terça-feira, 31 de julho de 2012

Caucaia: Setores apresentam projetos de qualificação profissional ao governador

Senai apresentará o projeto de uma unidade escola em Caucaia para atender às demandas do CIPP e das cidades do entorno em reunião na próxima quarta-feira. Inicialmente, a oferta será de nível um com capacidade instalada para atender 1200 alunos concomitantemente por dia

A necessidade de qualificar mão-de-obra para o Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP) é um dos principais desafios identificados nas reuniões do Pacto do Pecém, que discutem o Complexo. O grupo se reuniu ontem na Assembleia Legislativa. Uma das primeiras providências para minimizar a debilidade será apresentar um relatório de formação profissional. As informações deverão ser fornecidas pelas sociedades representativas de classe em reunião com o governador Cid Gomes no início da próxima semana.
Segundo o gerente do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Raimundo Ferreira Façanha, a reunião deverá acontecer na próxima quarta-feira, 8. Ele preferiu não citar as outras entidades que participarão, mas destacou que o Senai apresentará o projeto de uma unidade escola em Caucaia para atender às demandas do CIPP e das cidades do entorno. O empreendimento ainda não possui uma denominação, mas será um Centro de Formação.
As obras devem começar em 2013 e o empreendimento deve ser entregue já em 2014. O custo total do projeto é entre R$ 5 e R$ 6 bilhões. Os recursos serão aportados pelo Senai a partir de empréstimo junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Inicialmente, a oferta será de nível um com capacidade instalada para atender 1200 alunos concomitantemente por dia. A demanda pode se expandir até o nível 3, com 3.500 alunos capacitados por dia. Os cursos deverão seguir o padrão do Senai, com carga horária maior, chegando a uma média de 800 a 2 mil horas totais.
Façanha explicou que o Centro será instalado no centro de Caucaia para atender a demandas não apenas do próprio CIPP, mas de outras indústrias nas cidades vizinhas. Ele criticou a localização do Centro de Treinamento Técnico do Ceará (CTTC), no Complexo Industrial do Pecém (CIPP). De acordo com ele, o acesso é difícil. O CTTC está sendo coordenado pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado do Ceará (SECITECE).
Façanha destacou que é necessário não focar os esforços apenas no próprio CIPP, mas também nas empresas do entorno. Segundo ele, o Senai não está esperando para que as empresas estejam instaladas. Ele destacou que o Senai já possui cursos há cinco anos em áreas que serão importantes como automação, construção, montagem de caldeiras, manutenção e montagem de equipamentos.
Outra entidade presente à reunião do Pacto pelo Pecém foi a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Ceará (FCDL). Segundo o diretor da FCDL, Lima Júnior, o CIPP vai criar oportunidades de negócios para o comércio. No entanto, segundo ele, essas potencialidades ainda não foram definidas e precisam ser melhor discutidas. %u201CUma das fragilidades é o desconhecimento das oportunidades de negócios%u201D, ressaltou.
Outra demanda destacada pelos empresários presentes é a questão logística. Segundo o presidente do Sindicato do Comércio Varejista e Atacadista de Carnes de Fortaleza (SindiCarnes), Francisco Everton, será demandada a construção de novas estradas para chegar ao complexo. Além disso, segundo ele, será necessária uma gama de serviços como cinemas, centros comerciais, colégios, para atender à população que chegará as cidades do entorno do porto. %u201CNão podemos aceitar que seja feito de qualquer maneira%u201D.
Para os empresários, os serviços ofertados nas cidades também precisam aprimorados. Os impactos ambientais que podem ser evitados também foram elencados como uma questão a ser discutida. Eles discutiram ainda a implementação de uma unidade gestora do CIPP.

OPOVO

PM e adolescente são assassinados em terreiro de umbanda em Caucaia

Um policial militar e um adolescente foram assassinados dentro de um terreiro de umbanda nesta terça-feira (31) na localidade do Toco, em Caucaia.

Foto: Kiko
Segundo a polícia, os indivíduos estavam bebendo no local quando foram surpreendidos por quatro homens armados que efetuaram diversos disparos e fugiram em um veículo vermelho.
O PM Cléber Xavier Martins e o adolescente Roberto Rodrigues, de 17 anos, morreram no local. Uma terceira pessoa foi atingida no braço e encaminhada ao Hospital Municipal de Caucaia.
Prisão
Após os assassinatos, a polícia conseguiu localizar um veículo Celta vermelho com as mesmas descrições do carro visto no local do crime.
Os dois homens, que estavam na posse do veículo, negaram o duplo homicídio. Os suspeitos foram levados à Delegacia de Roubos e Furtos, pois foi constatado que o carro era fruto de roubo.
Até o momento, a polícia não tem informações dos suspeitos e nem da motivação do crime.

DN

Candidato a prefeito Bruno Pedrosa inicia campanha em Ipu



    
Bruno Pedrosa do Partido Socialista Cristão (PSC) faz o corpo a corpo com panfletagem, visitas e abordagens. O jovem candidato sempre acompanhado do pai o deputado Vanderlei Pedrosa e do vice Gessy do Paulão .

Caucaia é destaque em crescimento de negócios

Avanço foi puxado principalmente pela alta inserção de Empreendedores Individuais no Estado
Impulsionado pela proliferação de pequenos negócios, o Ceará registrou o segundo maior índice de crescimento na criação de empresas do País, no período compreendido entre de 1º de janeiro e ontem. No comparativo com igual intervalo do ano passado, o Estado apresentou um avanço de 17,6% no número de novos empreendimentos, evolução que perde apenas para a verificada no mercado alagoano (de 18,7%). A expansão de novas empresas no Ceará é ainda mais expressiva quando comparada com os dados de 2010: alta de 68,8%, o maior percentual entre as unidades da federação.

Nos sete primeiros meses de 2012, 31,6 mil negócios foram abertos no Estado, incluindo os grandes e também os do tipo Empreendedores Individuais (EIs). Em igual período do ano passado, mais de 25,6 mil empresas haviam sido iniciadas. E, em 2010, o volume anotado era de somente 17,8 mil.

As informações estão presentes no estudo "Perfil das Empresas e Entidades Brasileiras 2012", que faz parte do banco de dados do chamado Empresômetro (Censo das Empresas e Entidades Públicas e Privadas Brasileiras), ferramenta digital criada pelo Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT) que fornece uma radiografia do cenário empresarial do País.

´Meio cheio, meio vazio´
Apesar da forte ampliação no total, o Ceará, assim como todos os estados, amargou redução de 18% na abertura de firmas de maior porte (sem considerar os EIs). Segundo o presidente do Conselho Superior e coordenador de estudos do IBPT, Gilberto Luiz do Amaral, os números do País mostram um cenário de "copo meio cheio e meio vazio".

Isso porque, de acordo com ele, os dados de Empreendedores Individuais apontam para uma maior formalização, o que é positivo,"principalmente para obtenção dos direitos previdenciários, sem contudo representar maior geração de empregos". Enquanto isso, negativamente falando, as grandes empresas, responsáveis por absorver um maior contingente de profissionais, têm se retraído.

Excetuando-se os EIs, o Ceará abriu, de janeiro a julho deste ano 9,9 mil empresas, contra 11,5 mil verificadas em 2011, de acordo com o levantamento.

A liderança no número absoluto de novas empresas pertence a São Paulo, que acumulou a abertura de 275 mil firmas nos sete primeiros meses de 2012. Abaixo, estão Minas Gerais (108 mil) e Rio de Janeiro (91 mil). O Ceará ficou em 10º, representando 3% de todos os empreendimentos inaugurados no Brasil.

