terça-feira, 2 de agosto de 2022

Lei institui a Semana Estadual de Incentivo da Energia Eólica nas escolas

 


A Semana Estadual de Incentivo ao Uso da Energia Eólica, instituída na rede de ensino do estado do Ceará, uma realidade no Ceará, será celebrada sempre na primeira semana do mês de junho. A proposta, oriunda de projeto de lei apresentado na Assembleia Legislativa, foi sancionada em maio pela governadora Izolda Cela.

De nº 18.082, a lei com origem no projeto n° 139/11, de autoria do deputado Romeu Aldigueri (PDT), define que a Semana Estadual de Incentivo ao Uso da Energia Eólica objetiva difundir a importância ecológica desse tipo de fonte energética junto à comunidade escolar, destacando as vantagens e benefícios, no sentido da preservação do meio ambiente.

A difusão desse tipo de energia, renovável e não poluente, entre alunos da rede pública estadual de ensino, segundo o parlamentar, sedimenta junto aos estudantes a consciência ecológica da necessidade de preservação do meio-ambiente.

O deputado Romeu Aldigueri (PDT) explica que a produção de energia é um dos grandes desafios do mundo atual, inclusive pelo fato de que grande parte da energia produzida no mundo é oriunda de fontes potencialmente poluentes e não renováveis, como é o caso do petróleo.

“Mais civilizada e ambientalmente sustentável, a produção de energia eólica, oportuniza a redução da dependência de matrizes energéticas baseadas no petróleo e no carvão”, aponta.

De acordo com o autor da proposta, o Ceará tem geografia favorável à exploração do potencial eólico, tendo, por isso, várias usinas já instaladas e outros empreendimentos dessa natureza em fase de instalação. "É importante salientar que as usinas eólicas não impedem práticas locais como a agropecuária e ainda a preservação do meio ambiente como habitat das mais diversas espécies animais ou vegetais", assinala.

GM/AT

Nenhum comentário:

Postar um comentário