quinta-feira, 31 de março de 2016

Curso Pré-Vestibular Paulo Freire seleciona administradores e professores

O Curso Pré-Vestibular Paulo Freire, ligado à Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará, está com inscrições abertas para os processos seletivos de administradores e professores. O trabalho é voluntário para os dois cargos. Os interessados podem fazer a inscrição até 5 de abril.

Para administradores, é ofertada uma vaga para cada uma das seguintes funções: coordenador de ensino; coordenador de marketing; criação de conteúdo; mídias sociais; captação de recursos/comunicação externa; computação; e coordenador de recursos humanos. 

Já para professores, estão disponíveis as seguintes vagas: corretor de redação (duas); plantonista tira-dúvidas de matemática (uma) e plantonista tira-dúvidas de física (uma). 

Estudante de graduação, pós-graduação, mestrado ou doutorado, independentemente de vínculo com a UFC, que atenda aos requisitos da seleção, podem se inscrever. 

Confira os editais:



Para mais informações: marketing.cursopf@gmail.com


O Povo

Caucaia: Ação Somos todos Humanos apoiará escolas e entidades

O lançamento da primeira fase do Somos Todos Humanos (STH) 2016 ocorreu na tarde de ontem, na sede do O POVO, com a presença de representantes de entidades beneficentes e escolas integrantes do projeto Correspondentes O POVO, do programa O POVO na Educação. A iniciativa, desenvolvida pelo Grupo de Comunicação O POVO e Fundação Demócrito Rocha (FDR), reunirá 12 entidades beneficentes, localizadas em Fortaleza e Caucaia, e 35 escolas públicas e privadas.
A lista completa das escolas e entidades pode ser acessada no O POVO Online. A ação busca dar visibilidade ao trabalho das instituições, sensibilizando a população e mobilizando a sociedade em prol dos projetos.
Das 12 entidades participantes desta edição, quatro estreiam em 2016: Associação Nossa Casa Mãe África, Pirambu Digital, Fundação Terra e Associação das Comunidades dos Índios Tapeba de Caucaia (Acita). “Participar do STH gera visibilidade para a cooperativa e o intuito é mostrar o que é o movimento cooperativista para a sociedade”, diz o coordenador da Cooperativa Pirambu Digital, Fabrício Mendes. A coordenadora da Fundação Terra, Valéria Quinderé, espera aumentar “o conhecimento da Fundação Terra para o maior número de pessoas”.
Sensibilização
“Este ano, o objetivo é ampliar a abrangência das instituições envolvidas sem excluir as anteriores. Estamos aprofundando os temas do ano passado e fazendo a divulgação deles na sociedade, com o envolvimento de entidades reconhecidas no Estado pelo seu trabalho social”, enfatiza Cliff Vilar, executivo de projetos especiais do O POVO e idealizador do STH. Para a diretora de marketing do Grupo de Comunicação O POVO, Valéria Xavier, a ideia principal desta edição “é sensibilizar o maior número de pessoas possível para alcançar diversos públicos”.
As escolas convidadas já integram o projeto Correspondentes O POVO e os estudantes participantes escrevem semanalmente para a coluna Direto da Escola, publicada às quartas-feiras no Jornal do Leitor e no O POVO Online.
Nesta primeira etapa, cada entidade será atendida por estudantes de três escolas, que vão desenvolver atividades pedagógicas para cada associação. Para o fim de maio, está prevista a entrega do Prêmio Somos Todos Humanos, uma das novidades de 2016, no Teatro RioMar. No segundo semestre, associações, sindicatos, agências e instituições de ensino superior, também serão convidados.
Somos Todos Humanos 2016 – entidades participantes

1.       Associação Nossa Casa Mãe África
2.       Pirambu Digital
3.       Fundação Terra
4.       Associação das Comunidades dos Índios Tapeba de Caucaia (Acita)
5.       Apae
6.       Associação Peter Pan
7.       Santa Casa de Misericórdia
8.       Casa do Sol Nascente
9.       Iprede
10.   Cufa
11.   Edisca
12.   Hospital de Messejana
 
