sexta-feira, 28 de setembro de 2018

Prefeitura abre licitação para compra de material esportivo

Visando dar maior qualidade e suprir demandas operacionais do programa Segundo Tempo, a Secretaria Municipal de Esporte e Juventude (Sejuv) abriu processo licitatório para a aquisição de material esportivo, material gráfico e uniformes.
A licitação terá característica de menor preço por item e a Prefeitura estipulou 9 de outubro como prazo limite para a apresentação de propostas de preços por parte dos interessados. O aviso consta no Diário Oficial do Município, que pode ser acessado gratuitamente pela Internet.
Conforme a Comissão de Licitação, a abertura dos proponentes acontecerá às 15h30min de 9/10. A sessão de disputa de lances será realizada a partir das 9 horas do dia seguinte.
A íntegra do edital encontra-se à disposição no Departamento de Gestão de Licitações, no site www.bllcompras.org.br e no portal de licitações do Tribunal de Contas dos Municípios (www.tcm.ce.gov.br/licitacoes).
SERVIÇO
SALA DE LICITAÇÕES
ONDE: rua Coronel Correia, nº 1.073, no Parque Soledade.
MAIS INFORMAÇÕES: (85) 3342.0545

Apostadores de loterias podem ser obrigados a informar CPF

Os participantes de loterias administradas pela Caixa podem ser obrigados a registrar o número do CPF no momento de cada aposta. O objetivo é facilitar a investigação de crimes como lavagem de dinheiro e ocultação de bens, direitos e valores. Projeto de lei do Senado (PLS) 412/2017 com esse objetivo já pode ser incluído na pauta de votações da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).
O relator, senador Pedro Chaves (PRB-MS), insere alterações no projeto apresentado pelo senador Paulo Bauer (PSDB-SC), que obriga as administradoras de loterias a divulgarem pela internet, em até 90 dias o nome, o CPF e o endereço dos ganhadores dos prêmios. “São inúmeros casos de suspeitas e de fraudes. O objetivo é aperfeiçoar o pagamento dos prêmios, conferindo maior transparência e honestidade e evitando suspeitas sobre uma série de 'coincidências' que ocorrem nos sorteios”, argumenta Paulo Bauer na justificativa do projeto.
"O problema de fraudes nas loterias é antigo”, reconhece Pedro Chaves, lembrando o caso do ex-deputado João Alves (BA), que renunciou ao mandato em 1994 por envolvimento no escândalo que ficou conhecido como “Anões do Orçamento”. Na ocasião, Alves justificou o crescimento do patrimônio dizendo ter ganho 221 vezes em loterias. “Novos escândalos têm surgido. Em 2015, uma quadrilha especializada em fraudar os pagamentos de loterias desviou mais de R$ 60 milhões em bilhetes premiados, não sacados pelos ganhadores”, afirma o relator.

Privacidade

O senador, no entanto, sugere mudanças no PLS 412/2017 por motivos de segurança. “O Brasil tem tido índices de violência assustadores. Foram quase 59 mil homicídios em 2014 apenas com armas de fogo. Ao divulgar o nome das pessoas com seus respectivos dados, estaremos criando um problema de segurança para cidadãos que ganham prêmios de loterias”, argumenta o relator.
Para Pedro Chaves, é possível elevar o número de informações disponíveis para os órgãos de controle apenas com o registro do CPF dos jogadores no momento da aposta. “Os agentes pagadores dos prêmios poderão conferir se o número informado em cada aposta coincide com o número apresentado na retirada do respectivo prêmio”, argumenta.
De acordo com o relatório, a Caixa e os permissionários lotéricos devem garantir o sigilo na identificação dos apostadores. Em 30 dias, a instituição deve entrar em contato com os vencedores, que poderão receber o prêmio mesmo que tenham perdido o bilhete da aposta.
O registro do CPF valeria para as apostas da Mega-Sena, Lotofácil, Lotomania, Dupla-Sena, Timemania, Quina, Loteca e Lotogol. Ficariam de fora a Loteria Federal e a Loteria Instantânea Exclusiva (Lotex). “Se todas as apostas em loterias tivessem que se adequar à medida, os vendedores ambulantes de bilhetes se tornariam desempregados”, justifica Pedro Chaves.

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Programa da Câmara de atendimento a adolescentes aprendizes completa 25 anos

Estudantes que integram o “Pró-Adolescente” também participam de atividades de reforço escolar. Aulas são dadas por servidores voluntários
Desde 1993, a Câmara dos Deputados mantém o Programa Pró-Adolescente, que oferece oportunidade de atuação profissional a adolescentes de baixa renda do Distrito Federal. Nesses 25 anos de existência, mais de cinco mil estudantes já atuaram na parte prática do Programa de Aprendizagem Profissional, além de frequentar o curso teórico de Auxiliar de Escritório Administrativo no Centro Salesiano do Menor, na cidade satélite de Ceilândia.

Atualmente, 430 adolescentes colaboram com os diversos setores da Câmara. O programa beneficia alunos do ensino regular a partir do 8º ano, com idade de 14 a 15 anos e seis meses, e provenientes de famílias cuja renda familiar per capita seja igual ou inferior a meio salário mínimo, ou estejam em situação de risco ou de vulnerabilidade social.
Secretária-executiva do programa, a servidora Juliene Botelho informa que os participantes recebem um salário mínimo, vale-transporte, vale-alimentação, uniforme, orientação vocacional e atendimento psicológico, entre outros benefícios.
Reforço escolar
Além da prática de aprendizagem profissional, o Pró-Adolescente estimula o aprendizado dos jovens com aulas de reforço escolar dadas pelos servidores da Câmara.
A estudante Nailê dos Santos Silva, de 17 anos, que faz parte programa, elogia as aulas promovidas pelos voluntários: “Não é igual à escola, que só passa o conteúdo e você aprende. Os servidores trazem dinâmicas interessantes, que nos ajudam a entender melhor as matérias”.
A museóloga do Centro Cultural da Câmara Luciana Scanapieco atua como voluntária, dando aulas de reforço de história para os adolescentes. “Todo fim de semestre, fico feliz porque tenho o retorno dos alunos, que vêm me agradecer, pois as notas deles na escola melhoraram muito”, relata ela.
Coordenadora do plantão de apoio escolar, a Mariana Araújo pede que mais servidores se voluntariem para dar aulas aos adolescentes: “Nossa principal necessidade é na área de química”. Interessados em lecionar podem se inscrever pelo e-mail institucional do programa (proad.depes@camara.leg.br).
Atualmente, uma média de 160 adolescentes participam das aulas de reforço escolar por bimestre.
Reportagem – Newton Araújo

Edição – Marcelo Oliveira

quinta-feira, 27 de setembro de 2018

Vagas SINE/IDT de Fortaleza nesta quinta-feira (27/09)

Confira a lista com as principais vagas:
 

FORTALEZA
Centro - Rua. Assunção, 699 - Fone :(85) 3101.2775
Aldeota - Av. Santos Dumont, 5015 - Fone :(85) 3101.1660
Antonio Bezerra - Av.Demetrio de Menezes, 3750 - Fone :(85) 3101.2743
Messejana - Av.Jornalista Tomaz Coelho, 408 - Fone :(85) 3101.2138
Parangaba - Av. João Pessoa, 6239 - Fone :(85) 3101.3034
OCUPAÇÕESQTDE.VAGAS
Açougueiro20
Agente de vendas de serviços05
Analista de recursos humanos06
Artífice de manutenção05
Assistente de vendas06
Auxiliar administrativo06
Auxiliar de contabilidade01
Auxiliar de marceneiro01
Auxiliar de pessoal07
Auxiliar financeiro02
Babá01
Balconista de açougue20
Bordador, a mão02
Chefe administrativo05
Chefe de depósito05
Cobrador externo01
Comprador01
Conferente de carga e descarga05
Contador01
Coordenador administrativo01
Coordenador de restaurante01
Copeiro05
Costureira de máquina reta04
Costureira de máquinas industriais04
Cozinheiro geral06
Eletricista de instalações de veículos automotores01
Encarregado de almoxarifado05
Encarregado de hortifrutigrangeiros05
Gerente comercial01
Gerente de bar e lanchonete05
Gerente de mercearia05
Inspetor de qualidade04
Instalador de equipamentos de comunicação02
Jardineiro01
Manicure05
Marceneiro01
Mecânico de ar-condicionado e refrigeração01
Mecânico de auto em geral02
Mecânico de automóveis e caminhões01
Mecânico de empilhadeira01
Mecânico de manutenção de tratores02
Mecânico de motocicletas01
Mecânico de refrigeração03
Mecânico eletricista de automóveis01
Modelista01
Modelista de roupas01
Montador de automóveis03
Motorista de ônibus urbano60
Nutricionista05
Oficial de manutenção02
Operador de câmaras frias05
Operador de empilhadeira03
Padeiro confeiteiro01
Pasteleiro01
Pedreiro02
Pintor de automóveis02
Pizzaiolo02
Porteiro02
Promotor de vendas02
Recepcionista de hospital08
Representante comercial autônomo02
Revisor de tecidos acabados02
Salgadeiro01
Supervisor administrativo de pessoal02
Supervisor comercial01
Supervisor de atendimento (caixas e bilheteiros)05
Supervisor de vendas de serviços05
Técnico de apoio ao usuário de informática (helpdesk)05
Técnico de manutenção industrial01
Técnico em segurança do trabalho02
Tecnólogo em gestão de sistema de informação01
Torneiro mecânico01
Vendedor de serviços01
Vendedor interno50
Vendedor pracista02
Zelador02
 
PESSOA COM DEFICIÊNCIA
OCUPAÇÕESQTDE.VAGAS
Ajudante de carga e descarga de mercadoria01
Ajudante de cozinha02
Ajudante de obras01
Atendente de lojas04
Atendente de mesa02
Atendente de telemarketing20
Auxiliar de limpeza16
Auxiliar de linha de produção05
Copeiro03
Estoquista02
Mecânico de automóvel02
Oficial de serviços gerais na manutenção de edificações02
Operador de balanças rodoviárias01
Operador de caixa01
Promotor de vendas05
Recuperador de crédito05
Vendedor interno50

Seleção para transferidos e graduados oferta 898 vagas; inscrições de 8 a 11 de outubro

A Universidade Federal do Ceará disponibiliza 898 vagas para transferência de estudantes de outras instituições de ensino superior (IES) e admissão de graduados para o semestre letivo 2019.1. As inscrições serão aceitas de 8 a 11 de outubro.
Do total de 898 vagas ofertadas em cursos de graduação para o próximo semestre, 783 são destinadas à transferência de outras instituições de ensino (IES) e 115, à admissão de graduados. O quantitativo de vagas por curso, sede e turno está especificado no Edital nº 44/2018, publicado nesta quarta-feira (26).
Para concorrer às vagas, o interessado precisa ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e obtido nota final igual ou superior a 450 em pelo menos uma das seguintes edições: 2014, 2015, 2016 ou 2017. Caso tenha participação em mais de uma dentre essas edições, será considerada aquela em que obteve maior nota final.
Para participar da seleção às vagas de transferência, no momento da inscrição, o candidato precisará ter integralizado no mínimo 20% e no máximo 50% da carga horária (ou do total de créditos) de seu curso de origem. A única exceção se refere aos Cursos de Medicina e Odontologia (tanto em Fortaleza quanto em Sobral), nos quais o intervalo será de 10% a 25%.
CURSOS AFINS – Após verificar as vagas ofertadas (quadro 2 do edital), o candidato à transferência deve atentar ao quadro de cursos afins (quadro 3 do edital). A primeira coluna se refere ao curso na UFC e a segunda, aos cursos de outras IES considerados afins. Por exemplo, Agronomia da UFC tem como cursos afins em outras IES os Cursos de Engenharia Agronômica, Engenharia de Agronegócio e Medicina Veterinária.
Se o curso não constar na tabela, é porque só recebe alunos do mesmo curso. Por exemplo, Direito da UFC só aceita alunos de outros cursos de Direito e por isso não tem seu nome no quadro de cursos afins. São considerados automaticamente afins graus de formação distintos (bacharelado e licenciatura) de um mesmo curso.
INSCRIÇÕES – As inscrições estarão abertas de 8 a 11 de outubro, exclusivamente pela Internet, através de link a ser disponibilizado no site da Pró-Reitoria de Graduação da UFC. Além do formulário de inscrição, o candidato terá de responder a um questionário socioeconômico para que sua solicitação seja efetivada.
Ao se inscrever, o candidato precisará estar bastante atento para não ser eliminado da seleção. O histórico escolar a ser anexado (em formato PDF, JPG ou PNG) deverá estar legível e conter, literalmente e de modo incontestável, as seguintes informações:
– carga horária total exigida pelo curso (ou a quantidade total de créditos);
– carga horária total integralizada pelo candidato (ou a quantidade total de créditos integralizados);
– situação atual do aluno no curso (que deve estar regular, com matrícula ativa ou trancada);
– data de emissão (entre 26 de setembro e 11 de outubro de 2018).
É importante destacar também que esse documento terá de ser o histórico escolar oficial autenticado pela instituição de origem (com carimbo e assinatura ou certificação eletrônica). As informações inseridas pelo candidato no formulário de inscrição deverão ser as mesmas constantes no histórico escolar. Aqueles que não atenderem a essas exigências serão eliminados do processo seletivo.
Mais informações, como normas para inscrição, critérios de seleção, lista de documentos e procedimentos para matrícula, podem ser conferidas no Edital nº 44/2018. A divulgação do resultado final e das informações referentes à matrícula dos aprovados está prevista para o dia 21 de novembro.

