano de Carvalho (da 1ª Vara de Acopiara para Uruburetama); Fabrício Vasconcelos Mazza (da 3ª Vara de Iguatu para a 2ª Vara de Quixeramobim); Gustavo Henrique Cardoso (de Várzea Alegre para Aracoiaba); Suyane Macedo de Lucena (da 2ª Vara de Boa Viagem para o JECC de Acarati); Luciano Nunes Maia Freire (de Crateús para a 3ª Vara de Tauá) e José Batista de Andrade (da 1ª Vara de Iguatu para a 3ª Vara do Crato).

Também tiveram remoções aprovadas os seguintes juízes: Fabiano Damasceno Maia (da 2ª Vara de Mombaça para a 3ª Vara de Quixadá); Candice Arruda Vasconcelos (da 3ª Vara de Crateús para a 2ª Vara de Granja); Tácio Gurgel Barreto (de Tianguá para a 4ª Zona Judiciária, sediada em Russas); Ricardo Emídio de Aquino Nogueira (da 1ª Vara de Morada Nova para São Gonçalo) e Francisco das Chagas Gomes (da 2ª Vara de Itapajé para a 2ª de Aquiraz). Por fim, o Órgão Especial do TJCE removeu Augusto Cézar de Luna Cordeiro Silva (da 2ª Vara de Várzea Alegre para a 3ª de Barbalha), Jorge Di Ciero Miranda (do JECC de Sobral para a Vara de Trânsito de Fortaleza), Teresa Germana Lopes de Azevedo (da 5ª Vara de Maracanaú para o JECC de Caucaia) e Victor Nunes Barroso (de Fortaleza para o JECC de Maracanaú).

Homens são presos com 2,6 kg de maconha em Caucaia

Três homens foram presos na manhã desta sexta-feira (24) com mais de 2,6 kg de maconha prensada no Parque Tabapuá, em Caucaia. O trio estava em um posto de combustíveis esperando pelo comprador da droga quando foram surpreendidos pelos policiais da Delegacia de Narcóticos (Denarc). Um carro e duas motos foram apreendidas com os traficantes.

Os homens, identificados como Alexsandro "Alex" Rogério da Penha, de 32 anos, e Tiago Camilo Costa de Oliveira, 21, e Nyeferson "Nielson" Barros Cosmo, 21, trocaram acusações sobre quem portava a droga. Tiago Camilo já era acusado por dois roubos e "Nielson" por formação de quadrilha, ameaça de morte e sequestro-relâmpago.

De acordo com titular da Denarc, Pedro viana Júnior, é possível que há muito tempo o grupo fizesse a distribuição de maconha na região. A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social, por meio da Coordenadoria de Inteligência (Coin) dará prosseguimento às investigações para localizar os compradores das drogas.

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Mais 94 Vagas

O município de Catarina, localizado a 392 Km ao Sul de Fortaleza, abriu as inscrições do concurso público para preenchimento de 94 vagas.

Segundo o edital de abertura publicado no site da organizadora, o Serviço de Acompanhamento e Assessoria Pública (www.serap.com.br), os salários oferecidos variam de R$ 622,00 a R$ 8.500,00.

Os cargos de nível superior são para analista de controle interno, assistente social, assistente técnico, auditor fiscal, cirurgião-dentista, economista doméstico, enfermeiro, engenheiro-agrônomo, farmacêutico, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, médico, nutricionista, psicólogo, veterinário, professor de educação básica de séries iniciais do ensino fundamental, professor de educação básica de biologia, história, matemática e língua portuguesa.

As vagas de nível médio são para agente administrativo, fiscal de obras, fiscal de tributos, guarda municipal e técnico de enfermagem.

Candidatos com nível fundamental podem se inscrever para auxiliar de serviços gerais, gari e motorista categoria B.

Como participar
As inscrições devem ser feitas presencialmente até o dia 29 de fevereiro na sede da prefeitura, localizada na Rua José Rodrigues Pereira Neto, 280 (Centro), de segunda a sexta-feira das 8h às 14h. A taxa de participação varia de R$ 30 a R$ 100.

A Autarquia Municipal de Trânsito realiza blitze educativas

A Autarquia Municipal de Trânsito realizou nos dias 17 e 18 de fevereiro blitze educativas para conscientizar os condutores sobre os cuidados durante o carnaval. As blitze contaram com o apoio da Secretaria da Ação Social, Secretaria de Saúde e ainda da banda de música do Colégio Branca Carneiro de Mendonça. Os condutores foram orientados sobre diversos assuntos, entre eles: cinto de segurança, transporte de criança em dispositivo de segurança e bebida x direção, além das informações passadas pelas secretarias parceiras como uso de camisinha e exploração sexual de crianças e adolescentes. As blitze se concentraram, dia 17, na Avenida Edson da Mota Correia (ao lado da matriz) e na estrada velha do Icaraí. No dia 18, a ação foi realizada na rodovia CE 090, próximo ao Corpo de Bombeiros.

Carnaval de Caucaia 2012 atrai multidão

O Go através da Secretaria de Turismo, realizou uma grande festa para o Carnaval de Caucaia 2012, nos dias 17 a 21 de fevereiro. Doze atrações cearenses e nacionais fizeram a festa nas quatro noites do Carnaval, na Avenida Litorânea, na Praia do Icaraí. A animação também esteve presente na Praça do Icaraí, que se transformou na Praça do Mela-mela, de sábado a terça-feira de Carnaval, das 16 às 20 horas.
  Com o objetivo de trazer mais segurança ao público, em torno do palco foi montada uma grande arena fechada. Foram instalados dois telões, para melhor visualização dos artistas no palco, e 15 barracas padronizadas de venda de alimentos e bebidas foram distribuídas pela arena. Fizeram a segurança do evento 60 seguranças particulares, 130 policiais militares e 50 guardas municipais. Houve ainda ambulância no local para o caso de atendimentos emergenciais.
A festa começou na sexta-feira, dia 17, com as bandas Imbala, Novo Balancear e Brasas Elétrico. No sábado, 18, se apresentou a banda de axé É o Tchan, seguida da banda Fumê Samba e Quebra-mola da Bahia. No domingo, dia 19, as bandas Patrulha, Renato Black e Quebra-mola da Bahia  marcaram a terceira noite de festa. Segunda-feira foi a vez da cantora Márcia Freire com sua banda, e das bandas Prabalá e Fumê Samba. O último dia de folia foi animado pelas bandas Fumê Samba, Rede de Balanço e Xote Elétrico.
verno Municipal de Caucaia,

Caucaia: Isabela Sousa de Caucaia vence etapa havaiana

Isabela Sousa de Caucaia vence etapa havaiana  A cearense Isabela Sousa cravou mais uma vez seu nome entre as melhores do bodyboard no planeta. Surfista da praia do Icaraí, em Caucaia, Isabela é bicampeã brasileira e começou bem a busca pelo bi mundial. Ela venceu a primeira etapa do Circuito, em Pipeline, no Havaí, no último domingo (19), embolsou quase R$ 7 mil e somou 2.000 pontos no ranking, tornando-se a bodyboarder número 1 do mundo.A cearense venceu uma final quase 100% brasileira: na bateria decisiva, as três adversárias foram Neymara Carvalho (campeã em 2011), Karla Costa e a japonesa Minami Hatakeyama. Na grande decisão, Isabela liderou a bateria do início ao fim, achando duas ondas acima dos 7,50 pontos e deixando as competidoras em situação complicada.“Essa é a minha primeira final aqui em Pipeline e a primeira vez que eu venço. Isso é incrível. Estou muito feliz. Gostaria de agradecer à todos os meus amigos, familiares, patrocinadores e ao pessoal aqui do Havaí” – disse, após receber o troféu de campeã. Agora, a cearense e todas as competidoras se preparam para a segunda etapa do Circuito Mundial, que acontece de 14 a 23 de abril, em Port Macquarie, na Austrália. Isabela fica no Havaí até o fim do mês e retorna ao Ceará em 1ª de março.

Retorno de Dilma ao Ceará é confirmado

Aguardada em Fortaleza, desde o início do mês, quando no dia 7 teve a visita cancelada em decorrência de problemas de saúde da mãe, a presidente da República, Dilma Rousseff, confirmou presença na cidade, na próxima segunda-feira, dia 27.

Além da Capital cearense, Dilma visitará as cidades de Maracanaú e Caucaia. A programação da presidente ainda não foi fornecida pelo Palácio do Planalto, mas, conforme antecipou o governador Cid Gomes, na semana passada, ela visitará obras da Linha Sul do Metrofor, devendo circular no trem - ainda em fase de testes, - entre as estações Virgílio Távora e Raquel de Queiroz.

Atualmente, esta linha está com 95% das obras concluídas, mas ainda aguarda a chegada de mais 16 trens até o fim de 2012, para que possa entrar em operação definitiva no ano que vem.

Água
Dilma também deve visitar a construção da Estação de Tratamento de Água (ETA) Oeste, no conjunto Araturi, no município de Caucaia.

A obra levará água diretamente a 1,2 milhão de pessoas. Após concluído, o projeto prevê aumento da vazão de água para cinco metros cúbicos por segundo, chegando à metade da capacidade atual da ETA Gavião (que abastece Fortaleza, Caucaia e Maracanaú).

O investimento total anunciado pelo governo do Estado será de aproximadamente R$ 158 milhões. A obra tem previsão de término para o final de 2012 e está com 45% de execução.

Refinaria

Apesar da grande expectativa do povo cearense, ainda não será desta vez, que a presidente Dilma irá visitar as obras da refinaria Premium II, prevista para ser construída em São Gonçalo do Amarante. Com problemas na transferência da posse do terreno à Petrobras, as obras de cercamento da área ainda não têm data para começar.

Caucaia redescobre o Carnaval

Caucaia redescobre o Carnaval
 Caucaia era um dos destinos mais procurados no Carnaval do litoral cearense. Este ano o com a praia do Icaraí totalmente recuperada o destino voltou a se encontrar com seu tradicional Carnaval, e foi o mais procurado entre os carnavais de praia no Ceará.
O Carnaval de Caucaia na praia do Icaraí voltou ao seu tempo de glória e este ano foi destaque nacional entre os melhores destinos de Carnaval do Brasil.

Combate à dengue une Caucaia e Fortaleza

Combate à dengue une Caucaia e Fortaleza
Os municípios de Caucaia e Fortaleza estarão juntos, de 27 de fevereiro a 2 de março, numa ação de intensificação de combate à dengue nos bairros que fazem a divisa entre os municípios. Visitas domiciliares, fiscalização em comércios, sucatas e borracharias, distribuição de folhetos informativos e muitas outras ações serão realizadas durante a Operação Fronteiras, com o objetivo de afastar o mosquito Aedes Aegypti das residências da área. Em Caucaia, o trabalho será realizado nos bairros Tabapuá, São Miguel, Parque Albano, Guadalajara e Marechal Rondon.
O Plano Operação Fronteiras é realizado anualmente pelas secretarias de Saúde dos dois municípios.  Por se tratar de uma área fronteiriça e bastante populosa, aliada a índices preocupantes de incidência do mosquito no local, a Operação Fronteiras pretende unir forças para combater a doença, envolvendo também a comunidade, escolas e associações.
 Serão realizadas ainda fiscalização em terrenos baldios, desobstrução de bueiros, busca por focos do mosquito, sensibilização com recicladores e catadores de lixo e orientação à comunidade sobre hábitos de prevenção. Os profissionais envolvidos na ação irão também mobilizar a comunidade em uma caminhada contra a dengue.

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Vinte profissões que podem acabar

Publicação americana revela os postos que serão substituídos ou tendem a desaparecer até 2020

Depois um período complicado nos Estados Unidos, recente pesquisa de trabalho revela que o mercado está voltando à estabilidade. Houve crescimento no número de pessoas empregadas e a taxa de desemprego caiu 0,2%, passando a 8,3%. Segundo declarações de Gautam Godhwani, chefe executivo da Simply Hired (Simplemente Contratado, em tradução livre), há vários sinais de que a economia está num melhor caminho, mas é uma recuperação momentânea.

A explanação foi dada à publicação americana Forbes para embasar um estudo feito pelo Escritório de Estatísticas de Trabalho dos Estados Unidos. A pesquisa projeta as 20 profissões que devem enfrentar uma baixa procura, serão substituídas ou eliminadas até o ano de 2020.

Neste período, a profissão que deve perder mais vagas e fica no topo da lista é a de agricultor - que inclui fazendeiros e demais gerentes da agricultura. A estimativa é de que 96 mil postos sejam fechados - ou queda de 8% - nos próximos anos. De acordo com Gautam Godhwani, o que se vê é uma especialização, com a economia americana mudando para serviços e tecnologia.

"Agora, nós podemos importar comida de qualquer parte do mundo", esclarece Godhwani.

Apesar de o estudo revelar perspectivas no mercado norte americano, alguns detalhes podem servir de indicativo para o Brasil, como a tendência de valorização do currículo. Carreiras com menor qualificação, por exemplo, devem sofrer mais nos próximos anos oito anos, revela a publicação.

Em segundo lugar no ranking de perda de postos, vêm carteiros, separador e operador de serviços postais. Grandes mudanças na tecnologia estão causando o impacto nesse tipo de serviço. Algumas funções, como a de quem atua na classificação postal, devem amargar retração de quase 50%.

Na terceira posição das profissões que mais devem perder espaço está a de operador de máquina de costura. Por lá, estima-se a perda de 42.000 postos de trabalho, algo em torno de 26%.

Ranking
Segundo a pesquisa divulgada, até mesmo trabalhadores da área administrativa podem ser afetados. Seguem no ranking: operador de painel de controle (4º lugar), cozinheiro de rede de fast food (5º), pescador e silvicultor (6º), processador de dados (7º), digitador (8º), vendedor de porta em porta e de rua (9º), gerentes e administradores de restaurantes (10º).

Nas demais posições estão: montadores de equipamentos elétricos ou eletrônicos (11º), arquivologista (12º), técnicos de impressão (13º), operadores de computador (14º), gerentes e superintendentes de serviços postais (15º), assistentes de escritório (16º), técnicos de produção da indústria têxtil (17º), floristas (18º), operadores de refinarias e extração de petróleo (19º), consultores financeiros de empréstimos (20º). E aí, você acha que o mesmo acontecerá no Brasil?

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Baiana Márcia Freire comanda festa no carnaval de Caucaia, no CE

A cantora baiana Márcia Freira comandou a festa na terceira noite de carnaval na praia do Icaraí, na cidade de Caucaia, Região Metropolitana de Fortaleza. A animação do público, as coreografias e as fantasias combinadas marcaram os shows da noite de segunda-feira (20). E Márcia avisa, a festa só acaba na quarta-feira de cinzas (22). “Vim pra cá e a gente só vai parar na quarta-feira de cinzas”, disse.

Por todos os lados, grupos de amigos dançavam coeografias próprias ao som da bahiana. Até mesmo quem estava trabalhando caiu na folia, entre eles, o vendedor ambulante Rogério Araújo que equilibrava a mercadoria na cabeçe e aproveitava a festa escondido da esposa. “É melhor deixar na cabeça [mercadoria], já tenho controle e a gente fica soltinho. E quero pedir desculpas a minha mulher por eu estar aqui escondido dela, mas é o jeito ne...”, explica o ambulante que repete a brincadeira há oito anos.

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Mela-mela comanda o Carnaval do Pecém, Taíba e Icaraí

O mela-mela foi a principal atração do Carnaval na praia do Icaraí, em Caucaia, Litoral Oeste do Ceará. No palco da Avenida Litorânea, todos os ritmos musicais agitaram os foliões.

De acordo com a repórter Samaísa dos Anjos, no Pecém, famílias e grupos de amigos aproveitaram a tranquilidade das praias. No início da tarde, o mela-mela tomou conta da praça da Cidade. 

Na Taíba não foi diferente. Devido às chuvas e às nuvens pesadas, a praia ficou vazia. As festas costumam ser realizadas nas próprias casas. Vários carros levaram seus paredões de som e fizeram cada um a sua festa. No fim da tarde, uma banda foi a atração principal na pracinha, seguida pela tradicional brincadeira do mela-mela.

Cagece informa que alguns bairros em Caucaia podem normalizar situação apenas no fim do mês

O processo de reabastecimento de água em Fortaleza e na Região Metropolitana foi liberado neste domingo (19) pela Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece).
De acordo com informações da Cagece, alguns bairros de Fortaleza já estão tendo acesso a água, enquanto outros terão que esperar para ter a situação normalizada por completo. A distribuição é feita através de pressão e os prazos se diferem para as regiões.
A companhia informou ao Diário do Nordeste Online que os casos mais extensos são os do bairro Antônio Bezerra, que deve ter a situação normalizada até o dia 25 de fevereiro, e de Caucaia, previsto para o dia 27 deste mês. Isso significa que a população deve ter fornecimento da água, mas o acesso pode oscilar durante os dias.
Desde a última sexta-feira (17) a Cagece precisou cortar o abastecimento de Fortaleza e Região Metropolitana para realizar uma manutenção no açude Gavião, em Maranguape. A população pode entrar em contato com agentes da companhia através do número: 0800 2750195. A ligação é gratuita.