terça-feira, 29 de abril de 2025

Rotatória em Caucaia/CE registra dois acidentes e uma morte em menos de 24 horas

Segundo um dos profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), a vítima foi levada para o Hospital de Caucaia.

Dois acidentes foram registrados em um período de menos de 24 horas na rotatória do distrito de Garrote, no município de Caucaia, Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Em um deles, um motociclista morreu em decorrência da colisão.

A morte se deu na primeira ocorrência, quando o homem, que pilotava a moto, não tendo conseguido fazer a curva da rotatória adequadamente. Na segunda ocasião, no dia seguinte, um motociclista de transporte por aplicativo também se envolveu em um acidente no mesmo local, tendo ido parar na mureta da via. Ele sofreu escoriações e precisou ser encaminhado por uma ambulância para uma unidade hospitalar.

https://gcmais.com.br/






Corpo de Bombeiros resgata cobra em imóvel na Caucaia

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) resgatou, nesse domingo (27), uma cobra em uma residência localizada em Caucaia, na Área Integrada de Segurança 11 (AIS 11) do Estado. A ação ocorreu após acionamento da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e a serpente foi devolvida ao habitat natural. 

A guarnição do 2º Batalhão de Bombeiros Militares (2º BBM) foi acionada, por volta das 14h, para resgatar uma cobra que estava no interior de uma residência. No local, com o auxílio de uma pinça, os bombeiros conseguiram capturar o réptil em segurança e sem nenhuma lesão aparente. Em seguida, o animal foi levado até uma área de vegetação, onde foi solto em seu habitat natural.

Prevenção

Com a temporada das chuvas, a quantidade de animais silvestres que saem de seu habitat natural aumenta. Por isso, a SSPDS reforça a importância de ligar para os telefones 190 ou 193, sempre que encontrar uma serpente ou animal silvestre. Os resgates podem ser realizados por equipes especializadas do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) ou do Batalhão de Policiamento de Meio Ambiente (BPMA) da Polícia Militar do Ceará (PMCE).



segunda-feira, 28 de abril de 2025

TJCE assina termo com Secretaria do Meio Ambiente em que disponibiliza itens do Depósito Público para coleta seletiva

 

O Judiciário cearense realizou mais uma ação em prol da sustentabilidade ambiental, um dos eixos fundamentais da Gestão 2025-2027. Neste sábado (26/04), foi assinado um termo de compromisso entre o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) e a Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima do Estado (Sema) para Coleta Seletiva Solidária. Com o termo, o TJCE disponibiliza itens do Depósito Público para coleta seletiva. A solenidade ocorreu no Parque Adahil Barreto, em Fortaleza.

A iniciativa viabiliza a destinação adequada para os resíduos sólidos recicláveis provenientes de bens e materiais apreendidos em inquéritos policiais, procedimentos, processos criminais ou de atos infracionais que estejam sob a guarda da Seção de Depósito Público da Comarca de Fortaleza, além da promoção social de catadoras(es) de associações e cooperativas devidamente cadastradas.

“A ideia partiu da diretoria do Fórum, que faz a gestão dos bens apreendidos. E o depósito é um ponto crítico de gestão do Tribunal, o volume é muito grande, de todo tipo de mercadoria de produto, de mercadoria, de material. Agora haverá um tratamento adequado por quem tem experiência, capacidade técnica e equipamento para fazer esse tratamento. Na outra ponta, vai beneficiar também associações de catadores e pessoas que trabalham com reciclagem e reutilização de lixo sólido”, ressaltou o presidente do TJCE, desembargador Heráclito Vieira Neto, na ocasião.

Durante a solenidade de assinatura do termo, a diretora do Fórum Clóvis Beviláqua (FCB), juíza Solange Menezes Holanda, anunciou que já estão prontos para destinação 19.690 itens provenientes do Depósito Público. “Tudo que vocês imaginarem nós temos dentro do Depósito Público. E a destinação desses itens tem que estar restrita ao que a lei e as normas do Conselho Nacional de Justiça nos impõem. Então, desde o início da minha gestão, era uma preocupação nossa de que produtos estávamos colocando no meio ambiente. Para encontrar uma solução, buscamos a Secretaria. Com isso, o Tribunal de Justiça deixa bem claro que acredita em um mundo equilibrado com muita harmonia”, pontuou.

A titular da Sema, Vilma Freire, destacou que a parceira vai além de uma ação socioambiental. “Ele mostra, para a sociedade, a importância dessa cooperação entre os organismos que não só cuidam do meio ambiente, da preservação ambiental, mas que também cuidam no dia a dia da nossa sociedade. Hoje nós recebemos, já com a assinatura do convênio, para nossa surpresa, mais de 19 mil itens que serão reciclados, que voltarão para os nossos 3.700 catadores e catadoras em todo o estado do Ceará, que certamente terão uma finalidade social importante e financeira.”

O evento contou ainda com apresentações das internas da Unidade Prisional Auri Moura Costa e dos internos da Unidade Prisional Irmã Imelda Lima Pontes. Na ocasião, também acontecia no Parque a Feira Agroecológica, que tem alimentos orgânicos da agricultura familiar, bem como produtos do artesanato cearense (bordados, confecções, objetos e utilitários).

O acordo tem validade inicial de dois anos. Conforme o termo de compromisso, são destinados à reciclagem os resíduos notoriamente imprestáveis ou sem valor apreciável. A Seção de Depósito Público fica responsável por entregar os resíduos sólidos recicláveis, bem como acompanhar o trabalho de recolhimento e os registros de quantidade, peso e especificação do material doado. Já a Sema tem o trabalho de assessorar e monitorar o planejamento e implementação da Coleta Seletiva Solidária, enquanto as associações e cooperativas cadastradas junto à Secretaria devem recolher o material e dar a destinação adequada.


fonte: tjce

sexta-feira, 25 de abril de 2025

Prefeitura e Assembleia Legislativa celebram parceria para implantação do segundo núcleo do programa Alcance em Caucaia

 

O município de Caucaia irá receber mais um núcleo do programa Alcance, iniciativa da Assembleia Legislativa do Ceará (ALECE) que tem o objetivo de preparar gratuitamente estudantes para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e outros vestibulares. Representando o prefeito de Caucaia, Naumi Amorim, a primeira-dama da cidade, Érika Amorim, assinou, nessa quinta-feira (24/04), o termo de adesão ao programa. Estiveram presentes ao ato a coordenadora do Alcance, deputada Jô Farias, a secretária de Educação de Caucaia, professora Camila Bezerra, e o secretário Executivo Pedagógico da SME, Fábio Oliveira.

"É com o compromisso com a educação que, hoje, em nome do prefeito Naumi Amorim, assinamos esse termo de adesão para que seja instalado em Caucaia mais um núcleo do Alcance. É mais oportunidades para jovens e adultos que desejam ingressar no ensino superior. Agora, vamos agilizar com os trâmites necessários para, no menor tempo possível, implantar e colocar o novo núcleo do Alcance em Caucaia para funcionar", afirmou Érika Amorim.

Coordenadora do programa Alcance desde 2023, a deputada Jô Farias destacou a parceria com a cidade de Caucaia. "Feliz por celebrar, pela segunda vez, essa parceria produtiva com Caucaia. Já temos um núcleo do Alcance por lá e, muito em breve, teremos um segundo núcleo, inclusive com perspectiva de vagas também para egressos", disse a parlamentar.

A expectativa é que o novo núcleo do programa Alcance em Caucaia seja implantado ainda este ano, com local a ser definido e período de inscrições divulgado posteriormente. O primeiro núcleo do curso em Caucaia funciona na Escola Estadual Antônio Valmir da Silva, no Centro.

Imobiliária é arrombada durante a madrugada em Caucaia; criminoso levou equipamentos e causou prejuízo de R$ 10 mil

 Uma imobiliária localizada na rua Tobias Correia, em Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza, foi alvo de um arrombamento durante a madrugada desta quinta-feira (24). O crime, cometido por um único suspeito, foi registrado por câmeras de segurança e causou um prejuízo estimado em R$ 10 mil.

As imagens mostram o momento em que o criminoso pula o muro e tem acesso ao primeiro compartimento da empresa. Em seguida, ele arromba a porta principal, percorre diversos cômodos e subtrai uma mochila com oito notebooks, um aparelho celular e uma TV que estava fixada na parede. Ele ainda danifica outras estruturas internas da imobiliária durante a ação.

Segundo relatos dos responsáveis pelo estabelecimento, o crime só foi descoberto por volta das 6h da manhã, quando uma funcionária acessou as câmeras de vigilância remotamente e percebeu que a porta da empresa havia sido arrombada. Ao revisar as gravações, identificou a movimentação do suspeito dentro do local e acionou os responsáveis e a polícia.

O criminoso agiu com tranquilidade, aproveitando o silêncio da madrugada. A área onde a imobiliária está localizada, na Caucaia, é frequentemente alvo de invasões e arrombamentos, segundo os moradores. A rua fica próxima a um colégio antigo e conta com histórico de ações criminosas similares.

Apesar do prejuízo causado pela invasão, a imobiliária tenta retomar suas atividades normalmente. Enquanto isso, a polícia segue em busca de pistas para identificar e localizar o responsável pelo furto. Os donos da empresa pedem que qualquer informação sobre o suspeito seja repassada às autoridades.

https://gcmais.com.br/

Escolas da Capital e Caucaia visitam a Assembleia Legislativa nesta semana

 

O programa O Parlamento e sua História, coordenado pelo Memorial da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) Deputado Pontes Neto (Malce), recebeu, nesta semana (23 e 24/04), alunos de quatro escolas situadas em Fortaleza e Caucaia. Os estudantes tiveram oportunidade de acompanhar de perto o trabalho dos parlamentares, e saber um pouco mais sobre o papel do Poder Legislativo no regime democrático, bem como sua importância para a sociedade. 

Na quarta-feira (23/04), duas instituições visitaram a Alece. No período da manhã conheceram as dependências da Casa 35 alunos do 3º ano médio da Escola de Ensino Médio de Tempo Integral (EEMTI) Presidente Vargas, localizada no bairro Parque Santa Rosa, em Fortaleza. 

Durante o percurso da visita, o grupo foi acompanhado pela professora Rose Maia, de Geografia e os estagiários e bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), vinculado a docência: Lucas do Nascimento, Miguel Pereira, Luisa Santos e Thiago Chaves. Eles tiveram oportunidade de conversar no plenário com os deputados Larissa Gaspar (PT) e  e Carmelo Neto (PL).

A professora Rose Maia diz que já é a segunda vez que traz estudantes da Instituição pra aproximar a realidade do dia-a-dia do parlamento a terem um conhecimento aprofundado sobre a história da política do Ceará com a atualidade.

“É muito importante trazer novamente uma nova turma da escola, pois nós professores estamos fazendo essa aproximação dos jovens com o Poder político para auxiliá-los na vivência e prepará-los no futuro”, afirma.

Já na tarde dessa quarta-feira (23/04), conheceram a Alece 33 estudantes do 3° ano médio do curso Técnico de Informática da Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Joaquim Antônio Albano, do bairro Dionísio Torres, na Capital.

Os jovens acompanhados pelos professores Rodrigo Percevalli (Biologia) e Hailla Krulicoski (Sociologia), receberam as boas-vindas do deputado Guilherme Bismarck (PSB), no Plenário13 de Maio que além de explicar a função da tribuna (local em que são realizados os pronunciamentos), da Mesa Diretora e da sua atuação no legislativo, também incentivou os jovens a acompanhar a atuação do Poder Legislativo.

“Atualmente, os jovens têm ficado cada vez mais conscientes que a política é o caminho de mudar a vida de cada um, que é através da política que eles podem reivindicar melhores condições em todas as áreas, seja hoje na educação, onde eles estão inseridos na escola. A política não é perfeita, mas ela é o único caminho ainda criado no mundo para poder chegar a resolver os problemas das nossas vidas e melhorar de vida igualmente com justiça social”, enfatiza.

O aluno Ravi de Andrade Albano, 18 anos, disse a visita a Alece proporcionou um conhecimento importante, que passou a descobrir como a escola que estuda recebeu o nome do seu bisavô Joaquim Antônio Albano (professor de Língua Francesa renomado) através da tramitação e aprovação de uma lei dos deputados.

Na quinta-feira também visitaram a Alece duas escolas. Pela manhã um total de 40 alunos, do 2º ano médio e do curso técnico em Edificações da Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Professor Antonio Valmir, localizada no Centro do município de CaucaiaAcompanhados pelos professores Emykson Silva e Jacilane da Silv, os alunos puderam conhecer de perto o funcionamento da Casa Legislativa. 

Estudantes da escola São Francisco de Assis conhecem o Memorial da Alece. Foto Érika Fonseca

No período da tarde, cerca de 30 estudantes do 1º ano médio da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) São Francisco de Assis, do bairro Bom Jardim, em Fortaleza conheceram as dependências da Casa.

O grupo estava acompanhado pelos professores Mateus Fernandes (Biologia), Katrine Borges e Lia Parente (Língua Portuguesa).

A aluna Isabela Gomes, 15 anos demonstrou curiosidade ao observar o acervo do Memorial. A jovem atenta ao telefone fixo na parede ouviu o pronunciamento do deputado Justiniano de Serpa na sessão realizada em seis de agosto de 1884, que falava em defesa dos abolicionistas. 

“É uma experiência única conhecer o Memorial e o Plenário 13 de Maio, porque nós aprendemos novas histórias de épocas diferentes que não sabíamos e passamos a conhecer quando estamos visitando esse local”, declara.

Todas as turmas das escolas dessa semana conheceram o cotidiano da Alece, os bastidores do Plenário 13 de Maio, o acervo do Malce, a exposição temporária “Fragmentos-Ecos da Essência Feminina”, da curadoria Anete Mendonça, as instalações da rádio Alece FM (96,7 MHz) e assistiram a uma palestra sobre a história da política no Brasil e no Ceará. 

As visitas no turno da manhã são guiadas pela equipe do Malce, composta pelo coordenador do Memorial, Paulo Roberto Nunes; Socorro Medeiros; Ivana Abreu Dantas; Germana Pontes; Rubens Rocha; Carlos Pontes; Nicole Guedes; Thiago Araújo; Bárbara Marinho e Mateus Leitão. Já no turno da tarde, a equipe é integrada por Mateus Django, Isadora Nepomuceno, Rodolfo Farias, Cléa Menezes e o coordenador do Malce, Paulo Roberto Nunes.         

As visitas guiadas são realizadas às terças, quartas e quintas-feiras, nos períodos da manhã e da tarde, mediante agendamento prévio por meio de ligação telefônica ou por e-mail. O Malce disponibiliza os números de telefones a seguir para agendar as visitas: (85) 3277-3727 / 3277-3700 / 3277-2877 / 3277- 2613. 

 

Edição: Clara Guimarães     

quinta-feira, 24 de abril de 2025

PRF recupera arma roubada há mais de 10 anos

 

Um homem de 51 anos foi detido na tarde desta terça-feira, 22, na altura do km 374 da BR-020, no município de Caucaia (CE), durante policiamento da Polícia Rodoviária Federal (PRF). A abordagem ocorreu após tentativa de fuga do condutor, que pilotava uma motocicleta sem habilitação e portava uma arma de fogo roubada.

O homem tentou evadir-se ao avistar a viatura policial e, em seguida, buscou abrigo em uma residência de terceiros, sem sucesso. Durante a fiscalização, os agentes localizaram um revólver calibre .38 da marca Taurus, escondido sob a camisa do abordado. A arma estava carregada com seis munições intactas.

Após consultas nos sistemas policiais, foi constatado que o revólver era produto de roubo ocorrido em 7 de maio de 2011, registrado em boletim de ocorrência pela Polícia Civil do Ceará. A arma pertencia a uma empresa de segurança privada de Morada Nova (CE).

O suspeito afirmou não possuir registro nem porte da arma e alegou utilizá-la para defesa pessoal, sem fornecer mais informações. Ele foi conduzido à Delegacia Metropolitana de Caucaia, onde responderá, em tese, por receptação de arma roubada e porte ilegal de arma de fogo de uso permitido.

A arma será encaminhada para perícia pela Polícia Judiciária e ficará à disposição do proprietário legal.

PRF

quarta-feira, 23 de abril de 2025

Homem com mandado de prisão em aberto por tráfico de drogas é preso pela PCCE na RMF

 A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) cumpriu, nesta quarta-feira (23), um mandado de prisão preventiva pelo crime de tráfico de drogas contra um homem de 27 anos. A prisão do suspeito aconteceu em Caucaia, na Área Integrada de Segurança 11 (AIS 11) da Região Metropolitana de Fortaleza.

Em diligências pela Caucaia, com a finalidade de prender indivíduos que possuem decisão judicial em aberto, os policiais civis se deslocaram até o bairro Tabapuazinho, onde retiraram de circulação um homem, de 27 anos, envolvido com o tráfico de drogas. O suspeito foi conduzido à delegacia, onde foi cumprido um mandado de prisão preventiva pelo crime de tráfico de drogas em seu desfavor. Com isso, ele foi colocado à disposição da Justiça.


https://www.sspds.ce.gov.br/

terça-feira, 22 de abril de 2025

PMCE retira revólver de circulação em Caucaia

 

A Polícia Militar do Ceará (PMCE), por meio de uma equipe do 26º Batalhão, apreendeu um revólver calibre .38 com seis munições intactas, na noite desta sexta-feira (18), em Caucaia.

Durante patrulhamento no bairro Parque das Nações, a composição avistou dois indivíduos em atitude suspeita na Rua Coreia. Ao tentar abordá-los, os suspeitos empreenderam fuga em direção aos trilhos. Eles não foram capturados, mas a arma de fogo, que foi dispensada durante a fuga, foi apreendida.

O material foi apresentado na Delegacia Metropolitana de Caucaia, onde foram realizados os procedimentos cabíveis.

Assessoria de Comunicação da PMCE


PMCE apreende menor suspeito de roubo a estabelecimento comercial em Caucaia

 

A Polícia Militar do Ceará (PMCE), por meio do 12º Batalhão, apreendeu um adolescente suspeito de ato infracional análogo ao crime de roubo (artigo 157 do Código Penal) no bairro Pacheco, na Caucaia. A ação aconteceu nesse sábado (19), após informações sobre um roubo em andamento a um estabelecimento comercial na região.

Durante patrulhamento, a equipe policial foi alertada sobre a ocorrência e se dirigiu ao local. No lugar foi feito o cerco que resultou na captura do suspeito. Ele foi interceptado na faixa de areia da Praia do Pacheco, enquanto tentava fugir. Com o adolescente foi encontrada uma mochila contendo três simulacros de arma de fogo, uma máscara de palhaço e parte do material subtraído do estabelecimento.

O adolescente foi conduzido inicialmente à Delegacia Metropolitana de Caucaia (DMC) para os procedimentos cabíveis e, em seguida, à Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA), onde ficou recolhido à disposição da Justiça.

