terça-feira, 30 de junho de 2015

Vacinação em residências acontece até esta terça-feira em Caucaia

As equipes de vacinação contra o sarampo vão de casa em casa em ruas de diferentes bairros de Caucaia, na Região Metropolitana, até esta terça-feira (30).

O intuito é assegurar que as  crianças a partir de seis meses de vida e jovens até 29 anos sejam vacinados e fiquem protegidos do vírus da doença.

Caucaia, com 344.936 habitantes, é o segundo município em população do Estado, atrás apenas da capital, e fica vizinho a Fortaleza.
 

Cagece oferta 130 vagas para cursos profissionalizantes no mês de agosto

A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) oferece para o mês de agosto 130 vagas de cursos profissionalizantes, distribuídas em quatro turmas: Auxiliar Administrativo (40 vagas), Pintura Industrial (35), Bombeiro Hidráulico (30) e Informática Básica (25). Os cursos integram as ações de responsabilidade social da Companhia e são promovidos pela Gerência de Responsabilidade e Interação Social (Geris).

Para realizar um dos cursos, o candidato deverá procurar uma das sedes do Sistema Nacional de Emprego (Sine) associadas (Parangaba, Aldeota, Barra do Ceará ou Messejana) e receber uma carta de encaminhamento entre os dias 01 e 24 de julho. A carta é um dos documentos obrigatórios que o candidato deverá levar para a sede da Cagece no momento da matrícula, que acontecerá no dia 27 de julho, das 8h às 11h.

Além da carta de encaminhamento, é necessário terno mínimo 16 anos e apresentar comprovação de conclusão do ensino fundamental, identidade, CPF e comprovante de residência.

Os alunos que já realizaram curso na Companhia e quiserem participar de uma nova capacitação também podem comparecer na sede da empresa, no dia de matricula. Para isso, basta apresentar certificado de participação em curso ofertado anteriormente pela Cagece, além dos documentos de identificação. Vale ressaltar que não será permitida a entrada do aluno de bermuda e/ou camisa sem manga no dia da inscrição e durante a realização do curso.

ServiçoCurso: Auxiliar Administrativo
Período: de 03 a 12 de agosto
Horário: de segunda a sexta-feira das 17:30h às 21:30h

Curso: Pintura IndustrialPeríodo: de 10 a 16 de agosto
Horário: de segunda a sexta-feira das 17h às 20:12, sábado e domingo das 8h às 17h

Curso: Bombeiro HidráulicoPeríodo: de 08, 09 e 15 de agosto
Horário: sábado e domingo das 8h às 17h

Curso: Informática BásicaPeríodo: de 03 a 28 de agosto
Horário: de segunda a sexta-feira, das 17:00h às 19:00h, sábado das 8h às 12h

30.06.2015

Assessoria de Comunicação da Cagece
Leonardo Costa
comunicacaocagece@gmail.com Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.  / (85) 3101.1826 ou 98878.8932

Giselle Dutra
Gestora de Célula / Secretarias

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.  / (85) 3466.4898

Processo Seletivo Simplificado para contratação temporária de Guarda-Vidas

A Prefeitura Municipal de Caucaia abre Processo Seletivo Simplificado para contratação temporária de Guarda-Vidas. As inscrições serão realizadas na sede da Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Tecnologia do Município de Caucaia, situada à Rua Juaci Sampaio Pontes N° 2496, Cigana, Caucaia/CE nos seguintes dias e horários: no período de 03, 06 e 07 de julho 2015, de 8:00 às 12:00 hs.
 
 
 

segunda-feira, 29 de junho de 2015

Instituto Centec oferece 1.220 vagas em cursos básicos no Ceará

O Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec) está com inscrições abertas para 67 cursos de Formação Inicial e Continuada do mês de julho em 28 municípios do Ceará. No total, são disponibilizadas 1.220 vagas e as capacitações são oferecidas por meio da Rede de Centros Vocacionais Tecnológicos (CVT) do Centec.
 
Atendendo as especificidades dos municípios em que são ofertados, os cursos abordam as áreas de Informação e Comunicação, Gestão e Negócio, Produção Industrial, Produção Alimentícia, Recursos Naturais, Ambiente, Saúde e Segurança, Produção Cultural e Design, Infraestrutura e Controle e Processos Industriais.
 
Há vagas disponíveis nos CVTs de Amontada, Aracoiaba, Barreira, Boa Viagem, Brejo Santo, Canindé, Fortim, Groaíras, Horizonte, Icó, Iguatu, Ipaumirim, Ipu, Itaiçaba, Limoeiro do Norte, Maracanaú, Maranguape, Massapê, Mauriti, Missão Velha, Pentecoste, Quixadá, Quixeré, Santa Quitéria, São Benedito, Tabuleiro, Tauá e Viçosa.
 
Na área de Infraestrutura, é ofertado o curso de Eletricista Predial nos CVTs das cidades de Ipaumirim e Maracanaú, enquanto em Missão Velha acontece o curso de Bombeiro Hidráulico. Já Viçosa e Quixadá oferecem capacitação em Mecânica de Motos, curso da área de Controle e Processos Industriais.
 
Capacitações em informática acontecem em 18 unidades da Rede CVT, indo do básico ao avançado. Nos municípios de Ipu, Maracanaú e Maranguape, por exemplo, acontece o curso de Excel. Já nas cidades de Mauriti e Fortim são oferecidas aulas em Photoshop e Corel Draw, respectivamente.
 
No CVT Icó, estão abertas as inscrições para quatro cursos de Iniciação Instrumental Básica: há 15 vagas para os cursos de violão popular e teclado; 10 vagas para as aulas de teclado; e 20 vagas para o curso de técnica de canto e coral.
 
Com carga horária variando entre 40 e 120 horas, as capacitações acontecem nos turnos da manhã, tarde ou noite. Para realizar inscrição, o interessado deve ser maior de 16 anos e ir até o CVT de sua preferência portando CPF.
 
A programação completa está disponível em www.centec.org.br, onde também podem ser vistas informações sobre o número de vagas, carga horária e turno das atividades. As inscrições estarão abertas até o início das aulas ou até que sejam preenchidas todas as vagas.
 
O Instituto Centec é uma organização social que está presente em 43 municípios cearenses oferecendo cursos básicos, técnicos de nível médio, superiores tecnológicos e pós-graduação, por meio de parceria com a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece). Para saber mais entre em contato diretamente com as unidades por e-mail ou telefone.
 
 
29.06.2015
 
Assessoria de Marketing e Comunicação do Instituto Centec
(85) 3066-7030 / 9949-1534 (Tim)
carol@centec.org.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. / carolineavendano@gmail.com Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
www.fb.com/InstitutoCentecCeara | www.centec.org.br
 
 
Sabrina Lima
Gestorade Célula / Secretarias
 
 
Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.     / (85) 3466.4898

STDS anuncia mais 1.750 vagas de emprego formal no Estado

Na semana em que será inaugurada uma unidade de atendimento do SINE/IDT, no Centro de Fortaleza, possibilitando mais de 210 mil atendimentos por ano, pesquisa realizada pela unidade e pela Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), revela a disponibilidade de mais de 1.750 postos de trabalho em diversas áreas no Ceará.
 
São 597 oportunidades somente em Fortaleza, sendo 265 cargos para pessoas com deficiência na Capital. As demais estão distribuídas nas localidades de Aquiraz, Aracati, Caucaia, Createús, Crato, Horizonte, Iguatu, Juazeiro do Norte, Limoeiro do Norte, Maracanaú, Pecém, Quixadá, Quixeramobim, Russas e Sobral.
 
Os principais setores são serviços, sendo as funções com maiores demandas teleoperador (300 vagas, sendo 200 para pessoas com deficiência), operador de caixa (163 vagas), auxiliar de limpeza (30 vagas) e auxiliar de linha de produção (30 vagas).
 
 
Principais oportunidades

Caso deseje ver as oportunidades disponíveis para o seu perfil, o trabalhador deve acessar o site maisemprego.mte.gov.br e realizar o cadastro, ou dirigir-se a uma Unidade de Atendimento do SINE/IDT mais próxima de sua residência. Informações sobre vagas não são dadas por telefone e todas estão sujeitas a alterações.
 
 
Confira a lista com as principais oportunidades de emprego:
 
CAUCAIA
Rua Juaci Sampaio Ponte, 2076
(85) 3101.3378
Abastecedor de máquinas de linha de produção 20 vagas
Agente de microfinanças 1 vaga
Ajudante de acabamento de fundição 1 vaga
Auxiliar de enfermagem (pessoa com deficiência) 2 vagas
Auxiliar de linha de produção 1 vaga
Balconista de açougue (pessoa com deficiência) 2 vagas
Churrasqueiro 1 vaga
Conferente de mercadoria 1 vaga
Cortador de roupas (tecidos) 1 vaga
Costureira de máquinas industriais 10 vagas
Costureira de peça-piloto 1 vaga
Cozinheiro de restaurante de indústria 1 vaga
Cozinheiro de restaurante 1 vaga
Empacotador a mão (pessoa com deficiência) 4 vagas
Encanador industrial 2 vagas
Encarregado de almoxarifado 1 vaga
Garçom 4 vagas
Gari 1 vaga
Lixador de peças de metal 2 vagas
Mecânico de manutenção de máquina industrial 1 vaga
Mecânico de máquinas pesadas (manutenção) 2 vagas
Mecânico montador 2 vagas
Mestre padeiro 1 vaga
Motorista carreteiro 1 vaga
Operador de caixa 1 vaga
Operador de prensa 1 vaga
Padeiro confeiteiro 2 vagas
Recepcionista bilíngue 1 vaga
Repositor em supermercado (pessoa com deficiência) 2 vagas
Representante comercial autônomo 1 vaga
Serralheiro 2 vagas
Supervisor de vendas comercial 1 vaga
Vendedor de consórcio 2 vagas
Vendedor porta a porta 2 vagas
Vendedor pracista 7 vagas
 
29.06.2015
 
Assessoria de Comunicação Social
Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social - STDS
Jornalista responsável: Carlos Eugênio
Fone: 3101.2089 / 2099
E-mail: imprensa@stds.ce.gov.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Twitter: www.twitter.com/stdsonline
 
Ciro Câmara
Gestor de Célula/Secretaria
 
Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado do Ceará
Casa Civil / comunicacao@casacivil.ce.gov.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Agendamento para Habilitação ao Seguro Desemprego

A Secretaria Municipal do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo através da Casa do Trabalhador/SINE Municipal, informa que a partir de hoje, 29 de junho de 2015, estará realizando pelo telefone (85) 3342.0706 de 08h as 14h, agendamento para habilitação ao Seguro Desemprego.
 

sábado, 27 de junho de 2015

Câmara de Caucaia também exclui o termo “diversidade sexual” em plano de educação

Na semana em que a Câmara de Fortaleza retirou item sobre combate de preconceito nas escolas, vereadores de Caucaia fizeram o mesmo.

Na mesma semana em que a bancada evangélica da Câmara de Fortaleza retirou item do plano de educação que visava o combate ao preconceito contra homossexualidade nas escolas, vereadores de Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza, votaram a favor da exclusão do trecho de um projeto de lei inserido no Plano Municipal de educação, que faz referência a identidade de gênero, diversidade e orientação sexual.
 
A sessão aconteceu na Câmara Municipal do município nesta quinta-feira (25). O parágrafo retirado elimina medidas que combatem a discriminação racial, de orientação sexual e identidade de gênero das escolas do município. Programas de formação a cerca do tema também foram abolidos.
 
De acordo com o texto da emenda aditiva, “Fica vedado qualquer manifestação da ideologia de gênero e sua natureza, nos estabelecimentos da rede municipal de ensino deste município”. Segundo o vereador Silvio Nascimento, (PRP), a Câmara recebeu a solicitação de diversos líderes religiosos católicos e evangélicos pedindo a retirada das medidas documento.
Segundo o secretário de Educação do município, Ambrósio Ferreira, a retirada do trecho não influenciou no real objetivo do Plano.”Nós fizemos a coordenação desse trabalho e mandamos para a Câmara, mas eles tem o poder de fazer alteração. Nossa posição é a posição do coletivo”.
 
Para Ambrósio, a modificação no documento não irá causar problemas maiores. “Todo o restante do projeto está aprovado”. O secretário enfatiza ainda que, embora o parágrafo tenha sido vedado, nenhum tipo de desrespeito será permitido no âmbito escolar.”Nossa educação não pode ser discriminatória”, pontua.
Para a diretora de assuntos jurídicos do Sindicato dos Servidores Públicos do Município de Caucaia (Sindsep), Kellynia Farias, a alteração do texto foi um equívoco por parte da Câmara. “O sindicato lamenta que haja esse pensamento retrógrado da Casa em relação ao tema, por não perceberam a relevância de levantar essa bandeira contra a desigualdade. Fui membro da comissão de elaboração desse Plano, e nele, buscamos maneiras para que o debate sobre os direitos humanos pudesse avançar, sobretudo a questão dos gêneros”.
 
Kellynia ressalta que as propostas foram construídas pela comunidade.” Foi um anseio que partiu de professores, pais e alunos. Até tentamos argumentar a importância da manutenção do texto, mas não houve compreensão”.
 

sexta-feira, 26 de junho de 2015

PSC pode lançar Deputado Bruno Pedrosa para prefeito de Fortaleza em 2016

Deputado Bruno Pedrosa
 
 
Pelo menos 12 dos 46 deputados estaduais estão discutindo a possibilidade de se candidatarem no pleito de 2016, quando serão eleitos vereadores e prefeitos. As discussões internas nos partidos seguem ainda de forma tímida, mas, na tribuna da Assembleia Legislativa, os parlamentares já sinalizam suas intenções com os pronunciamentos feitos.
Segundo levantamento realizado pelo Diário do Nordeste, a maioria desses deputados podem ser candidatos à Prefeitura de Fortaleza, hoje administrada pelo ex-deputado Roberto Cláudio. Dentre os pretensos postulantes ao cargo de prefeito da Capital estariam Elmano Freitas (PT), Heitor Férrer (PDT), Wagner Sousa (PR) e Renato Roseno (PSOL), além de Tin Gomes (PHS) e Bruno Pedrosa (PSC).
Os quatro primeiros são dados como certos para a disputa, até porque três deles, Elmano, Heitor e Roseno, já disputaram a vaga em eleições anteriores. Já Wagner Sousa, por conta da expressiva votação que teve como candidato a deputado estadual, assim como o fato de ser membro da oposição, acredita estar credenciado a postular a vaga.
Bruno Pedrosa e Tin Gomes são nomes que surgiram como pretensos candidatos à Prefeitura de Fortaleza nas últimas semanas, após reuniões com as executivas de suas legendas.
De acordo com Tin Gomes, a executiva nacional do PHS determinou que todos os diretórios estaduais verifiquem a possibilidade de candidato próprio nas capitais, já que o partido quer ter pelo menos dez candidaturas a prefeito em grandes cidades do País. Fortaleza estaria incluída nessa conta.
"Cada um vai fazer a análise para saber se tem condição. E aqui, por eu ter sido presidente da Câmara (dos Vereadores), vice-prefeito e por ter eleito um deputado federal (Adail Carneiro), meu nome foi colocado. Vamos analisar a questão de Fortaleza e levar para o partido", disse o deputado estadual.
Executiva nacional
Por sua vez, Bruno Pedrosa afirmou que há uma pretensão por parte da executiva nacional do PSC de ter candidatura própria na capital cearense, acrescentando que o nome dele está posto para a disputa.
"Nossos vereadores estão com o (prefeito) Roberto Cláudio, mas o partido pensa em lançar candidatos e estamos à disposição. Estamos aguardando um posicionamento de lá, porque todos os filiados têm condições de colocar seus nomes", reforçou o deputado, que está em seu primeiro mandato na Assembleia Legislativa.
Recentemente, chegou-se a comentar, nos bastidores da Casa, que o deputado Agenor Neto (PMDB) seria pré-candidato à Prefeitura de Fortaleza, mas ele já desmentiu a afirmação.
Desde o ano passado, em praticamente todos os seus pronunciamentos, o deputado Carlomano Marques (PMDB) leva à tribuna temas relacionados ao Município de Pacatuba. Geralmente, suas falas são em tom de crítica à gestão atual. O parlamentar deve ser o candidato a prefeito daquela cidade ou pode indicar um aliado de seu grupo político.
O vice-líder do Governo na Assembleia Legislativa, Júlio César Filho (PTN), busca emplacar candidatura própria em oposição à administração do prefeito Firmo Camurça, em Maracanaú. Segundo ele, a Assembleia Legislativa tem bons quadros que pretendem ser candidatos a prefeitos no próximo ano, o que pode viabilizar novas mudanças na composição da Casa.
Maranguape
Em Maranguape, o deputado Lucilvio Girão (SD) também colocou seu nome à disposição do grupo político que o apoia e disse que está aguardando decisão do colegiado. Aliado do governador Camilo Santana, o deputado Naumi Amorim (PSL), que foi candidato à Prefeitura de Caucaia em 2012, ficando em terceiro lugar, pretende se candidatar outra vez no próximo ano.
O deputado Tomaz Holanda (PPS), desde o início do ano, tem levado à tribuna do Plenário 13 de Maio temas relacionados ao Município de Quixeramobim, cidade em que pretende se candidata como prefeito. Dos assuntos que leva ao púlpito, muitos são de críticas à atual gestão, assim como felicitações em datas comemorativas.
Para concorrer no Crato, o PP deve indicar o deputado Zé Ailton Brasil. Segundo ele, a legenda acredita que seu nome é forte para a disputa. "Tivemos com o governador Camilo, e o presidente Padre Zé (Linhares) disse que o PP deverá ter candidato no Crato e pediu apoio ao governador. Se for da vontade do povo do Crato, com certeza, serei candidato lá", ressaltou, afirmando que quer o apoio dos partidos que se coligaram em prol da candidatura de Camilo Santana.
 
alcce

Bombeiro cai de helicóptero da Ciopaer em Caucaia

Conforme informações da SSPDS, o sargento estava descendo por um rapel e não percebeu que a corda ainda não tinha tocado o chão.
Um sargento do Corpo de Bombeiros caiu de um helicóptero da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer), por volta das 17h30min desta sexta-feira, 26.

De acordo com a Polícia, o sargento Jorge realizava rapel durante uma ocorrência de roubo na Caucaia e, após o acidente, foi encaminhado para o Instituto Dr. José Frota (IJF).
A assessoria do hospital informou que o paciente está passando por cirurgia, em decorrência de fraturas nos membros e lesão na coluna.
Segundo a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), o bombeiro estava descendo pela corda do rapel e não percebeu que ela ainda não tinha tocado o chão, quando sofreu a queda. Ainda conforme informações da SSPDS, a vítima teve fraturas expostas nas duas pernas. 
O coronel Andrade Mendonça, relações públicas da Polícia Militar (PM), informou que Jorge participava da ocorrência porque militares ficam à disposição da Ciopaer. 

o povo

quinta-feira, 25 de junho de 2015

Polícia investiga estupros de três crianças na zona rural em Caucaia

Pelo menos três garotas na faixa etária de 11 a 13 anos foram estupradas na zona rural de Caucaia. A Polícia tem um suspeito, mas ninguém foi preso.
A Polícia já identificou um homem suspeito de três casos de violência sexual contra meninas em Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza. Os casos aconteceram entre março e a última semana; a investigação começou há cerca de um mês. As vítimas têm entre 11 e 13 anos. Os casos foram registrados nas localidades de Curicaca, Capuã e Parque Santo Antônio. Até agora, ninguém foi preso.
 
Segundo informações do inspetor-chefe da Delegacia Metropolitana de Caucaia (DMC), Josenildo Menezes, as três meninas prestaram depoimento e realizaram exames periciais. De acordo com o cabo Weldson Zacarias, da Força Tática de Apoio (FTA), do 12º Batalhão da Polícia Militar, em Caucaia, o último dos casos aconteceu na semana passada, quando uma menina de 12 anos voltava da escola acompanhada de um familiar que teria a mesma idade. As duas crianças foram abordadas por um homem em uma motocicleta e rendidas. Ele teria dito a elas que, se não seguissem com ele, iria atirar. Ainda conforme o policial militar, as vítimas relataram que o criminoso as levou para um terreno, deixou o garoto ajoelhado e de costas para a situação, na tentativa de não ser identificado, e violentou a menina.

Segundo a Polícia, os três casos têm as mesmas características: o suspeito aborda estudantes no horário de saída e entrada das escolas (por volta das 13h e das 18 horas), normalmente perto de instituições municipais ou estaduais, em que as crianças voltam para casa desacompanhadas dos pais. Em seguida, ele as leva para terrenos de difícil acesso ou isolados. Os três casos foram registrados em áreas rurais da Caucaia.

Suspeito
A titular da Delegacia de Combate a Exploração de Crianças e Adolescentes (Dececa), Ivana Timbó, confirmou a existência de um suspeito, mas preferiu não repassar detalhes do suposto autor para não atrapalhar as investigações. “Estamos empenhados nisso há cerca de um mês. Estamos bem próximos, mas não podemos divulgar nada para não atrapalhar as investigações”, relata.
 
Além dos três casos da Caucaia, outro registro de violência sexual contra uma menina na saída da escola aconteceu no bairro Vicente Pinzón, em Fortaleza, na semana passada. No entanto, os policiais da Caucaia não acreditam se tratar do mesmo suspeito, pois o criminoso da Região Metropolitana teria preferência pela zona rural para os ataques.

o povo
 

10ª Região Militar seleciona profissionais para prestação de serviço

O Comando da 10ª Região Militar recebe inscrições até o dia 10 de julho, para a Seleção Especial de profissionais, de nível superior, para cadastro de reserva, para a prestação de Serviço Militar Temporário no Exército Brasileiro como Oficial Técnico Temporário (OTT). Podem ser inscrever pessoas de ambos os sexos.

O Serviço Técnico Temporário (SvTT) é realizado sob o regime de Estágio de Serviço Técnico (EST) para Oficiais, sendo períodos, nos quais os candidatos deverão se adaptar à vida militar e comprovar seus méritos para obtenção de sucessivas prorrogações de tempo de serviço.

A convocação tem validade de 12 meses, prorrogáveis, conforme legislação específica da Força. Serão feitas análises dos currículos de todos os candidatos, avaliação de conhecimentos, nesta etapa participarão no máximo, quatro candidatos por vaga provável a ser aberta, obedecendo-se à classificação obtida após a avaliação curricular. Prosseguirão no processo seletivo, sendo chamados para as fases de inspeção de saúde e exame de aptidão física, uma quantidade de dois candidatos por vaga provável (previsão) a ser aberta.

O período de inscrição segue até o dia 10 de julho, de segunda-feira a quinta-feira das 09h às 11h30 e das 13h30 às 16h e sexta-feira das 08h30 às 11h.

Acesse edital
Redação O POVO Online

Sinasce

O Sinasce, Parabeniza os servidores de endemias do município de Caucaia/Ceará, pela conquista automática do Piso Salarial Nacional da categoria, com o advento da publicação do Decreto Lei de No. 8.474 de 22 de junho de 2015, que “teoricamente” regulamenta o Art. 9o.”A a C” da Lei 12.994/14.
Fruto de uma Árdua luta travada pelo Sinasce no município de Caucaia desde 2009, esses trabalhadores durante os últimos anos, experimentaram numa ascendência crescente a Merecida Valorização de seus salários e outros benefícios.
Incorpora-se a Filosofia de trabalho do Sinasce, o Desapego Institucional, pela Pirotecnia Gratuita. Pois entendemos que Todas as Fases de Um Cultivo são importantes;  quem Ara a Terra, É IMPORTANTE! Quem Semeia a Terra, É IMPORTANTE! Quem Rega a Terra, É IMPORTANTE!   Quem Nutre a Terra, É IMPORTANTE! E por fim, quem COLHE E COME OS FRUTOS, TEM SUA IMPOTÂNCIA.
Em se tratando do caso específico do município de Caucaia/Ceará, das cinco fases acima que compõe o Processo do Cultivo, o Sinasce só não participou da última fase. E diga-se, isso se deu em virtude deste sindicato, ter tido seu Direito Institucional e Legítimo, Usurpado por interesses imediatistas que, em tese, não asseguram de forma Pétria, as “conquistas do  agora”. Sabemos o que está em jogo! E tememos que a fase de “destilações de benevolências” acabe ofuscando os reais objetivos que devem Nortear os Interesses dos trabalhadores. Dentre eles; o Robusto Plano de Cargos Carreira e Salários – PCCS, iniciado a mais de um ano pelo Sinasce, e que ora, embora estivesse em um  nível de evolução muito bom, é estancado bruscamente,por uma política de “benesses” patrocinada pela prefeitura de Caucaia, oferecida aos trabalhadores. Entretanto, essas “benesses”  tem formato, cheiro e cor de efêmera compensação instantânea ).
Em nossa Leitura, defendemos que além do PCCS, é importante que se assegure de forma contundente, as Configurações Econômicas que compõem a Conjuntura Financeira Salarial dos trabalhadores. Sem nenhuma possibilidade de perdas em curto, médio e longo prazo. É importante também, que se assegure dentre essas metas que elencamos a necessidade de manutenção da política de garantia de Ganho Real e da valorização permanente do salário desses profissionais. De preferência, que essas condicionantes sejam asseguradas dentro da Estrutura do Plano de Cargos Carreira e Salário P.C.C.S da categoria.
Finalmente, reiteramos nossa política de desprendimento no que tange a Reivindicação de Paternidade da Cria, ao tempo que preferimos nos SOMAR A ALEGRIA DA CONQUISTA AUFERIDA. No entanto, alertamos para o efeito da ressaca que a embriaguez do Ego Afoito, Pode Causar.
Sorte à Todos! E finalizamos Reiterando à Todos os  Servidores Agentes de Endemias e Agentes de Saúde de Caucaia, bem como de todo Ceará, que podem sempre contar o Sinasce.  O Sindicato mais Combativo, e em muitos casos, Mais Incômodo Para Alguns Gestores do Estado do Ceará.
Diretoria Sinasce / Ceará.

Vagas de emprego

A SETEM informa através da Casa do Trabalhador/SINE Municipal que continuam abertas as seguintes vagas:
 
ASSISTENTE FINANCEIRO: Administração de Empresa/Contabilidade/ Experiência/ Inglês avançado.

ANALISTA DE MATERIAL: Ensino Médio Completo/ Inglês avançado.

Os(As) trabalhadores(as) interessados(as) deverão comparecer a Casa do Trabalhador/ SINE Municipal, localizada na Rua Coronel João Licínio nº. 477, Centro, Caucaia/CE, telefone: 33420706, portando RG, CPF e Carteira de Trabalho e Previdência Social - CTPS, juntamente com um currículo.

quarta-feira, 24 de junho de 2015

Prefeitura de Caucaia, no Ceará, abre 1.200 vagas

A Prefeitura de Caucaia, na Grande Fortaleza, divulgou nesta quarta-feira (24) o edital para seleção de 1.200 vagas de estágio. São 593 vagas para chamada imediata e 607 para preenchimento do cadastro de reservas do município. As vagas são para estudante de Ensino Superior dos cursos de Assistente Social, Pedagogia, Contabilidade, Informática, Administração, Economia, Direito, Engenharia Civil e Arquitetura. Há também vagas para alunos do Ensino Médio.
Os interessados devem se inscrever no site da Universidade Patativa do Assaré (UPA), organizadora do concurso, até 10 de julho. Junto ao edital do concurso, há a ficha de declaração de aptidão para concorrer à vaga e ficha de inscrição, que devem preenchidas e enviadas à instituição para efetivar a matrícula.
O estagiário de Nível Superior selecionado no concurso terá bolsa mensal de R$ 360 para carga horária de 20 horas semanais e R$ 456 para 30 horas por semana. Estagiários do Ensino Médio terão bolsa de R$ 200.
Os candidatos devem entregar os documentos para avaliação curricular de 8 a 10 de julho, das 9h às 14h. Nos seguintes endereços: Casa do Projovem, na Rua Engenheiro João Alfredo, 1516, Bairro Centro, Caucaia; e Unidade de Expansão da Universidade Patativa do Assaré, na Avenida Santos Dumont, 1343, Bairro Aldeota, Fortaleza.
A seleção será realizada por meio de duas etapas. Na primeira, os alunos passarão por avaliação curricular; na segunda fase, os candidatos serão entrevistados.
O resultado dos aprovados será divulgado em 17 de julho no site da Universidade Patativa do Assaré.

g1

Exposição traz fotos feitas por crianças e jovens de Caucaia

Mostra tem 100 imagens feitas de jovens fotógrafos do Bairro Jurema. Exposição fica em cartaz até sexta-feira.

Uma exposição fotográfica vai mostrar a forma como crianças e adolescentes de Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza, enxergam a comunidade onde moram. As imagens da mostra "Uma Lente, Outro Mundo" ficarão expostas gratuitamente a parir desta quarta-feira (24) até sexta-feira (26) no shopping Iandê, Centro de Caucaia.
Exposição fica em cartaz até sexta (Foto: Divulgação) 
Exposição fica em cartaz até sexta (Foto: Divulgação)
Ao todo, mais de 100 fotos de crianças e adolescentes com idades entre 12 e 17 anos do Bairro Jurema poderão ser conferidas nos três dias da exposição.
Os jovens fotógrafos fazem parte da Oficina "Olhares em Foco", promovida pela ONG Projeto Alegria da Criança, que capacita crianças e adolescentes para mostrarem uma visão do mundo através de câmeras fotográficas compactas..


Serviço
Exposição Uma Lente, Outro mundo
Dias 24, 25 e 26 de junho
Horário: 9h às 21h
Local: Shopping Iandê
Entrada gratuita

g1

 

terça-feira, 23 de junho de 2015

Servidores municipais de Caucaia participam do 13º Congresso da CUT Ceará


Cerca de 500 delegados, representando trabalhadores de 14 atividades econômicas, se reúnem nos dias 18, 19 e 20 de junho do 13º Congresso da Central Única dos Trabalhadores no Ceará (CECUT-CE).
O evento realiza o balanço político e organizativo da CUT no último mandato e aponta as principais lutas a serem travadas nos próximos anos. “A CUT não devia se seu foco, que é defender incondicionalmente os direitos da classe trabalhadora”, discursou Joana Almeida, presidente da Central no Ceará.
Os trabalhadores municipais organizados em sindicatos de professores e servidores e na Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará (Fetamce) marcaram presença no evento. Cerca de 80 funcionários públicos são delegados no CECUT e, destes pelos menos quatro são oriundos do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Caucaia (Sindsep).
“Somos o segundo maior ramo de atividade organizado na CUT e estamos aqui para construir o protagonismo das lutas dos servidores municipais, ao mesmo tempo em que pautamos a necessidade de manter a nossa Central forte e apontada para a esquerda”, frisou Enedina Soares, presidente da Fetamce e diretora do Sindsep.

Vilani Oliveira, presidente da Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal (Confetam/CUT), destaca também os desafios da organização, que precisa percorrer os municípios do Ceará e responder aos apelos da base nos 184 municípios do estado. “A CUT precisa se fazer presente onde houver trabalhador em busca de direitos”, enfatiza.
A abertura do evento, que tem como tema: “Educação, Trabalho e Democracia” contou com a participação de movimentos sociais, representantes do Governo do Estado, parlamentares e demais militantes do campo da esquerda do Ceará.
A palestra magna do evento foi feito pelo ex-presidente da Petrobrás e professor da Universidade Federal da Bahia (UFBA), José Sérgio Gabriele, que falou sobre o que está em jogo na conjuntura política nacional, dizendo que a esquerda se esfriou no último período. “Nesse momento vivemos o esgotamento de um sistema e precisamos avançar ou veremos o retrocesso dominar e isso é papel da CUT”, frisou.
Última atualização: 19/06/2015 às 11:25:40  

CED oferece 17 vagas de estágio de nível superior em várias áreas


CED
O Centro de Educação a Distância do Estado do Ceará (CED) está com inscrições abertas, até o dia 3 de julho, para o processo seletivo de estagiários de nível superior. São oferecidas 17 vagas para estágio nas áreas de Administração (3 vagas), Comunicação Social – com habilitação em Jornalismo (3), Contabilidade (3), Física (2), Química (2), Biologia (2) e Matemática (2). O estágio terá carga horária de 20h semanais e bolsa no valor de R$400.