1 milhão de firmas
Em âmbito nacional, foi alcançada a marca de um milhão de novos empreendimentos ontem, com 32 dias de antecedência em relação a 2011, ano em que a marca foi atingida em 1º de setembro, e 81 dias antes que em 2010, o que ocorreu em 20 de outubro.

De 1º de janeiro a 30 de julho de 2012, houve um crescimento de 166.284 novas empresas do tipo EI no País, em relação a igual período no ano anterior. De acordo com o estudo, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul foram os estados que mais registraram empresas nessa modalidade.

Para o autor do estudo e supervisor de Estatísticas e Inteligência Tributária do IBPT, Othon de Andrade Filho, há uma clara desaceleração dos novos negócios, excluídos os EIs.

Regiões
O levantamento do IBPT também apontou as regiões onde houve um aquecimento maior nos novos negócios. O principal crescimento percentual de novas empresas ocorreu no Centro-Oeste, com 8,2%, seguido das regiões Norte, com 5,9%, e Sul, com 5,7% dos negócios criados neste ano. Dos novos empreendimentos abertos nos sete primeiros meses de 2012, 84.306 são voltados ao comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios, seguido por cabeleireiros, com cerca de 46.400 empreendimentos e 26.589 novos negócios em obras de alvenaria.

O empresômetro pode ser acessado em tempo real pelo site www.empresometro.com.br. Lá, é possível acompanhar o total de empresas, entidades públicas e privadas, associações, igrejas, dentre outros, que estão sendo abertas no Brasil.

Fortaleza acumula mais de 14 mil novos negócios
Turismo e Lazer alavancaram setor de serviços, com a criação de 1,7 mil empreendimentos entre janeiro e julho FOTO: ANDRÉ LIMA
Com quase metade do total de empresas criadas no Estado, Fortaleza ocupa a sexta posição no País e a segunda no Nordeste, no ranking elaborado pelo IBPT. Foram pouco mais de 14,6 mil empreendimentos novos no mercado da Capital, de janeiro a julho, conforme o ´Empresômetro´. À frente, estão São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília e ainda Salvador.

Em relação a 2011, Fortaleza obteve um crescimento de 26%, o equivalente a 3 mil empresas a mais em sua pauta.

No entanto, a cidade cearense ainda representa pouco do ´bolo´ completo do País: somente 1,43%. Do total de 14,3 mil firmas abertas, 9,9 mil são da categoria de Empreendedores Individuais e o restante (4,3 mil) se dividem entre micros, pequenas, médias e as empresas de maior porte.

Caucaia é destaque

Na Região Metropolitana, o destaque ficou para Caucaia, município que viu 1,2 mil negócios serem iniciados, contra apenas 1 mil de 2011.

A radiografia do IBPT ainda mostra que Maracanaú contabilizou mil novas empresas, sendo a terceira colocada da Grande Fortaleza. A maioria desses empreendimentos pertence ao setor de serviços, que, sozinho, criou 7,1 mil firmas na Região Metropolitana de Fortaleza.

Serviços puxam
Dentro desse universo, turismo e lazer contribuíram com os números mais significativos (1,7 mil). Construção e engenharia tiveram 1.070 aberturas registradas pelo estudo do IBPT.

Comércio e indústria, juntos, somaram 8,2 mil empresas criadas nos sete primeiros meses de 2012. No segmento público, foram nove as firmas que iniciaram atividades.

dn

Usina Pecém-1 já em teste

Está pronta a primeira das duas unidades de geração da Usina Pecém-1, em fase final de construção pelas sócias EDP e MPX.
Nos testes a que foi submetida a unidade geradora da Pecém-1 houve um problema que está sendo consertado.
A unidade operará em 30 dias.
A outra unidade, em 90 dias.
Quando estiverem operando, elas gerarão, juntas, 720 MW.
A Pecém-2, que a MPX constrói sozinha, operará no início de 2013 para gerar 620 MW.

Egidio Serpa

Refinaria do Pecém

Uma fonte do Palácio da Abolição informa:
Na próxima 6ª feira, 3, o governador Cid Gomes terá, em Brasília, mais uma reunião com diretores da Petrobras para discutir um tema que já se transformou em algo ridículo.
Trata-se da cessão de uma área de menos de 50 hectares à comunidade indígena Anacés, sem o que estará inviabilizado o mais importante projeto estruturante de interesse do Ceará e de toda a sua população: a Refinaria Premium II da Petrobras.
Esse imbróglio já dura dois anos.
Na China, em Cuba, na Venezuela ou nos EUA isso já teria sido resolvido.
Parece até que potências estrangeiras – financiando ONGs locais – tudo fazem para retardar as novas refinarias da Petrobras, que produzirão e exportarão combustíveis de alto valor agregado.
Na geopolítica do economia globalizada, a concorrência é uma guerra.
A mesma coisa acontece com a construção da BR-163, que ligará Cuiabá a Santarém, reduzindo o preço do frete da soja brasileira, o que será muito ruim para os EUA.
Da mesma forma acontece com o meio-ambiente. Exemplo: a Holanda, que destruiu todas as suas matas para ser a potência industrial que é hoje, financia ONGs brasileiras para que a ferrovia Norte-Sul não seja duplicada e para que a BR-163 não seja construída.

Egidio Serpa

Polícia Assaltante tenta subornar policiais após ser preso em flagrante por furtar caixa eletrônico em Caucaia



Um homem foi preso em flagrante na madrugada desta terça-feira (31) enquanto tentava violar um caixa eletrônico no centro de Caucaia. O suspeito, identificado como José Roberto dos Reis, natural de Itaipé-MG, foi detido após o alarme do banco ter sido acionado.
Ao chegar ao local, os policiais conseguiram prender em flagrante o acusado, que chegou a oferecer o dinheiro do furto para os policiais para tentar ser liberado. Os policiais recusaram a oferta e deram voz de prisão ao indivíduo.
De acordo com a Polícia Militar (PM), o homem já havia violado dois caixas eletrônicos anteriormente e levava com ele R$ 23.405,00 em dinheiro, dois celulares, uma mini CPU, um GPS e um teclado numérico que estava sendo usado para sacar o dinheiro dos caixas. O acusado foi conduzido à Delegacia Metropolitana de Caucaia (DMC) para o registro da ocorrência.

dn

Metade da Câmara de Caucaia está inelegível

Dos 14 vereadores da Câmara Municipal de Caucaia, sete não poderão tentar a reeleição em outubro próximo por determinação da Justiça Eleitoral. Os parlamentares de Caucaia estão impedidos de postular o cargo pois estão envolvidos em atos de improbidade administrativa, ou seja, malversação de dinheiro público.
A decisão foi apresentada pelo juiz Michel Pinheiro da 120ª Zona Eleitoral de Caucaia ainda na semana passada, pois os vereadores de Caucaia fizeram uma licitação “montada” para aluguel de veículos, em que seus próprios parentes eram os donos das “empresas”.
Fica claro que houve no presente caso tanto ato de enriquecimento ilícito e lesão ao erário público. O simples fato da condenação de devolver os valores pago indevidamente mostra o fato de enriquecimento ilícito. O caso não permite outra conclusão: quem faz uso particular de veículo contratado ilicitamente está evitando gastar o próprio dinheiro. Isto revela a evidente ocorrência de enriquecimento ilícito. O Supremo Tribunal Federal, além disto, no julgamento da ADC 30, declarou a constitucionalidade e a validade da Lei da Ficha Limpa para as eleições de 2012. Ademais, valida para atos praticados anteriormente a publicação e vigência”, apresentou o juiz Michel Pinheiro em sua sentença.
De acordo com o promotor eleitoral do Município, Lucídio Queiroz, os parlamentares eram quem se beneficiavam, pois, no final de toda a transição de contratação de “empresa”, prestação de serviços e arredação de dinheiro. Ele disse ainda que o Ministério Público Estadual está vendo a possibilidade de afastar todos estes vereadores da Câmara Municipal de Caucaia.


dn com modificações

Acordo com os Índios Tapebas pôs fim à ocupação da Funai

Cerca de 200 índios ocuparam a sede da Funai. Eles querem a publicação da demarcação das terras indígenas no Diário Oficial da União FOTO: NATINHO RODRIGUES
Uma comissão composta por cinco integrantes das comunidades Tapeba, residentes no município de Caucaia, será recebida, na próxima segunda-feira, pela direção da Fundação Nacional do Índio (Funai) em Brasília. O acordo foi firmado, no fim da tarde de ontem, após contatos telefônicos entre os dirigentes da Funai da Capital e de Brasília e pôs fim à ocupação da sede da superintendência regional do órgão, localizada em Fortaleza, por cerca de 200 indígenas Tapeba.

