terça-feira, 9 de abril de 2019

Jovens da Escola Estadual Padre Guilherme Waessen visitam Assembleia

Trinta e dois alunos do 3º ano do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) Padre Guilherme Waessen, do bairro Dias Macedo, em Fortaleza, conheceram a Assembleia Legislativa, na tarde desta terça-feira (09/04), por meio do projeto O Parlamento e sua História.
Promovido pelo Memorial da Assembleia Legislativa do Ceará Deputado Pontes Neto (Malce), o projeto recebe estudantes de escolas públicas e privadas para conhecer o dia a dia do Parlamento cearense.
Os jovens, acompanhados pelo professor de Filosofia José Wellington Barros, da professora de Informática Marilyn Margareth Somar e da diretora da escola, Ondina Freitas, visitaram o acervo histórico do Memorial, as instalações da rádio FM Assembleia (96,7 MHz) e o Espaço do Povo.
Eles assistiram ainda à palestra ministrada pela assessora de comunicação do Malce, jornalista Edna Pontes, sobre a história política do Ceará e do Brasil e sobre a importância do voto.
A diretora da instituição, Ondina Freitas, ressaltou ser extremamente importante a oportunidade oferecida aos alunos de conhecerem o funcionamento do Parlamento cearense. "A visita se coaduna com a disciplina Educação para a Cidadania, aplicada no semestre passado, sobre a vivência prática e teórica da cidadania e da política, estudada em sala de aula", ressaltou.
O professor José Wellington Barros também pontuou que a finalidade de os estudantes conhecerem o Parlamento cearense é ampliar os conhecimentos políticos, sendo um complemento ao conteúdo visto na escola. “A atividade é muito importante para os alunos que estão hoje nesse espaço político, vivenciando novas experiências políticas, adquirindo conhecimentos sobre a atuação do Legislativo; a criação de leis e a fiscalização do Poder Executivo", afirmou.
O estudante Lucas Silva Felício, 17 anos, que pretende prestar vestibular para o curso de Direito, relatou que a visita é uma aula prática sobre a atuação dos deputados estaduais e o papel do Poder Legislativo do Estado. “A visita foi bastante proveitosa porque tivemos oportunidade de conhecer mais sobre a função dos parlamentares, a importância do voto e como isso interfere no progresso da sociedade”, declarou.
Já a aluna Daniele Monteiro, 17 anos, recomendou aos demais jovens que conheçam o Parlamento cearense. “Conheci o Plenário 13 de Maio, o Espaço do Povo e a história política do Brasil e do Ceará por meio de maquetes e fotografias do Memorial”, pontuou ela.
O Parlamento e sua História é desenvolvido pela equipe do Memorial, composta por Edna Camarço, Cléa Menezes, Lígia Farias, Gerdelania Holanda, Eveline Freitas, Marcela Loiola, Juliane Moraes, Edna Pontes, Lara Luíza Bezerra e Matheus Pinheiro.
Para se inscrever no programa, as escolas públicas ou privadas interessadas devem agendar visita pelos telefones (85) 3277-3700 e (85) 3277-3707 ou pelo e-mail .memorial@al.ce.gov.br
WT/CG

Nenhum comentário:

Postar um comentário