Fonte: Pró-Reitoria de Graduação da UFC – fone: 85 3366 9528

Filha conhece o pai depois de 39 anos em incrível coincidência dentro de ônibus

Com informações da Defensoria Pública-CE.
– O senhor vai pra onde?
– Eu vou trabalhar. Sou aposentado, mas ainda trabalho.
– O senhor trabalha aonde?
– No Ipec (Instituto de Previdência do Estado do Ceará), que passou a ser denominado como Instituto de Saúde dos Servidores do Estado do Ceará (Issec), em 2007.
– Ah, o senhor trabalha no Ipec! Então é bem capaz de ser conhecido do meu pai? A minha mãe disse que ele trabalhava no Ipec, mas eu acho que ele não está mais nem aqui.
– Como é o nome do seu pai?
– Francisco Nazaré Galvão.
– Bem, se não for eu, é o meu irmão!
– E o senhor tem um irmão com o mesmo nome?
– Tenho!
– Pois quando o senhor encontrar com o seu irmão pergunte se ele namorou com a Lúcia…
“Assim, comecei a contar toda a história que a minha mãe tinha me falado. Ele tirou os óculos escuros e as lágrimas já estavam descendo”, relembra do diálogo que aconteceu em julho de 2017, quando a manicure Joana D’arc Bezerra, de 39 anos, leu no envelope do senhor que sentou do seu lado: Francisco Nazaré Galvão e puxou conversa com aquele desconhecido, que carregava o mesmo nome do pai, que a mãe contou na infância, mas que nunca a registrou.
O ônibus da linha Borges de Melo é da rotina dos dois, que moram há exatos quatro quarteirões de distância, mas nunca se cruzaram. Mas que selou a história quando a manicure Joana D’arc Bezerra, 39 anos, encontrou pela primeira vez o seu pai.
Um envelope que o aposentado carregava, com o sobrenome dele escrito, levantou a suspeita de Joana antes de começarem a conversar. Somente um ano depois do primeiro encontro, os dois vieram buscar exame de DNA, que, por intermédio da Defensoria Pública do Estado do Ceará, confirmou a suspeita: Francisco Galvão é o pai biológico de Joana D’Arc.
Francisco Nazaré Galvão, de 75 anos, namorou com a mãe de Joana há quarenta anos. A mãe dela engravidou, mas o casal terminou o relacionamento antes do nascimento da bebê. Francisco perdeu o contato e não teve mais informações da ex.
Joana cresceu sem pai, criada junto dos avós maternos. E, apesar de saber seu nome e o local de trabalho, nunca foi procurá-lo. Até que o acaso os reuniu.
“Eu fiz uma foto no dia que o encontrei, mandei para minha mãe e contei o que havia acontecido. Ela confirmou: ele era o meu pai e quase infartou quando soube que nos conhecemos dentro do ônibus”, comenta.
Questionado pela filha por que nunca a procurou, o pai lamenta. “Se eu fosse procurar pelo o que eu não perdi, quando eu encontrasse eu não ia conhecer. Mas Deus fez melhor e nos colocou no mesmo caminho”, explica sem jeito.
Na última sexta-feira (21 de setembro), pai e filha receberam a confirmação de uma certeza que o coração de ambos já tinha. “Eu num dizia que você era a minha filha? Ela não acreditava, porque é difícil mesmo de acreditar nessa coincidência toda. Mas está aqui o papel que confirma tudo”, comemorou o senhor, de cabelos brancos, pelo ‘nascimento’ da nova filha. Abraçados, não se desgrudaram, como se o elo nunca tivesse sido rompido.
O próximo passo é inserir o nome do pai de Joana no registro de nascimento, já que a manicure foi registrada só no nome da mãe, e providenciar a mudança no restante da documentação dela e na do filho de 17 anos.
“Trata-se de um reconhecimento de paternidade realizado diretamente no próprio cartório. Munidos do resultado do DNA, não há necessidade de judicialização. Basta eles se dirigirem ao cartório onde Joana foi registrada e requerer o reconhecimento de paternidade tardia espontânea. A segunda via do documento já com o nome do sr. Galvão é entregue em poucos dias. Depois é só ela se dirigir em cada órgão competente para emitir a segunda via dos demais documentos. Depois que ela atualizar toda a documentação, precisamos fazer a retificação do registro de nascimento do filho adolescente e inserir o nome do avô materno”, explica a defensora pública e supervisora do Núcleo Central de Atendimento, Andréa Rebouças.
 oana cresceu sem o nome do pai no registro de nascimento. E, assim como ela, 5,5 milhões de crianças brasileiras também não têm o nome do pai no documento. Os dados são do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), com base no Censo Escolar de 2011. A inclusão do nome do pai pode ser feita espontaneamente: se o pai não participou do registro de seu filho e quer fazê-lo posteriormente, o reconhecimento pode ser realizado a qualquer tempo, é gratuito,pode ser feito direto no cartório do registro dos filhos.
De acordo com o Provimento nº 63, de 14 de novembro de 2017, do CNJ, a orientação é que o pedido seja feito, preferencialmente, no cartório em que a pessoa foi registrada, o que agiliza o processo. A solicitação do reconhecimento espontâneo de paternidade pode ser feita pela mãe da criança, pelo próprio filho maior de 18 anos, ou ainda pelo pai que deseja confirmar sua paternidade. Para ser feita no cartório, os pais precisam ser maiores de 18 anos.
“A falta do nome da figura paternal nos documentos não é só um espaço em branco. Independente da forma que a criança, sua mãe e o restante da família lidam com isso, o registro sempre terá a ver com identidade e história. O reconhecimento é, além de uma obrigação jurídica, é um dever moral que tem um impacto significativo no desenvolvimento e na vida dos filhos”, complementa Andréa Rebouças.
Serviço:
Documentação necessária para Ação de Retificação de Registro Civil
Original da Carteira de Identidade e CPF do requerente
Comprovante de renda (Original do contracheque, benefício do INSS, declaração de isento do IR ou declaração de IR)
Original de comprovante de residência (conta de água, luz ou telefone)
Original da Certidão de Nascimento ou Casamento do requerente
Original da Certidão de Nascimento ou Casamento dos pais do requerente (se for o caso)
Original da Certidão de Nascimento dos filhos (se houver)
Documentos que comprovem a grafia correta ou a data correta do fato (certidão de batismo, certificado da escola, etc)
Nome e endereço completo de 3 testemunhas
Locais de Atendimento
Núcleo de Petição Inicial – Napi
Rua Nelson Studart, s/n, Engenheiro Luciano Cavalcante
(85) 3194.5020/(85) 3194.5025
Núcleo de Atendimento do João XXIII – Travessa Araguaiana 78 – João XXIII. Fone: (85) 3233-1754
Núcleo de Atendimento do Mucuripe – Avenida Vicente de Castro, s/n, quase esquina com a Avenida José Saboia – Mucuripe. Fone: (85) 3101-1079

Com informações da Defensoria Pública do Ceará.

Transposição do Rio São Francisco vira esperança diante do risco de um 2019 de seca

O Ceará enfrenta um período de seca por seis anos, e a previsão da Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme) é de que há chances de mais um ano com chuvas reduzidas. Uma das esperanças da população mais afetada com a falta de água é de que a transposição do Rio São Francisco possa amenizar essa situação crítica. Enquanto isso, na Grande Fortaleza, a meta é economizar.
O nível de armazenamento de água do maior açude do Ceará é preocupante. Atualmente, a barragem do Castanhão, na região do Jaguaribe, tem somente 6% da capacidade.
O estado tem 155 açudes monitorados pelo Governo do Estado e a reserva hídrica atual não chega a 14%. Essa água é essencial para abastecimento humano e também para geração de emprego na agricultura, na pecuária e também na indústria.
A situação é crítica principalmente diante das incertezas sobre as chuvas do próximo ano, concentrada de fevereiro a maio. A quadra chuvosa do Ceará ficou acima da média somente uma vez nos últimos dez anos: em 2009. Segundo a Funceme, foram 5 anos seguidos de quadras chuvosas abaixo da média: em 2010 e de 2012 a 2016.
Esse histórico de secas recentes teve causou impactos significativos. No fim da década passada, o Castanhão ficou praticamente cheio. Depois desses dez anos de poucas chuvas, a barragem atingiu o chamado volume morto. Para 2019, fica a pergunta: como deve ser a quadra chuvosa? A explicação está na ocorrência de um desses dois fenômenos: El Niño e La Niña, que atuam no Oceano Pacífico.
“Caso esse fenômeno perdure até a estação chuvosa, março, abril e maio, existe uma forte relação de que em anos de El Niño existe a maior possibilidade de redução de chuvas no estado e em anos de La Niña existe a maior possibilidade de aumento de chuvas no estado. Atualmente a gente está com uma neutralidade no Oceano Pacífico, entretanto, existe uma previsão de que no final do ano nós deveremos ter El Niño atuando”, explicou David Ferran, meteorologista da Funceme.

Segundo previsão da Funceme, existem 67% de chances de acontecer o El Niño, 30% de ter neutralidade no Oceano Pacífico e 3% de chance de ser um La Niña no fim do ano.
“Essas temperaturas do Oceano Atlântico tropical só se definem mais pra janeiro, quando a gente vai ter um melhor suporte para fazer previsão. E entrará ou não a previsão do El Niño. A partir daí a Funceme faz a previsão climática para quadra chuvosa de 2019”, esclareceu David Ferran.

Para o engenheiro civil Hypérides Macêdo, a escassez de água é um problema que se reflete na produção econômica do estado.
“O elemento mais grave é a produção agropecuária, a irrigação que é uma fonte consumidora de água e, em face dessa crise climática, nós tivemos muita interrupção de programas, de projetos de irrigação por força da escassez. O abastecimento ele se resume a 15%. O Ceará tem água pra abastecer as pessoas. o ceará precisa é de organizar a gestão para desenvolver sua produção”, avaliou o especialista.
Faz três anos que a tarifa de contingência na conta de água tem levado os moradores da Grande Fortaleza a ter mais atenção ao consumo.
Rosânia armazena a água que sai da máquina de lavar para utilizar na faxina de casa. E pela internet ela descobriu alguns truques que adotou na hora de economizar.
“Coloquei aparelho acoplado e, hoje em dia, uso sempre duas garrafas d’água dentro. Toda torneira, hoje em dia, tem arejador… Pra diminuir mais ainda a vazão da água, eu uso um botão”, disse a dona de casa.
Desde a implementação da tarifa de contingência até julho deste ano, 34 milhões e 300 mil metros cúbicos foram economizados, o suficiente para abastecer Fortaleza e Região Metropolitana por quase dois meses. De acordo com a Cagece, ainda assim, a tarifa continuará ativa enquanto durar um decreto que declara como crítica a situação de escassez hídrica no estado.
Uma das soluções apontadas para resolver essa questão é a transposição do Rio São Francisco. As obras estão avançadas em mais de 96%. As águas devem chegar ao estado até o fim de 2018. Apesar da expectativa da população em torno do projeto, essa água não vai ser gratuita.
No eixo leste do projeto São Francisco, que leva água para Pernambuco e Paraíba, há uma taxa de R$ 0,80 por metro cúbico. Há outra tarifa de R$ 0,24 por metro cúbico que é cobrada às operadoras estaduais para cobrir custos de operação e manutenção. Uma conta que também deve ser aplicada no eixo norte, que vai abastecer o Ceará.
Para agricultores como Josué dos Santos, estas águas significam esperança. “Eu creio que quando a água vier, tudo vai mudar. Devido aos plantios, vai aparecer mais emprego; e o clima vai ficar muito melhor”.