Assessoria de Comunicação da PMCE


PMCE apreende espingarda e maconha em Caucaia

 

Policiais do 12º Batalhão da Polícia Militar do Ceará (PMCE) apreenderam uma espingarda calibre 12 e 170 g de maconha na noite deste domingo (20), no município de Caucaia.

A composição foi acionada após denúncia anônima de tráfico de drogas na localidade do Garrote. Ao chegarem ao endereço indicado, os policiais foram recebidos com disparos de arma de fogo. Durante a resposta à injusta agressão, os suspeitos fugiram por um extenso matagal no entorno. Apesar das diligências, os indivíduos não foram localizados. No entanto, uma sacola contendo a arma e a droga foi encontrada na rota de fuga dos suspeitos.

Todo o material apreendido foi encaminhado à Delegacia Metropolitana de Caucaia, responsável pela investigação do caso.

Denúncias
A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As informações podem ser direcionadas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, pelo qual podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia ou ainda via “e-denúncia”, o site do serviço 181, por meio do endereço eletrônico: https://disquedenuncia181.sspds.ce.gov.br/.

Assessoria de Comunicação da PMCE

quarta-feira, 16 de abril de 2025

Câmera flagra ladrão furtando bicicleta da porta da casa da vítima, em Caucaia/CE

Um homem foi flagrado furtando uma bicicleta que estava estacionada na frente da casa da vítima, no município de Caucaia, Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), nesta terça-feira (15). O crime foi registrado à luz do dia, por volta das 12h30, por uma câmera de segurança instalada nas proximidades. A ocorrência se deu na Travessa Vera Cruz, no bairro Parque Potira.

O vídeo registrado pela câmera de segurança mostra o indivíduo caminhando tranquilamente pela rua, até que ele se depara com a bicicleta, parada na frente da casa do proprietário. O homem, então, se aproxima e sobe na bicicleta, levando-a embora. Ação criminosa é efetuada em questão de alguns segundos. Não há, até o momento, mais informações sobre o paradeiro do suspeito.



gcmais.

terça-feira, 15 de abril de 2025

Guarda Municipal de Caucaia celebra 33 anos de história

 

A Guarda Municipal de Caucaia completa hoje (14/04) 33 anos de história. Para marcar a data, a Prefeitura de Caucaia realizou uma solenidade no Centro Municipal de Formação e Avaliação (CEMFA), na Tabuba, que contou com a presença do prefeito Naumi Amorim. Na oportunidade, o gestor destacou o importante trabalho do órgão.

"Muito feliz de celebrar os 33 anos da Guarda Municipal. Tenho um carinho especial pela Guarda e reconheço o relevante trabalho da corporação em nossa cidade. Na minha primeira gestão como prefeito de Caucaia, avançamos em vários aspectos, como a criação dos cargos de inspetor e subinspetor, além de entregar uma nova sede para o órgão, com melhor infraestrutura, garantindo mais conforto e segurança para os nossos servidores", disse o prefeito.

Ainda durante sua fala, o prefeito Naumi endossou o compromisso da atual gestão municipal com a pauta da segurança. "A área da segurança é uma de nossas prioridades e estamos trabalhando muito para garantir recursos com o propósito de investir mais na nossa Guarda Municipal, assegurando aos nossos guardas melhor suporte por parte da Prefeitura", afirmou.

Avanços importantes reforçam a valorização da atual gestão com a Guarda Municipal, como a criação do regimento interno da corporação, que estabelece normas e diretrizes para atuação dos agentes, fortalecendo a organização e a disciplina dentro da instituição. A Prefeitura também tem mantido o pagamento das progressões salariais e concedido bolsas para cursos de aperfeiçoamento, promovendo a capacitação contínua dos servidores.

Além disso, está em processo de formalização um termo de cooperação técnica com a Prefeitura de Fortaleza para garantir o curso de formação dos aprovados no último concurso público para a Guarda Municipal de Caucaia. A iniciativa prevê a convocação de 60 aprovados, dos quais 50 serão chamados para compor o efetivo.

PMCE apreende arma de fogo, drogas e munições em Caucaia

 

A Polícia Militar do Ceará (PMCE), por meio da Força Tática do 12º Batalhão de Polícia Militar (12ºBPM), apreendeu uma arma de fogo, entorpecentes e munições durante uma ação realizada na noite desse sábado (13), no bairro Nova Metrópole, em Caucaia. A ocorrência foi registrada entre 23h e 1h.

A equipe realizava patrulhamento pela Avenida A quando visualizou um indivíduo tentando entrar em um apartamento. Ao perceber a aproximação da composição policial, o suspeito abandonou o local e fugiu, arremessando uma chave ao solo, a qual foi recolhida pelos policiais.

Durante buscas no local, foi encontrada uma espingarda calibre 12 municiada, além de uma sacola contendo um carregador de pistola calibre .380, três munições de calibre 12, dez munições de calibre .380, 78 gramas de crack, fogos de artifício e diversos materiais utilizados para embalar entorpecentes.