Somos Todos Humanos 2016 – escolas participantes


1.       EEFM Patronato Sagrada Família
2.       Colégio da Polícia Militar do Ceará
3.       EEFM Paulo Elpídio
4.       EEFM Torres de Melo
5.       EEFM General Eudoro Correa
6.       EEFM Clóvis Beviláqua
7.       EEFM Sebastião de Abreu
8.       EEFM Demócrito Rocha
9.       EEFM Visconde do Rio Branco
10.   Colégio do Corpo de Bombeiros
11.   Colégio Militar de Fortaleza
12.   EEFM Doutor César Cals
13.   EEFM Paróquia da Paz
14.   Escola Rogério Froes
15.   Escola Aloysio Barros Leal
16.   Colégio Batista
17.   Colégio Nossa Senhora das Graças
18.   Colégio Antares
19.   Colégio Farias Brito
20.   Colégio 7 de Setembro
21.   Colégio Dom Felipe
22.   Colégio Santa Isabel
23.   Colégio Ari de Sá
24.   Colégio Darwin
25.   Colégio Master
26.   Colégio Tiradentes
27.   Colégio Lourenço Filho
28.   Colégio Cientista
29.   Colégio Imaculada Conceição
30.   Colégio Máximus
31.   Colégio MaterAmabilis
32.   Colégio Nova Dimensão
33.   Instituto dos Cegos
34.   Escola Indígena Tapeba do Trilho
35.   EMEF Olímpio Nogueira Lopes

Reunião define programação para o Dia “D” de combate ao mosquito Aedes Aegypti

Uma reunião ocorrida no Centro de Endemias e Zoonoses, na segunda, 28/03, definiu os detalhes da programação do Dia “D” de combate ao mosquito Aedes Aegypti que acontece na Escola Dona Lavínia no dia 5 de maio.
As ações que antecedem o Dia “D”, acontecem nos dias 12, 14 e 19 de abril, de 8h às 11h da manhã, na Escola Dona Lavínia com uma programação que inclui oficinas com material reciclável, Palestra sobre a Citronela, Exposição da Estação e Reprodução do Peixe Beta José Lanusse Pinto Gomes e o Teatro infantil da empresa Vitória. A programação é aberta a alunos e comunidade em geral.
Você pode colaborar com doação de garrafas PET, que podem ser entregues na Escola Dona Lavínia, situada a Rua: Gizelda Magalhães Bezerra, nº 2394, Tabapuazinho.
Esta é uma ação da Empresa Vitória em parceria com o município. Participaram desta reunião,  Marcia Beatriz Ximenes, gerente da Célula de Educação Ambiental do Instituto de Meio Ambiente do Município de Caucaia – IMAC, Pires Sousa coordenador do Centro de Endemias e Zoonoses, Iranir Andrade, da Mobilização Social  da Secretaria de Saúde e Janaína Souza, coordenadora de Projetos Sociais da Empresa Vitória.
imac

quarta-feira, 30 de março de 2016

Fortaleza recebe a I Liga Feminina de Futebol Sub-20 do Brasil

Com presença de doze equipes, tem início nessa quarta-feira, 30, em Fortaleza, a I Liga Feminina de Futebol Sub-20 do Brasil, promovida pela Associação Cuebla, com apoio do Ministério do Esporte.
A primeira etapa da competição ocorre na capital cearense, até o próximo domingo, 3, com presença de quatro equipes das Regiões Norte/Nordeste/Centro Oeste: Caucaia (CE), Juventus (CE), Iranduba (AM) e Aliança (GO).

As partidas serão realizadas no Estádio Presidente Vargas, sempre às 9h e 11h da manhã. As equipes se enfrentam dentro do grupo em turno e returno e as duas melhores avançam para a próxima fase.

Na primeira rodada desta fase inicial, marcada para quarta-feira, a equipe da casa, Caucaia, enfrenta o Aliança (GO) a partir das 9h, enquanto às 11h será vez do duelo entre Iranduba (AM) e Juventus (CE). Na quinta-feira as equipes descansam para os jogos de sexta (1º de abril), quando acontece o clássico cearense entre Juventus e Caucaia (11h), fechando a segunda rodada que terá sua abertura com a partida entre Iranduba e Aliança. No domingo (03) as equipes retornam mais uma vez a campo para fecharem a primeira fase da competição. O Juventus encara o Aliança (9h) e Caucaia e Iranduba fazem a última partida da semana, às 11h.

Além de Fortaleza, a primeira fase do torneio conta com jogos em São Paulo, Rio de Janeiro, Criciúma e Curitiba e reúne, além dos quatro clubes já citados, equipes tradicionais do Futebol feminino como Duda/Canoas (RS), Foz Cataratas (PR), Adeco (SP), Ferroviária (SP), São José (SP), Vasco da Gama (RJ), Coritiba (PR) e Criciúma (SC).

A Competição é a primeira na história do País a reunir os chamados clubes do Futebol Feminino em uma competição de base, que reúne representantes das cinco regiões do Brasil.
Formato da competição:
A competição será realizada em quatro fases, sendo que na primeira fase os clubes serão divididos em três grupos com quatro equipes cada. As equipes se enfrentam em dois turnos e as duas melhores equipes, mais as duas melhores terceiras colocadas, avançam para a segunda fase, chamada de quadrangulares finais. Nessa etapa, os times serão divididos em dois grupos com quatro times cada e os dois melhores avançam para a semifinal. A partir daí serão jogos eliminatórias, com os dois vencedores disputando a final e os perdedores jogando 3º e 4º.

m Curitiba e as da Região Sudeste no Rio de Janeiro, a segunda etapa.

Tabela de jogos da 1ª Etapa – Fortaleza
30/03/2016 – 9h – Aliança (GO) x Caucaia (CE) – Estádio Presidente Vargas
30/03/2016 – 11h – Iranduba (AM) x Juventus (CE) – Estádio Presidente Vargas
01/04/2016 – 9h – Aliança (GO) x Iranduba (AM) – Estádio Presidente Vargas
01/04/2016 – 11h – Caucaia (CE) x Juventus (CE) – Estádio Presidente Vargas
03/04/2016 – 9h – Juventus (CE) x Aliança (GO) – Estádio Presidente Vargas
03/04/2016 – 11h – Caucaia (CE) x Iranduba (AM) – Estádio Presidente Vargas

Sílvio Nascimento no PP para eleições em Caucaia

O presidente da Câmara Municipal de Caucaia, vereador Sílvio Nascimento, que se encontrava há nove anos no PRP, deixou referida agremiação partidária e filiou-se ao PP, Partido Progressista, a fim de viabilizar sua pré-candidatura à Prefeitura local, descortinando importantes apoios em caráter estadual. Como assim? A chegada de Sílvio Nascimento ao PP, conforme ele mesmo contou a este jornalista e ao companheiro Marcos Saraiva (para todos nossos espaços jornalísticos em O Estado – impresso e internet, sistema avol.com.br, rede facebook e Política Especial, na Cidade AM 860), ocorreu depois de muita análise da conjuntara política local e de levantamentos, sondagens e estudos feitos por sua assessoria. Destacou, igualmente, o apoio de lideranças importantes de outras agremiações, que querem e devem participar da campanha e, obviamente, fortalecer sobremaneira “as nossas possibilidades de ganharmos as eleições. Estamos agradecidos a todos quantos já se manifestaram a favor de nosso projeto e àqueles que torceram para que nos filiássemos a um partido, com amplas condições de formar uma sólida e ampla coligação em Caucaia”.

http://www.oestadoce.com.br/

Vagas SINE/IDT de Caucaia.


CAUCAIA
Rua. Juaci Sampaio Ponte,2076 - Centro - Fone :(85) 3101.3378
OCUPAÇÕESQTDE.VAGAS
Auxiliar de cozinha01
Borracheiro01
Costureira de máquinas industriais08
Motorista de automóveis01
Pintor de automóveis02
Promotor de vendas02
Supervisor de costura do vestuário01
Vendedor pracista10
Vigilante50

Deputado Naumi Amorim solicita ao DER a instalação de uma passarela na Localidade de Cipó, Caucaia.

Os moradores da localidade do Cipó, no município de Caucaia, sofrem constantemente com a dificuldade para atravessar a Rodovia CE-085, presenciando acidentes quase que diários. Com objetivo de dar mais segurança a população que enfrenta esse problema, entrei com requerimento junto ao Departamento Estadual de Rodovias do Ceará(DER), solicitando a instalação de uma passarela para travessia de pedestres.

Porto do Pecém recebe a visita do diretor executivo da Hamburg Süd

banner visita hamburg sud 2
Nesta quarta-feira (30), o presidente da Cearáportos, Danilo Serpa, acompanhado dos diretores Rebeca Oliveira (Comercial), Roberto Loureiro (Gestão Empresarial), e Waldir Sampaio (Operações), recebeu, no Porto do Pecém, o diretor executivo da Hamburg Süd, José Roberto Salgado, e o gerente do Nordeste, André Magalhães. Os representantes da agência de navegação viram de perto a obra da segunda expansão do Terminal Portuário do Pecém, que já apresenta 72% de avanço.

Serpa declarou que, até o final do ano, devem chegar ao Pecém novos STS's, guindastes de última geração que serão utilizados na movimentação de contêineres, permitindo um rendimento operacional maior do que hoje acontece no porto."Vamos estar aptos, com a finalização da obra, a movimentar por ano 750 mil TEU's. Estamos nos preparando para um aumento da movimentação através do porto", disse.

Já André Magalhães destacou o potencial do porto. "Nós fomos um dos primeiros armadores a atuar aqui, então já tínhamos uma visão do que este terminal portuário poderia se tornar. Hoje, com o que vimos, posso dizer que o Porto do Pecém tem um grande potencial para ser o futuro do Nordeste", finalizou o gerente.

A Hamburg Süd atua no Pecém desde o início das operações do porto e possui uma linha de navegação regular de longo curso (movimentação entre portos de países diferentes), com frequência semanal e com destino aos Estados Unidos. No que se refere à cabotagem (movimentação entre portos brasileiros), existem três serviços regulares, também semanais: Norte, Sul e Transbordo, cujos destinos são Manaus, Santos e Salvador, respectivamente.

Hamburg Süd

A Hamburg Süd foi fundada no ano de 1871, em Hamburgo na Alemanha. Hoje está presente em todas as localizações estratégicas no mundo, com mais de 300 escritórios e milhares de funcionários. Possui mais de 40 serviços de transporte marítimo abrangendo o mundo, que ligam os continentes com mais de 100 navios porta-contêineres e milhares de contêineres.

Atualmente, é representada por dois grupos: a Hamburg Süd, transportadora alemã, e a Aliança, empresa brasileira de navegação, que opera com navios de bandeira brasileira. Além disso, está presente no mercado de transportes marítimos com os nomes Rudolf A. Oetker (RAO) e Aliança Granel (Aliabulk).

30.03.2016

Assessoria de Imprensa da Cearáportos
Luiza Dantas - (85) 33721795 ou 98944.2841
luiza.dantas@cearaportos.ce.gov.br

Vagas de Emprego em Caucaia.

MUNICÍPIO DE CAUCAIA
SINE ESTADUAL E
 CASA DO TRABALHADOR/SINE MUNICIPAL


Descrição
Quantidade de Vagas
Data de Vencimento
   
Auxiliar administrativo
6
04/04/2016
Auxiliar de cozinha
1
01/04/2016
Borracheiro
1
15/04/2016
Costureira de máquinas industriais
8
31/03/2016
Gerente de loja e supermercado
2
30/03/2016
Mecânico
5
05/04/2016
Mecânico de manutenção de máquina industrial
5
30/03/2016
Motorista de automóveis
1
31/03/2016
Operador de câmera de vídeo
4
31/03/2016
Pintor de automóveis
2
08/04/2016
Promotor de vendas
1
30/03/2016
Promotor de vendas
1
07/04/2016
Salgadeiro
1
15/04/2016
Supervisor de costura do vestuário
1
08/04/2016
Técnico de manutenção eletrônica
5
05/04/2016
Técnico em eletromecânica
2
30/03/2016
Vendedor pracista
1
05/04/2016
Vendedor pracista
1
15/04/2016
Vendedor pracista
3
31/03/2016
Vigilante
50
31/03/2016

terça-feira, 29 de março de 2016

Deputado Estadual Naumi Amorim.


Domingo de Páscoa, dia de estar com a família, de refletir sobre o imenso amor de Jesus que ressuscitou para nos dar a salvação.
Acompanhado da minha esposa Erika Amorim e minha filhinha Vitória, participei de um estudo bíblico na CONADEC(Convenção das Assembleia de Deus no estado do Ceará), sediada no Mestre Antônio, em Caucaia.
Fiquei muito feliz por estudar a palavra de Deus com vocês, debater assuntos relacionados a família e ver as igrejas unidas por uma sociedade melhor.
Estiveram presentes vários pastores e lideranças evangélicas de Caucaia, entre elas a minha companheira de Assembleia Legislativa, Deputada Dra. Silvana e seu esposo, Pastor Jaziel Pereira, Pastor Luiz Carlos e o meu amigo Jenivaldo.

Marinha do Brasil abre inscrições de 200 vagas para Colégio Naval

Marinha do Brasil abre inscrições para o Colégio Naval
Marinha do Brasil abre inscrições para o Colégio Naval
Marinha do Brasil abriu inscrições para 200 vagas do Colégio Naval. Os candidatos que ingressarem no Curso de Preparação de Aspirante – que possui duração de três anos letivos e onde é ministrado o ensino básico em nível médio, além do ensino militar-naval – serão preparados intelectual e fisicamente para uma futura seleção do ingresso na Escola Naval.
O prazo de inscrição segue até o dia 18 de abril, pelo site da instituição. É preciso, dentre outros requisitos, apresentar ensino fundamental (concluído ou em fase de conclusão). Nesta etapa, é necessário efetuar o pagamento da taxa de R$ 40 por boleto bancário.
Os candidatos inscritos serão submetidos à prova escrita e redação, inspeção de saúde e teste de aptidão física, além do próprio curso de formação. No ato da inscrição, os candidatos devem optar pelo local onde serão aplicadas os primeiros testes: Santa Maria/RS, Curitiba/PR ou Cuiabá/MT.

Policial é baleado de raspão durante operação em Caucaia; homem é preso e armas são apreendidas

Um policial civil da Divisão Antissequestro (DAS) foi baleado de raspão durante operação no bairro Cigana, em Caucaia, Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), na tarde desta terça-feira, 29. A ação resultou na prisão de um homem e na apreensão de cinco armas de fogo.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), uma equipe da DAS estava realizando campanas no bairro Cigana, investigando um homem devido à suspeita de que ele guardava armas em sua residência. Segundo o delegado da Divisão, Antônio Pastor, o suspeito teria sido informado sobre a operação e montou uma emboscada para os policiais nesta terça, recebendo a composição da especializada com disparos.

Durante troca de tiros, um policial foi atingido no braço, de raspão, por um projétil. Ele foi socorrido ao Instituto Dr. José Frota (IJF) e passa bem. 

Na ação, que teve o apoio do Ronda do Quarteirão da Caucaia, os policiais conseguiram prender o suspeito, identificado como Clodoaldo Wesley Conde Tavares, 18 anos, e apreenderam dois revólveres e três espingardas.

O suspeito e o material apreendido foram encaminhados para a DAS. Clodoaldo vai responder por tentativa de homicídio e porte ilegal de arma de fogo.


o povo

Holanda: Universidades oferecem bolsas de estudos a brasileiros


Por meio do Programa Orange Tulip Scholarship Brazil, estudantes brasileiros têm a oportunidade de concorrer a bolsas de estudo em universidades holandesas em cursos de graduação, pós-graduação e short degree. As bolsas são parciais e integrais. Para se inscrever, o estudante interessado, até 1º de abril, no sítio oficial do programa.

Após a inscrição, alguns documentos (formulário de inscrição, cópia do diploma original anterior e tradução juramentada do documento para a língua inglesa, currículo e carta de motivação em inglês, cópia autenticada do passaporte e cartas de referências) devem ser enviados ao correio eletrônico: ots@nesobrazil.org

Os cursos ofertados são das áreas de artes; ciências biológicas e saúde; exatas e humanas. Além de ser brasileiro, um dos pré-requisitos é estar em um processo de admissão ou já estar matriculado na instituição de ensino superior holandesa de sua escolha. Inglês fluente e bom desempenho acadêmico são essenciais. Verifique todos os requisitos aqui.
 
Mais informações sobre o Programa Orange Tulip Scholarship Brazil clique aqui.

o povo

Três adolescentes são apreendidos após incendiar ônibus em Caucaia.

Três adolescentes foram apreendidos na noite desta segunda-feira (28) suspeitos de incendiar um ônibus, no Bairro Jurema, em Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza. Segundo informações da Polícia Militar foi o segundo caso registrado em dois dias na cidade. O primeiro incêndio aconteceu no domingo (27).
De acordo com a Polícia Militar, os policiais faziam um patrulhamento de rotina quando abordaram um carro. Os três adolescentes estavam no veículo e após interrogatório policial confessaram o incêndio ao coletivo. A polícia disse que um dos jovens confirmou também que o carro tinha sido roubado no sábado no Bairro Conjunto Ceará, em Fortaleza.
Com eles, a polícia encontrou uma pistola do tipo ponto quarenta, de uso restrito da polícia, e também um galão com aproximadamente três litros de gasolina. Imagens de circuito interno de uma loja também comprovaram a participação dos jovens no crime.
Assaltos em Fortaleza
Além disso, a  polícia também informou que os três são suspeitos de cometer assaltos em série no Bairro  Conjunto Ceará. Várias pessoas já registraram boletim de ocorrência.

Eles foram levados para a Delegacia de Caucaia e depois devem seguir para a Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA). A polícia segue em busca de uma quarta pessoa, que estaria com os objetos roubados.  A Polícia Civil disse que investiga se existe alguma relação entre os dois ataques.
g1

segunda-feira, 28 de março de 2016

Deputado Naumi Amorim.

 Projeto de indicação 185/2015, de autoria do deputado Naumi Amorim (PMB),  que dispõe sobre a concessão de incentivo financeiro aos catadores de materiais recicláveis e reutilizáveis, organizados em cooperativas e associações do Ceará, além da utilização de internos do sistema prisional neste serviço, promovendo sua ressocialização.

Deputado Bruno Pedrosa: Escola de ensino médio de Pentecoste recebe homenagem pelos 60 anos

60 anos da EEM Jose Ribeiro60 anos da EEM Jose RibeiroFoto: Bia Medeiros
A Assembleia Legislativa realizou, nesta segunda-feira (28/03), sessão solene em comemoração aos 60 anos da Escola de Ensino Médio Tabelião José Ribeiro Guimarães, de Pentecoste. A iniciativa foi proposta pelo deputado Bruno Pedrosa (PP), presidente da Comissão de Fiscalização e Controle do Legislativo.  
O parlamentar, que presidiu a solenidade, disse que a iniciativa é uma forma de valorizar a escola e o município. “A escola oferece ensino de qualidade e tem uma grande função social em todo o município. Muitas pessoas que ocupam cargos relevantes na sociedade passaram por ela. São seis décadas de trabalho em prol da sociedade”, pontuou.
Bruno Pedrosa destacou também o apoio do Governo do Estado, que, por meio dessa escola e de tantas outras de ensino médio, tem procurado fazer o seu papel em prol da educação. O parlamentar lembrou que, quando presidiu a Comissão da Juventude da Assembleia, um dos temas debatidos foi a redução da maioridade penal. Na ocasião, chegou-se à conclusão de que, em vez de punição, era preciso uma educação de mais qualidade, para garantir ao jovem uma oportunidade de subir na vida, disse.
O deputado citou ainda outras iniciativas debatidas na Casa voltadas à juventude, como o Bilhete Único para a Região Metropolitana e o projeto de indicação, de sua autoria, que prevê passagem gratuita para jovens entre 15 e 19 anos, uma vez por mês, para facilitar a busca pelo emprego.
O diretor da escola, Robério Estevam, disse que era um privilégio participar da sessão comemorativa ao lado de professores e alunos da unidade. “Todos nós temos uma história de carinho e amor pela escola, e por isso meu sentimento é de agradecimento a todos. As relações de afetos formados no seio escolar ficam marcadas para sempre em cada um de nós”, afirmou.
O diretor ressaltou que a escola tem cerca de 700 alunos, na sede, e mais outros 100, em um anexo, na comunidade de Macacos. Segundo ele, nos últimos anos, foram registradas muitas vitórias. “Vários estudantes ingressaram nas universidades e, graças ao Enem, temos hoje ex-alunos cursando Medicina, Agronomia, Engenharia, entre outros, o que não tínhamos há algum tempo”, pontuou.
O secretário de Finanças de Pentecoste, Paulo Sérgio Santos, ressaltou que foi na escola onde iniciou seus estudos. “A escola não é só um lugar onde se aprende o conhecimento, mas é também onde a gente cria os laços afetivos e conquistamos a condição de realizar os nossos sonhos”, acentuou.
A secretária de Educação do município, Alaíde Barbosa Guimarães, enfatizou que a "escola Tabelião é um grande celeiro do ensino. Lá se aprende a conhecer, conviver, a ser e a fazer. Todos os pilares da educação básica nós podemos vivenciar lá". O diretor de Meio Ambiente, Jameson Igor Custódio, disse que não se comemora os 60 anos de um prédio “mas a grandeza de uma instituição”.
Receberam placas comemorativas da solenidade a ex-coordenadora da escola Antônia Alda Marques, a secretária da escola, Francivalda Sales, o diretor Jameson Custódio, a ex-diretora Kátia Sombra, o diretor Robério Estevam, a vereadora Valdelice Firmino, o secretário Paulo Santos, a secretária Maria Alaíde Guimarães e a prefeita de Pentecoste, Ivoneide Moura, representada pela secretária de Educação.    
A solenidade também contou com a participação de alunos e professores da instituição.
JS/CG

Senai oferta 528 vagas em cursos profissionalizante.

O Senai Ceará oferta 528 vagas em cursos profissionalizantes para a Região Metropolitana de Fortaleza nos meses de março, abril, maio e junho. As qualificações são pagas e distribuídas em 33 turmas.
Os valores dos cursos variam de acordo com a área escolhida e a carga horária.  A instituição agora concede até 30% de desconto para trabalhadores da indústria e de até 10% para os demais interessados. E até 20% é concedido ao trabalhador de indústria associada a sindicato filiado ao Sistema FIEC e que declara o FPAS 507 ou 833 em sua GFIP.
Os candidatos, pessoas físicas e jurídicas, podem reservar suas vagas nos cursos pelo telefone ou pelo endereço eletrônico no link Cursos para Você. Além disso, os interessados podem se dirigir a unidade com a seguinte documentação: xerox e original do RG, CPF; comprovante de endereço atualizado; comprovante de escolaridade; e se o curso for de aperfeiçoamento é necessário comprovar os conhecimentos necessários, através de certificados e/ou declaração da empresa.
o povo