 http://tribunadoceara.uol.com.br

Mesa Diretora define período de recesso branco na AL

A Mesa Diretora da Assembleia Legislativa deliberou, nesta segunda-feira (24/09), sobre o período de recesso branco na Casa. Nas duas semanas que antecedem o pleito eleitoral, que ocorre no dia 7 de outubro, não haverá sessões plenárias. O funcionamento administrativo da Casa ocorre normalmente durante esse período.
Segundo Carlos Alberto Aragão, diretor do Departamento Legislativo da AL, as sessões plenárias serão retomadas normalmente no dia 9 de outubro. As sessões ocorrem das terças às sextas-feiras, com início às 9 horas e duração aproximada de cinco horas, no Plenário 13 de maio.
SA/LF

Privatização de empresas de energia pode ser votada em outubro

O projeto que viabiliza a privatização de seis distribuidoras de energia controladas pela Eletrobras pode ser votado em breve pelo Plenário (PLC 77/2018). O texto está incluído na ordem do dia de 9 outubro, logo após o primeiro turno das eleições. De iniciativa do Poder Executivo, o projeto tem o objetivo de despertar o interesse de investidores pelas empresas, principalmente para as que atuam na região Norte. Para isso, o governo argumenta que precisam ser eliminadas "pendências jurídicas".
Por acordo, o projeto foi votado na Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) e na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) no último dia 4 de setembro. No dia seguinte, foi a vez de a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) aprovar a matéria.

Polêmica

A aprovação da proposta nas comissões não ocorreu sem polêmica. Na CI, o senador Eduardo Braga (MDB-AM), relator da matéria e presidente da comissão, chegou a suspender a reunião por pouco mais de uma hora para tentar um acordo sobre o texto final. Ele queria aprovar o relatório com as emendas apresentadas na comissão, enquanto o senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), líder do governo, queria o texto sem as emendas, conforme já aprovado na Câmara dos Deputados.
Braga disse que as emendas poderiam evitar a transferência da dívida da Amazonas Energia para o consumidor do seu estado, além de afastar uma possível liquidação da empresa. De acordo com o senador, o valor da dívida da companhia é de cerca de R$ 2 bilhões. O governo, porém, preferia o texto sem alterações, para que a empresa fique mais atraente para possíveis compradores. Levado à votação, o relatório teve apenas o voto do líder do governo como contrário.
Já na CCJ, a aprovação no início da reunião, quando poucos senadores ainda estavam presentes, motivou críticas dos senadores Lindbergh Farias (PT-RJ) e Randolfe Rodrigues (Rede-AP). Os dois chegaram à comissão após concluída a votação.
— Não participei desse acordo e não concordaria em votar esse projeto em um momento em que temos um governo em fim de feira. Um governo desmoralizado não deveria enviar com urgência um projeto para vender qualquer ativo a esta altura — criticou Randolfe, na ocasião.
Bezerra afirmou que os senadores poderão, na apreciação em Plenário, analisar os pareceres divergentes das comissões. Ele ainda fez questão de ressaltar que o governo não tem compromisso com o mérito das emendas apresentadas, mas elogiou o entendimento final acerca dos relatórios.

Companhias

O projeto, segundo o governo, pode resolver pendências burocráticas e atrair compradores para as companhias elétricas. Quatro empresas já foram negociadas. A Companhia de Eletricidade do Acre (Eletroacre), as Centrais Elétricas de Rondônia (Ceron) e a Boa Vista Energia, que atende Roraima, já foram arrematadas no último dia 30 de agosto em leilão promovido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Em julho, foi vendida a Companhia de Energia do Piauí (Cepisa).
Além dessas, o governo pretende vender a Amazonas Energia e a Companhia Energética de Alagoas (Ceal). O contrato de concessão deverá ser assinado entre os dias 31 de outubro e 5 de dezembro. Opositora da venda das distribuidoras, a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), destaca que o leilão da Ceal está suspenso por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).

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Mudanças na legislação devem diminuir renovação na Câmara, segundo Diap

Para o Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) a renovação na Câmara dos Deputados nas eleições de outubro será a menor dos últimos anos por causa das mudanças na legislação de 2015 e 2017.

Segundo o analista político Antônio Augusto de Queiroz, diretor de documentação do Diap, a redução do tempo de campanha de 90 para 45 dias e do horário eleitoral de 45 para 35 dias favorecem candidatos já conhecidos e que buscam reeleição. As mudanças foram feitas na minirreforma eleitoral (Lei 13.165/15).
Outro ponto a favor dos atuais deputados é o fundo eleitoral, criado pela reforma eleitoral do ano passado (Lei 13.488/17), e com valor de R$ 1,7 bilhão para financiar candidaturas.
Para Antônio Queiroz, essas mudanças favorecem o poder de barganha dos parlamentares com os partidos. “Essas três condições combinadas com a janela partidária fizeram com que os parlamentares pudessem negociar condições mais vantajosas para sua reeleição”, disse. Com menos tempo para conhecerem novos candidatos, os partidos tendem a apoiar quem já teve sucesso nas urnas.
“Há uma série de vantagens comparativas para quem está no exercício do mandato. Por exemplo, número e nome conhecidos, cabos eleitorais fidelizados e doadores já habituais”, afirmou Queiroz.
Queiroz lembra outras vantagens de quem já exerce um mandato legislativo como ter estrutura de gabinete para trabalhar para voltar à Câmara e a as emendas parlamentares. Essas emendas individuais contemplam demandas que chegam das bases eleitorais dos parlamentares e de grupos organizados que procuram interferir no projeto orçamentário, como um posto de saúde ou uma creche.

