sexta-feira, 6 de abril de 2012

Confira a programação das missas durante a Semana Santa

A Semana Santa teve oficialmente início no Domingo de Ramos (1), quando aconteceu a Procissão e a Bênção dos Ramos. Neste dia, a Igreja recorda a entrada de Jesus Cristo em Jerusalém para realizar o seu mistério pascal.
Nesta quinta-feira (5), tem início o Tríduo Pascal, isto é, os três dias que antecedem a Páscoa. Dois momentos litúrgicos marcam esse dia: a Missa da Unidade e Bênção dos Santos Óleo, às 8 horas, e a Missa da Ceia do Senhor (também conhecida como Lava Pés), às 18h30min, presidida na Catedral de Fortaleza pelo arcebispo de Fortaleza, Dom José Antônio de Aparecido Tose.
A celebração dos Santos Óleos consiste na bênção dos óleos – óleo de oliva misturado com perfume (bálsamo), que é utilizada pela igreja católica durante todo o ano nas cerimônias da Batismo, Crisma, Unção dos enfermos e Ordenação. Nela, o Bispo convida seus presbíteros a renovarem publicamente as promessas sacerdotais.
A Missa da Ceia do Senhor é a celebração que se relembra a Santa Ceia de Jesus com seus discípulos. A celebração é marcada pelo ritual do Lava-pés (símbolo de humildade e serviço ) e pela Transladação do Santíssimo Sacramento (terminado o Rito de Comunhão, o sacerdote retira o Cibório do Sacrário e o conduz até o local da reposição, preparado numa capela devidamente ornamentada). Nessa ocasião é feito um momento de adoração silenciosa ao Santíssimo Sacramento.
Sexta-feira
Na Sexta-Feira Santa, dia 6 de abril, segundo a tradição, a Igreja não celebra os sacramentos, acontece apenas a Celebração das Horas, às 9 horas. Pela tarde, às 15 horas, acontece a Celebração da Paixão do Senhor, seguida da Procissão do Senhor Morto. Essa celebração consta de três partes: liturgia da Palavra, adoração da Cruz e comunhão eucarística com as hóstias consagradas no dia anterior.
Sábado
No Sábado Santo, dia 7, novamente só acontece às 9 horas a Celebração das Horas. Nesse dia, a Igreja permanece junto ao sepulcro do Senhor, meditando sua Paixão e Morte, e abstendo-se novamente do sacrifício da Missa até que, após a solene Vigília Pascal em que espera a Ressurreição, os fieis possam se entregar às alegrias da Páscoa, que acontece por cinquenta dias. A Solene Vigília Pascal, também presidida por Dom José Antônio, acontece às 20 horas. Toda Vigília Pascal é celebrada durante a noite, de modo que não comece antes do anoitecer e sempre termine antes da aurora de domingo.
Domingo
No Domingo de Páscoa, dia 8 de abril, também conhecido como o Domingo da Ressurreição do Senhor ou Domingo da Alegria, as missas recomeçam e acontecem às 10 e 12 horas. Nesse dia, também acontecem os batismos coletivos. Por fim, às 18h30min, acontece a Solene Missa Pascal, seguido da Procissão do Cristo Ressuscitado.
http://www.jangadeiroonline.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário