domingo, 31 de maio de 2015

Academia Enem disponibiliza 2 mil vagas


A partir desta sexta-feira, 29, a Prefeitura de Fortaleza, através da Coordenadoria de Juventude, disponibiliza duas mil vagas para o Academia Enem, capacitação  para o Exame Nacional do Ensino Médio.Esta será a segunda chamada do ano de alunos para o projeto que já realiza aulas desde o mês de março. O curso é gratuito, e os interessados devem fazer a pré-inscrição online no site da Prefeitura (fortaleza.ce.gov.br/academiaenem/inscricoes) até as 12 horas, da quarta-feira,3.
 
Para validar a inscrição feita pela internet, o estudante deve ir ao Ginásio Paulo Sarasate no domingo, 7 de junho, das 9 às 17 horas, levando documento de identificação com foto e comprovante de residência. Só a partir da validação presencial, os alunos estarão devidamente inscritos no Academia Enem.
 
Na 2ª chamada de vagas de 2015, a prioridade das inscrições continua sendo para estudantes da rede pública, mas podem se inscrever alunos que estão cursando ou que já concluíram o Ensino Médio, de qualquer idade. As aulas são ministradas aos sábados e domingos, de 13h às 17h30, segundo um calendário já definido. O Academia Enem acontece desde março e segue até outubro de 2015.

Os inscritos no projeto recebem camisa, kit com apostilas, lanche, além de um cartão de identificação que funciona como vale-transporte gratuito. Também é possível acompanhar no site e Facebook do Academia Enem, dicas, notícias, videoaulas, simulados e novidades sobre o Enem.



Mais informações

Inscrições para novas vagas do Academia Enem
Inscrições online: De 29 de maio a 3 de junho (até às 12h).
Validação presencial: Domingo (07/06), das 9 h às 17h
Local:  Ginásio Paulo Sarasate - Rua Ildefonso Albano, 2050
Mais informações: facebook.com/academiaenem
Redação O POVO Online

STDS vai capacitar mais 7.500 chefes de famílias

Após assegurar a capacitação de 12 mil jovens neste ano, por meio do projeto Primeiro Passo, a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) anuncia novas oportunidades de qualificação profissional para mais 7.500 adultos, chefes de família do interior cearense. O lançamento de 390 novas turmas do Projeto Criando Oportunidades para 2015 será feito na próxima terça-feira, 02 de junho, pelo titular da STDS, Josbertini Clementino, na sede da Pasta, em Fortaleza. O Projeto Criando Oportunidades já contabiliza 38.848 formandos em todo o Ceará, no período de 2008 a 2014.


O projeto oferecerá capacitações nas áreas de apoio educacional, ambiente, saúde e segurança, controle e processos industriais, gestão e negócios, hospitalidade e lazer, informação e comunicação, infraestrutura, produção cultural e design, produção alimentícia, produção industrial e recursos naturais. Os cursos estão distribuídos em 11 áreas ocupacionais, com carga horária mínima de 80 h/a e máxima de 100 h/a, de acordo com a necessidade de cada tipologia.



Público Alvo

O público prioritário do Criando Oportunidades é formado por mulheres chefes de família cadastradas no CadÚnico, beneficiárias ou não do projeto Bolsa Família; trabalhadores sem ocupação e desempregados; pessoas que trabalham em condição autônoma e por conta própria; pessoas a partir de 16 anos à procura do primeiro emprego; segmentos especiais: pessoas com deficiência, quilombolas, afrodescendentes, indígenas, apenados e egressos do sistema penal, jovens em cumprimento de medidas sócio educativas e LGBTT.


As turmas serão formadas com 20 alunos, que serão capacitados para desenvolver competências técnicas específicas compatíveis com a
vocação, a potencialidade e a situação socioeconômico de cada município. Na solenidade de lançamento das turmas de 2015, serão  assinados termos de adesão com as secretarias Estaduais da Justiça e Cidadania (Sejus), da Fazenda (Sefaz) e com a Secretaria de
Trabalho, Desenvolvimento Social e Combate à Fome de Fortaleza (Setra).



Como funciona o Projeto

O Criando Oportunidades tem como objetivo contribuir para consolidar a política de geração de emprego, trabalho e renda preconizada pelo Governo do Estado do Ceará, articulada com outras políticas públicas, na perspectiva do fortalecimento da cidadania e ampliação das oportunidades de inserção dos cidadãos cearenses em situação de vulnerabilidade social e econômica no mercado do trabalho, abrangendo todo o Estado do Ceará.


Data: 0 2 de junho (terça-feira)
orário: 9 horas
Local: Auditório da STDS ? Rua Soriano Albuquerque, 230, Joaquim Távora

*Mais informações: Projeto Criando Oportunidades ? 3101.1558 / 7805


29.05.2015

Assessoria de Comunicação Social
Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social - STDS
Jornalista responsável: Carlos Eugênio
Celular: 8878.8510
Fone: 3101.2089 / 2099
E-mail: imprensa@stds.ce.gov.br
Twitter: www.twitter.com/stdsonline

Ciro Câmara
Gestor de Célula/Secretarias

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado do Ceará
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br    / 85 3466.4898)

Prefeitura de Paracuru lança edital de concurso público com 41 vagas

A Prefeitura de Paracuru, no litoral leste do Ceará divulgou edital de concurso público para contratação de 41 agentes comunitários de saúde. O salário é de R$ 1.014 com jornada de trabalho de 40 horas semanais.
Os interessados devem se inscrever até 1º de junho deste ano no site do Centro de Treinamento e Desenvolvimento (Cetrede), organizador do concurso. A inscrição custa R$ 60.
De acordo com o edital, os candidatos serão selecionados por meio de provas objetivas, que devem ser realizadas em 28 de junho, às 8h, em locais a serem definidos. A empresa organizadora do concurso deve divulgar o local de prova após o período de inscrições. O candidato pode consultar o seu local de prova no site da empresa a partir de 19 de junho.
Os candidatos com maiores pontuação na prova objetiva passarão também por cursos introdutórios de agente de saúde, no qual serão avaliados.
O concurso tem prazo de validade de dois anos e pode ser prorrogado por igual período.

sexta-feira, 29 de maio de 2015

Nárcélio conversa com deputado Bruno Pedrosa sobre campanha Maio Amarelo

Deputado  Bruno Pedrosa  
Deputado Bruno Pedrosa Foto: Arquivo AL
O programa Narcélio Limaverde, da FM Assembleia (96,7 MHz), desta quinta-feira (21/05) entrevista o presidente da Comissão de Juventude da Assembleia Legislativa, deputado Bruno Pedrosa (PSC). Ele dá informações sobre a campanha Maio Amarelo, que tem por objetivo chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.

Também participa do programa o superintendente da Agência de Fiscalização da Prefeitura de Fortaleza, Marcelo Pinheiro. Ele faz um balanço da primeira semana de aplicação da chamada Lei do Lixo, que responsabiliza os grandes produtores de resíduos sólidos da cidade pelo destino desses materiais, penalizando com multa os que descumprirem a lei.

O programa entrevista ainda a presidente da Associação Brasileira de Enfermagem no Ceará, professora Euclea Gomes, sobre o 18º Seminário Nacional de Pesquisa em Enfermagem. O evento será realizado em Fortaleza, de 01 a 03 de junho.

No quadro Vida & Qualidade, o consultor de empresas Albigenor Militão, especialista em Jogos Empresariais e Coach Sistêmico, dá dicas de como desfrutar de qualidade de vida no ambiente de trabalho.

E no Ouvidoria, o convidado é o presidente do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira de Ouvidores Secção Ceará, Irapuan Aguiar.

O pesquisador Márlio Falcão conta, no quadro  Minha Rua Tem História, quem foi Antônio Drumond, nome de rua situada no bairro Monte Castelo, em Fortaleza. Para falar sobre as demandas solucionadas no Procon Assembleia, participa do quadro Direitos do Consumidor a coordenadora do órgão, Telma Valéria.

O programa Narcélio Limaverde vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 9h. Aos sábados, a emissora apresenta os destaques da semana, a partir das 10h.                                       
WR/CG

Parque Botânico será reinaugurado na próxima segunda-feira




 

O Parque Estadual Botânico do Ceará será reinaugurado no dia 01 de junho de 2015, dentro da Programação alusiva a Semana Nacional do Meio Ambiente. Localizado no município de Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza, às margens da CE-090, no Km 3, o Parque Botânico é um grande atrativo para quem gosta de estar em contato com a natureza.

Uma reserva natural de 190 hectares, rica em vegetação de tabuleiro, tem como objetivo proteger a flora e a fauna local, servir como amostra dos ecossistemas cearenses, através da introdução de outras espécies; manter um campo de produção de mudas florestais nativas; propiciar condições de atividades de educação ambiental; e incentivar a pesquisa.


O Parque foi criado em 1998 pelo Governo do Estado e é administrado pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (SEMACE). As instalações conta com centro de visitantes, auditório, salão de exposições, cantina, quiosques para piqueniques, orquidário, horto de plantas medicinais, viveiro de mudas e 6 km de trilhas.


Em levantamento preliminar, foram encontradas mais de 182 espécies vegetais e 63 espécies de aves. O Parque conta ainda com uma produção de mudas e outros cultivos de plantas medicinais.


O Parque Botânico é aberto a visitação pública com função educativa e recreativa, fomentando a cultura ecológica e propiciando à população um local de lazer e recreação de cunho cultural, com informações sobre a fisionomia botânica do Ceará.


A visitação dos grupos é precedida de uma explanação sobre o Parque e projeção de filmes educativos, seguidas de uma caminhada através das trilhas, para observação da vegetação existente. Ao longo das trilhas, as espécies estão devidamente catalogadas com placas de identificação.


Programação:

01 de junho /segunda-feira – Reinauguração do Parque Estadual Botânico do Ceará
09:00 -09:30 – Coral da Semace
09:30 – 10:00 – Apresentação dos índios Tapebas – Dança do Torém
10:00 – 10:30 - Cerimonial de abertura, com a participação do Secretário do Meio Ambiente ( Sema) - Artur Bruno; autoridades, parceiros e sociedade civil.
10:30 – 11:00 – Entrega de Certificados de Parcerias.
11:00 – 12:00 – Coffe Break.

Centec oferece mais de 1.800 vagas em cursos básicos em 38 cidades cearenses

Os Centros Vocacionais Tecnológicos (CVTs) do Instituto Centec estão com inscrições abertas para 1.818 vagas em cursos de Formação Inicial e Continuada em 38 cidades do interior cearense.

Neste mês, as capacitações variam de 40 a 60 horas aulas e são das mais diversas áreas, como hospitalidade e lazer, informação e comunicação, culinária, gestão e administração, dentre outras.

Cerca de 20 unidades do Centec estão oferecendo cursos de informática que vão do básico ao avançado, como Word, Excel, Corel Draw e Manutenção de Computadores.

O CVT Canindé, atendendo à demanda de profissionais da área, está oferecendo uma qualificação em técnicas avançadas de tatuagem, que abrangerá desde a higienização dos equipamentos, segurança para a saúde do profissional e dos clientes, às técnicas realistas de desenho. As aulas terão início dia 13 de junho, com carga horária total de 40 horas. São apenas 30 vagas disponíveis.

Os CVTs do Instituto Centec também realizam ações itinerantes e oferecem cursos de qualificação em outras cidades e comunidades rurais, dentro da região de abrangência, em parceria com prefeituras, associações ou empresas.

Este é o caso dos CVTs em Aracoiaba, Brejo Santo, Itaiçaba e Missão Velha que oferecerão cursos nas cidades de Capistrano, Russas, Abaiara e Milagres, respectivamente.

O CVT Missão Velha, por meio de parceria com a Chesf e Associação Comunitária de Milagres, está oferecendo mais uma turma do curso de Comandos Elétricos. A parceria já existe desde 2006 e oferece capacitação gratuita para a população de Milagres também no curso de eletricista.

A Chesf oferece kit tecnológico para realização das aulas práticas, a associação colabora com a mobilização dos participantes do curso e o Instituto Centec entra com o professor e a certificação.

O CVT Aracoiaba pela primeira vez irá até as comunidades rurais de Boqueirão e Curimatan, no município de Capistrano, para oferecer os cursos de criação de galinha caipira, gestão empresarial e fabricação de bolos e salgados.

Para inscrever-se, basta ser maior de 16 anos e ir até o CVT da sua cidade portando o CPF. Acesse a relação completa dos cursos, assim como o período e turno das atividades em www.centec.org.br. As inscrições podem ser feitas na própria unidade até a data de início das aulas ou até o preenchimento das vagas.

No mês de junho, as capacitações estão sendo oferecidas pelos CVTs das seguintes cidades: Acaraú, Amontada, Aracoiaba, Barreira, Beberibe, Boa Viagem, Brejo Santo, Campos Sales, Canindé, Crateús, Fortim, Granja, Groaíras, Horizonte, Icó, Iguatu, Ipaumirim, Ipu, Jucás, Limoeiro do Norte, Maracanaú, Maranguape, Massapê, Mauriti, Missão Velha, Pentecoste, Quixadá, Quixeré, Santa Quitéria, São Benedito, Tabuleiro do Norte, Tauá e Viçosa do Ceará.


Prorrogadas inscrições para os cursos técnicos e tecnológicos do Centec

As inscrições para os cursos técnicos e superiores tecnológicos do Instituto Centec oferecidos nas cidades de Crato, Barbalha, Juazeiro do Norte, Quixeramobim e São Gonçalo do Amarante foram prorrogadas até o dia 5 de junho (sexta-feira).

Os cursos acontecem nos Centros Vocacionais Técnicos (CVTECs) e Faculdades de Tecnologia Centec (Fatecs). As inscrições são on-line em www.centec.org.br. As provas acontecerão no dia 21 de junho, das 9h às 13h e a taxa de inscrição é de 40 reais. Os cursos são todos gratuitos, ou seja, sem mensalidade.



CURSOS TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO
UNIDADE
CURSO
VAGAS
TURNO
FATEC CARIRI (Juazeiro do Norte)
Eletrotécnica
45
Noite
Eletroeletrônica
45
Noite
Mecânica
45
Noite
Meio Ambiente
45
Noite
FATEC SERTÃO CENTRAL (Quixeramobim)
Panificação
45
Noite
CVTEC BARBALHA
Meio Ambiente
35
Tarde
Agricultura
30
Noite
CVTEC CRATO
Cozinha
30
Tarde
60
Noite
CVTEC SÃO GONÇALO DO AMARANTE
Eletromecânica
35
Tarde
35
Noite
Metalurgia
35
Noite
Meio Ambiente
35
Tarde
35
Noite
CURSOS SUPERIORES TECNOLÓGICOS
FATEC SERTÃO CENTRAL
Alimentos
45
Noite
Agronegócio
45
Noite


 
O Instituto Centec é uma organização social que está presente em 43 municípios cearenses oferecendo cursos básicos, técnicos de nível médio e superiores tecnológicos por meio de parceria com a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece). Para saber mais entre em contato diretamente com as unidades por e-mail ou telefone.


29.05.2015


Caroline Avendaño
Assessora de Imprensa do Instituto Centro de Ensino Tecnológico
85 3066.7030 | 9949.1534
carol@centec.org.br

Sabrina Lima
Gestora de Célula/Secretarias

Coordenadoria de Imprensa
Casa Civil - Governo do Estado Ceará
85 3466.4898

quinta-feira, 28 de maio de 2015

Caucaia lança edital para “Juizado Social 2015”



O Juizado Especial Cível e Criminal de Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza, lançou, nesta quinta-feira (28/05), edital do projeto “Juizado Social 2015”. As entidades interessadas em receber recursos oriundos de penas pecuniárias (multa em dinheiro aplicada pelo juiz a um infrator) têm de 1º de junho a 15 de julho para efetuar a inscrição na referida unidade Judiciária.

Podem participar instituições públicas ou privadas com finalidade social relacionadas à segurança pública, saúde ou educação. Também é necessário ter sede no município de Caucaia. O número de inscrições é ilimitado.

Quem tiver dúvidas, poderá participar de audiência pública que será realizada no dia 16 de junho, às 9 horas, no Salão do Júri do Fórum de Caucaia, localizado na rua 15 de Outubro, s/n, Novo Pabussu II.

O “Juizado Social” foi criado em 2013 pela juíza Tereza Germana Lopes de Azevedo, em parceria com o promotor de Justiça Hugo José Lucena de Mendonça. A iniciativa foi formulada com base na Resolução n° 154 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que define a política de aplicação dos recursos da pena de prestação pecuniária.

De acordo com a magistrada, "esse projeto vem beneficiando um número considerável de pessoas, observando-se sobretudo o princípio da transparência, como orienta o CNJ”. Ela destaca ainda que essa é uma forma de “converter o crime em benefício social concreto, cujos resultados são dignos de serem festejados.”

Em 2014, sete instituições foram contempladas, beneficiando diretamente cerca de 1.400 pessoas. Em 2013, primeiro ano de aplicação do “Juizado Social”, foram destinados R$ 250 mil a cinco entidades.

SERVIÇO

Juizado Especial Cível e Criminal de Caucaia

Onde: rua Presidente Getúlio Vargas, 251, Centro.

