sábado, 30 de novembro de 2013

Família de vítima fatal se revolta com declaração de Sanchez


Andrés Sanchez
Andrés Sanchez causou revolta na família da vítima
A família de vítima fatal da tragédia na Arena Corinthians se revoltou com o pronunciamento de Andrés Sanchez. O ex-presidente do clube disse que, na hora do acidente, o operário Ronaldo Oliveira dos Santos, "ele mesmo sabia que não deveria estar lá. Ele estava cochilando, não deu tempo de sair".
O irmão de Ronaldo, Paulo Renato, também reclamou sobre a ideia do clube em uma homenagem póstuma aos dois trabalhadores falecidos no acidente durante a próxima rodada do Brasileirão: "Eu quero saber é depois, na segunda-feira. Isso não vai trazer a vida do meu irmão de volta. Como é que vai ficar a minha mãe, a mulher dele, e as duas filhas?".
Aos 44 anos, Ronaldo morava em São Paulo há cinco meses. Ele se mudou para a Capital em busca de juntar dinheiro para a família e comprar uma moto, segundo o irmão. Natural de Caucaia (Ceará), ele foi enterrado nesta sexta-feira na localidade de Sítios Novos.

Promotora de Justiça Margarida de Carvalho destaca importância de nova sede do MP/CE em Caucaia

A coordenadora da 6ª Unidade Regional e secretária-executiva das Promotorias de Caucaia ressalta que a nova sede vai possibilitar uma melhor atuação, substituindo as instalações utilizadas no Fórum do Município. Também atuam na Comarca os promotores de Justiça Francisco Lucídio de Queiroz Júnior, Alexandre Jorge França Cabral, Ronald Fontenele Rocha, Paulo de Queiroz Magalhães Vitoriano Nobre, Ana Karine Serra Leopércio, Antônio Monteiro Maia Júnior, Élder Ximenes Filho, Antônio Robson Timbó Sales, Elton Wanderley Leal, Hugo José Lucena de Mendonça e Cledson Ramos Bezerra.

 

 http://www.direitoce.com.br

Câmara Municipal de Caucaia elege nova mesa diretora para 2014, confira

Na manhã desta quinta-feira (28/11) os vereadores de Caucaia, escolheram os novos membros da Mesa Diretora da Câmara Municipal, para o ano de 2014.  O atual presidente Eduardo Pessoa, candidato único, obteve os 17 voto da composição da casa. Os demais cargos tiveram concorrentes, ficando a nova mesa com os seguintes integrante:
Presidente: Eduardo Pessoa – PRP
1º Vice Presidente: Augostinho  - PT
2º Vice Presidente: Cláudia Cordeiro – PROS
 Secretário: Kiko do Cazuza – PROS
2ª Secretária: Laís Sales – PROS
3º Secretário: Pastor Euclides – PSDC
A casa legislativa caucaiense mudou seu Regimento Interno, permitindo eleição anual para renovação da mesa diretora e com direito a reeleição. E acontece sempre na última sessão do mês de novembro, já que a partir do mês de dezembro os parlamentarem entram de recesso.
fonte:
Redação do Jornal dos Municípios

sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Produtos com agrotóxicos e fora da validade estão sob vigilância em Supermercados

Os consumidores cearenses contam, a partir de agora, com uma força-tarefa na fiscalização dos produtos vendidos em supermercados, especialmente, quanto aos níveis de agrotóxicos e do prazo de validade. Nessa quinta-feira, 28, o Ministério Público e a Associação Cearense de Supermercados (Acesu) celebraram dois Termos de Ajustamento de Conduta (TACs), que a princípio, tem caráter educativo, para resguardar o direito dos clientes.
O primeiro TAC pretende impedir que produtos hortifrutigranjeiros com altos níveis de agrotóxicos cheguem aos supermercados e aos consumidores. A promotora de Justiça Vanja Fontenele explicou que os representantes dos supermercados se comprometem a fornecer a origem dos fornecedores e a financiar o exame de amostras dos produtos alimentícios.
Constatada a presença excessiva de resíduos agrotóxicos em determinado produto, será suspenso o seu fornecimento imediatamente, devendo tal mercadoria voltar ao mercado somente depois de sanado o problema.
O segundo TAC institui o programa “De Olho na Validade”, para compras no varejo, cujos objetivos são prevenir a prática de oferta de produtos com prazo de validade vencido. O presidente da Acesu, Severino Ramalho Neto , declarou que este programa é educativo porque provocará no consumidor o interesse na leitura da data de vencimento dos produtos. “O sentido é colocar o consumidor como fiscal”.

Ibama autoriza início das obras no Pecém

O consórcio vencedor das obras esperava a autorização dos serviços desde janeiro do ano passado

Depois de quase dois anos de espera, o Ibama liberou, enfim, as obras da segunda fase de ampliação do Porto do Pecém, orçadas em R$ 568,7 milhões. A Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinfra) foi notificada ao final da tarde de ontem, através de ofício enviado pelo órgão licenciador, da autorização para as intervenções marítimas.

Expansão do terminal portuário visa dotá-lo de infraestrutura necessária para a movimentação de cargas de alguns dos principais projetos estruturantes no Estado: siderúrgica, refinaria e ferrovia Transnordestina Foto:Tuno Vieira

"Esse documento permite início imediato das obras de ampliação do Tmut (Terminal de Múltiplos Usos)", declarou o secretário da Infraestrutura, Adail Fontenele. Após iniciadas as intervenções, o prazo para a entrega é de 30 meses.

Execução

O consórcio Marquise/QG/Ivaí formado pelas empresas Construtora Marquise, Queiroz Galvão e Ivaí Engenharia de Obras, irá executar os trabalhos. Ele venceu a licitação ainda em janeiro do ano passado, e desde então está à espera da liberação das obras pelo Ibama.

As ações preparatórias, como encaminhamento de serviços, pedreira e instalação de canteiros, já foram iniciadas há cerca de dois meses.

A reportagem procurou a assessoria de imprensa do consórcio, no início da noite de ontem, para saber sobre a previsão do início das obras, mas não teve as ligações telefônicas atendidas. O Ibama já havia emitido à Seinfra a licença de instalação (LI) para o empreendimento, contudo o documento ainda não autorizava o início das obras marinhas. A ampliação do porto consiste no alargamento do Tmut, inaugurado em agosto de 2011 como a primeira expansão do porto desde sua criação.

Os serviços desta segunda etapa de expansão do terminal portuário incluem uma nova ponte de acesso ao quebra-mar existente com 1.520 metros de extensão, pavimentação de 1.065 metros sobre o quebra-mar; a ampliação do quebra- mar em cerca de 90 metros; o alargamento em cerca de 33 metros da ponte; a construção de 600 metros de cais com dois berços de atracação de navios cargueiros ou porta-contêineres.

Estes últimos equipamentos serão destinados para operação com carga geral e produtos da Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP), da refinaria Premium II da Petrobras e da ferrovia Nova Transnordestina. Ainda está prevista, além disso, a ampliação do pátio da retro-área de aproximadamente 69.000 metros quadrados.

Os dois berços de atracação serão voltados para a exportação de placas da siderúrgica, enquanto a ferrovia Nova Transnordestina utilizará provisoriamente o Terminal de Múltiplas Utilidades (Tmut), até ter o seu próprio terminal.

A fase aguda da obra deverá contar com cerca de 1.500 trabalhadores . Para o titular da Seinfra,Adail Fontenele, os investimentos no Porto do Pecém são fundamentais para fomentar a captação de empreendimentos de grande porte para o Estado, resultando em impactos positivos na economia estadual.

SÉRGIO DE SOUSA
REPÓRTER

PM apreende 332 pedras de crack e arma de fogo em Caucaia

No dia 22/11/2013 a RD1104 recebeu uma denúncia anônima referente a uma casa utilizada para tráfico de drogas no Bairro Esplanada do Araturi, em Caucaia. Com o apoio das VTRs 1106, Ronda Tático e FTA foram averiguar a denúncia. Chegando ao local constataram que se tratava de uma boca de fumo. Os responsáveis pela bocada fugiram assim que perceberam a presença policial. Na casa foram apreendidas 332 pedras de crack, 48 papelotes de maconha e 01 revólver de marca Rossi, calibre .38 com capacidade para cinco tiros com 05 munições intactas.

Assessoria de Comunicação do Ronda do Quarteirão

MP INAUGURA SEDE DAS PROMOTORIAS DE JUSTIÇA DE CAUCAIA


logomp.jpg                 
Será inaugurada na tarde de hoje (29) a sede das Promotorias de Justiça de Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). A solenidade ocorrerá a partir das 16 horas e contará com a participação de diversas autoridades. O imóvel, situado na Travessa Joaquim Mota e Silva 2, nº 75, bairro Vila Gois, oferece uma melhor estrutura para o trabalho de membros e servidores do Ministério Público, além de possibilitar um melhor atendimento ao público. São ao todo 14 gabinetes, além do espaço destinado à Coordenadoria Regional do Decon.

                 De acordo com a promotora de Justiça Margarida de Carvalho Barbosa, coordenadora da 6ª Unidade Regional e secretária-executiva das Promotorias de Caucaia, a nova sede vai possibilitar uma melhor atuação da instituição especialmente por ser uma sede própria, já que antes o MP funcionava no Fórum do Município. Além dela, atuam na Comarca os promotores de Justiça Francisco Lucídio de Queiroz Júnior, Alexandre Jorge França Cabral, Ronald Fontenele Rocha, Paulo de Queiroz Magalhães Vitoriano Nobre, Ana Karine Serra Leopércio, Antônio Monteiro Maia Júnior, Élder Ximenes Filho, Antônio Robson Timbó Sales, Elton Wanderley Leal, Hugo José Lucena de Mendonça e Cledson Ramos Bezerra.

                 A solenidade de inauguração da sede contará com a presença da procuradora de Justiça Francisca Idelária Pinheiro Linhares, que vai representar oficialmente o procurador-geral de Justiça, Ricardo Machado; e de representantes da Prefeitura Municipal de Caucaia, da Câmara de Vereadores e do Poder Judiciário. 
Fonte: Ascom

Cearense morto em acidente na Arena Corinthians é enterrado em Caucaia

Operário Ronaldo Oliveira dos Santos tinha 43 anos e trabalhava na montagem de cadeiras do estádio. Construtora promete assistência à família

 

Ronaldo foi enterrado na manhã desta sexta-feira em Caucaia (Foto: Reprodução/TV Verdes Mares)Ronaldo foi enterrado na manhã desta sexta-feira
em Caucaia (Foto: Reprodução/TV Verdes Mares)
Foi enterrado na manhã desta sexta-feira o operário Ronaldo Oliveira dos Santos, morto em decorrência da queda de um guindaste na obra de construção da Arena Corinthians, em São Paulo. O sepultamento ocorreu no cemitério Sítios Novos, em Caucaia, cidade natal do operário.
Ronaldo tinha 43 anos, completaria 44 no próximo dia 21 de dezembro e tinha duas filhas, uma de 16 anos e outra de 12. O cearense estava há quatro meses em São Paulo para
trabalhar na montagem das cadeiras da Arena do Corinthians e já havia feito trabalho semelhante na construção da Arena Castelão, em Fortaleza.
No momento do acidente, o operário voltava do almoço para o setor de montagem, local onde trabalhava na obra, de acordo com Luis Eduardo Barbosa, sócio da empresa responsável pela instalação das cadeiras na Arena Corinthians e amigo de Ronaldo.
A Odebrecht, construtora responsável pela obra na Arena Corinthians, prometeu enviar um representante ao Ceará para prestar assistência à família de Ronaldo.
Além de Ronaldo, o operador de caminhões Fábio Luis Barbosa de 42 anos também morreu no acidente.

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Cearense morre na Arena Corinthians

Acidente na cobertura do Itaquerão mata dois operários. Fortalezense Ronaldo Oliveira está entre as vítimas

O futebol brasileiro se preparava para uma noite de gala ontem, mas sofreu dois fortes golpes. Um deles, foi a queda da última peça da estrutura da cobertura da Arena Corinthians, que vitimou dois operários, incluindo um cearense. O estádio será palco da abertura da Copa do Mundo de 2014 e estava em fase de acabamento, com inauguração prevista para o fim de dezembro.

A Arena Corinthians será palco da abertura da Copa do Mundo de 2014. O estádio estava com 94% das obras já concluídas e seria inaugurado no fim de dezembro. Após a tragédia, não há previsão para a entrega da arena Foto: Folhapress

No início da tarde desta quarta-feira, uma treliça de aproximadamente 500 toneladas caiu sobre o prédio leste do Itaquerão, danificando parte do equipamento e do painel de LED posto na fachada. Na queda, a peça ainda atingiu o cearense Ronaldo Oliveira dos Santos, 44 anos, e motorista de caminhão Fábio Luiz Pereira, de 41 anos.
Oliveira trabalhava na instalação de assentos da ‘joint venture’ Nöra Bluecube quando foi atingido – a empresa é a mesma que forneceu as cadeiras para a Arena Castelão.

O cearense deixa uma filha. Em contato com a reportagem, a Odebrecht, construtora responsável pela Arena Corinthians, garantiu que está dando assistência à família das duas vítimas.

Obras suspensas

A morte dos dois operários motivou a suspensão das atividades no canteiro até a próxima segunda-feira. Após o período de luto, a frente de trabalho segue nos setores norte, sul e oeste. O prédio leste, onde ocorreu a tragédia, foi interditado pela Defesa Civil e não há previsão para a retomada das atividades.

De acordo com o coordenador do órgão, Jair Paca de Lima, a interdição afeta 30% do setor, o correspondente a uma área de 5.000 metros quadrados.
O delegado titular do 65º Distrito Policial de Artur Alvim, Luiz Antonio da Cruz, abriu investigação preliminar para apurar as duas mortes.

Preocupação

Por meio de sua conta na rede social Twitter, o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, disse que a entidade aguarda informações mais precisas das autoridades para se pronunciar oficialmente sobre o acidente no estádio. Durante o dia, a entidade se disse “extremamente chocada” e que a segurança dos operários é sua maior preocupação.

A Odebrecht anunciou que 94% das obras concluídas estavam praticamente concluídas. O ex-presidente do Corinthians e responsável pelas obras, Andres Sanchez, afirmou o acidente foi uma fatalidade e evitou falar sobre o cronograma das obras.

“Estamos passando por um momento difícil. Não estamos pensando nisso (cronograma)”

.Eduardo BuchholzRepórter 

Terrenos na RMF ganharam novo perfil de valorização

A RMF apresenta um vetor de expansão para quem busca morar em casas com terreno ou condomínios fechados

Com espaços cada vez mais reduzidos para a edificação de grandes empreendimentos imobiliários em Fortaleza, construtoras e incorporadoras estão migrando para a Região Metropolitana da Capital, oferecendo aos consumidores um novo conceito de moradia. Por conta desse fenômeno, que tende a se intensificar nos próximos anos, alguns terrenos estão ficando mais valorizados. Em alguns casos, se há cerca de cinco anos o preço médio do metro quadrado (m²) em terrenos brutos na Região Metropolitana era R$ 1, hoje esse valor se aproxima de R$ 50. É o que informa o vice-presidente de loteamento do Sindicato das Empresas de Compra, Venda e Locação de Imóveis do Ceará (Secovi-CE), Walter Mota.No Pecém, distrito de São Gonçalo do Amarante, a busca por áreas tem sido intensa, sobretudo por quem pretende revender lotes FOTO: VIVIANE PINHEIRO

"A Região Metropolitana é o novo vetor de crescimento, seja para quem busca morar em casas com terreno ou em condomínios fechados. É uma tendência que começa a ganhar força no Ceará e que já foi adotada em outras regiões do Brasil, como em São Paulo e Rio de Janeiro, por exemplo", explica.

Perfil
Conforme ele, os consumidores vêm apostando em cidades vizinhas porque procuram morar com mais qualidade de vida. Devido à demanda, as construtoras investem pesado nos chamados imóveis dois em um, que oferecem moradia e lazer. Em terrenos urbanizados da Região Metropolitana, destaca, o preço do m² varia de R$ 250 a R$ 500.

"Os novos lançamentos estão em grandes espaços fechados, com área verde, piscinas, quadras poliesportiva e outros equipamentos, além de oferecer tranquilidade e segurança", afirma Mota. Para ele, com base no comportamento atual do mercado imobiliário cearense, o perfil da RMF será reconfigurado em menos de dez anos, notadamente nos municípios de Eusébio, Itaitinga e São Gonçalo do Amarante. Walter Mota diz que as obras de mobilidade urbana têm papel fundamental. "O desenvolvimento da infraestrutura das rodovias contribuirá com instalação de novos empreendimentos, sejam na área residencial, hoteleira ou comercial", afirma.

Pecém
Dentro do contexto de valorização dos terrenos da Região Metropolitana, Walter Mota cita o caso do Pecém, distrito de São Gonçalo do Amarante. A busca por áreas naquela região tem sido intensa, sobretudo por quem pretende revender lotes.

"A oferta vem sendo grande no Pecém", comenta. Por outro lado, o vice-presidente de loteamento do Secovi-CE explica que, antes de adquirir esses terrenos, os pequenos investidores precisam realizar um estudo de viabilidade econômica e financeira da área, bem como uma pesquisa de mercado. "É importante buscar auxílio de corretores experientes e imobiliárias credenciadas antes de efetuar qualquer negócio", orienta.

RAONE SARAIVAREPÓRTER

Infraestrutura e obras da CSP aquecem mercado
Com a construção da Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP) e as obras de infraestrutura da rodovia Estruturante, que está sendo duplicada, a demanda por imóveis residenciais no entorno da região passou a ser percebida e preço do metro quadrado foi valorizado.

Conforme Antônio Alves Marreira, corretor autônomo há 35 anos, há cinco anos, o metro quadrado custava muito pouco. "Após a melhoria do asfalto e, principalmente, as obras do Pecém, os imóveis da região estão sendo mais valorizados", explica. Atualmente, Marreira comercializa loteamentos abertos próximos ao Pecém por valores de até R$ 200 o metro quadrado. Em Caucaia, o preço fica entre R$ 300 e R$ 350.

Lançamento
Em breve, Caucaia receberá o primeiro empreendimento de alto padrão. O Boneville Lagoa Esmeralda, da Bonelli Brasil Incorporadora, possui 395 mil m², sendo 15 mil m² de área comercial, com 600 lotes a partir de 350 m². Os lotes, comercializados pela Viva Imóveis, custam entre R$ 300 e R$ 400 o metro quadrado.

O loteamento fechado possui infraestrutura de água, luz e pavimentação, paisagismo, segurança 24 horas e área de lazer de 35.000 m² com diversos equipamentos, como piscinas, campos de futebol, quadras de tênis e poliesportiva, pista de cooper sinalizada, salões de jogos e de eventos, fitness outdoor, além de ampla natureza nativa com cerca de 70 mil m² de área verde, um lago com mais de 17 mil m², que proporcionam qualidade de vida diferenciada.

Fonte: Diário do Nordeste Online

Rapaz executado na casa de amigo

Um jovem de 18 anos foi assassinado, ontem, na Travessa João Mariano, no Bairro do Grilo, em Caucaia. Segundo a Polícia, Rafael Moraes da Silva, 18, era morador do Autran Nunes, em Fortaleza, e estava passando um tempo em Caucaia, na casa de um amigo, porque havia se envolvido em crimes no bairro onde morava.