Abaixo de 40%
Nas últimas quatro eleições, o percentual de renovação na Câmara dos Deputados ficou abaixo de 40%, de acordo com os dados da Secretaria Geral da Mesa. A média de 2002 até 2014 foi de 37,5%. As eleições com o menor índice de renovação foram as de 2002, com 36% e as com maior número de novos rostos foi a última, com 39% de renovação.
Os cálculos da secretaria geral consideram reeleitos todos aqueles que assumiram mandato ao longo da legislatura seja como efetivo ou suplente. Entre 2002 e 2014, entre 54 e 58% dos deputados estavam na Câmara para um novo mandato consecutivo e entre 5 e 8% eram ex-parlamentares que voltavam à Casa.
Reportagem – Tiago Miranda
 
Edição – Rachel Librelon

quarta-feira, 26 de setembro de 2018

Relatório Quadrimestral Secretaria de Finanças

Nesta Quarta-feira (26/09/2018), foi realizada uma Audiência Pública para a apresentação do segundo relatório quadrimestral referente à Secretaria de Finanças do ano de 2018.

www.cmcaucaia.ce.gov.br

Vagas SINE/IDT de Fortaleza nesta quarta-feira (26/09)


Confira as vagas de emprego disponíveis nas Unidades do SINE/IDT nesta quarta-feira (26/09) 


Os interessados devem dirigir-se a uma Unidade do SINE/IDT. As informações sobre vagas não são dadas por telefone. Todas as oportunidades estão sujeitas à alteração e para saber qual está de acordo com o seu perfil profissional, acesse o site do Ministério do Trabalho e Emprego (maisemprego.mte.gov.br).
Confira a lista com as principais vagas:

FORTALEZA
Centro - Rua. Assunção, 699 - Fone :(85) 3101.2775
Aldeota - Av. Santos Dumont, 5015 - Fone :(85) 3101.1660
Antonio Bezerra - Av.Demetrio de Menezes, 3750 - Fone :(85) 3101.2743
Messejana - Av.Jornalista Tomaz Coelho, 408 - Fone :(85) 3101.2138
Parangaba - Av. João Pessoa, 6239 - Fone :(85) 3101.3034
OCUPAÇÕESQTDE.VAGAS
Açougueiro20
Agente de vendas de serviços05
Assistente de vendas06
Auxiliar de cozinha05
Auxiliar de limpeza12
Auxiliar de marceneiro01
Auxiliar de pessoal01
Babá01
Balconista de açougue21
Bordador, a mão02
Camareira de hotel05
Capoteiro01
Cobrador externo01
Consultor de vendas13
Contador01
Copeiro05
Costureira de máquinas industriais04
Cozinheiro geral02
Eletricista de instalações de veículos automotores01
Garçom05
Inspetor de qualidade04
Jardineiro01
Manicure05
Marceneiro01
Mecânico de ar-condicionado e refrigeração01
Mecânico de auto em geral02
Mecânico de automóveis e caminhões01
Mecânico de empilhadeira01
Mecânico de manutenção de tratores02
Mecânico de motocicletas01
Mecânico de veículos01
Mecânico eletricista de automóveis01
Modelista01
Motorista de ônibus urbano60
Padeiro confeiteiro01
Pasteleiro01
Pintor de automóveis02
Pizzaiolo02
Porteiro14
Professor de educação física do ensino fundamental01
Promotor de vendas06
Técnico de manutenção industrial01
Tecnólogo em gestão de sistema de informação01
Torneiro mecânico01
Vendedor de serviços02
Vendedor interno01
PESSOA COM DEFICIÊNCIA
OCUPAÇÕESQTDE.VAGAS
Ajudante de carga e descarga de mercadoria01
Ajudante de cozinha02
Ajudante de obras01
Atendente de lojas02
Atendente de mesa02
Atendente de telemarketing20
Auxiliar administrativo03
Auxiliar de biblioteca01
Auxiliar de cozinha01
Auxiliar de limpeza12
Auxiliar de linha de produção05
Auxiliar de logistica02
Auxiliar de pessoal01
Copeiro03
Estoquista02
Inspetor de alunos01
Operador de balanças rodoviárias01
Operador de caixa02
Promotor de vendas05
Recuperador de crédito05
Servente de limpeza01

Informativo: Prefeitura Municipal de Caucaia.

