quarta-feira, 10 de outubro de 2018

IFCE debate acesso dos indígenas à educação

O Instituto Federal do Ceará, por meio da Pró-reitoria de Extensão, realizou na manhã do dia 5 de outubro, um diálogo étnico-racial com o tema "Povos indígenas: cultura, território, resistências e desafios no direito educacional". O evento aconteceu no auditório da Reitoria e contou com a presença de servidores e estudantes do IFCE, alunos da rede estadual de ensino, além do público externo interessado em discutir o tema.
Segundo a assistente social da Coordenadoria de Acessibilidade Étnico-racial, Patrícia Fernandes, o intuito de debater o assunto surgiu de demandas de alunos e servidores. “O objetivo é possibilitar uma formação e sensibilização sobre esse assunto. Já deveríamos ter uma propriedade sobre ele, mas nós temos um déficit histórico nesse processo de inclusão dessas pessoas”, enfatizou.
O evento contou com a participação de vários debatedores, entre eles o professor e antropólogo da Universidade Federal do Ceará, Babi Fonteles. Ele é responsável por formar no ano de 2013, a primeira turma de professores indígenas em nível superior do Nordeste. Para ele, há muito o que ser feito pela educação do povo indígena. “A situação do acesso dos povos indígenas ao ensino superior ainda é muito nova, mas é promissora. Isso depende muito das instituições abraçarem efetivamente esse processo de transformação, pra tornar aquilo que é uma exceção em algo cada vez mais natural”, conclui.
IFCE
Pela Coordenadoria de Acessibilidade Étnico-racial, o IFCE vem implantando desde de 2015 em seus campi os Núcleos de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas, que trabalham com aldeias indígenas. Ao todo já são 17 núcleos distribuídos por todo o Ceará.
A estudante indígena Ivanir Paz é fruto desse trabalho, ela é aluna do curso de Rede de Computadores no campus de Canindé e foi uma das convidadas do evento. Em sua participação no debate, a estudante enfatizou o preconceito que ainda existe contra os índios nas instituições de ensino e sociedade. "Índio pode, sim! Ele vai onde quiser, ocupa o que quiser, porque nós podemos!", concluiu.
Em parceria com o Departamento de Comunicação Social, o debate foi transmitido pela TV IFCE no Youtube.
Brenow Muniz - estagiário em jornalismo da Reitoria
 https://ifce.edu.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário