quarta-feira, 5 de junho de 2019

Fórum elabora documento da Agenda 21

Aconteceu na manhã desta quarta-feira (5), o II Fórum de Educação Ambiental – Agenda 21 Escolar. O evento foi promovido pela Secretaria Municipal de Educação (SME) no Parque Botânico de Caucaia em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado nesta data. 
O objetivo do encontro foi discutir a participação de toda a comunidade escolar do município sobre a importância da preservação, elaborando ações de cunho ambiental, bem como atualizar e referendar a agenda 21 construída pelas escolas da rede municipal de ensino.
Para a Coordenadora de Programas e Projetos da SME, professora Andrea Herculano, “o município já tinha a preocupação de envolver a comunidade escolar com esses cuidados ambientais, agora estamos expandindo isso”.
Em Caucaia, a Agenda 21 Escolar foi construída por alunos, professores e gestores sob a orientação da Secretaria de Educação em algumas escolas da rede com Ensino Fundamental II. “Nesse momento o documento precisa ser atualizado e estendido a um maior número de escolas e a todos os níveis e modalidades de ensino”, afirma Andrea.
A Agenda 21 Escolar é um instrumento de planejamento para a construção de sociedades sustentáveis que concilia métodos de proteção ambiental, justiça social e eficiência econômica. O processo de planejamento é participativo e estrutura as prioridades locais por meio de projetos e ações de curto, médio e longo prazo. Participam da sua elaboração estudantes, professores, técnicos da SME e demais representantes da comunidade escolar.
Segundo o coordenador pedagógico da EEIEF Nossa Senhora da Conceição, Francisco Martins, “é muito importante a participação das escolas na construção desse documento e em ações que gerem consciência ambiental e políticas positivas de cuidado com o meio ambiente, nos ajudando a cuidar e preservar o planeta”.
O professor reforça ainda que “a escola é o espaço mais adequado para disseminar o cuidado com os materiais, com o consumo, fazendo esse trabalho com os alunos e os pais no sentido de conseguir manter a natureza em equilíbrio”.
A programação do Fórum contou não apenas com a elaboração do documento da Agenda 21, mas também com apresentações culturais, palestras sobre o meio ambiente e oficinas temáticas sobre os 5R’s (Reduzir, Repensar, Reaproveitar, Reciclar e Reusar).
Na oportunidade também foi lançado o “Concurso Nossa Agenda 21”, com a seleção de desenhos e produções textuais dos alunos que também integrarão o documento. Os critérios do concurso deverão ser divulgados em breve para as 187 unidades escolares que fazem parte da rede municipal de ensino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário