segunda-feira, 31 de março de 2014

Mutirão social em escola de Caucaia

Caucaia. Cerca de 400 pessoas da comunidade de Jandaiguaba, Distrito de Capuan, neste município, participaram do Dia do Bem, realizado pela Unidade Beneficente Coração de Maria (UBCM), na Escola Maria Helena Moreira. As famílias foram prestigiadas com um verdadeiro mutirão social feito por voluntários da entidade, que levaram ações em saúde, lazer e estética.
A UBCM é a entidade social do Centro Espírita beneficente União do Vegetal (UDV). A monitora da Unidade, no Núcleo Fortaleza da UDV, advogada Carol Jales, avalia que a programação aconteceu conforme o planejamento. A presidente da entidade, Tânia Batista, visitou a escola e conferiu os atendimentos.
Os serviços foram em aferição de pressão, vacinação, acupuntura, iridologia, massoterapia, terapia do som, reiki, e atendimentos nas áreas de Psicologia, Nutrição, Odontologia e Consultoria Jurídica. Houve ainda oficina para a criançada.
O evento contou com apoio da Prefeitura de Caucaia. Também contou com a participação da Guabi, empresa de nutrição animal. Neste ano, o Dia do Bem trouxe a novidade voltada para os animais. Houve vacinação anti-rábica de cães e gatos e orientações nutricionais para os animais. A veterinária Renata Meneses e equipe distribuiu amostras de rações da marca.
O Dia do Bem foi criado para marcar os 50 anos da UDV. Depois prosseguiu na promoção. Esta já é a quarta edição do evento, que busca seguir os ensinamentos do criador da UDV, José Gabriel da Costa, de fazer o bem e trazer uma paz ao mundo.
dn

Vagas de Emprego Casa do Trabalhador/SINE Municipal

Emissão em: 31/03/2014 - às 08h.
ATENÇÃO:     
1. VAGAS DISPONÍVEIS NA DATA E HORÁRIO INDICADOS;                      
                     
2.NÃO FAZEMOS RESERVA DE ENCAMINHAMENTOS PARA AS VAGAS OFERTADAS;
                     
3.SUJEITO A ALTERAÇÃO.

http://www.caucaia.ce.gov.br/

Informativo SETEM Ano V Ed.Nº 08 - 31/03/2014





COMEMORAÇÃO DOS ANIVERSARIANTES

No último dia 10 de março de 2014, houve a comemoração dos aniversariantes da SETEM.
Fevereiro: Sandy e Cleide/  Março: Vânia.
Momento de descontração na equipe.
Parabéns as aniversariantes!!!

69 vagas de emprego no Sine/IDT de Caucaia

O Sine/IDT dispõe de 69 vagas de emprego em Caucaia. Os interessados nas oportunidades de trabalho devem dirigir-se à unidade, pois as informações sobre vagas não são dadas por telefone. Das vagas disponíveis, 20 são para o cargo de selecionador de castanha de caju.
Para se cadastrar em uma das Unidades do SINE/IDT, o trabalhador deve comparecer levando a seguinte documentação: CTPS, RG, CPF, PIS/PASEP/NIT e Currículo.
Todas as oportunidades estão sujeitas à alteração e para saber qual está de acordo com o seu perfil profissional, acesse o site do Ministério do Trabalho e Emprego (maisemprego.mte.gov.br).
Ajudante de carga e descarga: 5 vagas
Ajudante de motorista: 1 vaga
Auxiliar de corte: 2 vagas
Auxiliar de cozinha: 5 vagas
Auxiliar de garçom: 1 vaga
Auxiliar de linha de produção: 3 vagas
Caldeireiro serralheiro: 2 vagas
Consertador de pneus: 1 vaga
Costureira de máquina overloque: 1 vaga
Costureira de máquina reta: 1 vaga
Costureiro de máquinas industriais: 1 vaga
Cozinheira: 1 vaga
Cozinheiro de restaurante: 1 vaga
Cozinheiro geral: 1 vaga
Faturista: 3 vagas
Lavador de automóveis (cnh b): 2 vagas
Motorista de caminhão(cnh c ou d) curso do mopp: 1 vaga
Motorista de caminhão-basculante: 1 vaga
Oficial de serviços gerais: 1 vaga
Pizzaiolo: 1 vaga
Porteiro: 1 vaga
Promotor de vendas: 5 vagas
Recepcionista atendente: 1 vaga
Selecionador de castanha de caju: 20 vagas
Subgerente de loja: 1  vaga
Torneiro cnc: 1 vaga
Vendedor pracista: 6 vagas

Sine/IDT Caucaia
Horário de funcionamento: 8h às 17h
Rua Juaci Sampaio Pontes, 2076 – Centro
(85) 3101-3378

dn

domingo, 30 de março de 2014

Polícia realiza prisões em flagrante durante Clássico-Rei

Na Arena Castelão, as ocorrências registradas neste domingo (30) durante o Clássico-Rei foi menor que o número de casos do jogo anterior,  que ocorreu no no último dia 9 de março. No total, foram contabilizados sete Boletins de Ocorrência (BO) e uma prisão.

O flagrante ocorreu devido o roubo de um cordão por um suspeito que estava na torcida do Fortaleza. Ao perceberem a ação, os próprios torcedores tentaram linchar o acusado, mas a Polícia interviu e encaminhou o homem para a delegacia da Arena Castelão. 

Um adolescente foi encaminhado ao juizado por portar e manusear artefato explosivo dentro do estádio. A bomba atingiu a arquibancada inferior, próximo ao gramado, mas ninguem saiu ferido. O  jovem foi liberado após a chegada dos familiares. 

Dentre as outras ocorrências, foram registrados furtos de carteiras, desacato à autoridade e uso de camisa de torcidas organizadas.

Ocorrência no entorno da Arena

Já no entorno do estádio, um homem, identificado como Aglacir Vasconcelos  de Souza, 22 anos, foi detido e um adolescente foi apreendido após soltarem explosivos contra um grupo de torcedores rivais. O adulto foi preso em flagrante e levado para o 16ª Delegacia de Polícia, no bairro Dias Macedo. Já o adolescente foi encaminhado para a Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA).   .   

Leia também:

> Polícia registra pelo menos 15 tumultos antes do Clássico-Rei

> Torcedor é baleado próximo ao Castelão

> Polícia dispersa grupos de torcedores após tentativa de confronto no Antônio Bezerra
dn

Secretaria de Saúde de Caucaia participa da elaboração do Plano de Controle da Dengue da Região Metropolitana



A Prefeitura Municipal de Caucaia por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) participou da oficina de trabalho para construção do "Plano de Controle da Dengue da Região Metropolitana" promovida pela Secretaria Estadual de Saúde (SESA). O evento aconteceu no auditório da SESA, com os representantes da Secretaria de Saúde de Caucaia, Terezinha Muniz - Subsecretária de Saúde, Kelly Monte - Coordenadora da Vigilância a Saúde e Manoel Missias - Supervisor do Controle de Endemias e Zoonoses e os representantes de cidades da Região Metropolitana de Fortaleza.
O encontro teve início com a palestra da professora da Universidade Estadual do Ceará, Izabel Florindo, abordando a pesquisa "Dengue e Vacinas" seguidas das previsões climáticas para o Estado do Ceará nesse 1º semestre por meio do presidente da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Fuceme), Eduardo Martins.
A oficina teve continuidade durante toda a tarde com palestras sobre as atividades integradas ao meio ambiente no combate a dengue, o Sistema de Monitoramento Diário de Agravos (SIMDA) de Fortaleza além da apresentação do Plano de Estruturação para as Ações de Controle das Zoonoses e Endemias para a Copa do Mundo FIFA 2014.

http://secretariadesaudecaucaia.blogspot.com.br/

Bom Dia

Eliomar Maia


Que a cada manhã você descubra que a felicidade não está nos prédios vizinhos, no coração de outras pessoas, mas sim nas tuas mãos capazes de fazer do mundo um lugar mais belo! Bom dia! 

Ceará tem menos da metade do número de policiais militares necessário

O Ceará possui 16 mil policiais militares, mas precisaria de 35 mil. A constatação preocupante é da Ordem dos Advogados do Brasil no Ceará (OAB), que abriu um fórum de debates e propostas, diante da criminalidade que assola o estado, sobretudo a capital.
O fórum resultou num documento que atesta ainda o déficit de policiais civis (1.924), de defensores públicos (290), de promotores de justiça (144) e de juízes (106) no Ceará. As discussões contaram com membros das associações de todas essas categorias.
Segundo exigência da Organização das Nações Unidas (ONU), é indicado haver um policial para cada 250 habitantes. No Ceará, com 8,4 milhões de habitantes, a proporção é de um para cada 525 pessoas. Isso, na visão do fórum, contribui para a insegurança.
Nesta sexta-feira (29), o Tribuna do Ceará mostrou que, em sete anos e três meses, gestão do governador Cid Gomes, houve 20.740 homicídios no Estado (2.860 por ano). A estatística praticamente se iguala ao número de soldados mortos durante os oito anos e nove meses da Guerra do Iraque, com 21.428 (sendo 2.448 por ano).
> LEIA MAIS
O Governo não comentou os números, nem o documento divulgado pela OAB. O secretário de Saúde do Estado, Ciro Gomes, irmão de Cid, declarou que os críticos da violência sãofinanciados por um esquema de corrupção, que segundo ele, estaria instalado na prefeitura de Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza.
O ex-prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa (PR), aliado do atual gestor do município e adversário político da família Ferreira Gomes, rebateu as acusações de Ciro Gomes. “Isso é chamar o povo de ignorante”, reagiu.
O Fórum Permanente de Debates e Propostas contra a Violência é permanente, sendo realizado sempre às 11h30min das segundas-feiras, na OAB, na rua Lívio Barreto, 668, Dionísio Torres, em Fortaleza. Quem tiver interesse pode participar e levar sugestões.