Todo o material apreendido foi encaminhado à Delegacia de Caucaia, onde foi registrado um Boletim de Ocorrência para a devida apuração dos fatos. Nenhum suspeito foi preso na ocasião.

Denúncias: A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As informações podem ser direcionadas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, pelo qual podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia ou ainda via “e-denúncia”, o site do serviço 181, por meio do endereço eletrônico: https://disquedenuncia181.sspds.ce.gov.br.

Assessoria de Comunicação da PMCE


sexta-feira, 11 de abril de 2025

Vereador Dr. Tanilo Menezes defende a valorização dos servidores de Caucaia.

 





O vereador e presidente da Câmara de vereadores de Caucaia, Dr. Tanilo Menezes, apresentou o requerimento nº 224/2025, onde solicita ao Excelentíssimo Senhor Prefeito de Caucaia, Naumi Amorim, a criação de um convenio entre a Prefeitura de Caucaia e SESC, para que os servidores possam usufruir dos benefícios oferecidos por esta instituição.   


Câmera flagra furto de bicicleta em frente a comércio em Caucaia

Apenas alguns segundos após a vítima deixar a bike no local, um indivíduo vestindo uma camisa azul aparece e se apropria do veículo




Uma câmera de segurança instalada na porta de um estabelecimento comercial no município de Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), flagrou um homem furtando uma bicicleta que estava estacionada no local. O veículo, que pertencia a um adolescente, foi deixado em frente ao comércio enquanto ele estava do lado de dentro – quando saiu da loja, não encontrou mais a bicicleta.

As imagens da câmera de segurança mostram o momento em que o jovem deixa a bicicleta e entra no estabelecimento. Apenas alguns segundos depois, um indivíduo vestindo uma camisa azul aparece na cena e rapidamente se apropria da bicicleta, que estava sem tranca.

O incidente ocorreu em uma rua movimentada, sendo possível ver, no vídeo, movimento intenso de pessoas, no momento do furto. A ação rápida do ladrão sugere que ele poderia já estar à espreita, aguardando a oportunidade certa para cometer o crime.


https://gcmais.com.br/

Sefaz e Sefins de Caucaia e São Gonçalo do Amarante firmam convênios de cooperação técnica


Titulares dos órgãos assinaram o documento na sede da Sefaz-CE, em Fortaleza

A Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE) e as Secretarias de Finanças (Sefins) de Caucaia e São Gonçalo do Amarante celebraram convênios de cooperação técnica nesta terça-feira (08/04). O objetivo é, a partir do controle, da fiscalização e do intercâmbio de informações, aprimorar a transparência e a eficiência na gestão fiscal e tributária entre os Fiscos estadual e municipais.

O secretário da Fazenda do Ceará, Fabrízio Gomes, e os secretários de Finanças de Caucaia e São Gonçalo do Amarante, Carlos Eduardo dos Santos Marino e Tales Matos, respectivamente, assinaram os documentos. O momento também contou com a presença do titular da Coordenadoria de Arrecadação (Coart) da Sefaz-CE, José Carlos Cavalcante.

Para o secretário Fabrízio Gomes, o efeito da parceria é potencializado com a reforma tributária se aproximando. “Este momento representa uma oportunidade de aprimoramento mais amplo, contando com a colaboração e a integração de pessoas que trabalham em diferentes Fiscos”, destacou.

A percepção do gestor Carlos Eduardo também é positiva. Conforme o titular da Sefin Caucaia, “com o acesso aos dados da Secretaria da Fazenda, Caucaia poderá ampliar sua receita própria e combater a evasão fiscal de maneira mais eficiente, garantindo maior justiça tributária e desenvolvimento econômico”.

O titular da Sefin São Gonçalo do Amarante, Tales Matos, ressaltou o impacto para todo o estado. “Obrigado ao secretário Fabrízio pelo espírito público. É uma parceria importante que trará bons frutos para o Estado do Ceará”, afirmou.

https://www.ceara.gov.br/



quinta-feira, 10 de abril de 2025

Aprovado, projeto que aumenta as penas para furto de cabos volta à Câmara

 

As penas para furto, roubo e receptação de equipamentos de telefonia ou de transmissão de energia elétrica serão maiores, caso seja convertido em lei o projeto aprovado em Plenário nesta quarta-feira (9). O texto do PL 4.872/2024 tem origem na Câmara dos Deputados e altera o Código Penal e a Lei Geral das Telecomunicações. Modificado pelos senadores, o projeto retorna à análise da Câmara.