Os interessados devem entregar no Centro de Educação a Distância, localizado na Rua Iolanda Barreto, 317 - Derby Clube, no horário comercial, cópia dos seguintes documentos: RG, CPF, comprovante de residência, histórico acadêmico atualizado, currículo acompanhado de documento comprobatórios, declaração de matrícula e documento da intituição de ensino, que comprove a conclusão de, pelo menos, 40% da carga horária ou dos créditos do curso e 1 foto 3x4.

A seleção será realizada em duas etapas: análise curricular (08/07) e entrevista (13 a 15/07). O resultado final da seleção será divulgado no dia 22 de julho e o estágio terá início no dia 1º de agosto. Saiba mais: (88) 3695-1950.

Centro de Excelência
Inaugurado em setembro de 2014, o CED é um centro de referência e excelência pioneiro no país na formação de professores, estudantes e comunidade, por meio da modalidade de ensino semipresencial e educação a distância (EAD). O equipamento da Secretaria de Educação do Estado (Seduc) promove cursos de graduação, extensão, aperfeiçoamento, pós-graduação e, ainda, congressos, simpósio, encontros, workshops, palestras e conferências na área de Educação, Ciência e Tecnologia, mediadas por recursos de videoconferência, webconferência ou teleconferência, a partir das salas de aulas, auditórios, estúdios de televisão e rádio.

Edital de seleção
http://www.ced.seduc.ce.gov.br/images/Editais/edital_estagio_junho-2015.pdf

Leia o aditivo ao edital de seleção de estagiários AQUI
http://www.ced.seduc.ce.gov.br/images/Editais/Aditivo_01_EDITAL_002-2015.pdf

Serviço:
Seleção de Estágio para o Centro de Educação a Distância do Ceará (CED)
Data: 22 de junho a 7 de julho
Endereço: Rua Iolanda Barreto 317, Derby Club (próximo ao IFCE)

23.06.2015

Sabrina Lima
Gestora de Célula/Secretarias

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br  / (85) 3466.4898

O Combate a Dengue em Caucaia ganha novos investimentos




A Secretaria Municipal de Saúde de Caucaia amplia o combate ao mosquito Aedes Aegypti com investimentos importantes para a melhor aplicação das estratégias operacionais utilizadas para a manutenção do controle da dengue. O objetivo é reforçar as ações de vigilância e o controle da dengue e da febre chikungunya em todos os bairros do município. Nos próximos dias estará sendo realizada a entrega do material dos agentes de controle de endemias, utilizados nas visitas domiciliares, incluindo o protetor solar, além dos equipamentos necessários para a identificação dos focos do mosquito nas residências. A entrega do material também contempla a aquisição de novas bombas costais utilizadas nos bloqueios de casos de dengue e os transportes com uma frota de 24 veículos, sendo 08 carros e 16 motos oferecendo mais garantias para o melhor desempenho do Programa de Controle da Dengue em Caucaia.
 
Vacina contra dengue que deve chegar ao mercado em 2016
A vacina contra dengue, um dos reforços contra a doença, deve chegar ao mercado no próximo ano, 2016. Ela é produzida pelo Sanofi Pasteur, laboratório multinacional, com participação, inclusive, de pesquisadores brasileiros. O principal alvo da vacina é combater mosquito transmissor da dengue, como também de outras doenças como a chikungunya, zika e febre amarela. É importante lembrar que, mesmo com a implantação da vacina, os cuidados para evitar a propagação do Aedes Aegypti não devem diminuir, pois de acordo com os infectologistas, a dose só possui 60% de eficácia. No país espera liberação da Anvisa.
 
Prevenção da Dengue
Para a prevenção da dengue é fundamental evitar os locais que podem armazenar água limpa parada e evitar as picadas do mosquito da dengue, por isso é recomendado:
- Virar garrafas vazias com a tampa para baixo;
- Não deixar entulho no quintal ou nas ruas;
- Cobrir a caixa d'água e piscinas;
- Guardar baldes virados para baixo;
- Varrer a água parada, inclusive a das lajes;
- Colocar terra ou areia nos pratos de vasos de planta;
- Retirar as folhas e sujeira de calhas que dificultam o escoamento da água;
- Lavar todas as semanas baldes e tanques que armazenam água;
- Se tiver plantas aquáticas, lave com água e sabão a parte de dentro do vaso, todas as semanas;
- Manter a lata de lixo devidamente tampada;
- Guardar pneus em locais cobertos, longe da chuva. Faça furos na parte de baixo ou entregue no serviço de limpeza;
- Jogar no lixo cascas de coco, latas de refrigerantes, copo plástico, garrafas, embalagens, etc;
- Manter poços de água devidamente tampados;
- Ralos com pouco uso: colocar um plástico para vedá-lo e jogar água sanitária 2 vezes por semana;
- Diminuir a quantidade de bebedouros de cães, gatos e passarinhos. Escová-los quando trocar a água;
- Manter o aquário devidamente fechado;
- Jogar diariamente borra de café no solo, jardins, hortas e dentro de flores, como o copo d'água ou bromélias, porque este é um inseticida natural que mata a larva do mosquito da dengue;
- Lavar as bromélias ou plantas que acumulam água 2 vezes por semana;
- Cascatas e lagos: tratar com cloro e manter as bordas devidamente limpas e escovadas;
- Muros com cacos de vidro: colocar massa ou areia para evita que a água da chuva se acumule;
- Verificar se há água acumulada nas bandejas dos aparelhos de ar-condicionado.
- Utilizar repelente de insetos diariamente;
- Usar calça comprida e sapato fechado, pois o mosquito da dengue tem o hábito de picar os pés e as pernas;
- Colocar telas de proteção nas janelas;
- Usar mosquiteiros na cama para dormir;
- Colocar vasos de planta citronela próximo à porta de casa e das janelas, pois ela repele o mosquito da dengue;
- Acender todos os dias uma vela de citronela em cada cômodo da casa.
Estas dicas também podem ser utilizadas na prevenção de outras doenças provocadas pela picada de mosquitos, como febre amarela, Zika vírus ou encefalite japonesa, por exemplo.

Repelente caseiro para prevenção da dengue
Um ótimo repelente caseiro para prevenção da dengue é o de cravo-da-índia e álcool porque ele possui um aroma que interfere no sentido de orientação do mosquito, fazendo com que este tenha dificuldade em sentir o odor da pele humana.
 
Ingredientes
1/2 litro de álcool
1 pacote de cravo-da-índia (10 gramas)
1 vidro de óleo infantil (100 ml).

Modo de preparo
Coloque o cravo-da-índia dentro de um recipiente com álcool e deixe repousar por 15 dias em ambiente fechado, ao abrigo da luz, agitando 2 vezes ao dia. Após os 15 dias de espera, coe a mistura e adicione o óleo infantil à parte líquida e agite bem. Aplique diariamente na pele. Este repelente caseiro só é contraindicado para indivíduos com alergia ao cravo-da-índia e para crianças com menos de 3 anos de idade.
Estas medidas de controle do mosquito Aedes Aegypti servem para evitar a dengue e a febre amarela porque estas duas doenças são causadas pelo mesmo mosquito.
Fonte: http://www.tuasaude.com/prevencao-da-dengue/

 http://www.caucaia.ce.gov.br/

segunda-feira, 22 de junho de 2015

Marinha do Brasil realiza concurso para o Corpo de Saúde

A Diretoria de Ensino da Marinha (DEnsM) anunciou a abertura do Concurso Público destinado ao ingresso de 100 Médicos no Corpo de Saúde (CP-CSM-MD), considerando as chances reservadas para negros.