A ocupação começou às 8h30 da manhã de ontem. A reivindicação principal do grupo é a imediata publicação da portaria de demarcação da terra dos Tapeba no Diário Oficial da União (DOU), fase determinante no processo de reconhecimento do território indígena. O processo de demarcação da terra dos índios vem de 1985, quando a etnia foi identificada no Estado.

Segundo o coordenador regional da Funai, Paulo Fernando Barbosa da Silva, a demarcação foi realizada após estudo antropológico, mas só passa a valer após a publicação no DOU.

Indenização
As etapas seguintes envolvem indenização e retirada de posseiros e homologação do território Tapeba. "É um processo longo", disse, acrescentando que as terras demarcadas chegam a cerca de cinco mil hectares, onde vivem 17 comunidades indígenas.

Para o cacique Francisco Alves Teixeira, é urgente a homologação do território. Lembra serem constantes os conflitos com os posseiros. "Estou com 64 anos, tenho 12 filhos, 12 netos e 44 bisnetos. Desde que me entendo por gente sofremos pela falta da terra", disse, acrescentando esperar que a reunião em Brasília resolva a questão. 

DN

Corpo encontrado na BR 020

O desempregado Francisco Wellington Marques da Costa, 18, que tinha problemas neurológicos, foi assassinado, a pauladas, na localidade de Poço Verde, na zona rural de Caucaia, no quilômetro 21 da BR-020.

Projetos Bolsa Esporte e Bolsa Atleta 2012 recebem inscrições

PDF
BolsasEstão abertas as inscrições para os Projetos Bolsa Esporte e Bolsa Atleta de Alto Rendimento 2012. Este ano, o Projeto Bolsa Esporte foi ampliado e beneficiará 1.767 atletas em todo o Estado, 30 a mais do que em 2011. Os projetos do Governo do Estado buscam incentivar atletas a custearem parte das despesas com a prática esportiva.

O processo de seleção dos candidatos ao Bolsa Esporte acontecerá em duas fases. Na primeira, os interessados deverão ler o edital e preencher a Ficha de Inscrição on-line disponível na página eletrônica da Secretaria do Esporte até o dia 23 de agosto. Para esta etapa, não há necessidade presencial do candidato, pois a inscrição é feita exclusivamente pela internet.

A relação dos classificados na 1º fase será divulgada no dia 28 de agosto e os candidatos selecionados deverão comparecer pessoalmente nas datas e locais que serão informadas posteriormente também pelo site da Secretaria do Esporte para a entrega da documentação obrigatória.

Para este ano, o candidato deverá apresentar também a Ficha de Avaliação de Desempenho Esportivo, que está disponível logo abaixo para impressão. A ficha de avaliação precisa ser preenchida e assinada pelo técnico do atleta e entregue juntamente com a ficha de inscrição impressa, declaração de renda, declaração escolar, comprovante de endereço, RG, entre outros.

Bolsa Esporte

O Bolsa Esporte é um projeto da Secretaria do Esporte do Estado que tem como objetivo incentivar financeiramente e favorecer o desempenho esportivo dos atletas que estão abaixo da linha da pobreza. O benefício busca contribuir para a participação do atleta em competições como: Olimpíadas Escolares, Campeonatos promovidos pelas Federações ou Ligas Esportivas nas suas respectivas modalidades. O projeto visa ainda a descoberta de novos talentos nas diversas modalidades esportivas em todo o Estado do Ceará.

Os benefícios visam custear parte das despesas com alimentação, medicamentos, transporte e material esportivo e tem validade de até um ano, a partir da data de concessão. As bolsas são divididas em três níveis: 1.267 bolsas no Nível I, no valor de R$ 100,00 para atletas iniciantes e que integram escolinhas de iniciação esportiva desenvolvidas nas escolas ou em projetos sociais; 300 bolsas de R$ 130,00 no Nível II para atletas que já participaram de competições chegando até o 10º lugar; e 200 bolsas no valor de R$ 260,00 para os atletas entre os seis primeiros colocados em competições.

Inscrições Bolsa Atleta de Alto Rendimento

Para as inscrições do Projeto Bolsa Atleta o candidato deverá preencher a ficha de inscrição on-line disponível na página eletrônica da Secretaria do Esporte e entregar junto com a documentação exigida no edital até o dia 14 de agosto na sede da Secretaria do Esporte (Av. Alberto Craveiro, 2775 / 1º andar - Bairro Castelão, em Fortaleza).

Bolsa Atleta de Alto Rendimento

O Projeto é destinado a atletas do estado do Ceará com resultados expressivos nos rankings nacional e internacional e beneficiará 50 atletas, sendo 30 bolsas de R$ 400,00 na categoria nacional e 20 bolsas de R$ 600,00 na categoria internacional.

Núcleo do Programa Bolsa Esporte: (85) 3487-8367 – 8 horas às 17 horas de segunda a sexta-feira ( bolsaatleta@esporte.ce.gov.br / bolsaesporte@esporte.ce.gov.br )

30.07.2012
Assessoria de Comunicação da Sesporte
Manuella Viana ( manuella.viana@esporte.ce.gov.br / 85 3101.4415)

Falta de fiscalização provoca abusos nos passeios de buggy na praia do Cumbuco.

TCU aponta problemas na Refinaria do Pecém

Foi encaminhado ao Ministério Público Federal o relatório do TCU que aponta deficiências nos estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental. Tribunal afirma que obras podem ser prejudicadas
 
O Tribunal de Contas da União (TCU) encontrou irregularidades na Refinaria Premium II, a se instalar no Pecém. Auditorias, realizadas entre abril de 2010 e julho de 2011, apontam deficiências nos estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental (EVTEA). Os acórdãos foram enviados ao Ministério Público Federal (MPF) no Ceará, que instaurou um Inquérito Civil Público.

A instalação da Refinaria começou sem que houvesse EVTEA. Quando apresentados, os estudos não atendiam às exigências do órgão, com levantamento topográfico feito apenas por fotografia aérea. O Tribunal alega que essa técnica acarreta em imprecisões, como as que prejudicaram as obras da Refinaria Premium I, no Maranhão. A Petrobras não apresentou as correções solicitadas nos 15 dias determinados pelo órgão conforme o último relatório, publicado no Diário Oficial da União no dia 30 de maio de 2012.

Culpabilidade
O documento conclui que as irregularidades são de responsabilidade do então presidente da Petrobras, Sérgio Gabrielli. “É razoável afirmar que era possível ao Presidente da Petrobras ter consciência da ilicitude do ato, em virtude de ter sido notificado”, diz o texto. O documento também diz que o descumprimento do prazo é passível de multa.