Para o caso de furto de fios e cabos de eletricidade ou de telefonia, o projeto estabelece pena de reclusão de dois a oito anos e multa. O texto aplica a mesma pena para o furto de bens que comprometam o funcionamento de órgãos públicos ou de estabelecimentos que prestem serviços públicos essenciais. No caso de roubo desses itens, isto é, quando o crime envolver ameaça ou violência, a pena prevista é de seis a doze anos de reclusão e multa; e no caso de receptação — que envolve, por exemplo, recebimento, transporte ou ocultação dos cabos —, a pena pode variar de dois a 16 anos de reclusão e multa.

Também a Lei Geral das Telecomunicações poderá impor sanções administrativas a concessionárias de serviços de telecomunicação que utilizarem fios ou cabos roubados. Quando a empresa comprovar que houve furto ou roubo de cabos ou equipamentos necessários para que ela preste o serviço, ela ficará isenta de cumprir as obrigações regulatórias, e a interrupção do serviço não afetará os indicadores regulamentares de qualidade.

O relator do projeto, Marcelo Castro (MDB-PI), argumenta que o aumento da pena é uma forma de inibir a prática desses crimes. O texto original previa uma modificação na Lei de Lavagem de Dinheiro, alterando a atual pena de reclusão prevista para quem esconder ou movimentar bens provenientes de crime, dos atuais três a dez anos para dois a 12 anos. Porém, na tramitação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), Castro acatou emenda do senador Magno Malta (PL-ES) suprimindo essa medida. Para o relator, essas alterações fogem ao escopo principal do projeto.

Das emendas de Plenário recebidas, o relator acolheu duas sugestões do senador Eduardo Gomes (PL-TO): uma que inclui menção aos equipamentos de geração de energia elétrica, e outra com ajustes redacionais. Também foram acatadas as emendas do senador Jorge Kajuru (PSB-GO), que esclarece a vedação de sanções a concessionárias afetadas por furto ou roubo de equipamentos; e do senador Efraim Filho (União-PB), com o objetivo de corrigir erros do texto em relação ao Código Penal. 

Na discussão da matéria, o senador Esperidião Amin (PP-SC) chamou atenção para a gravidade do problema e lembrou que a PEC da Segurança Pública também prevê agravamento de penas para furto e roubo de cabos. O senador Eduardo Girão (Novo-CE) disse que a norma "ameniza, mas não resolve" o grande crescimento desse tipo de crime. Por sua vez, Malta salientou que o roubo de cabos está relacionado a delitos de alta periculosidade e alta rentabilidade. A senadora Damares Alves (Republicanos-DF) classificou como insuportável a incidência de furtos de cabos de energia em Brasília.

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) pontuou que é necessária a atualização da legislação penal e cobrou mais combate à receptação de cabos. Efraim disse que o projeto "dialoga com a vida real", colocando a sociedade como vítima desse crime. O senador Jorge Seif (PL-SC) declarou que a interrupção do fornecimento de energia por furtos compromete a prestação de serviços básicos à população. O senador Izalci Lucas (PL-DF) também citou a ação de ladrões de cabos que recebem encomendas de receptadores. O senador Jaime Bagattoli (PL-RO) avaliou que o furto de cabos causa prejuízo aos cofres públicos, às empresas e aos consumidores.


Fonte: Agência Senado

quarta-feira, 9 de abril de 2025

Confronto entre facções termina com homem baleado e casa incendiada em Caucaia

Um confronto entre grupos criminosos rivais terminou com um homem baleado e uma casa incendiada, na noite desta terça-feira (8), no Bairro Picuí, em Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza. A Polícia Militar foi acionada, prendeu um dos suspeitos e apreendeu duas armas de fogo, munições e coletes balísticos.

Troca de tiros e socorro ao suspeito

De acordo com o tenente Filho, do 12º Batalhão, os policiais foram acionados após denúncias de disparos de arma de fogo na Rua Francisco Barbosa. Ao chegarem ao local, os agentes flagraram os criminosos em confronto.

Gabriel Costa da Silva, de 19 anos, foi encontrado com um tiro na perna. Ele foi socorrido ao Hospital Municipal de Caucaia, onde permanece sob custódia e à disposição da Justiça.

Casa incendiada e ação dos bombeiros

Momentos antes da chegada da polícia, os criminosos teriam invadido e incendiado uma residência. O Corpo de Bombeiros foi acionado para controlar as chamas, e os moradores conseguiram escapar sem ferimentos.

Durante a operação, a polícia apreendeu cápsulas de munição deflagradaduas armas de fogo e coletes à prova de balas, reforçando a gravidade do confronto entre os grupos criminosos.

Tentativa de expulsão de moradores

Segundo as investigações iniciais, o tiroteio começou após integrantes de uma facção criminosa tentarem expulsar moradores da comunidade. A área permanece sob patrulhamento, e viaturas da PM seguem realizando buscas para capturar outros suspeitos envolvidos.

Polícia Civil do Ceará dará continuidade às investigações, visando identificar e responsabilizar todos os envolvidos no episódio violento.

revistacentral.com.br



Homem rouba celular e dinheiro em farmácia na Caucaia

 

Imagens de câmeras de segurança registraram o momento em que um homem assalta uma farmácia no bairro Icaraí, em Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), na noite dessa segunda-feira, 7.