Telefone: (85) 3368.8705

Caucaia: Ônibus tomba na BR-222 e deixa três feridos


Três pessoas ficaram feridas após o ônibus de uma empresa de viagens tombar na BR-222, km 13, na altura do município de Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). O veículo transportava cerca de 30 trabalhadores, com destino ao Pecem. 
A Polícia Rodoviária Federal (PRF-CE) informou que, no momento do acidente, a pista estava molhada, devido a chuva que caiu no início deste manhã.
O motorista não teria mantido distância do veículo da frente e acabou perdendo o controle da direção durante uma frenagem. Com isso, o ônibus saiu da pista e caiu em um barranco. 
Uma equipe da PRF esteve no local para orientar o trânsito na rodovia. Devido o acidente, o trânsito na via ficou bloqueado para a retirada do veículo. Apesar do susto, não houve vítimas e os feridos já foram socorridos
Foto: PRF 
dn

Identificados suspeitos de atacar banco em Caucaia e fazer reféns

O grupo investigado seria de outro estado e chegou a ser preso pela DRF no mês de setembro do ano passado. Eles seriam especializados em ataques a bancos. O chefe se encontra em uma unidade prisional

A Delegacia de Roubos e Furtos (DRF) investiga integrantes de uma quadrilha interestadual especializada em ataques a banco. Eles são os principais suspeitos de roubar, na manhã de ontem, três malotes no Banco do Brasil na rua Edson Mota Correia, bairro Malvinas, em Caucaia (Região Metropolitana de Fortaleza).

Segundo o titular da DRF, Raphael Vilarinho, as investigações começaram logo após o assalto. Pela apuração, a Polícia Civil acredita que os suspeitos pertencem a uma quadrilha proveniente de outro estado.

O grupo investigado já tinha sido preso em setembro do ano passado pela DRF, por participação em assaltos a estabelecimentos bancários. No entanto, apenas o líder permaneceu preso após assumir o crime. O chefe da quadrilha está, atualmente, em regime fechado em uma unidade prisional no Ceará. Outros dois comparsas foram liberados.

A ação de ontem foi registrada por volta das 8h30min, quando o gerente e os funcionários abriam a agência. Segundo a Polícia, os suspeitos chegaram ao local armados e todos foram feitos reféns. Os criminosos deixaram os vigilantes em seus postos, com as armas, mas sem as munições. Os clientes permaneceram na parte externa, onde ficam os caixas eletrônicos.

Segundo Raphael Vilarinho, o sistema de câmeras de segurança estava com defeito. Os funcionários não souberam explicar desde quando os equipamentos apresentavam problemas. A utilização de armas longas pela quadrilha, como um fuzil, não foi confirmada pela Polícia.

O POVO apurou que a Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) teria acionado duas viaturas do Ronda do Quarteirão para uma ocorrência de ataque a banco na manhã de ontem. Porém, quando chegaram ao local, os policiais foram recebidos pelo vigilante com arma no coldre. Ameaçado pela quadrilha, ele teria dito não estar acontecendo nada ali. Os quatro policiais, sendo dois em cada viatura, saíram do local. Em seguida, o bando teria fugido em um carro Fox de placas clonadas.

Nas redes sociais, um dos militares desabafou sobre a ocorrência. Para o PM, a Ciops deveria acionar um batalhão preparado para lidar com casos de ataques a banco. Ele ainda disse que a quadrilha estaria fortemente armada e que se sentia “aliviado” de não ter ocorrido tiroteio, pois haviam criminosos armados dentro e fora do banco. 

o povo

Livro escrito por crianças cearenses


Como resultado do concurso cultural “Criadores de começos”, em que 30 mil crianças de todo o país participaram será lançado amanhã, 28, às 15h30min, o livro Contos das crianças. A publicação, composta de 30 textos escolhidos entre 2.384 avaliados, traz oito produções assinadas por alunos de escolas públicas das cidades de São Gonçalo do Amarante, Caucaia, Fortaleza, Juazeiro do Norte e Sobral.

Quem ele é?, de Nara Adrielly de Souza Spinosa, 11, aluna do 5º ano na Escola Joaquim Pacheco de Menezes, em São Gonçalo do Amarante, conta a história de um animal misterioso criado pela imaginação de outros bichos da floresta. Segundo sua professora, Francisca Clézia Dias, a menina começou a escrever a história desenhando o animal inventado.


“A gente passa os livros pros alunos e pede pra eles encenarem a história depois”, explica a professora sobre uma das estratégias adotadas. “Nara sempre participa das apresentações”, ela destaca. No lançamento de amanhã não será diferente. A vencedora do concurso, mais dois colegas e a professora Clézia encenarão a história criada pela menina. (Raphaelle Batista)


Fonte: Jornal O Povo.

Governador garante 2600 unidades habitacionais em Caucaia até o final de 2015


RdestaqueO governador Camilo Santana fez a entrega, na noite desta quinta-feira (28), das 464 unidades habitacionais dos residenciais José Lino da Silveira II e IV, em Caucaia, na região metropolitana de Fortaleza. Falando aos moradores, o governador garantiu a conclusão dos apartamentos que ainda estão em construção para este ano. "Todos os prédios já estão levantados, apenas em fase de acabamento e finalização da obra. O nosso compromisso é que, até o fim deste ano, todas a 2600 unidades habitacionais sejam entregues para a população do município de Caucaia", adiantou emocionado o governador.
 
 
Rcaucaia3Financiados pela Caixa Econômica Federal, por meio do programa "Minha Casa, Minha Vida", os dois empreendimentos são os primeiros dos oito módulos construídos no bairro Jurema. Tendo assinado a obra enquanto era secretário das Cidades, na gestão passada,, o o governador agradeceu a confiança que sempre teve dos moradores da região. "Quando vejo uma obra dessas sendo entregue e com todas essas famílias emocionadas e felizes, eu recarrego minha bateria. É com esse reconhecimento que reafirmo a cada dia o meu com compromisso com o povo cearense", disse Camilo.
 
 
Para entrar no programa, as famílias beneficiadas devem possuir uma renda mensal de até três salários mínimos. A dona de casa Rafaelle da Costa, de 30 anos, é das moradoras das unidades entregues em Caucaia. Vinda do bairro Jardim Iracema, em Fortaleza, a mãe de três filhos se diz emocionada por ter conseguido a sua casa própria, após tanta espera. “Há oito anos, moro de aluguel. Então, estou muito satisfeita de receber a minha casa depois de toda a luta. Eu e meus três filhos moramos em só dois compartimentos, inclusive um deles tem necessidades especiais. Fica difícil morar em uma casa com essas condições. Aqui, eu já vejo que tenho todas as condições para criar meus filhos com tranquilidade e segurança”, comenta a dona de casa.  
 
 
Rcaucaia2Durante a inauguração, o governador fez ainda uma entrega simbólica das chaves dos apartamentos entregues às famílias contempladas pelo programa. Estiveram presentes o secretário Ivo Gomes (Cidades); o presidente da Assembleia Legislativa, Zezinho Albuquerque; o prefeito de Caucaia, Washington Goes, além dos deputados estaduais Bruno Pedrosa, Naomi Amorim e o Evandro Leitão.
 
 
 
 
Residenciais José Lino da Silveira II e IV
 
 
Na construção dos dois módulos, o Governo do Estado investiu cerca R$ 2,3 milhões. O módulo II é composto por 208 unidades, enquanto o módulo IV por 256.  Com área de 43m² de espaço interno, os apartamentos possuem dois quartos, sala, cozinha, área de serviço e banheiro social. O terreno onde o empreendimento foi construído, na avenida São Vicente de Paula, tem 170 mil m² e conta com infraestrutura completa no entorno do residencial. Das 464 unidades entregues, 16 são adaptadas para pessoas com deficiência e necessidades especiais. 
 
 
 
28.05.2015
 
 
Wilame Januário
Repórter/Célula de Reportagem 
 
 
Wilson Zanini
Gestor de Célula/Célula de Reportagem
 
 
Coordenadoria de Imprensa - Casa Civil
Governo do Estado Ceará

Lançamento do Curso Preparatório #EnemCaucaia



A Secretaria Municipal de Educação de Caucaia através da Diretoria de Desenvolvimento Pedagógico - Anos Finais lançará no dia 01 de junho o Curso Preparatório para o ENEM, ofertado aos alunos matriculados no 3º ano do Ensino Médio e egressos das escolas públicas de Caucaia. As aulas acontecerão na escola Profissionalizante Prof. Antonio Valmir da Silva. O Curso será ministrado nos meses de maio a outubro, no período noturno de segunda a sexta-feira. Serão oferecidos ainda, Laboratório de Redação, Simulados ENEM, Curso de Leitura Dinâmica e Olimpíada de Atualidades com professores especialistas.

Aula Inaugural

Data: 01/06/2015
Horário: 18h às 21h.
Local: Escola Profissionalizante Prof. Antonio Valmir da Silva

quarta-feira, 27 de maio de 2015

Dupla faz funcionários reféns e assalta banco em Caucaia

Dois homens armados fizeram funcionários reféns e assaltaram uma agência do Banco do Brasil (BB), na manhã desta quarta-feira, 27, em Caucaia, 15,8 km de Fortaleza. A Polícia Militar informou que o assalto ocorreu por volta das 9 horas e equipes foram encaminhadas ao local. Não há registro de feridos.

De acordo com a PM, os criminosos estavam armados com um fuzil e fugiram em um Fox branco, mas ainda não foram localizados. Não há informações sobre a quantia levada e a Polícia Civil aguarda o levantamento dos funcionários para apurar o prejuízo. A Pérícia Forense também está no local.
O delegado Raphael Villarinho, titular da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF), disse que os destacamentos policiais das cidades vizinhas também acionados para cercar estradas e localizar os criminosos. "A ação ocorreu quando o gerente e os funcionários abriam a agência. Infelizmente o circuito da câmera de segurança estava quebrado e não poderemos utilizar as imagens para a identificação", explicou.
Com o assalto do BB em Caucaia, sobre para 25 o número de ataques a bancos no Ceará, em 2015. No ultimo dia 19, um grupo de homens explodiu a agência do Bradesco, em Barreira, mas fugiu sem levar nenhuma quantia. Os números foram calculados pelo O POVO com base nos dados do Sindicato dos Bancários do Ceará.
Ataques a bancos:
Janeiro: Jardim (dia 7) e Iracema (dia 16).
Fevereiro: Ocara (dia 2), Acopiara (dia 4), Irauçuba (dia 4), Acarape (dia 4), Quixadá (dia 8), Fortaleza (dia 8), Fortaleza (dia 14), Missão Velha (dia 23), Mombaça (dia 27) e Fortaleza (dia 28).
Março: Tamboril (dia 2), Ocara (dia dia 5), Coreaú (dia 10), Acopiara (dia 16), Novo Oriente (dia 30) e São Luís do Curu (dia 31).
Abril: General Sampaio (dia 10), Maracanaú (dia 10), Eusébio (dia 20), Quiterianópolis (dia 24), e Araripe (dia 28).
Maio: Eusébio (dia 2), Barreira (dia 19) e Caucaia (dia 27)
Outras ações relacionadas:
- Assalto de carro-forte em Russas (14 de janeiro)
- ''Chegadinha bancária'' em Santana do Acaraú (dia 27 de abril)
- Assalto a cliente em agência bancária (dia 27 de abril)
- Assalto a cliente em agência bancária (dia 30 de abril)
- ''Saidinha bancária'' em Maracanaú (12 de maio)
Serviço
Redação O POVO Online

Estágio: Prefeitura de Fortaleza divulga edital para 376 vagas em 34 cursos

Seguem até o dia 23 de junho as inscrições para o preenchimento de 376 vagas para estagiários em nível superior da Prefeitura de Fortaleza. As vagas estão distribuídas em 34 cursos e tem 32 oportunidades são reservadas para pessoas com deficiência. 
As inscrições podem ser feitas por meio do preenchimento do formulário e pagamento do boleto bancário no valor de R$ 40,00 (quarenta reais). 
A seleção é constituída de uma única etapa no dia 12 de julho e também visa preenchimento de cadastro de reserva. A duração do estágio será de 12 meses, podendo ser prorrogada pelo mesmo período uma única vez, limitada à data de colação de grau do estagiário.

Conheça os requisitos indispensáveis para a seleção:

1) Candidatos devem estar cursando, no mínimo, o 4° semestre, ou ter cursado pelo menos 80 créditos ou 40% de sua carga horária;
2) Estudantes do curso de Turismo farão uma prova oral e os demais uma prova escrita objetiva, que será composta por 40 questões de múltipla escolha sobre língua portuguesa e atualidades, com exceção das provas para estudantes de Direito, Jornalismo e Publicidade, que terão acrescentadas 20 questões sobre conhecimentos específicos do curso;
SERVIÇO: Seleção de Estagiários da Prefeitura de Fortaleza (PMF).
Vagas:
376
Nível:
Superior a partir do 4° semestre
Edital:
baixe aqui
Inscrição:
até o dia 23 de junho; preencha o formulário on-line
Informações: 
Imparh - Avenida João Pessoa, 5609 - Damas - (85) 3433.2987 Links

Comarca de Caucaia realiza atividades para celebrar o Dia Nacional da Adoção

A Vara da Infância e Juventude da Comarca de Caucaia realiza, nesta sexta-feira (29/05), a partir das 8h30, uma manhã de atividades em comemoração ao Dia Nacional da Adoção, celebrado em 25 de maio. A iniciativa acontece no Salão do Júri do Fórum de Caucaia.

O evento contará com apresentações artísticas, contação de histórias, lanche, distribuição de brinquedos para crianças e rosas para as mães, briquedoteca, entre outras atividades. As ações são voltadas para famílias que passaram por um processo de adoção.

Durante o mês de abril e maio, a equipe interprofissional de adoção da Comarca de Caucaia fez uma série de visitas às famílias adotantes para acompanhar o desenvolvimento psicopedagógico das crianças, avaliar as dificuldades e orientar sobre as peculiaridades do processo de adoção. Foram promovidos também eventos de confraternização com as famílias para celebrar o Dia Nacional da Adoção.

A titular da Vara da Infância e Juventude de Caucaia é a juíza Elizabete Silva Pinheiro.

SERVIÇO:
Vara da Infância e Juventude da Comarca de Caucaia - Rua 15 de Outubro, s/n – Novo Pabussú
A Vara da Infância e Juventude da Comarca de Caucaia realiza, nesta sexta-feira (29/05), a partir das 8h30, uma manhã de atividades em comemoração ao Dia Nacional da Adoção, celebrado em 25 de maio. A iniciativa acontece no Salão do Júri do Fórum de Caucaia. - See more at: http://www.tjce.jus.br/noticias/noticia-detalhe.asp?nr_sqtex=36217#sthash.Fw2G2KkN.dpuf
A Vara da Infância e Juventude da Comarca de Caucaia realiza, nesta sexta-feira (29/05), a partir das 8h30, uma manhã de atividades em comemoração ao Dia Nacional da Adoção, celebrado em 25 de maio. A iniciativa acontece no Salão do Júri do Fórum de Caucaia.

O evento contará com apresentações artísticas, contação de histórias, lanche, distribuição de brinquedos para crianças e rosas para as mães, briquedoteca, entre outras atividades. As ações são voltadas para famílias que passaram por um processo de adoção.

Durante o mês de abril e maio, a equipe interprofissional de adoção da Comarca de Caucaia fez uma série de visitas às famílias adotantes para acompanhar o desenvolvimento psicopedagógico das crianças, avaliar as dificuldades e orientar sobre as peculiaridades do processo de adoção. Foram promovidos também eventos de confraternização com as famílias para celebrar o Dia Nacional da Adoção.

A titular da Vara da Infância e Juventude de Caucaia é a juíza Elizabete Silva Pinheiro.

SERVIÇO:
Vara da Infância e Juventude da Comarca de Caucaia - Rua 15 de Outubro, s/n – Novo Pabussú
- See more at: http://www.tjce.jus.br/noticias/noticia-detalhe.asp?nr_sqtex=36217#sthash.Fw2G2KkN.dpuf


1ª Festa da Família Adotiva de Caucaia realizada pela Vara da Infância de Juventude



A Vara da Infância e Juventude da Comarca de Caucaia realiza, nesta sexta-feira (29/05), a partir das 8h30, uma manhã de atividades em comemoração ao Dia Nacional da Adoção, celebrado em 25 de maio. A iniciativa acontece no Salão do Júri do Fórum de Caucaia.

O evento contará com apresentações artísticas, contação de histórias, lanche, distribuição de brinquedos para crianças e rosas para as mães, briquedoteca, entre outras atividades. As ações são voltadas para famílias que passaram por um processo de adoção.

Durante o mês de abril e maio, a equipe interprofissional de adoção da Comarca de Caucaia fez uma série de visitas às famílias adotantes para acompanhar o desenvolvimento psicopedagógico das crianças, avaliar as dificuldades e orientar sobre as peculiaridades do processo de adoção. Foram promovidos também eventos de confraternização com as famílias para celebrar o Dia Nacional da Adoção.

A titular da Vara da Infância e Juventude de Caucaia é a juíza Elizabete Silva Pinheiro.

SERVIÇO:
Vara da Infância e Juventude da Comarca de Caucaia - Rua 15 de Outubro, s/n – Novo Pabussú
- See more at: http://www.tjce.jus.br/noticias/noticia-detalhe.asp?nr_sqtex=36217#sthash.Fw2G2KkN.dpuf


1ª Festa da Família Adotiva de Caucaia realizada pela Vara da Infância de Juventude



A Vara da Infância e Juventude da Comarca de Caucaia realiza, nesta sexta-feira (29/05), a partir das 8h30, uma manhã de atividades em comemoração ao Dia Nacional da Adoção, celebrado em 25 de maio. A iniciativa acontece no Salão do Júri do Fórum de Caucaia.

O evento contará com apresentações artísticas, contação de histórias, lanche, distribuição de brinquedos para crianças e rosas para as mães, briquedoteca, entre outras atividades. As ações são voltadas para famílias que passaram por um processo de adoção.

Durante o mês de abril e maio, a equipe interprofissional de adoção da Comarca de Caucaia fez uma série de visitas às famílias adotantes para acompanhar o desenvolvimento psicopedagógico das crianças, avaliar as dificuldades e orientar sobre as peculiaridades do processo de adoção. Foram promovidos também eventos de confraternização com as famílias para celebrar o Dia Nacional da Adoção.