O procurador Alessander Sales, responsável pelo processo, explica que, como as obras ainda não foram iniciadas por causa de pendências no terreno, não houve cobranças formais do Ministério Público à estatal. Segundo ele, os acórdãos do TCU estão sendo juntados para posterior cobrança. “Ainda não existe obra e a Petrobras pode estar providenciando esse estudo. Quando a questão do terreno for resolvida, outras questões serão vistas pelo Ministério Público”.

Com as exigências do TCU, a existência de terras supostamente indígenas na área de influência da Refinaria não é o único entrave à Refinaria. Apesar das pendências, o equipamento teve sua pedra fundamental lançada em dezembro de 2010, na visita do então presidente Lula ao Ceará.

Na época da fiscalização feita pelo TCU, a Petrobras tinha investido R$ 7,5 milhões dos R$ 20 bilhões previstos. Segundo o documento, o valor era referente aos “contratos preliminares relacionados com levantamento aerofotogramétrico, prospecção geotécnica e estudos de impacto ambiental”.

Procurado pelo O POVO, o responsável pela implantação da Refinaria, Raimundo Lutif, não atendeu nem retornou as chamadas. A assessoria de imprensa da Petrobras também não respondeu ao e-mail enviado.

O quê

ENTENDA A NOTÍCIA

A implantação da Refinaria Premium II é um dos principais investimentos esperados para alavancar a economia cearense. Porém, há anos é protelada. Para ser enfim viabilizada, precisa de decisão mais efetiva da Petrobras.

SERVIÇO

Veja os documentos do TCU que questionam a refinaria
Onde: Site do TCU, no link
Pesquisa Textual e procurando por “Refinaria Premium II” ou clicando no http://bit.ly/QPCy15

Cronologia

Ago/2008. Definido prazo para o início da construção: 2009.

Dez/2010. O então presidente Lula veio ao Ceará para lançar a pedra fundamental da Refinaria.

Jan/2011. Famílias de Caucaia são intimadas a desocupar terreno destinado à Refinaria.

Fev/2011. Cid Gomes e o presidente da Petrobras, Sérgio Gabrielli, se reúnem para resolver pendências da refinaria.

Mai/2011. Semace concede licença prévia para a obra.

Set/2011. Petrobras alega que falta liberação do terreno e diz que começa terraplanagem em 2012.

Abr/2012. Governo diz que falta anuência da Funai por causa de 80 famílias que vivem no entorno da área. Licença de instalação fica sem validade.

Jun/2012. Plano de Negócios da Petrobras não inclui os projetos das refinarias Premium I e II por não ter viabilidade garantida.

Jul/2012. Cid Gomes recebe ligação de Graça Foster, garantindo que refinaria continua no Plano de Negócios da estatal.

27 de Jul/2012. Reunião entre PGE, Seinfra, Funai e comunidade termina sem acordo.
 
o povo

Saúde 24H já atendeu 5.266 ocorrências em seis meses

Implantado em janeiro deste ano,  o SAÚDE 24H (Serviço de Urgência Móvel Descentralizado por região 24h) já atendeu 5.266 ocorrências nesses seis primeiros meses, sendo 2.092 urgências clinicas, 492 traumatismos, 509 acidentes de trânsito, 581 urgências obstétricas através do Alô Parto, 40 ferimentos por arma branca, 66 ferimentos por arma de fogo, 366 transferências, 73 deslocamentos de pacientes com transtorno mental e 1047 transportes de pacientes com destino ao hospital e retorno para casa.

O serviço é mantido com recursos próprios do município e garante a população um atendimento ágil e eficiente, com sete ambulâncias localizadas em pontos estratégicos, facilitando o atendimento rápido e oportuno quando acionado pela população. As ambulâncias estão nos seguintes pontos de apoio: Hospital Municipal, Centro (Convento das Irmãs Cordimarianas), Pacheco ( Rotatória do Iparana - SESC), Araturi  (na unidade de saúde do bairro), Catuana (Praça Matriz), Garrote (posto de gasolina) e em Tucunduba  (posto de gasolina da BR-020).

O serviço pode ser acionado pelos números 0800.275.9192 ou 3342.1877. Existe ainda o serviço Alô Parto, que promove o deslocamento das gestantes em trabalho de parto através do fone 3342.2562. Objetivando ainda mais qualificar o serviço de urgência, o município está equipando uma UTI Móvel de suporte avançado para reforçar o serviço de urgência e emergência.


SAMU 192 - Vale lembrar que foi celebrado um convênio com a Secretaria de Saúde do Estado a partir de fevereiro de 2012, quando passou a funcionar o SAMU em Caucaia que integra o Pólo I da Rede de Urgência e Emergência do Estado do Ceará. O serviço dispõe de 04 (quatro) ambulâncias de suporte básico, 01 (uma) de suporte avançado e 01 (uma) motolância operacionalizando com regulação médica, sendo acionado para a realização de atendimento pré-hospitalar de casos gineco-obstétrico, como trabalho de parto e aborto, pré-hospitalar de urgência psiquiátrica e a transferência de pacientes que precisam de UTI.   

SAÚDE 24H: 0800.275.9192 ou  3342.1877

ALÔ PARTO: 3342.2562

SAMU: 192

caucaia ce

Candidato é impedido de continuar participando de concurso por conta da idade.

A Justiça cearense negou a um candidato o direito de participar do curso de formação para soldado da Polícia Militar, por conta da idade. A decisão foi da desembargadora Maria Iracema Martins do Vale, do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE).
Segundo o processo, o candidato entrou com mandado de segurança, em janeiro deste ano, contra o Comando Geral da PM e o Cespe/UnB, alegando que foi impedido de continuar participando do concurso por ter completado 30 anos na data de inscrição para o curso de formação.
O candidato defendeu que o impedimento foi abusivo e não atendeu ao princípio da razoabilidade, uma vez que o edital não fixava data para realização da matrícula no curso. A PM, no entanto, defendeu que não existe direito, pois o edital estabelecia a idade inferior a 30 anos no momento da inscrição.
Ao relatar o caso, a desembargadora negou o mandado de segurança, alegando que não houve comprovação do direito líquido e certo. A magistrada também ressaltou que o pedido não se mostrou razoável, visto que o candidato já tinha 29 anos e 11 meses quando se inscreveu no concurso.
“Ou seja, não seria razoável esperar que a administração pública concluísse as duas primeiras fases do certame em período inferior a um mês, o que demonstra a inviabilidade de continuidade do candidato no certame”, afirma Maria Iracema.

jangadeiro

3ª Chamada para o Profuncionário – contratados e temporários

3ª Chamada para o Profuncionário – Servidores contratados e temporários

 A Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia e Secretaria da Educação, através da Rede e-Tec Brasil/IFCE, estão recebendo inscrições  em 3ª chamada para os cursos técnicos do Programa Profuncionário (Programa de Formação Inicial em Serviço dos Profissionais da Educação Básica dos Sistemas de Ensino Público) que se realizarão sob a responsabilidade do Governo Municipal com a execução pedagógica da Rede e-Tec Brasil/IFCE com aulas ministradas pela Instituição Formadora Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. Os cursos ocorrerão todos os sábados, tempo integral, no Polo de Atendimento do e-Tec/IFCE localizado na Escola Municipal Flávio Marcílio por um período de dois anos.