15 propostas apresentadas no documento:

  1. Criação de Secretarias de Segurança Pública Municipal em cidades com mais de 30 mil habitantes.
  2. Resolver o déficit de policiais civis e militares.
  3. Aumento salarial de policiais civis e militares.
  4. Realizar concursos públicos para a Defensoria Pública, Ministério Público e magistrados.
  5. Alertar a magistratura acerca da aplicação do artigo 319 do Código de Processo Penal, que concebeu medidas cautelares alternativas à medida segregadora.
  6. Remanejar de forma imediata todos os presos que estão em delegacias, para que os policiais civis voltem às suas funções de investigação.
  7. Melhorar a comunicação entre as polícias Civil e Militar.
  8. Aproximar a segurança pública de laboratórios de universidades, de forma que dados estatísticos possam ser usados para soluções.
  9. Valorizar profissionalmente a Polícia Civil.
  10. Valorizar profissionalmente a Polícia Militar.
  11. Maior agilidade do judiciário e do Ministério Público na apreciação e deferimento de medidas cautelares requeridas pela Polícia.
  12. Aproximar as polícias Civil e Militar de conselhos comunitários.
  13. Elaborar uma cartografia da criminalidade no Ceará, para facilitar políticas públicas de prevenção e repressão.
  14. Investimento no Departamento de Inteligência Policial.
  15. Investigação do Ministério Público sobre ações criminosas que atuam em intercâmbio interestadual e internacional.
http://tribunadoceara.uol.com.br/

sábado, 29 de março de 2014

Terminou sem acerto a reunião de Cid e Eunício

Se a expectativa maior era a de que o encontro entre o governador Cid Gomes (PROS) e o senador Eunício Oliveira (PMDB), ontem, no Palácio da Abolição, fosse esclarecer as dúvidas sobre como se dará o cenário eleitoral em torno da sucessão para o Governo do Estado, os dois, ao evitarem falar sobre o que conversaram, deixaram as mesmas interrogações de antes, com Eunício dizendo querer ser candidato e Cid afirmando que só tratará de nomes de candidatos ao Governo posteriormente.
A conversa dos dois já estava ensaiada. Pelo noticiário político anterior, com Eunício dizendo ser a vez dele de ser candidato ao Governo e de Cid Gomes afirmar que só trataria desse assunto mais para perto do mês de junho, nenhum fato novo deveria ser tratado entre os dois aliados desde o pleito estadual de 2006, quando Cid foi eleito para o seu primeiro mandato.
No Palácio da Abolição, nem Cid Gomes e nem Eunício Oliveira relataram o teor da conversa que tiveram, reservadamente. Duas horas depois da reunião, no entanto, a assessoria do senador informou ao Diário do Nordeste que o governador alegou, no encontro, que não poderá tomar nenhuma decisão antes de haver uma definição sobre a possibilidade de ele renunciar ao mandato, na próxima semana, para viabilizar uma possível candidatura de Ciro Gomes ao Senado, assunto destacado pelo Diário, no último domingo.
De acordo com a assessoria de Eunício Oliveira, após o senador explicar a vontade de o PMDB lançar o nome dele para disputar o Governo do Estado, o governador ressaltou que qualquer definição sobre esse processo só será alcançada após a próxima sexta-feira, prazo final para a desincompatibilização do cargo, e depois de conversas com os demais partidos da aliança.
Aliados
Logo após o encontro na sede do Governo, o senador participou de uma reunião interna com alguns correligionários do PMDB para expor o que foi discutido na conversa com o governador Cid Gomes, informou sua assessoria à imprensa. O governador Cid Gomes teria feito o mesmo a um grupo de liderados
Eunício Oliveira chegou ao Palácio da Abolição em torno das 13h e, após cerca de uma hora e meia de conversa com o governador a portas fechadas, somente Cid Gomes saiu pela entrada principal da sede do Governo, acompanhado apenas do seu chefe de Gabinete, Danilo Serpa. O senador peemedebista preferiu evitar o contato com a imprensa e deixou o Palácio por um saída alternativa.
"Ele saiu pela direita, que foi por onde ele entrou. Eu estou indo para casa, que é aqui do outro lado da rua", explicou Cid Gomes, que manteve o clima de mistério em torno da conversa com Eunício Oliveira ao repetir em três momentos seguidos que apenas Eunício Oliveira deveria explicar os principais assuntos discutidos no encontro da tarde de ontem.
"Não há nada de extraordinário em um senador da República se encontrar com um governador do seu Estado. Penso que, como foi uma audiência que ele pediu, quem deve falar sobre ela é ele. Depois, ele marca um encontro com vocês", frisou o governador ao justificar que não iria falar sobre a conversa que teve com Eunício Oliveira.
Professores
Logo que o senador chegou ao Palácio da Abolição, a assessoria de Eunício foi informada que o encontro com o governador não deveria demorar tanto tempo, já que, na agenda de Cid Gomes, ele deveria receber por volta das 15h os membros do Sindicato dos Professores e Servidores em Educação do Estado do Ceará. O deputado Artur Bruno confirmou a audiência ao colocar em sua página, na Internet, pouco antes das 16h, estar participando da audiência
Já sobre a possibilidade de renúncia para beneficiar o irmão, Ciro Gomes, com uma candidatura ao Senado, o governador assegurou não haver nenhuma novidade sobre a decisão dele em relação a isso. "Não há nenhuma mudança naquilo que eu já declarei. A minha disposição é de ficar no Governo, porque eu tenho um conjunto de ações que eu me realizaria muito em concluí-las, mas tem a possibilidade do Ciro se candidatar ao Senado", lembrou Cid Gomes.
Prazo
O governador revelou ter conversado com Ciro na última quinta-feira, mas alegou que nenhuma encontro até a próxima sexta-feira terá um caráter definitivo. "Nenhuma conversa será conclusiva. Nós estamos estudando, vendo as possibilidades, mas ainda temos tempo até a sexta-feira da semana que vem", apontou Cid Gomes.
Pelo Calendário Eleitoral, o prazo de desincompatibilização para quem queira ser candidato em outubro próximo ou tornar parente seu, até o terceiro grau, elegível, terá que deixar o cargo executivo que esteja ocupando até o dia 5 de abril, seis meses antes do dia da votação. Na verdade, no dia 5 de abril ele já deverá estar fora do cargo, o que o obriga a renunciar, no caso de detentor de cargo executivo, ou se afastar, no caso de ocupar função pública, até o fim do dia 4 de abril, sexta-feira próxima para evitar qualquer surpresa com as publicações oficiais que deverão comprovar, oficialmente, a desincompatibilização.
dn

Ceará registra 125 casos de sarampo em 9 cidades, segundo secretaria


Cento e vinte e cinco casos de sarampo foram registrados no Ceará, de acordo com boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesa), na tarde desta sexta-feira (28). Entre os casos confirmados, 106 ocorreram em Fortaleza. O número de casos da doença aumentou em relação aos dados do último boletim, em 14 de março - quando foram foram confirmados 110 casos -, mas de forma desacelerada. Um dos motivos para a desaceleração é a campanha de vacinação na Grande Fortaleza, que concentra a maior dos casos.


De acordo com a Sesa, essa população é a mais acometida pelo surto por não ser imunizada ainda, já que a vacina só pode ser aplicada aos 12 meses de vida. Fortaleza (106 casos), Camocim (1 caso), Caucaia (1 caso), Itaitinga (1 caso), Jaguaribe (1 caso), Maranguape (1 caso), Trairi (3 casos), Tururu (2 caso) e Uruburetama (9 casos).

Os casos confirmados no Ceará apresentaram o vírus do sarampo do genótipo D8, um tipo viral que circula em países como a Inglaterra, Estados Unidos, Canadá e China, onde há uma elevada incidência da doença. No Brasil, os vizinhos estados de Pernambuco e Paraíba e os estados de São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina também registraram casos da doença. Segundo a Sesa, a entrada de estrangeiros facilita a transmissão entre os territórios. Desde 1999, o Ceará não registrava casos autóctones, com transmissão ocorrida dentro do território. (Fonte: G1-CE)

sexta-feira, 28 de março de 2014

Vagas para ESTAGIÁRIO – Casa do Trabalhador/Sine Municipal

A Casa do Trabalhador recruta candidatos à vaga de ESTAGIÁRIO – 20 vagas
Requisitos:
- Estar cursando Nível Técnico do Curso de Informática no Senap ou Nível Superior do curso de Administração ou Contabilidade (Preferencialmente estudantes de faculdades próximas à região de Caucaia);
- Ter conhecimento no Pacote Office;
- Residir em Caucaia ou adjacências.
Interessados dentro do perfil deverão comparecer à Casa do Trabalhador de Caucaia até o dia 31/03/14 até às 9h, portando RG, CPF, Carteira de Trabalho e Currículo. Endereço: Rua Coronel João Licínio, 477 - Centro de Caucaia. 

http://www.caucaia.ce.gov.br/

Passageira de ciclomotor morre em colisão

Um acidente envolvendo um carro e um ciclomotor deixou uma pessoa morta na manhã da última quinta-feira, 27, em Caucaia, 15,8 km de Fortaleza. Após colisão dos veículos, a passageira do ciclomotor veio a óbito. O condutor do ciclomotor ficou ferido e foi socorrido. 

Segundo informações da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), o acidente ocorreu por volta das 11h20min, na CE-421. O condutor do ciclomotor não era habilitado e não há informações se ele e a passageira, identificada como Evilázia de Lima Rodrigues, 36 anos, usavam capacetes. O condutor do carro permaneceu no local do acidente.

Ao todo, foram oito acidentes, com quatro feridos e uma morte nas rodovias estaduais cearenses. Na última quinta, dez condutores tiveram suas Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) recolhidas pela PRE.

Sem proteção
Em janeiro, uma adolescente de 17 anos morreu em um acidente de quadriciclo na Praia do Presídio. Letícia Rocha Ibiapina estava sem proteção e foi arremessada para fora do veículo.