Há oportunidades distribuídas entre as especialidades de Alergologia (2), Anestesiologia (3), Cancerologia (2), Cardiologia (8), Cirurgia Cardíaca (2), Cirurgia Geral (8), Cirurgia Plástica (2), Clínica Médica (4), Dermatologia (3), Fisiatria / Medicina Física (2), Gastroenterologia (2), Geriatria (3), Ginecologia e Obstetrícia (4), Infectologia (2), Medicina Intensiva (2), Medicina Legal (2), Neurocirurgia (2), Neurologia (3), Oftalmologia (4), Ortopedia e Traumatologia (5), Otorrinolaringologia (4), Patologia (2), Pediatria (5), Pneumologia (2), Psiquiatria (10), Radiologia (10) e Radioterapia (2).

O período de inscrição segue de 1º de julho de 2015 a 7 de agosto de 2015, pelo site www.ensino.mar.mil.br, e nas Organizações Responsáveis pela Divulgação (ORDI) do Rio de Janeiro - RJ, Vila Velha - ES, Salvador - BA, Natal - RN, Olinda - PE, Fortaleza - CE, Belém - PA, São Luis - MA, Rio Grande - RS, Porto Alegre - RS, Florianópolis - SC, Ladário - MS, Brasília - DF, São Paulo - SP, Manaus - AM e Cuiabá - MT.

A etapa avaliativa é composta por Prova Escrita e Redação, Inspeção de Saúde (IS), Teste de Aptidão Física (TAF) e Prova de Títulos, dentre outros testes. O início do curso deve ocorrer, provavelmente, em 28 de março de 2015.

Mais detalhes podem ser obtidos no documento de abertura disponível aqui.
Redação O POVO Online

2016: J. Silva confirma Pré-Candidatura a Prefeito de Caucaia.

Em entrevista ao Blog Washington Matos, nesta segunda-feira (22), J. Silva, acadêmico de Direito e liderança do Conjunto Metropolitano (Picui), confirmou a pré-candidatura a prefeito de Caucaia em 2016. Vamos ver no que vai dar.




Obra na Praia do Cumbuco gera insatisfação de moradores

Após denúncias de irregularidades e reclamações de comunidade, Ministério Público realiza audiências para averiguar situação e ajustar projeto turístico. Financiado pelo BID, obra é orçada em R$ 12 milhões.

Obra de requalificação da Praia do Cumbuco, no município de Caucaia, gera reclamações de moradores desde seu início, em setembro do ano passado, por supostamente não atender as demandas da comunidade.

O projeto foi vistoriado pelo Ministério Público do Estado do Ceará (MP-CE), em audiência na última quarta-feira, 18. Outro encontro acontece amanhã, terça-feira, 23, onde proposta e cronograma novos serão apresentados didaticamente à população.

O projeto faz parte do Programa de Desenvolvimento de Turismo (Prodetur) Nacional, da Secretaria do Turismo do Estado (Setur), com custo total de R$ 12 milhões, financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). 


Sobre acusações de as obras estarem paralisadas há cerca de um mês, Juliana Brauner, do Prodetur no Ceará, informa que “o que ocorreu foi uma diminuição no ritmo de execução do serviço por causa de algumas interferências nos passeios causadas por construções irregulares Além disso, houve a quadra chuvosa”. Segundo ela, o prazo de conclusão é agosto deste ano.

Segundo Yuri Pinheiro, vice-presidente da Associação dos Comerciantes da Praia do Cumbuco, a comunidade não foi consultada para a realização do projeto e não ficou de acordo com ele. “Com certeza, a gente quer evolução, mas que seja condizente com a necessidade da comunidade e dos comerciantes”.

Pinheiro afirma que as obras prejudicaram o comércio local, já que várias lojas ficaram inacessíveis com os tapumes. Além disso, ruas ficaram interditadas para a passagem de carros e esburacadas. “O problema é que paralisaram em um estado de risco”, diz. “O novo projeto ainda não atende nossas demandas, mas é melhor que o primeiro”, pondera.

Já Brauner, do Prodetur, afirma que “todo o processo foi feito para que o resultado do projeto fosse positivo tanto para a comunidade quanto para os turistas”.

Para o promotor de Justiça da comarca de Caucaia, Hugo Mendonça, responsável pela audiência, “o projeto é muito bom, e a população será beneficiada quando tudo ficar pronto”.

Audiências
Na última quinta-feira, 18, o Ministério Público do Estado do Ceará (MP-CE), através da Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania da Comarca de Caucaia, realizou audiência pública com os órgãos responsáveis pela obra, além da Associação dos Comerciantes da Praia de Cumbuco. O objetivo era apurar denúncias sobre irregularidades nas obras e discutir o projeto.

Frases
O QUE OCORREU FOI UMA DIMINUIÇÃO NO RITMO DE EXECUÇÃO DO SERVIÇO POR CAUSA DE ALGUMAS INTERFERÊNCIAS NOS PASSEIOS CAUSADAS POR CONSTRUÇÕES IRREGULARES

 
Juliana Brauner, do Prodetur
o povo

domingo, 21 de junho de 2015

Sítios Novos

Sítios Novos é um distrito do município de Caucaia, Ceará, criado e anexado ao então município de Soure pelo Ato Estadual de 14-03-1904. Anos depois, é criado o distrito de Catuana com parte de suas terras, porém sob a mesma lei, Lei Estadual n.º 1.153, de 22-11-1951, é extinto o distrito de Cauípe, sendo seu território anexado ao distrito de Sítios Novos. Pela Lei Estadual n.º 6.750, de 05-11-1963, o distrito de Sítios Novos é desmembrado do município de Caucaia e elevado à categoria de município. Depois de algumas mudanças administrativas de Caucaia, estabeleceu- se a divisão territorial datada de 1991, sendo o município de Caucaia constituído de 8 distritos: Caucaia (Sede), Bom Princípio, Catuana, Guararu, Jurema, Mirambé, Sítios Novos e Tucunduba. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.

 Atualmente, o distrito de Sítios Novos abriga os seguintes bairros: Sítios Novos (Centro) Lagoa da Serra, Capine, Lavras, Capim Grosso, Salgadinho, Queimadas, Buíque.
Sítios Novos também abriga vários assentamentos,como Lagoa da Serra (Três lagoas), Santa Bárbara (Capine), Leni Paz, Buíque e Agrovila. Todas nas proximidades do Açude Sítios Novos.

 O assentamento Santa Barbara abriga cerca de 130 famílias, numa média atual de 513 pessoas.

A bacia hidrográfica do açude Sitíos Novos,com 446 km2 de área drenada,está localizada nas proximidades da região litorânea oeste do estado, estando inserida nos municípios de Caucaia, Pentecoste, Maranguape e Pamácia. A região apresenta altos índices pluviométricos, cerca de 950 mm/ano, concentrados de janeiro a maio. A temperatura varia de 26 a 30ºc e a evaporação média é de 959,5 mm (CEARÁ, 1997). A bacia apresenta, portanto, características predominantes da zona litorânea, com cobertura vegetal típica de mangue e caatinga arbustiva densa. Os seus solos podem ser classificados como planossolos e planossolos solódicos. Com relação ao uso e ocupação do solo, ao longo da bacia hidrográfica são cultivados feijão, milho e mandioca, inclusive utilizando-se das várzeas. abrangendo uma população total de 380.803 pessoas, conforme o Censo Demográfico de 2000 - Desenhos 1 e 2. O referido açude barra o rio São Gonçalo e é composto por uma barragem de terra zoneada, localizada nas coordenadas geográficas 504.706 E e 9.583.427 N. Possui área de espelho d’água de 2.010 hectares e capacidade de armazenamento de 126 milhões de metros cúbicos (CEARÁ, 2007).USOS E FONTES DE POLUIÇÃO NA BACIA HIDROGRÁFICA Nas proximidades do açude Sítios Novos, o rio São Gonçalo tem sua mata ciliar composta, predominantemente, de caatinga arbustiva avançando até suas margens. Constatou-se, no entanto, grandes manchas e áreas antropizadas a montante do reservatório. A faixa de proteção do açude apresenta-se, de modo geral, preservada, sendo que as áreas degradadas mais significativas observadas se encontram no trecho final do reservatório e, imediatamente a jusante, a mata ciliar do rio foi substituída, por alguns quilômetros, por áreas de cultivos agrícolas. A montante do açude Sítios Novos se encontram os açudes Itapebussu e Amanari, que regularizam 0,1 e 0,2 m3/s, respectivamente, representando apenas um pequeno incremento na vazão do Sistema Sítios Novos (CEARÁ, 2001) Na bacia hidrográfica do açude foram identificados os seguintes usos:
  1. Presença de fossas rudimentares ao longo dos trechos próximos de montante, indicando contribuição para os riachos que fluem para o açude;
  2. No entorno, na área do Assentamento Lagoa da Serra, áreas desmatadas para plantações de culturas de subsistência;
  3. Quatro barramentos ao longo do rio São Gonçalo, sendo o primeiro no distrito de Itapebussu.