 Poderão participar dos cursos os interessados com os seguintes critérios:

Funcionários do Município (/contratatos/temporários) de nível médio e esteja lotado na Secretaria da Educação ou vinculado a Educação Básica. O funcionário deverá ser do quadro da Secretaria da Educação na área administrativa ou de apoio;

Os interessados poderão optar por:

  • Técnico em Secretaria Escolar (7 vagas);
  • Técnico em Alimentação Escolar (14 vagas);
  • Técnico em Infraestrutura Escolar (8 vagas).
  
 Local e data de Inscrição:

3ª Chamada nos dias 31  de julho e 1º de agosto de 2012 das 09:00 as 17:00. 
Polo de Atendimento Presencial da Rede e-Tec Brasil
Escola Municipal Flávio Portela Marcílio (Conjunto Vicente Arruda)
  
Documentação exigida (cópia com o original)

  1. Certificado do Ensino Médio;
  2. Histórico Escolar;
  3. RG;
  4. CPF;
  5. Comprovante de Endereço;
  6. 2(duas) fotos 3X4;
  7. Certificado de Reservista (p/ sexo masculino)
  8. Declaração de vínculo com escola pública de educação básica, assinada pela Direção da Escola ou chefia de setor onde o servidor trabalha informando que o candidato está apto para participar do curso (citar o curso pretendido).
 
 
Formulários a serem preenchidos:

  1. Termo de Compromisso http://qselecao.ifce.edu.br/download.aspx?cod_arquivo_download=10047
  2.  Ficha de Inscrição http://qselecao.ifce.edu.br/download.aspx?cod_arquivo_download=10043

Caucaia, 31 de julho de 2012
Profª Maria Helena Rocha Ferreira Oliveira
Coordenadora do Polo Presencial

Tutores(as) Presenciais:
   
Maria Carmenusia Brito Saraiva
José Tarciano Caetano da Rocha
Fabrício de Ávila Oliveira
Suellen Coelho de França

 caucaia.ce.

segunda-feira, 30 de julho de 2012

Brasil vai vender 20 aviões da Embraer para a Venezuela

O primeiro resultado da entrada da Venezuela no Mercosul será concretizado pela venda de 20 aviões Embraer 190AR. As negociações foram feitas pelo Brasil com a empresa estatal de aviação venezuelana, a Conviasa.
A compra foi assunto de reuniões entre a presidenta Dilma Rousseff e o presidente da Venezuela, Hugo Chávez. Mas nesta segunda-feira (30) os ministros das Relações Exteriores do Mercosul fecharam os termos da venda.
As aeronaves do tipo 190AR têm capacidade de 98 a 114 assentos. O Ministério das Relações Exteriores, Itamaraty, não informou o valor total do negócio. Mas os venezuelanos estimam que pode chegar a R$ 1,5 bilhão. Amanhã (31), durante cerimônia no Palácio do Planalto, será oficializada a incorporação da Venezuela ao Mercosul.
O ingresso da Venezuela no bloco, no entanto, só ocorrerá efetivamente a partir do dia 13 de agosto, porque é necessário contar um prazo para a análise dos documentos apresentados. Os ministros das Relações Exteriores do Brasil, Antonio Patriota; da Argentina, Héctor Timerman; do Uruguai, Luis Almagro; e da Venezuela, Nicolás Maduro, que se reuniram hoje, por cerca de duas horas, definiram sobre os aspectos técnicos para a entrada dos venezuelanos no Mercosul.
A ideia é que um grupo de trabalho se debruce sobre as questões mais específicas por até 180 dias. Mas o objetivo é que no dia 13 de agosto ocorra uma primeira reunião em Brasília. Paralelamente, todos os países que integram o Mercosul vão se empenhar para que a Venezuela consiga adotar a nomenclatura do bloco até dezembro de 2012. A nomenclatura é a adequação dos produtos comercializados com os códigos adotados no bloco.
Também foi definido que, inicialmente, a prioridade será incluir na lista de produtos comercializados os que têm taxas próximas às cobradas pelo Mercosul – que variam de 10% a 12,5%. Na Venezuela, a média cobrada é 12%. A ideia é incorporar os produtos venezuelanos, mas com tolerância de variação de 2%.
O livre comércio na região, denominado liberalização, deve ser adotado após a conclusão do processo de regularização da nomenclatura. A previsão é que ocorra a partir de janeiro de 2013. Mas, pelo Protocolo de Adesão da Venezuela ao Mercosul, o prazo final é quatro anos. O empenho para que ele seja antecipado.

dn

Atirador do Colorado é indiciado por 24 assassinatos

Promotores do Estado do Colorado indiciaram James Holmes por 24 acusações de assassinato e 116 acusações de tentativa de homicídio nesta segunda-feira (30), na pior tragédia envolvendo um tiroteio na história dos Estados Unidos.
Doze pessoas foram mortas e 58 ficaram feridas quando Holmes invadiu um cinema da cidade de Aurora, no Colorado, durante a exibição do filme "Batman - o Cavaleiro das Trevas Ressurge" e começou a disparar aleatoriamente.
Ele recebeu duas acusações para cada vítima - uma de assassinato em primeiro grau e uma segunda por assassinato com "extrema indiferença".
Holmes, 24, que era estudante de neurociências da Universidade do Colorado, também foi indiciado por posse de explosivos e por cometer crime de violência. De acordo com autoridades, ele montou uma armadilha de explosivos em seu apartamento.
Ele foi preso pouco depois do ataque a tiros, no estacionamento do cinema, que fica dentro de um shopping.
Os promotores disseram que serão necessárias várias semanas para decidir se pedirão a pena de morte.
Tratamento
De acordo com documentos judiciais, ele estava sendo atendido por Lynne Fenton, diretora dos serviços de saúde mental da Universidade do Colorado.
Anteriormente, havia sido divulgado que Holmes enviou um caderno relatando o ataque em detalhes a um psiquiatra da universidade. Segundo as informações, o caderno foi localizado após o ataque, no escritório dos Correios da universidade, e entregue a autoridades. 

dn

Feliz Aniversário!!!

Cleonilson Araújo
31 de Julho 2012

Todo dia é uma nova oportunidade que a vida oferece a quem nela crê”. Feliz Aniversário.

                                                                                                                           Washington Matos 

Tudo é possível com Fé em Deus

Dois indivíduos são presos por tráfico de drogas em Caucaia



Na última quarta-feira (25), por volta das 10h30, os policiais militares do Ronda do Quarteirão, SD PM Rogério e SD PM Marcílio, da RD1108, em uma visita domiciliar conseguiram informações acerca de uma boca de fumo na Rua Nova Jerusalém, no bairro Arianópolis em Caucaia.
Os policias empreenderam buscas no local e conseguiram abordar dois homens. Os indivíduos foram flagrados em uma casa com 129 (cento e vinte e nove) pedras de crack e R$122,35 em dinheiro. Os traficantes foram conduzidos ao 23º DP.
Assessoria de Comunicação do Ronda/BPCom

Alunos do Nudec Jovem visitam a Serra do Juá, em Caucaia.


A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC) do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará, promoveu, no dia 18 de julho de 2012, a solenidade de entrega de Certificados aos participantes do 1º Núcleo Comunitário de Defesa Civil Jovem – NUDEC Jovem do Ceará.

A solenidade ocorreu em visita guiada à Estação Sismográfica de Fortaleza, situada na Serra do Juá – Caucaia. Após a aventura de subir a serra, os participantes do NUDEC Jovem do Conjunto São Miguel de Caucaia visitaram a Estação Sismográfica sob a orientação e explanações fornecidas pelo Gerente do Núcleo de Sismologia, o Sr. Francisco Brandão.