Redação O POVO Online

Emancipalistas querem fechar rodovias do País

Como forma de pressionar o Congresso Nacional para a derrubada do veto presidencial à criação dos novos municípios, os líderes emancipalistas realizam manifestação na próxima segunda-feira (31 de março). A intenção é bloquear diversas avenidas em todo o País, com barreiras humanas, durante uma hora.
No Ceará, quatro vias serão interditadas a partir das oito horas, dentre elas um trecho da BR-222, próximo à Lagoa do Tabapuá, em Caucaia. “Decidimos em Brasília que deveríamos partir para uma posição mais drástica. O objetivo é parar o Brasil, bloqueando BR’s e rodovias”, afirmou o coordenador-geral da Associação do Movimento Emancipalista da Jurema (Amej), Luiz Carlos Farias.
De acordo com Farias, a proposta encaminhada pelo Governo torna as regras mais flexíveis no Norte e no Centro-Oeste, mas, de maneira geral, impõe regras “excludentes” a muitos distritos localizados nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste. Entre os critérios que podem dificultar a criação dos novos municípios está o que aumenta o número mínimo de eleitores de oito para 12 mil.
“A nossa ação é pela derrubada do veto, contra a ação da presidente Dilma Rousseff, que está inviabilizando a criação de municípios. Será uma manifestação pacífica e ordeira. Faremos barreiras humanas e entregaremos panfletos para explicar a nossa real intenção na criação dos municípios”, explicou. Os estados do Pará, Maranhão, Pernambuco e Bahia também confirmaram participação no movimento nacional.
No Ceará, 26 distritos têm condições de pedir a emancipação dos municípios de que fazem parte, como, por exemplo, Jurema (Caucaia), Guanacés (Cascavel) e Pajuçara (Maracanaú). Dilma já declarou que a criação de municípios contraria o interesse público porque “o crescimento de despesas não será acompanhado por receitas equivalentes, o que impactará, negativamente, a sustentabilidade fiscal e a estabilidade macroeconômica”.
Entretanto, conforme Farias, os emancipalistas não estão pedindo “farra de município”. A intenção é que cada distrito, segundo ele, consiga sua autonomia administrativa, “para que não fique à mercê de outros gestores”, completou.
VETO
No último dia 18 de março, partidos da oposição, e até mesmo da base aliada, acusaram o Palácio do Planalto de promover uma manobra para evitar a derrubada do veto de Dilma ao projeto que regula a criação de municípios. Inconformados, deputados e senadores obstruíram a votação e não registraram a presença no painel. Para aprovar ou rejeitar o requerimento e dar prosseguimento à sessão, era necessário que pelo menos 41 senadores  e 257 deputados tivessem registrado seu voto.
A sessão, então, foi adiada e está marcada para ocorrer novamente em 15 de abril. A expectativa, conforme o deputado João Jaime (DEM), é de que o veto presidencial seja derrubado. “Com essa confusão que está tendo na base aliada, é provável que a gente consiga derrubar o veto. Estamos muito mais animados agora do que estávamos antes”, admitiu ao jornal O Estado.
O coordenador-geral da Amej, no entanto, acredita que, novamente, o Governo vetará a proposta encaminhada pelo movimento. “Pediram que enviássemos uma proposta boa para ambas as partes, mas foi encaminhada uma melhor para nós e ‘pior’ para o Governo, porque facilita a criação de municípios. Eu acho que vai ser vetada”, revela.
http://www.oestadoce.com.br/

CSP instala quatro colunas principais do alto forno

A Posco Engenharia & Construção do Brasil, empresa responsável pela execução do projeto da Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP) instalou, ontem, as quatro colunas principais que fazem parte do alto forno, que será uma das principais estações da siderúrgica. Ele é responsável pela produção de um tipo especial de ferro chamado Ferro Gusa, comumente utilizado na Aciaria, dentro do processo de produção para ser transformado em aço. As colunas instaladas representam 26% da obra concluída no alto forno, número que engloba obras das partes civil, arquitetônica e mecânica. O evento contou com a presença dos presidentes da Posco E&C Brasil e da CSP, além de diversos funcionários das duas empresas.
Segundo o diretor da Posco E&C Brasil, Mr. Ahn, o Alto Forno é o coração da obra, com um papel fundamental na produção do aço. “Estou muito feliz de estar celebrando este marco na obra. Gostaria de agradecer à CSP e a todos os trabalhadores, além de dizer que contamos com o apoio dos cearenses, já que esse projeto vai beneficiar o Estado inteiro”, afirmou. Já o presidente da CSP, Sérgio Leite - que discursou em coreano e português durante a cerimônia -, “este momento é de grande importância simbólica para a siderúrgica. Considero a transparência, o comprometimento e a integridade valores fundamentais, e desejo que estes sejam fixados firmemente para possibilitar uma longa vida ao projeto”, frisou o CEO da siderúrgica.
CAPACIDADE
Localizada no município de São Gonçalo do Amarante (CE), a CSP terá uma capacidade de produção de três milhões de toneladas de placas de aço por ano, com  início da produção previsto para o final do ano que vem. Com um investimento total da ordem de US$ 5,1 bilhões, a obra deverá gerar até 23 mil empregos diretos e indiretos. Atualmente, o efetivo alocado no sítio de construção é de, aproximadamente, 4.500 funcionários. Está prevista a mobilização de até 17 mil colaboradores, quando a siderúrgica estiver em plena operação.
Resultado da sociedade entre a brasileira Vale e as coreanas Dongkuk Steel e Posco, a CSP é a primeira usina siderúrgica integrada do Nordeste do Brasil, devendo impulsionar o crescimento econômico do Ceará, com a produção de placas de aço de alta qualidade metalúrgica, confeccionadas com tecnologia e padrão de excelência mundial. Vendidas no mercado internacional, vão contribuir para o aumento e reposicionamento das exportações do Brasil. A CSP contribuirá com o desenvolvimento econômico e social do Estado, por meio, principalmente, da geração de emprego e do aumento da renda, do aprimoramento tecnológico, do incremento da cadeia produtiva e da atração de novos investimentos para o Ceará.
SUSTENTABILIDADE
Preocupada com o desenvolvimento de uma obra sustentável, respeitando o meio ambiente, a Posco E&C Brasil realiza ações de conscientização junto aos seus colaboradores e acompanhamento dos impactos ambientais. O compromisso com o uso racional dos recursos e com a preservação do meio ambiente está presente no dia a dia da construção do projeto CSP e abrange desde os princípios que guiam nossos negócios até as ações da rotina operacional, além de representar nossa responsabilidade em relação ao futuro e o respeito pela legislação ambiental vigente.
A Posco E&C Brasil e suas subcontratadas possuem procedimentos específicos de meio ambiente, como Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos e Efluentes, Controle de Emissões Atmosféricas e Manipulação de Produtos Químicos, elaborados conforme as diretrizes contratuais do projeto e a legislação ambiental brasileira. São realizados gerenciamentos de impactos em toda a etapa da obra. Na construção da Companhia Siderúrgica do Pecém serão utilizadas, aproximadamente, 30.000 estacas, que enfileiradas representam 465 quilômetros, a mesma distância de Fortaleza para Natal. Serão, também, usados no projeto 66 mil toneladas em estruturas de aço , sendo equivalente a 33 mil carros juntos. Só de cabos elétricos serão 2.900 quilômetros, a distância da Capital cearense para a cidade de Florianópolis. Com os 520.000 m³ de concreto, é possível construir uma estrada de 743 quilômetros, com sete metros de largura e dez centímetros de espessura.
http://www.oestadoce.com.br/