R$ 888 mil para sinalização de ruas e avenidas

A Autarquia Municipal de Trânsito de Caucaia (AMT) executa ainda neste semestre uma importante ação para garantir mais segurança a condutores e pedestres. A pasta abriu processo de aquisição de equipamentos semafóricos e de sinalização viária que serão instalados em ruas e avenidas da cidade.
O investimento será de R$ 888 mil. “Muitos acidentes podem ser evitados se as ruas estiverem bem asfaltadas e bem sinalizadas. É por isso que estamos colocando diversas frentes de trabalho para melhorar a situação da malha viária de Caucaia. As rotas de transporte público sempre têm prioridade, mas outros indicadores também são avaliados na hora que definimos onde vamos atuar”, explica o prefeito Naumi Amorim.
Conforme o vice-presidente da AMT, Carlos Gomes, todas as vias que receberam asfalto novo nos últimos meses irão ter novas sinalizações horizontal e vertical. “Já os semáforos serão instalados nos cruzamentos onde concentram-se os maiores índices de acidentes”, explica.
Essa iniciativa soma-se ao programa Sinalize, através do qual uma parceria entre Prefeitura e Governo está viabilizando a instalação de sinalização e a aplicação de 70 mil metros quadrados de asfalto em 41 ruas de 11 bairros caucaienses. As intervenções iniciaram em 3 de setembro.
Além disso, a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) já realizou duas grandes operações para tapar buracos em todas as regiões de Caucaia. E nas próximas semanas lança edital para começar a restauração de mais de 700 ruas. Boa parte do recurso investido nessas obras será do financiamento de R$ 320 milhões que a Prefeitura conseguiu junto ao Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) e está prestes a ser liberado.

“Aprova Caucaia” entra em nova fase

Especialista em avaliação e em intervenção pedagógica, a professora Luzia Hipólito promoveu nesta quarta-feira (26/9), no auditório da Secretaria Municipal de Educação (SME), o primeiro encontro com servidores dos setores envolvidos no programa “Aprova Caucaia.”

Cumprido o primeiro objetivo do programa, definido pela prova aplicada a 13.176 alunos do segundo, quinto e nono anos do Ensino Fundamental, o “Aprova Caucaia” caminha para o próximo passo: por leitura ótica, garantir uma tabulação eficiente dos resultados auferidos.

Assim, o programa vai gerar um cenário novo para a educação municipal de Caucaia. De posse dos resultados, a SME conhecerá detalhadamente as fragilidades a serem recuperadas antes de os alunos serem submetidos a avaliações estaduais e  nacionais.

Luiza Hipólito tratou hoje principalmente da melhora das habilidades dos alunos. Segundo ela, isso significa “mais do que simplesmente centrar na recuperação no conteúdo. Habilidade reúne conteúdo e operação cognitiva”, explicou a especialista. É com essa metodologia que a SME pretende melhorar ainda mais os índices educacionais de Caucaia.

Conjunto Metropolitano ganha nova iluminação

Segue em ritmo acelerado a operação da Secretaria Municipal de Patrimônio, Serviços Públicos e Transporte (SPSPTrans) para melhorar a iluminação pública de Caucaia. As equipes da pasta atuam agora no bairro Conjunto Metropolitano, popularmente conhecido como Picuí.
Estão sendo instaladas 150 luminárias de vapor metálico de 150 watts. Os equipamentos vão melhorar a visibilidade noturna, facilitando, assim, o trânsito de veículos e pedestres, e a ocupação de espaços públicos, além de garantirem mais segurança a quem mora ou passa pela região.
A SPSPTrans executa desde agosto a instalação de luminárias em diversas regiões de Caucaia. Em toda a extensão das avenidas da Integração, Contorno Leste, Ayrton Senna e São Vicente de Paula, a pasta substituiu braços ornamentais e instalou 334 lâmpadas de LED.
Na rodovia CE-090, no trecho do cruzamento da Estrada velha do Icaraí até a ponte da Tabuba, a Secretaria também trocou braços ornamentais e colocou 192 luminárias de LED.

Relatório de gestão é apresentado na Câmara Municipal
A Prefeitura de Caucaia apresentou, em audiência pública ocorrida nesta quarta-feira (26/9) na Câmara Municipal, o relatório de gestão do segundo quadrimestre de 2018. A divulgação atende à Lei Complementar 141/2012.

Durante três horas, a equipe de contabilidade da Prefeitura explanou sobre gasto pessoal, endividamento, aplicação de gasto com Educação e Saúde e os limites do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb).

Conforme o contador Agenor Mota, a audiência expôs, por exemplo, que a Prefeitura investiu R$ 20 milhões a mais na Saúde do que o mínimo estabelecido pela Constituição.

Presidente da audiência, o vereador Mersinho Gonçalves destacou que o relatório mostra o compromisso e a transparência da Prefeitura em melhorar os serviços públicos de Caucaia. “Foram mostrados todos os números de forma didática. A Câmara é para isso mesmo, onde as pessoas vêm para tirar dúvidas e saber o que de fato tem sido feito com o dinheiro do contribuinte.”

Já o membro do Movimento da Cidadania e do Conselho de Justiça do Estado do Ceará, Naldo Mendes, acredita que a importância da audiência foi a determinação da Comissão de Orçamento e Finanças em promover um novo encontro para discutir ainda mais detalhadamente o relatório. “Vamos alinhar algumas questões que ficaram pendentes”, pontuou.

A próxima audiência pública acontecerá em 22 de outubro, também na Câmara Municipal.