Após a visita à Estação Sismográfica, os participantes do NUDEC Jovem receberam formalmente os Certificados, um kit de material educativo e outro kit de lanche, providenciados pelo Núcleo de Ação Comunitária da CEDEC/CE.

Estavam presentes na solenidade o Gerente de Minimização de Desastres, representando o Coordenador Estadual de Defesa Civil; o Sr. Feliciano Oliveira, supervisor da Estação Sismográfica de Fortaleza e o Sr. Francisco de Assis dos Santos, coordenador comunitário do NUDEC Jovem do Conjunto São Miguel.

O CBMCE parabeniza todos os voluntários do NUDEC Jovem que se empenham diariamente para assegurar a segurança global da comunidade onde vivem.

Para saber mais informações sobre o Projeto, acesse o trabalho monográfico de título "Defesa Civil no Ceará: Incentivo à participação social através do protaganismo juvenil."


  defesacivil

Paredões de som geram transtorno na Barra do Cauípe, em Caucaia.

Banhistas que procuram tranquilidade são incomodados pela música alta e reclamam da falta de educação

A presença de muitos paredões de som nas praias próximas a Fortaleza se tornou uma cena comum. Na Barra do Cauipe, em Caucaia, a situação causa desconforto aos banhistas e comerciantes diariamente.


Frequentador assíduo da praia, o escrituário Valmir Brito não gosta do barulho provocado pelo som. "Se querem ouvir música alta, não custa nada irem para um lugar mais afastado", comenta. Valmir acredita que a praia é um local para relaxar, onde as famílias vão para desfrutar de um bom momento, o que se torna impossível com tantos paredões de sons.


Algumas barracas da região não permitem os equipamentos, mas a maioria não faz nada para evitar o problema. Para alguns frequentadores, a praia é um lugar para se relaxar e o som alto atrapalha o descanso Foto: Kelly Freitas

Apesar de concordar que a praia é um ambiente animado, a comerciante Sílvia Helena acha que há maneiras de se divertir sem atrapalhar os outros. "Dá até para colocar um som no carro baixinho e curtir, só acho ruim quando começa a atrapalhar outras pessoas. Nós, como clientes, fugimos de ambientes com muito barulho, porque o nosso objetivo ao vir à praia passa longe disso", comenta.

A comerciante Regina Cavalcante conta que, em sua barraca, não aceita cliente com paredões de som. "Com o som alto, você não consegue atender os clientes de maneira satisfatória. Os que vêm para ter um momento de lazer e tranquilidade não podem pagar pela falta de educação de uma pessoa cujo objetivo é ouvir música alta", opina.

Regina afirma que, quando permitia os paredões de som em sua barraca, os clientes saíam visivelmente insatisfeitos do seu estabelecimento. Ainda segundo ela, a maioria das barracas de praia da região permite paredões de som. "Uma vez, cheguei a reclamar com alguns guardas, mas eles me falaram que não podiam fazer nada", conta.

O secretário do Meio Ambiente de Caucaia, João Arthur Pessoa de Carvalho, afirma que equipes estão mobilizadas para minimizar esse problema.

De acordo com ele, a fiscalização nas praias durante o mês de julho é reforçada, contudo, com o aumento da quantidade de banhistas, o trabalho é realizado com mais dificuldade.

Apesar disso, Carvalho garante que a Secretaria do Meio Ambiente está trabalhando junto aos promotores de Justiça e à Polícia Militar para intensificar a fiscalização nas praias, sobretudo nos fins de semana.

LÍVIA LOPES
REPÓRTER

dn 

Índios Tapeba de Caucaia ocupam sede da Funai

Um grupo de índios da tribo Tapeba, do município de Caucaia, ocuparam, na manhã desta segunda-feira (30), a sede da Funai, no bairro Parquelândia em Fortaleza.
Cerca de 200 índios solicitam a publicação da portaria de demarcação de suas terras. O processo de demarcação da Terra Indígena Tapeba já se arrasta desde 1985, quando a etnia foi identificada no Estado.
Com a demora e indefinições o grupo que fazer pressão na agilidade do processo que vem se arrastando a muito.

cearaagora

Erosão Costeira em Aquiraz e Caucaia é discutida na tese de Doutorado de Pesquisadora do LGCO/UECE

No dia 15/05, Marisa Ribeiro Moura defendeu tese de Doutorado em Geografia na Universidade Federal do Ceará.
 
A tese intitulada " DINÂMICA COSTEIRA E VULNERABILIDADE À EROSÃO DO LITORAL DOS MUNICÍPIOS DE CAUCAIA E AQUIRAZ, CEARÁ" foi orientada pelos professores Fátima Maria Soares Kelting (UFC) e Jáder Onofre de Morais (UECE).
 
Marisa é bacharel, licenciada e mestre em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará
 
 uece

30º Congresso de Jovens Na AD de Caucaia - Ceará

De 27 à 30 de Julho de 2012 na AD de Caucaia - Ceará

Circuito Caucaia de Surf conhece seus líderes

Geraldinho venceu no SUP-Foto-Viviane Pinheiro
Neste fim de semana a Praia do Icaraí, no município de Caucaia, recebeu alguns dos maiores nomes do surf amador cearense para a realização da etapa do Circuito Caucaia de Surf 2012-Taça Ester Góis e o desafio Caucaia x Fortaleza de Futevolei na Avenida Litorânea da Praia do Icaraí.
Durante os dois dias de competição os  mais de 100 atletas disputaram nas ondas  e nas areias da Praia do Icaraí, as vagas para as grandes finais que aconteceram neste domingo.
No surf, dentre os 87 inscritos, destaque para Ícaro Lopes e Geraldo Lemos, vencedores das  categorias Longboard Iniciante e SUP Wave, uma novidade trazida neste evento.
Ondas constantes e com boa formação que chegavam a 1m na série, garantiram o espetáculo de manobras radicais no domingo das finais.
Já nas areias do Icarai quem venceu o primeiro Desafio Caucaia x Fortaleza de Futevolei foi a dupla Herique Melo e Natanael Lopes, representantes de Caucaia (Praia de Iparana), que superou a  dupla de Fortaleza Arleudo Sousa e “Paulista”.
Outra atividade desenvolvida durante a competição foi a ação eco-educativa promovida pela equipe da Aquasis/SESC, coordenada pelo Eng. de Pesca Juaci Araújo, onde os alunos do projeto Brigada da Natureza, simularam um resgate de golfinho encalhado onde foram passadas importantes técnicas para que os surfistas presentes à explicação possam ter maior chance de sucesso ao se deparar com esse tipo de situação.
Segundo o organizador Marcelo Bibita, com a obra de conteção do mar (BagWall) e a remoção das barracas, aos poucos o Icaraí está recuperando seu lugar de destaque dentre os melhores points de surf do Brasil, pois, a praia voltou a ter o fluxo natural das correntes e das areias que quando se combinam em condições ideais  proporcionam os melhores tubos do litoral nordestino.
Os demais vencedores foram Eugênio Alves na categoria Mirim, Alisson de Sousa na Junior, Helder Rocha na Master, Saulo Barros na Open e Regina ‘Lorão’ entre as garotas. A próxima etapa esta programada para o mes de setembro na Praia da Iparana.
RESULTADOS
OPEN
1º Saulo Barros
2º José Wilson
3º Felipe Ging Dong
4º Welder Rocha
JUNIOR
1º Alisson
2º Douglas Alves
3º Patrick de Sousa
4º Saulo Barros
SUP

1º Geraldo Lemos
2º Flávio Nunes
3º Flávio Ramalho
4º Guilherme
LONGBOARD
1º Geraldo Lemos
2º Jhonie Quest
3º Nino Noronha
4º Marcelo Bibita
LONGBOARD INICIANTE
1º Icaro Lopes
2º Waldir Freitas
3º Victor Hugo
4º Luiz Tandera
MASTER
1º Welder Rocha
2º Stoky Almeida
3º Geraldo Lemos
4º Luiz Castelo
MIRIN
1º Eugênio Alves
2º Valdo de Castro
3º Erisvelton Ribeiro
4º Luiz Henrique
FEMININO
1ª Regina
2ª Yanka Costa
3ª Anaxamita
4ª Angélica

dn

domingo, 29 de julho de 2012

ENEM: Seduc intensifica preparação para 100 mil estudantes

No dia 11 de agosto, data dedicada nacionalmente aos estudantes, a Secretaria da  Educação (Seduc) vai lançar uma série de ações destinadas aos alunos do 3º do Ensino Médio que se preparam para o Enem. A programação acontecerá no Centro de Convenções Edson Queiroz, às 9 horas, com a participação de 2 mil jovens de escolas estaduais da Capital e do Interior. Durante o evento, a secretária Izolda Cela fará a entrega simbólica de 100 mil exemplares com uma coletânea de provas de exames anteriores. Para motivar ainda mais os jovens, haverá uma “aula show”, entre outras atividades.

Além disso, professores e alunos vão contar com palestras, Guia do Estudante para Redação, simulados e o portal “Rumo à Universidade”. Nas datas das provas do Enem, denominado pela Seduc, DIA “E”, está programado um serviço de apoio aos alunos com transporte e alimentação para garantir a presença dos inscritos.

A iniciativa faz parte do trabalho que a Seduc começou esse ano com suas atividades letivas nas unidades de ensino, onde também aconteceu um grande movimento para que o maior número de alunos fosse inscrito no Enem. A mobilização deu certo. A rede estadual alcançou a marca de 91 mil inscrições no Exame em 2012. O número atingido superou em mais de 7 mil o de inscritos do ano passado.

Para dar continuidade, neste mês de julho, a Seduc realizou o projeto “Enem não Tira Férias” com aulões e simulados em 147 escolas estaduais e as Colônias de Férias, no Interior. 

Além do ingresso em universidades federais do país utilizando o desempenho no exame,   o MEC ampliou os objetivos do Enem e incluiu a certificação para as pessoas com idade a partir de 18 anos que por algum motivo deixaram de concluir o Ensino Médio na idade certa. Para isso, a rede estadual cearense conta com 32 Centros de Educação de Jovens e Adultos (Cejas), onde o interessado pode fazer sua solicitação.

As provas do Enem acontecem nos dias 3 e 4 de novembro, em todas as unidades da Federação, a partir das 13 horas (de Brasília). Serão 180 questões sobre as diversas áreas do conhecimento e uma redação.

27.06.2012
Assessoria de Imprensa da Seduc
Jacqueline Cavalcante ( jacquelinec@seduc.ce.gov.br / 85 3101.3972)

Empregos Oportunidades Sine/IDT

FORTALEZA

Centro: (85) 3101.2775
Aldeota: (85) 3101.1660
Barra do Ceará: (85) 3101.2743
Parangaba: (85) 3101.3034
Messejana: (85) 3101.2138

Açougueiro 1 vaga
Almoxarife 1 vaga
Atendente de mesa 2 vagas
Auxiliar de limpeza 5 vagas
Atendente de balcão 1 vaga
Atendente de buffet 1 vaga
Barman 3 vagas
Camareira 2 vagas
Costureira, em geral 20 vagas Cozinheiro geral 10 vagas
Confeiteiro 3 vagas
Cuidador de idoso 3 vagas
Digitador 2 vagas
Eletricista predial 4 vagas Empregada doméstica 10 vagas
Estoquista 2 vagas

PESSOA COM DEFICIÊNCIA(85) 3101.2775

Auxiliar administrativo 3 vagas
Almoxarife 2 vagas
Auxiliar de produção 6 vagas
Auxiliar de limpeza 8 vagas
Ajudante de cozinha 2 vagas
Auxiliar de depósito 2 vagas
Auxiliar de serigrafia 2 vagas
Analista administrativo 1 vaga
Assistente de vendas 3 vagas
Copeiro 2 vagas

AQUIRAZ(85) 3101.2822

Auxiliar de cozinha 2 vagas
Babá 1 vaga
Barman 1 vaga
Capinador 1 vaga
Caseiro 3 vagas
Empregada doméstica 3 vagas
Eletricista 2 vagas
Eletricista industrial 2 vagas
Eletricista predial 10 vagas
Ferreiro 2 vagas
Jardineiro 6 vagas

CAUCAIA(85) 3101.3378

Alinhador de rodas 1 vaga
Almoxarife 1 vaga
Assistente administrativo 1 vaga
Auxiliar de cozinha 2 vagas
Auxiliar de pintor 1 vaga
Auxiliar de cozinha 1 vaga
Barman 2 vagas

MARACANAÚ(85) 3101.3030

Auxiliar de limpeza 2 vagas
Auxiliar de pintor 1 vaga
Auxiliar de soldador 1 vaga
Auxiliar de padeiro 1 vaga
Barman 1 vaga
Carpinteiro de obras 2 vagas
Cortador de tecidos 1 vaga
Cortador de roupas 1 vaga
Cortador de chapas 1 vaga
Cronometrista 1 vaga
Costureira 15 vagas

MARANGUAPE
(85) 3101.2813

Agente de coleta de lixo 1 vaga
Alinhador de pneu 1 vaga
Atendente de farmácia 1 vaga
Bombeiro hidráulico 1 vaga
Carpinteiro 2 vagas
Caseiro 1 vaga
Cobrador externo 1 vaga
Cortador de mármore 1 vaga
Encanador I 1 vaga

PACATUBA
(85) 3101.3352

Almoxarife 1 vaga
Auxiliar contábil 1 vaga
Auxiliar de costura 5 vagas
Auxiliar de depósito 15 vagas
Auxiliar de limpeza 1 vaga
Barman 1 vaga
Churrasqueiro 1 vaga
Costureira 17 vagas
Empacotador 5 vagas
Ferramenteiro 1 vaga
Garçom ou garçonete 4 vagas
Mecânico 1 vaga
Motoboy 3 vagas

SÃO GONÇALO/ PECÉM(85) 3315.4504 / 1375
Analista de Sistemas 1 vaga
Auxiliar de operação 1 vaga
Carpinteiro 30 vagas
Cozinheiro geral 1 vaga
Encarregado de obras 1 vaga
Ferreiro 40 vagas
Instrutor de informática 1 vaga

SOBRAL(88) 3677.4274
Bibliotecária 1 vaga
Carpinteiro de obras 1 vaga
Consultor de vendas 1 vaga
Eletricista auxiliar 1 vaga 

dn

Sábado de fortes emoções marcam o início do Circuito Caucaia de Surf 2012


Circuito Caucaia 2012-I Etapa-Foto-Babi Cunska (4)
Neste sábado, 28/07, teve início a 1ª Etapa do INTERSURF Apresenta Circuito Caucaia de Surf 2012-Taça Ester Góis e o desafio Caucaia x Fortaleza de Futevoley na Avenida Litorânea da Praia do Icaraí.
Durante todo o dia  mais de 80 atletas disputaram nas ondas  e nas areias da Praia do Icaraí, as vagas para as grandes finais que acontecem neste domingo.
No surf foram 77 Inscritos divididos em 8 categorias  com destaque para Alisson de Sousa (Fortaleza), que faturou a Expression Session com um espetacular Aéreo 360º faturando um Curso de Informatica Básica da PET Cursos Profissionalizantes.
Ondas constantes e de boa formação chegando a um metro nas séries “bombaram” durante todo o dia proporcionando um espetáculo de manobras para o delírio da galera presente na praia.
Na categoria Stand up Wave (SUP Wave) foi marcada pela verdadeira festa entre amigos protagonizada pelos atletas inscritos na competição. A Associação Cearense de SUP se fez presente através do presidente Flavinho que competiu muito bem  e do manager Walter  que ficou na orientação da Comissão Técnica quanto aos critérios de julgamento da recém criada categoria do circuito Caucaia. Lembrando que este é o primeiro evento oficial da Associação de Stand Up do Ceará.
Já no desafio de futevolei quem arrepiou foi a dupla Herique Melo e Natanael Lopes, representantes da Praia de Iparana (Quadra do Jorge Serviços), que venceram a eliminatória Caucaiense e esperam amanhã pela dupla de Fortaleza para o grande desafio.
Outra importante atração será a exposição eco-educativa promovida pela eaquipe capitaneada pelo Dr. Juaci Araújo Aquasis/SESC/Birgada da Natureza, onde serão expostas peças publicitárias de alerta aos perigos da poluição nos ecossistemas marinhos e costeiros, além de muita brincadeira e diversão.
Neste domingo o evento começa as 8h e termina ao meio dia.
Segundo os organizadores Marcelo Bibita e Junior Ferreia “Pezão”, com a obra de conteção do mar (BagWall) e a remoção das barracas na praia, o  Icaraí está retomando seu lugar com um dos melhores points de surf do Brasil, pois, a praia volta a ter o fluxo natural das correntes e das areias que quando se combinam da maneira correta proporcionam os melhores tubos.
EVENTO APOIADO PELA FEDERAÇÃO CEARENSE DE SURF
A 1ª Etapa do INTERSURF Apresenta Circuito Caucaia 2012-Taça Ester Góis conta com o apoio do Blog Manobra Radical/Diário do Nordeste, Lost, Aquax, Aerivs, Freeboard, D’Cofibra, Sundown, HB Comunicação Visual, Aquasis, Associação de Surf de Caucaia, Brigadada Natureza, PET Cursos de Informática, CearáSurf Press e Governo Municipal de Caucaia. Realização: AuêrAuára Produções e Eventos.

dn

sábado, 28 de julho de 2012

Universidade Estadual Vale do Acaraú abre concurso para 20 vagas


A Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), em Sobral, vai realizar concurso de Provas e Títulos para provimento de 20 vagas para professor efetivo assistente e adjunto. A jornada de trabalho é de 40 horas semanais.

As inscrições seguem até o dia 2 de agosto de 2012, exclusivamente pela Internet, para os cursos de Engenharia Civil e de Letras. A titulação exigida é de Mestre e Doutor.

Após preencher a ficha de inscrição on-line, o candidato deverá imprimir e pagar o boleto bancário para o pagamento da inscrição, no valor de R$ 100, em qualquer agência bancária, até o dia 3 de agosto.

Vagas e cargos
Das 20 vagas ofertadas, 13 são destinadas para o Curso de Engenharia Civil, para lotação no Centro de Ciências Exatas e Tecnologia, nos seguintes setores de estudo: Construção Civil (4), Estrutura (2), Física na Engenharia (1), Matemática na Engenharia (1), Meio Ambiente (1), Recursos Hídricos (2) e Solos (2).

Para o curso de Letras, do Centro de Filosofia, Letras e Educação, são sete vagas nos setores de estudo Língua Inglesa (3); Literatura da Língua Inglesa (1); Ensino de Língua Inglesa (1), Linguística e Teoria da Literatura (2).

Salário
A remuneração será de R$ 5.310,79 para professor auxiliar Nível A; de R$ 7.016,71 para professor assistente Nível D; e de R$ 9.927,81 para professor adjunto Nível I. Os valores incluem todas as gratificações.

O concurso será coordenado, administrado e realizado pela Comissão Executiva de Processo Seletivo - Ceps/UVA.

SETEM oferece curso de Assistente Administrativo

As turmas do curso de Assistente Administrativo terão início no dia 20 de agosto de 2012, às 18 horas, na Escola Nair de Magalhães Guerra (Rua Joaquim Bento Cavalcante, em frente ao Detran, no bairro Grilo).
Os interessados deverão comparecer na Secretaria de Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (SETEM) até o dia 10 de agosto, das 8 às 14 horas, com currículo (com foto) e cópias dos seguintes documentos: RG, CPF, comprovante de residência, carteira de trabalho, comprovante de escolaridade, histórico escolar e título de eleitor.
 
http://www.caucaia.ce.gov.br/

Contas de 2009 sem julgamento

O Tribunal de Contas do Municípios (TCM) ainda não apreciou as prestações de Contas de Governo de vários prefeitos cearenses candidatos à reeleição. O mandato dos atuais prefeitos termina no dia 31 de dezembro deste ano e as contas do primeiro ano da sua administração referem-se ao exercício de 2009.

Consulta realizada no portal de informações do TCM, na manhã de ontem consta que aquela Corte de Contas ainda não emitiu o parecer prévio das Contas de Governo (2009) de vários prefeitos que disputam a reeleição.

Como se trata de Contas de Governo o julgamento é feito pela Câmara Municipal, mas antes, no início de cada ano, as referentes ao exercício anterior são encaminhadas ao Tribunal que analisa os documentos e emite um parecer técnico que serve de orientação para os vereadores quando do julgamento.

Regularidade

Sem o parecer do Tribunal de Contas dos Municípios sobre a regularidade das contas e a falta de julgamento pelos vereadores, os prefeitos que estão disputando a reeleição serão votados sem que a população tenha conhecimento da regularidade ou não das receitas e despesas de suas administrações.

Essa condição favorece a que alguns sejam vítimas de campanhas eleitorais maliciosas produzidas pelos adversários, assim como também alguns poderão se apresentar na campanha como bons administradores, embora possam ter cometido irregularidades que não são conhecidas.

Vários municípios considerados importantes para o Estado, tanto do ponto de vista econômico quanto eleitoral, estão no rol dos que ainda aguardam a manifestação do TCM sobre as Contas de Governo do primeiro ano das gestões iniciadas em 2009.


Este é o caso, por exemplo, de municípios como Caucaia, Juazeiro do Norte, Maranguape, Crateús, Morada Nova, Canindé, Horizonte, Santa Quitéria e Boa Viagem, entre outros.

Processos

Quanto às contas de 2011, de todos os municípios, ainda estão na fase inicial de preparação dos processos e análise dos documentos porque chegaram ao Tribunal somente em abril deste ano. De conformidade com a Constituição estadual as contas de Governo de um exercício devem ser encaminhadas à Câmara Municipal até 31 de janeiro do ano subsequente e até o dia 10 de abril devem ser remetidas ao TCM. Portanto, as prestações de Contas de Governo de 2012, último ano de mandato dos atuais prefeitos, serão entregues ao TCM somente no próximo ano.

A consulta realizada no portal de informações do TCM identificou também que algumas contas do exercício de 2009 já receberam parecer prévio do Tribunal. Este é o caso, entre outros, dos prefeitos de Baturité e de Barbalha que receberam parecer prévio recomendando a aprovação de suas contas referentes ao exercício de 2009. No caso da Prefeitura de Cedro o parecer do TCM foi desfavorável a aprovação das contas pela Câmara. Ainda em relação a estes três municípios consta que as Contas de Governo de 2010 ainda estão em tramitação no TCM. 

dn