A titular da Vara da Infância e Juventude de Caucaia é a juíza Elizabete Silva Pinheiro.

SERVIÇO:
Vara da Infância e Juventude da Comarca de Caucaia - Rua 15 de Outubro, s/n – Novo Pabussú
- See more at: http://www.tjce.jus.br/noticias/noticia-detalhe.asp?nr_sqtex=36217#sthash.QDC6Dj0A.dpuf


1ª Festa da Família Adotiva de Caucaia realizada pela Vara da Infância de Juventude



A Vara da Infância e Juventude da Comarca de Caucaia realiza, nesta sexta-feira (29/05), a partir das 8h30, uma manhã de atividades em comemoração ao Dia Nacional da Adoção, celebrado em 25 de maio. A iniciativa acontece no Salão do Júri do Fórum de Caucaia.

O evento contará com apresentações artísticas, contação de histórias, lanche, distribuição de brinquedos para crianças e rosas para as mães, briquedoteca, entre outras atividades. As ações são voltadas para famílias que passaram por um processo de adoção.

Durante o mês de abril e maio, a equipe interprofissional de adoção da Comarca de Caucaia fez uma série de visitas às famílias adotantes para acompanhar o desenvolvimento psicopedagógico das crianças, avaliar as dificuldades e orientar sobre as peculiaridades do processo de adoção. Foram promovidos também eventos de confraternização com as famílias para celebrar o Dia Nacional da Adoção.

A titular da Vara da Infância e Juventude de Caucaia é a juíza Elizabete Silva Pinheiro.

SERVIÇO:
Vara da Infância e Juventude da Comarca de Caucaia - Rua 15 de Outubro, s/n – Novo Pabussú
- See more at: http://www.tjce.jus.br/noticias/noticia-detalhe.asp?nr_sqtex=36217#sthash.QDC6Dj0A.dpuf


1ª Festa da Família Adotiva de Caucaia realizada pela Vara da Infância de Juventude



A Vara da Infância e Juventude da Comarca de Caucaia realiza, nesta sexta-feira (29/05), a partir das 8h30, uma manhã de atividades em comemoração ao Dia Nacional da Adoção, celebrado em 25 de maio. A iniciativa acontece no Salão do Júri do Fórum de Caucaia.

O evento contará com apresentações artísticas, contação de histórias, lanche, distribuição de brinquedos para crianças e rosas para as mães, briquedoteca, entre outras atividades. As ações são voltadas para famílias que passaram por um processo de adoção.

Durante o mês de abril e maio, a equipe interprofissional de adoção da Comarca de Caucaia fez uma série de visitas às famílias adotantes para acompanhar o desenvolvimento psicopedagógico das crianças, avaliar as dificuldades e orientar sobre as peculiaridades do processo de adoção. Foram promovidos também eventos de confraternização com as famílias para celebrar o Dia Nacional da Adoção.

A titular da Vara da Infância e Juventude de Caucaia é a juíza Elizabete Silva Pinheiro.

SERVIÇO:
Vara da Infância e Juventude da Comarca de Caucaia - Rua 15 de Outubro, s/n – Novo Pabussú
- See more at: http://www.tjce.jus.br/noticias/noticia-detalhe.asp?nr_sqtex=36217#sthash.QDC6Dj0A.dpuf

Governo do Estado entrega 464 unidades habitacionais do programa "Minha Casa, Minha Vida" em Caucaia


 MVS5729ok
O Governo do Estado, por meio da Secretaria das Cidades, vai entregar nesta quinta-feira (28), às 17 horas, unidades habitacionais a 464 famílias cearenses no Residencial José Lino  MVS5694okda Silveira, em Caucaia. O governador Camilo Santana e o secretário das Cidades, Ivo Gomes, estarão presentes na solenidade.

O empreendimento José Lino da Silveira II e IV são os dois primeiros dos oito módulos construídos no bairro Jurema através do Programa "Minha Casa, Minha Vida". O módulo II é composto por 208 unidades, enquanto o módulo IV por 256.

Na construção dos dois módulos, o Governo do Estado investiu cerca R$ 2,3 milhões. As famílias beneficiadas possuem renda mensal de até três salários mínimos e integram a Faixa MVS5678ok I do programa do Governo Federal.

Com área de 43m² de espaço interno, os apartamentos possuem dois quartos, sala, cozinha, área de serviço e banheiro social. O terreno onde o empreendimento foi construído, na avenida São Vicente de Paula, tem 170 mil m² e conta com infra-estrutura completa no entorno do Residencial. Das 464 unidades entregues, 16 são adaptadas para pessoas com deficiência e necessidades especiais.

Serviço:
Entrega do Residencial José Lino da Silveira
Hora: 17h 
Local: Av. São Vicente de Paula, s/n, Araturi

Fotos: Marcos Sturdat

27.05.2015

Assessoria de Imprensa da Cidades
Ranne Almeida - (85) 3207.5254
ranne.almeida@cidades.ce.gov.br  
Twitter: @Cidades
www.facebook.com/SecretariadasCidadesdoCeara

Giselle Dutra
Gestora de Célula/Secretarias

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br   / (85) 3466.4898

terça-feira, 26 de maio de 2015

Adolescente suspeito de assalto capota carro durante fuga no Ceará

Um adolescente capotou um carro que havia roubado na manhã desta segunda-feira (25) em Caucaia, na Grande Fortaleza, e foi apreendido durante uma fuga. De acordo com a Polícia Militar de Caucaia, o adolescente de 17 anos é suspeito de infrações análogas aos crimes de roubo de veículo e assalto com arma de fogo.