52,39% do projeto da siderúrgica concluídos

Com o início desta nova etapa da construção da Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP), mais da metade do projeto - especificamente 52,39% - está concluído. É o que informou o presidente Posco Engenharia & Construção do Brasil, empresa responsável pela execução da usina, Mr. Ahn. "Os 52.39% incluem os processos de engenharia, suprimentos e construção", explica o executivo ao se referir ao contrato firmado entre as duas firmas para a execução do projeto.
Ainda de acordo com ele, o planejado, seguindo o cronograma de trabalho estabelecido, é que o empreendimento seja entregue e comece a funcionar já a partir de em dezembro do próximo ano.
Números
Na obra de construção da CSP deverão ser utilizadas aproximadamente 30 mil estacas. Em fileiras estas somam 465 quilômetros, a mesma distância, por exemplo, de Fortaleza para Natal, capital do vizinho Rio Grande do Norte. Serão também usados no projeto 66 mil toneladas em estruturas de aço, sendo equivalente a 33 mil carros juntos.
Só de cabo elétrico serão utilizados 2.900 quilômetros, a distância da Capital cearense para a cidade de Florianópolis, capital do Estado de Santa Catarina. Com os 520 mil metros cúbicos de concerto, é possível construir ainda uma estrada de 743 quilômetros, com sete metros de largura e dez centímetros de espessura. Até o fim de 2013, a siderúrgica investiu R$ 4 bilhões na sua implantação, no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (Cipp). Já para este ano, a companhia projeta aplicar mais US$ 2 bilhões, o que representará aproximadamente R$ 4,7 bilhões. Até o fim de 2015, a empresa deverá contabilizar investimentos de US$ 5,1 bilhões, montante previsto para execução do projeto, o correspondente a, atualmente, quase R$ 12 bilhões. Resultado da sociedade entre a brasileira Vale e as coreanas Dongkuk Steel e Posco, a CSP é a primeira usina siderúrgica integrada do Nordeste do Brasil. Com a empresa em operação, espera-se impulsionar o crescimento econômico do Ceará com a produção de placas de aço de alta qualidade metalúrgica.
Exportações
Vendidas no mercado internacional, estas pretendem contribuir para o aumento e reposicionamento das exportações do Brasil. Com a operação, há a expectativa do incremento da cadeia produtiva do aço no Estado e da atração de novos investimentos para o território cearense. (ADJ)
dn

Mobilização contra a Tuberculose em Caucaia alerta a população para o diagnóstico e tratamento


Em Caucaia, a Secretaria de Saúde realizou em referência ao Dia Mundial de Luta Contra a Tuberculose ações educativas nas salas de espera das unidades de saúde Paulo Pontes (Jurema) e Djalma Soares (Tabapuazinho) com a finalidade de divulgar para a população os sintomas da Tuberculose as formas de contagio. Logo após os pacientes com queixas de tosse por mais de 03 já era realizado a baciloscopia "Exame de escarro". Também foi realizado o teste rápido do HIV com a equipe do Serviço Ambulatorial Especializado - SAE.

http://secretariadesaudecaucaia.blogspot.com.br/

quinta-feira, 27 de março de 2014

Aço Cearense abre 250 vagas de emprego

A Aço Cearense Industrial, empresa do Grupo Aço Cearense, que fica em Caucaia (CE), está com mais de 250 vagas abertas. Os requisitos básicos da vaga são: possuir ensino fundamental e ter experiência anterior na função.
 As vagas estão distribuídas em: copeiro/auxiliar de cozinha, auxiliar de expedição, auxiliar de operação de máquina e auxiliar de estoque.
 Para a vaga de copeiro/ auxiliar de cozinha, voltada para pessoa com deficiência (PCD), é desejável experiência anterior em refeitórios.
 Além do salário, tem como benefícios: plano de saúde, plano odontológico, transporte da empresa, refeição na empresa, cartão alimentação e seguro de vida em grupo.
 Os interessados devem enviar os currículos, com o nome do cargo no assunto, para selecao@acocearense.com.br ou entregar na matriz da empresa, que fica na BR 222, Km 19 – Caucaia.
Redação O POVO Online