O crime aconteceu em um prédio de apartamentos, mas ninguém viu o assassino fugir dali FOTO: ÉRIKA FONSECA
O soldado Epaminondas Feitosa, da patrulha RD-1117, do Ronda do Quarteirão, disse que o proprietário da casa onde a vítima estava contou à Polícia que não sabe como o homicídio aconteceu. A versão dele dá conta de que descansava em seu quarto quando ouviu os disparos. Segundo ele, quando chegou onde Rafael estava, já o encontrou morto, mas não viu quem efetuou os disparos.

A residência onde o fato aconteceu, fica no segundo andar de um prédio de oito apartamentos e, mesmo assim, o suspeito saiu sem ser visto. A PM informou que todas as portas que davam acesso ao local onde a vítima foi encontrada estavam abertas. Os policiais informaram também que não havia sinais de arrombamento no imóvel.

Ainda segundo o soldado Epaminondas, Silva saiu recentemente da prisão. Ele tinha uma passagem pela Polícia pelo crime de porte ilegal de arma de fogo. "Ele se envolveu em crimes praticados em Fortaleza. Acreditamos que alguém possa ter facilitado a execução, mas ainda não podemos afirmar nada com precisão. Um comparsa dele foi morto, há pouco tempo, na Parangaba. Pode ser que alguém já estivesse à procura dele", disse o soldado.
Uma equipe da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) esteve no local colhendo informações sobre o caso. Por enquanto, nenhum nome do suposto atirador foi revelado pelas autoridades policiais. 

dn

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Parceria entre Estado e Município resulta em mais investimentos na saúde em Caucaia




A implantação da nova rede de assistência à saúde marcou na noite desta terça feira 26.11 em Caucaia, mas um feito da parceria entre o Governo do Estado e o município de Caucaia que tem garantido grandes investimentos na rede de saúde. A Policlínica recebe o nome do  Dr. José Correia Sales, mas conhecido por Dr. Dedinho.  Em Caucaia já foram construídos pelo governo do Estado o Centro de Especialidades Odontológicas e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 horas).
 Vizinha ao CEO regional, a policlínica, como unidade regional e sob gestão do consórcio público de saúde, fica em Caucaia, na CE 090, esquina com a Rua Coronel Correia, mas atenderá a população de 572 mil habitantes dos municípios de Apuiarés, Caucaia, General Sampaio, Itapajé, Paracuru, Paraipaba, Pentecoste, São Gonçalo do Amarante, São Luiz do Curu e Tejuçuoca. A policlínica regional recebeu investimentos de R$ 12.327.512,86 em obras e equipamentos, recursos exclusivos do governo do Estado. 
 Na policlínica regional, tipo II, a população terá acesso a consultas em 13 especialidades médicas: neurologia, angiologia, endocrinologia, oftalmologia, otorrinolaringologia, clínica geral, cardiologia, ginecologia, mastologia, cirurgia geral, gastrenterologia, urologia e traumato-ortopedia. Terá também acesso a exames complexos. Além da tomografia computadorizada, que antes não havia na rede pública da região, a população realizará outros importantes exames, como o eletroencefalograma, endoscopia respiratória, radiologia convencional, mamografia, ultrassonografia, endoscopia digestiva, ecocardiografia, ergometria, eletrocardiograma, audiometria e ainda coleta de patologia clínica.
 

XVIII MOSTRA CULTURAL BCM




A XVIII Mostra CULTURAL BCM com o tema Cinema & Literatura- O BCM dá asas a Imaginação
terá seu QUIZ que dará pontos no AC2 para os dois primeiros lugares na competição sendo realizados todas as tardes nos dias a partir das 15 h 30 min sendo administrado pelos professores André Pessoa e Fabiano com perguntas sobre curiosidades sobre os filmes abordados pelas turmas.

Principais dúvidas:

As dúvidas mais frequentes sobre a Mostra e sobre o QUIZ.
 
1-No QUIZ é pra ir de farda ou com a blusa da mostra?! BLUSA DA MOSTRA
 
2-Que horas começa?! 15h:30min
 
3-Precisa levar o crachá pra identificar a turma que representa?! SIM
 
4-Vai ate que horas?! 18h
 
5-Horário da Exposição: das 13h30min as 18h
 
6-Apresentações - no ANFITEATRO - das 19h as 21h30min