Ainda de acordo com policiais militares, o adolescente havia assaltado um comércio em Caucaia e fugia de uma perseguição quando capotou o carro na Avenida Coronel Carvalho, na Região Metropolitana de Fortaleza.
O garoto sofreu escoriações leves, recebeu atendimento médico sob escolta policial e foi encaminhado à Delegacia da Criança e do Adolescente, em Fortaleza. A Polícia Militar apreendeu também uma arma de fogo, um revólver calibre 38, no interior do veículo.
Os policiais já localizaram o proprietário do veículo e devem realizar a devolução nesta terça-feira (26).

g1

Caucaia: Justiça Federal determina criação de novos leitos de UTI no Estado do Ceará

A 2ª Vara da Justiça Federal no Ceará determinou a progressiva ampliação de leitos de Unidades de Terapia Intensiva no Estado do Ceará, no período máximo de quatro anos. A decisão concede à Defensoria Pública da União antecipação dos efeitos de tutela, em Ação Civil Pública, para que seja apresentado e executado, pelos entes federados, um plano progressivo de ampliação do número de UTIs no Estado do Ceará.
O juiz federal Jorge Luís Girão Barreto, responsável pela decisão, reconheceu a situação extrema de ausência de leitos de UTI nos hospitais públicos do Ceará e determinou que os planos governamentais deverão ser formulados pela União, pelo Estado do Ceará, pelo Município de Fortaleza e pelo Município de Caucaia para proporcionar a implantação de, no mínimo, 35 novas unidades por ano.
Em suas defesas, os entes públicos réus argumentaram que utilizam critérios clínicos e cronológicos para organizar a fila de espera para os pacientes inscritos na Central de Regulação de Leitos de UTI. Para o juiz federal, a inclusão em fila de espera “não é suficiente para respeitar o direito fundamental à saúde dos pacientes, pois tal procedimento não garante o adequado tratamento”.
Conforme a sentença, “caberá à União Federal enquanto pessoa jurídica de Direito Público gestora da Direção Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS) obter do Estado do Ceará, do Município de Fortaleza e do Município de Caucaia as informações concernentes aos projetos de leis orçamentárias estadual e municipais em execução e ainda procedimentos licitatórios a serem deflagrados ou já em execução para a construção de novos leitos de UTIs, editais de concursos públicos ou seleções públicas destinadas à contratação de médicos e profissionais de saúde necessários ao funcionamento de leitos de UTIs”. O Estado do Ceará, o Município de Fortaleza e o Município de Caucaia deverão apresentar à Direção Nacional do SUS todas as informações necessárias no prazo de até 60 dias, contados da intimação.
Os réus da ação também deverão apresentar a cada 90 dias relatórios que comprovem a efetivação das medidas, como forma de proporcionar transparência no cumprimento da decisão.
Ação Civil Pública Nº 080704420-2014.4.05.8100
Fonte: JFCE

Nutec realiza análise de água em São Gonçalo do Amarante no próximo sábado (30)

A Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará (Nutec), vinculada à Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), realiza ação voluntária no município de São Gonçalo do Amarante, Região Metropolitana de Fortaleza, no próximo sábado (30). Através de um teste feito na hora, a população poderá verificar a possibilidade de contaminação da água que consome. A atividade acontece dentro da programação da Ação Global, de 8h às 17h, na Escola Maria do Socorro Gouveia, bairro Palestina, que realiza ainda dezenas de outros serviços gratuitos para a população.

O visitante deverá levar 500 ml de água em uma garrafa pet, de preferência do tipo que armazena água mineral. Um técnico do Nutec realizará um teste qualitativo de nitrito que, na prática, trata-se de um ensaio visual com um indicativo de poluição. Funciona assim: quando adicionado o reagente específico na amostra de água do visitante, caso o teste dê positivo, o que é indicado pelo desenvolvimento de uma coloração rosa, as pessoas serão orientadas a se dirigirem a laboratórios para realizar uma análise completa.

No ano passado, no programa Ação Global em Aquiraz, o Nutec realizou 30 atendimentos para detectar a presença de micro-organismos na água, principalmente, coliformes fecais. Amostras foram trazidas da rede de distribuição pública e não apresentaram contaminação. Porém, algumas amostras de poços e cacimbas poderiam estar comprometidas, pois reagiram com a solução. Mas, segundo os técnicos, não se pode afirmar precisamente a presença da bactéria porque para confirmar microrganismos é necessário que uma análise microbiológica seja realizada em laboratório.

Ainda segundo os técnicos do Nutec, essa possível poluição pela Bactéria E. Coli, que habita no intestino do homem, poderá ter origem nos poços próximos a esgotos domésticos (fossas). Nesses casos, são sugeridas limpezas nos poços e cloração de maneira artesanal, quando não há disponibilidade financeira para contratação de empresas especializadas em limpeza. Os técnicos explicarão, ainda, a forma mais apropriada para a manutenção de caixas d'água, cisternas, além do tratamento da água através da fervura, água sanitária ou cloro.
Promovido em todo o Brasil pelo Serviço Social da Indústria (SESI) e Rede Globo, com a cooperação de dezenas de parceiros, o Ação Global trabalha este ano o tema Qualidade de Vida e oferecerá ações nas áreas educação, saúde, qualidade de vida e cidadania.


26.05.2015


Arinne Oliveira
Assessora de Imprensa da Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará (Nutec)
85 3101.6925 | 8732.2056
arinne.mauricio@gmail.com

Sabrina Lima
Gestora de Célula/Secretarias

Coordenadoria de Imprensa
Casa Civil - Governo do Estado Ceará
85 3466.4898

Caucaia realiza Conferência de Saúde Preparatória para a 15ª Edição Nacional

O Conselho Municipal de Saúde de Caucaia prepara a realização da 9ª Conferência Municipal de Saúde preparatória para as etapas estadual e a nacional – 15ª Conferência Nacional de Saúde programada para novembro em Brasília. Com o tema: “Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas: Direito do povo brasileiro.” Uma temática que incorpora diferente significados, saúde pública de qualidade com novos financiamentos garantindo a superação das desigualdades.

A etapa municipal deve acontecer no dia 15 de julho de 2015, ocasião em que o município deve reunir 350 delegados municipais eleitos nas pré conferências para a definição de propostas e formulação de novas políticas de saúde. O Conselho Municipal de Saúde estará nos próximos dias divulgando o calendário e mobilizando a sociedade para a participação nas pré conferências de saúde.