Vagas de Emprego Casa do Trabalhador/SINE Municipal

Emissão em: 27/03/2014 -  às 08h
ATENÇÃO:     
1. VAGAS DISPONÍVEIS NA DATA E HORÁRIO INDICADOS;                            
                     
2.NÃO FAZEMOS RESERVA DE ENCAMINHAMENTOS PARA AS VAGAS OFERTADAS;
                     
3.SUJEITO A ALTERAÇÃO.

http://www.caucaia.ce.gov.br/

quarta-feira, 26 de março de 2014

Denúncia anônima ajuda polícia a prender traficante em Caucaia

No dia 20/03/2014, a composição da RD1104, ao receber uma ligação anônima, a qual informava haver comércio de drogas nas proximidades da Rua Maia no Bairro São Miguel Velho, em Caucaia, seguiu para averiguação e lá encontrou 58 (cinquenta e oito) pedras de crack, mais a quantia de R$12,50, em dinheiro, bem como uma pedra maior de crack pesando 85 gramas. A portadora das drogas e do dinheiro foi encaminhada à DMC para realização dos procedimentos cabíveis.


Assessoria de Comunicação do Ronda do Quarteirão

Ponto de venda de drogas é fechado pelo Ronda no Parque Leblon


No dia 20/03/2014, a composição da viatura do Ronda do Quarteirão RD1115 foi acionada para averiguar uma denúncia de tráfico de drogas nas proximidades da Rua Brisa da Barra, no Bairro Parque Leblon em Caucaia, onde foi preso em flagrante um indivíduo de 20 anos de idade, que foi encontrado com 70 (setenta) pedras de crack, 04 (quatro) papelotes de cocaína, uma balança digital, R$47.00 em dinheiro, 05 (cinco) munições intactas e 08 (oito) comprimidos. O portador dos objetos do flagrante foi encaminhado à DMC para realização dos procedimentos cabíveis.


Assessoria de Comunicação do Ronda do Quarteirão

Pistola Glock 9mm é apreendida pelo Ronda do Quarteirão em Iparana

No dia 19/03/2014, a composição da viatura do Ronda do Quarteirão RD1119 juntamente com as RDs 1121 e 1116 fez uma abordagem a um carro Fiesta de cor dourado, onde foi encontrado debaixo do banco uma pistola Glock 9mm e 10 (dez) munições intactas. Os acusados foram encaminhados à DMC para realização dos procedimentos cabíveis.


Assessoria de Comunicação do Ronda do Quarteirão

Ceará assina convênio para construção de 22 mil habitações

O governador Cid Gomes assinou nesta quarta-feira (26) empréstimo com a Caixa Econômica Federal como contrapartida do Governo do Ceará, no valor de R$ 120,4 milhões, que vai garantir a construção de 22.721 unidades habitacionais em todo o Estado. Das unidades que serão subsidiadas com o aporte, 10.474 mil já começam a ser construídas a partir de hoje, já que na ocasião foram assinadas ordens de serviço para construção de mais de seis mil casas e a retomada das obras de outras três mil unidades nos municípios de Fortaleza e Caucaia. A solenidade, realizada no Palácio da Abolição, contou com a presença do Ministro das Cidades, Gilberto Occhi, e do vice-presidente José Henrique.
Todas as unidades contarão com o montante de R$ 1,05 bilhão do Governo Federal, por meio do Programa Minha Casa Minha Vida (MCMV). “Esta ação vai dar um ritmo muito mais célere na partição do Ceará no Programa Minha Casa Minha Vida. Em um primeiro momento desse Programa, o Ceará teve uma participação muito pequena, mas agora o Estado avaliou e está dando um aporte de uma forma mais justa, serão mais de R$ 1 bilhão por parte do Governado Federal e R$ 120 milhões por parte do Governo Estadual, isso vai fazer com que o Ceará tenha uma participação mais forte na redução do deficit habitacional”, explicou Cid Gomes.

A construção de 6.698 novas unidades habitacionais beneficiarão os municípios de Crateús (795 unidades habitacionais); Maracanaú. (272); Canindé (495), Crato (1.578), Maranguape (294) e Fortaleza (3.264). Além disso foi autorizada a retomada das obras de 3.776 unidades, em Caucaia (2.656 casas) e Fortaleza (1.120), do MCMV I em que o Estado não era autorizado a entrar com aporte financeiro.

Segundo informações da Secretaria das Cidades, em um segundo momento será autorizado o início das obras de construção das outras 12.247 unidades. Nessa etapa serão beneficiados os municípios de Acaraú (500 unidades habitacionais), Barbalha (400), Crateús (300), Granja (500), Quixeramobim (600), Russas (420), Limoeiro do Norte (625), Aracati (200), Itapipoca (750) e outras 8.022 unidades em Fortaleza.

Segundo a Secretaria das Cidades, as famílias beneficiadas com as unidades autorizadas devem ser cadastradas pelos municípios e atender aos critérios estabelecidos pelo Programa Minha Casa Minha Vida.

http://cnews.com.br/

SETEM ITINERANTE - Conj. Nova Metrópole

Vagas de Emprego Casa do Trabalhador/SINE Municipal

Emissão em: 26/03/2014 - às 08h
ATENÇÃO:     

1. VAGAS DISPONÍVEIS NA DATA E HORÁRIO INDICADOS;                           
                    
 2. NÃO FAZEMOS RESERVA DE ENCAMINHAMENTOS PARA AS VAGAS OFERTADAS;
                     
3. SUJEITO A ALTERAÇÃO.

http://www.caucaia.ce.gov.br/

Semana do Microempreendedor Individual SETEM/SEBRAE



terça-feira, 25 de março de 2014

População reage a onda de violência em Caucaia

O assassinato do comerciante José da Rocha Sales Filho já havia sido o estopim para uma série de eventos de protestos contra a falta de segurança em Caucaia. A vítima foi alvo de uma saidinha bancária no dia 24 de fevereiro no centro da cidade, que deixou ainda sua mãe baleada na perna. Nesta terça-feira (18/03), na localidade de Taquara, o proprietário de um depósito de construção civil, Francisco Dantas, foi morto por assaltantes numa ação que deixou ferido ainda o soldado Marcos Antônio Borges. Com mais essa morte que causou revolta e indignação na população as manifestações devem se intensificar.
No último sábado (15/03), a população do Parque Tabapuá realizou uma grande manifestação, onde o povo foi às ruas numa caminhada pela paz. Cerca de 600 moradores do bairro participaram do ato que teve inicio às 15 horas do sábado (15/03), com concentração e saída da rua 06, defronte ao Ginásio Poliesportivo Cazuzão.
Faixas, cartazes, carro de som, camisas, procuravam chamar atenção das autoridades sobre o índice de criminalidade no bairro, que a bem pouco tempo era considerado um dos mais calmos do município.
De acordo com uma estatística publicada no inicio desta semana, 772 pessoas foram assassinadas só nesse ano de 2014 no Ceará, deste total, Caucaia é o município com maior índice neste tipo de crime, após Fortaleza.
Com uma população estimada em 350 mil habitantes distribuídos em 1.293 Km², Caucaia soma neste ano 59 Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs), ou seja, 7.7% dos registrados em todos os 184 municípios. Esse tipo de delito inclui homicídios dolosos, latrocínios (roubo seguido de morte) e óbitos decorrentes de lesão. Porém, outros tipos de crimes que têm apavorado a população. São furtos e roubos a veículos, assalto a pessoa e a estabelecimentos comerciais.
Estrutura
Caucaia conta hoje com o 12º Batalhão da Polícia Militar, sediado no bairro do Itambé, o qual operacionaliza o Policiamento Ostensivo Geral (POG), dispondo no momento de apenas quatro viaturas operando. Está em fase de implantação a 2ª Companhia do 12º Batalhão no Conjunto Nova Metrópole, o qual deverá funcionar em um prédio cedido pela Cohab e reformado pela população, com ajuda da Prefeitura Municipal de Caucaia, o que já se arrasta a meses e ainda não teve sua conclusão. Enquanto isso, o Programa Ronda do Quarteirão aquartelado no Conjunto Araturi tem em seu organograma operacional 22 viaturas, mas nem todas operam simultaneamente, uma vez que existem as baixas.
Já a Policia Civil disponibiliza 06 delegacias em Caucaia, a Metropolitana, que funciona como pólo, ou seja, somente ela atende após o horário de expediente, nos dias úteis, nos finais de semana e feriados. O 18º Distrito no bairro da Jurema, 22º No Icaraí, 23º no Nova Metrópole, 31º no Cumbuco e Delegacia da Mulher no Centro.
Comissão
No ultimo dia 12 de março uma comissão de vereadores do município, tendo a frente o Presidente Eduardo Pessoa (PRP), esteve em audiência com o Secretário de Segurança Publica e Defesa Social Servilho de Paiva. Na conversa os edis relataram os principais problemas concernente a segurança no município. Porém, não houve um maior feed back por que antes de visitar o secretário, os vereadores teriam que ter ouvido o Comandante do Batalhão e pelo menos um delegado, o da Metropolitana, para se abastecerem de informações reais sobre a problemática, o que seria da alçada dos gestores locais e o que fugiria de suas competências. Feito isso o passo seguinte seria levá-las ao chefe da pasta da segurança. Mesmo assim o secretário anunciou à comissão de parlamentares a vinda de pelo menos 8 viaturas para Caucaia.
Após requerimento do vereador Américo Rocha (PTN), votado e aprovado por unanimidade pelos colegas, foi solicitada a presença do Comandante do 12º Batalhão, Tenente Coronel Francisco Barbosa, e do titular da Delegacia Metropolitana de Caucaia, Bacharel Aroldo Antunes, ao plenário da câmara, o que irá acontecer em sessão extraordinária a se realizar na próxima semana, uma vez que, as terças e quintas-feiras dias das sessões ordinárias coincide com dias das reuniões da cúpula da segurança.
Fonte: Jornal Grande Porto.