Neco Martins
Nascido em Sítios Novos ( Caucaia), em 1865, filho de fazendeiro, casou com uma professora, dona Filomena Brígido, e se mudou para São Gonçalo do Amarante, do qual é uma espécie de fundador, juntamente com seu compadre José Procópio Alcântara.
A região era ocupada desde o século XVIII, quando foi construída a igreja do Siupé e o clã dos Praibas passou a dominar a área. Neco, ajudou a construir a matriz do povoado, em 1898, do qual ainda hoje resta uma parede original, depois de tantas reformas, e seu sobrado, misto de casa e armazém.
Rico e poderoso
Neco fez fortuna com o algodão, quando aumentaram as exportações e o produto ganhou importância no mercado europeu, nas últimas décadas do século XIX.. Comprava o algodão da região que era beneficiado na usina de seu amigo Alcântara. Seu armazém era uma referência e como era dono das terras autorizava que outros se fixassem nela, desde que leais a ele. Era um coronel à moda antiga, um homem alto, que falava aos sopapos, de paz, desde que não mexessem com ele, e padrinho de muita gente.
Liderança política, Neco teria se envolvido na morte do coronel Correia, de Caucaia, morto numa emboscada junto às pontes que separavam a então Soure da capital, de onde ele vinha a cavalo, com um neto que fugiu para pedir socorro.
A história, nunca esclarecida, envolvia a queda da oligarquia Acioli ( 1911), de quem Correia era partidário. O certo é que ele vagou um tempo, clandestino, apagando marcas, se arranchando nas casas dos seus compadres, até se apresentar em Caucaia, e obter autorização para voltar para São Gonçalo.
A formação
De poucas letras, Neco se inscreveu na história da cantoria de forma atípica, como alguém das elites ( econômica e política) que dominou um código que a partir de um certo instante passou a ser das camadas subalternas.
Seu canto deve trazer influências das canções de ninar de suas amas de leite, da fazenda em Sítios Novos, onde nasceu na véspera da festa de Santa Luzia, dia de colocar seis pedras de sal no peitoril da janela para saber se vai chover no dia seguinte.
Vale ressaltar que o Ceará viveu um longo período de mais de quarenta anos sem secas no século XIX, o que fortalecia os negócios com agricultura e pastoreio.
Neco também deve ter ouvido o torém, dança ritual dos Tremembé, donos de parte do litoral oeste do Ceará, ter brincado de Moura Torta, Dona Sancha, e outras heranças ibéricas, e na biblioteca de dona Filomena é provável que estivessem livros de Carlos Magno, os românticos brasileiros e, quem sabe, um Juvenal Galeno, que lançou suas Lendas e Canções Populares no mesmo ano do nascimento do menino Manoel.
Esse sincretismo foi o caldo cultural que gerou Neco, amplificou sua voz e fez dele um intérprete da cantoria em seus tempos primordiais, o que hoje se chama pé de parede.
Herança
Dona Filomena conseguiu que Neco deixasse de cantar, mas, tarde demais, ele já tinha deixado sua marca, e por isso ainda hoje ele é lembrado. A decisão foi tão drástica que ninguém da família sabe onde foi parar sua viola.
Um de seus filhos, Eretides, herdou o dom do pai. Participava de cantorias, compôs poemas que falavam de bois e patrocinou um festival de violeiros em sua fazenda, objeto de matéria da revista O Cruzeiro, dos Diários Associados.
Eleito deputado estadual, em 1947, Eretides utilizava a cantoria em suas campanhas políticas. Foi candidato a prefeito de Fortaleza, em 1950, derrotado pelo radialista Paulo Cabral de Araújo, não conseguiu se eleger nas eleições de 1954 e 1958.
Uma de suas preocupações foi restabelecer o nome do município, que havia sido trocado para Anacetaba, quando da redivisão territorial promovida no período getulista.
Com a morte de dona Filomena, ele ficou macambúzio, envelhecia e não era mais o coronel de antes. Todos os dias ia dava uma volta pela cidade e diziam que ia ao cemitério rever a amada e companheira de tantos anos e tantos embates.
Morreu, prosaicamente, de uma infecção intestinal, em 1940, mesmo ano em que São Gonçalo passava a ser definitivamente município ( antes a sede se revezava com Paracuru), morte pouco heróica para um homem que ficou famoso pelo toque da viola, mas também pela valentia e pelo arrojo de fazer de São Gonçalo a sua cidade em louvor ao santo violeiro.

 https://pt.wikipedia.org

Hino de Caucaia

Enap e MPOG lançam concurso com 556 vagas

O edital do concurso público que vai preencher 556 vagas de nível superior no Ministério do Planejamento (MPOG) e na Escola Nacional de Administração Pública (Enap) foi publicado no Diário Oficial da União. Embora a maioria dos postos seja para lotação em Brasília (DF), há vagas distribuídas por todas as capitais do país.

Para o MPOG são 534 oportunidades, distribuídas entre os seguintes departamentos: Estrutura Remuneratória Especial, Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação, Secretaria de Patrimônio da União. Neste caso, há ofertas para analista de tecnologia da informação (300), analista técnico administrativo (83), administrador (6), arquivista (9), arquiteto (16), assistente social (7), contador (14), economista (7), engenheiro (54), geógrafo (17), geólogo (16), médico (4) e técnicos em assuntos educacionais (1). As remunerações partem de R$ 3.625,42 e chegam a R$ 5.596,31.
Os outros 22 postos, destinados à Enap, envolvem as carreiras de técnico em assuntos educacionais (18) e técnico de nível superior (4), ambas com salário de R$ 4.514,22.

Do total de oportunidades, 20% fica reservado a candidatos negros e outros 5% a portadores de deficiência. Quem desejar concorrer dentro dessas cotas deverá, obrigatoriamente, declarar-se negro ou portador de deficiência no ato da inscrição.

Inscrições
As inscrições para o concurso do MPOG e Enap poderão ser realizadas através do site do Cespe/UnB (www.cespe.unb.br), organizador do processo seletivo. Será possível garantir participação até o dia 6 de julho, pagando taxa de R$ 90, exceto para os cargos de arquiteto, economista, engenheiro e geólogo, cuja taxa é de R$ 100.

A isenção do pagamento da taxa de inscrição poderá ser pleiteada por membros de famílias de baixa renda inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). A solicitação do benefício poderá ser feita no mesmo site e período das inscrições.

O processo seletivo do MPOG / Enap
Todos os candidatos do concurso do MPOG e Enap serão submetidos a provas objetiva e discursiva no dia 16 de agosto, no turno da manhã. Com quatro horas e meia de duração, a aplicação acontecerá, concomitantemente, em todas as capitais do país, em horários e locais que serão informados, oportunamente, pela comissão de organizadores do processo seletivo.

Os exames objetivos serão compostos por 120 questões de múltipla escolha, sendo 50 de conhecimentos básicos e 70 de conhecimentos específicos. O conteúdo programático completo pode ser consultado no edital anexo à notícia. Os aprovados nessa etapa passarão, ainda, por avaliação de títulos, de caráter apenas classificatório.

O concurso do MPOG e Enap terá validade de dois anos, podendo ser prorrogado, uma única vez, pelo mesmo período. Para mais informações, acesse o edital aqui.
Redação O POVO Online

sexta-feira, 19 de junho de 2015

Liga Cultural e Esportiva do Poeirão

A liga teve como seu primeiro presidente, o jovem Francisco José Florêncio Bessa e como Vice Ronaldo Pinheiro de Sousa, ambos moradores da comunidade. Estiveram presentes na reunião Lideranças como o Ex vereador Louro da Lisiex e Micaue, Coronel Cavalcante Quintino Barreto, o Conselheiro Tutelar Jose Giovan (dodo) e muitas outras pessoas da comunida.
 Juntos conseguiremos muito mais.
Parabéns a todos os amigos que participaram deste evento, isto só mostra uma comunidade unida pensando no bem estar de nossas crianças, adolescente, Jovens e até mesmo os adultos. Parabéns a todos pela a Participação.
 
José Giovan (Dodo).

Homem é assassinado na frente da esposa e da filha

O jovem, identificado apenas por Anderson, de 24 anos, foi morto na noite desta quinta-feira (18), quando chegava em uma farmácia com a esposa e a filha de dois anos de idade.
Segundo informações da esposa da vítima, ele já havia participado de ações criminosas no passado, mas estava se reabilitando há mais de um ano. A mulher informou que os três estavam chegando na farmácia, quando dois homens chegaram em uma moto e deram vários disparos na vítima. A Polícia investiga o assassinato.

 http://cnews.com.br






quinta-feira, 18 de junho de 2015

Alunos da rede estadual de Fortaleza e Região Metropolitana conhecem obra de Da Vinci

Um total de seis mil estudantes de escolas públicas da rede estadual, localizadas em Fortaleza e Região Metropolitana, está tendo a oportunidade de conhecer mais de 60 peças projetadas por Leonardo Da Vinci, um dos artistas italianos mais importantes do Alto Renascimento. As obras fazem parte da mostra "Da Vinci - A Exibição" que ficará aberta até o próximo dia 30 de junho, no Shopping RioMar. As visitas das escolas acontecem de Segunda a Sexta-feira, das 8h às 17h, e seguem até o final da exposição. A atividade é resultado de uma parceria entre Secretaria da Educação (Seduc) e a Exhibition Club, empresa responsável por trazer a mostra ao Ceará.

Conforme a organização do evento, as invenções podem ser manuseadas pelos estudantes juntamente aos educadores, tendo seus conceitos desvendados com grande detalhe, sempre em um ambiente interativo, informativo e lúdico. Os educadores que recebem as unidades de ensino foram especialmente treinados para explorar aspectos do pensamento e vida de Da Vinci, um gênio que se destacou como cientista, matemático, engenheiro, inventor, anatomista, pintor, escultor, arquiteto, botânico, poeta e músico, entre outros talentos.


Sobre a Exibição


Das mais de 60 invenções, 44 são interativas e em tamanho original, criadas em colaboração com artesãos italianos responsáveis por interpretar o antigo dialeto florentino. Esses especialistas trouxeram à vida muitas invenções e aparelhos projetados, mas nunca construídos por Leonardo Da Vinci, devido à falta de tecnologias modernas no século XVI. Cada uma das invenções foi construída com detalhes precisos do código Da Vinci.


VISITAS DAS ESCOLAS NESTA QUINTA-FEIRA (18/06)

MANHÃ
EEF JESUS MARIA JOSÉ                
EEFM ANTÔNIO BEZERRA                
EEFM MONSENHOR DOURADO                
EEFM GOVERNADOR FLÁVIO MARCÍLIO        
CENTRO EDUCACIONAL MOEMA TÁVORA      
 
TARDE
EEFM JOÃO MATTOS        
EEFM MARECHAL HUMBERTO DE ALENCAR CASTELO BRANCO        
EEFM ESTADO DO AMAZONAS        
COLÉGIO ESTADUAL PRES HUMBERTO DE ALENCAR CASTELO BRANCO        
EEFM NOEL HUGNEN DE OLIVEIRA PAIVA        
EEFM DONA LUÍZA TÁVORA – PIO XII     
   


18.06.2015


Assessoria de Imprensa da Seduc
Jacqueline Cavalcante – jacquelinec@seduc.ce.gov.br / 3101.3972

 Sabrina Lima
Gestora de Célula/Secretarias
 

Coordenadoria de Imprensa da Casa Civil
Governo do Estado Ceará
85 3466.4898

quarta-feira, 17 de junho de 2015

Vanderley Pedrosa será Pré Candidato a Prefeito em Poranga-CE.



O ex deputado Vanderley Pedrosa vai transferir seu título/domicílio eleitoral para disputar a Prefeitura de Poranga. Candidatura de Vanderley Pedrosa já conta com muitas forças políticas e sociais daquele município.

Outra coisa. Como foi deputado estadual na época que o atual governador do Ceará, Camilo Santana, também era deputado estadual, e por ser pai do jovem deputado Bruno Pedrosa, ex deputado Vanderley tem grandes chances de contar com apoio total e irrestrito de Camilo Santana.

Na condição de candidato das oposições em Poranga, Vanderley deve dialogar com os principais líderes oposicionistas daquela cidade: ex prefeito Aderson, Jonas do Duca, Igor Pinho e Abdoral, entre outros líderes locais.


fonte: Professor Tim (com alteração).
http://timraimundo.blogspot.com.br/

Motoristas e cobradores de ônibus intermunicipais paralisam atividades nesta quinta

Os motoristas e cobradores de ônibus do transporte intermunicipal paralisam as atividades na manhã desta quinta, 18. Os trabalhadores reivindicam, principalmente, aumento de 13%, reajuste no vale alimentação, plano de saúde. O Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Intermunicipal e Interestadual do Ceará (Sinterônibus) oferece o valor da inflação, de 8,34%, e está discutindo outros ganhos como plano de saúde. A paralisação inicia às 9h e tem previsão de se estender por duas horas.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas de Transporte Rodoviário de Passageiros Intermunicipal e Interestadual do Estado do Ceará (Sinteti), Carlos Jefferson, o pedido é também pela redução da jornada de trabalho.

Já o presidente do Sinterônibus, André Eskinazi, informa que a proposta atende a inflação do período, além de haver negociação para outros ganhos sociais. “No momento de crise  que o Brasil está passando não é possível para as empresas dar o aumento que eles estão pedindo”, informou o gestor.

As linhas atingidas pela paralisação serão Fretcar, Princesa dos Inhamuns, Guanambara, São Benedito e a Via Metro. As regiões que devem ser atingidas são: Região Norte, Centro Sul, parte do Litoral Leste e Cariri.
 
 
Redação O POVO Online

Sema estuda possibilidade do Parque Botânico receber Animais Silvestres

O secretário do Meio Ambiente, Artur Bruno, se reuniu na manhã desta quarta-feira (17) com técnicos do Ibama/CE e Semace com o objetivo de avaliar demandas do Centro de Triagem de Animais Silvestre (Cetas) e encontrar soluções imediatas. Ao ouvir depoimentos dos técnicos, o Secretário entendeu o momento de dificuldade vivenciado pelo Ibama e sugeriu a realização de um convênio técnico, pessoal e financeiro entre as três instituições.
 
 
Na reunião, foi criada uma equipe de trabalho envolvendo os setores técnico e jurídico da Sema, Semace e Ibama. Esses representantes redigirão o documento do convênio, levando-se em conta os aspectos legais, e voltam a se reunir na próxima segunda-feira,22, para avançar a discussão. O superintendente do Ibama, José Wílson Uchoa, agradeceu o apoio e sensibilidade do secretário Artur Bruno. "Este encontro aqui já é um termo de cooperação. Com o convênio, futuramente, teremos um novo rumo no Cetas/CE", colocou.
 
 
O assessor Técnico do Setor de Defesa da Fauna e fiscal ambiental da Semana, Roberto Cavalcante, acenou para a construção de um Cetas em uma área de preservação ambiental. Logo, o secretário Bruno indicou o Parque Botânico, com 190 hectares de área verde. “Estamos abertos para o diálogo. A questão da fauna e da flora também é nossa. Neste primeiro encontro, já demos um grande passo para que os problemas sejam solucionados no Cetas”, comentou Artur Bruno.
 
 
 
17.06.2015
 
 
Elizabeth Rebouças
Assessora de imprensa da Secretaria do Meio Ambiente
85 3101.1235 | 8848.2022
 
 
Marconi Alves
Jornalista/Assessoria de imprensa da Secretaria do Meio Ambiente
 
 
Sabrina Lima
Gestora de Célula/Secretarias
 
Coordenadoria de Imprensa da Casa Civil
Governo do Estado Ceará
85 3466.4898