O crime aconteceu após o suspeito pegar uma bebida na geladeira do estabelecimento, beber e, em seguida, anunciar o assalto.


No vídeo, é possível ver o momento que o suspeito aborda um atendente e exige o celular da vítima. O funcionário ainda tenta resistir, mas entrega o aparelho ao criminoso.

Em seguida, o suspeito vai ao encontro de uma segunda funcionária que está no caixa do local e leva uma quantia em dinheiro. Nas imagens, não é possível ver se o homem estava armado.


O POVO procurou a Polícia Militar do Ceará (PMCE) para saber detalhes da ocorrência, assim como se o suspeito foi localizado e preso e se o material foi apreendido. A matéria será atualizada quando a corporação responder.

Leia mais em: https://www.opovo.com.br

terça-feira, 8 de abril de 2025

Italiano e brasileira acusados de mandar matar albanês em Caucaia devem passar por primeira audiência do processo

 

O processo criminal sobre o assassinato do turista albanês Alban Gropçaj em Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), tem a primeira audiência de instrução marcada para o próximo mês de maio, seis anos após o crime. O empresário italiano Guido Bertola e a namorada dele, a brasileira Sílvia Helena de Sousa Rosa, são acusados de encomendar o homicídio. Um homem acusado de ser o executor do crime foi assassinado, dois anos depois.

A audiência está marcada para o dia 5 de maio deste ano, na Sala de Audiência 2 do Fórum Desembargador Joaquim Olímpio da Silveira Carvalho, em Caucaia. Os dois réus respondem ao processo em liberdade e moram na Itália, motivo pelo qual devem participar da audiência por videoconferência.

O advogado Carlos Rebouças, que representa a família de Alban Gropçaj no caso, espera, com o início da instrução processual, que "seja feita a justiça, pois a prova é farta e robusta de que os mandantes do assassinato do jovem albanês são o italiano e sua amante brasileira, tendo a Polícia realizado um trabalho investigativo que mostrou rapidamente todas as mentiras contadas pelo italiano, em seu primeiro depoimento, bem como a testemunha que afirmou que sua irmã, Silvia, amante do italiano Guido, juntamente com este foram os mandantes do crime".

Segundo Rebouças, a família de Alban "não se conformam de que já tenha se passado seis anos deste crime, e eles continuam chorando a morte do ente amado, sem que sequer tenha sido iniciado o julgamento dos assassinos". 

"A família está plenamente convencida de que os mandantes do crime são Guido Bertola e sua amante Silvia Helena", enfatiza o advogado assistente de acusação.

Já os advogados Nestor Santiago e João Henrique de Andrade, que representam a defesa de Guido Bertola e Sílvia Helena, pontuam que, "na audiência do dia 5 de maio próximo, espera-se que o caso seja definitivamente resolvido, ficando comprovada a inocência de Guido e Silvia".

Conforme a defesa, "os acusados Guido e Silvia são totalmente inocentes, pois não tiveram qualquer participação no lamentável homicídio do senhor Alban Gropçaj, que, além de dedicado funcionário, era tratado como um filho pelo senhor Guido".

"Durante as investigações, o promotor de justiça insistiu muito - e nós também - que fosse feito um profundo levantamento das evidências. Entretanto, não foi encontrada uma só evidência que incriminasse Guido e Silvia. Durante um determinado momento em que o promotor que conduzia a investigação se afastou temporariamente, outro promotor de justiça, sem nenhuma outra prova, ofereceu a acusação. Esperamos que esse grave equívoco seja corrigido, absolvendo-se Guido e Silvia", acrescentou a defesa.

RÉU E VÍTIMA TRABALHAVAM JUNTOS

A denúncia do Ministério Público do Ceará (MPCE), apresentada à Justiça Estadual no dia 19 de abril de 2022, descreve que o albanês Alban Gropçaj trabalhava em uma empresa de produção de máquinas lavadoras e secadoras, de propriedade do italiano Guido Bertola, na Itália, e que "viajou para o Brasil no 14 de fevereiro de 2019, a pedido do acusado, fazendo companhia a ele".

Prefacialmente, é de dizer que o denunciado atraiu a vítima para esta cidade, a segunda mais violenta do país, acreditando na falácia da impunidade da Justiça brasileira, vez que não conseguiu executá-lo em território italiano, temendo a rigorosidade das leis de sua terra."
Ministério Público do Ceará
Em denúncia

O MPCE detalhou que Bertola e Gropçaj voltavam juntos de um restaurante italiano, em Fortaleza, para uma casa comprada pelo réu, na Praia do Cumbuco, em Caucaia, na noite de 18 de fevereiro de 2019, "quando foram abordados por dois indivíduos em uma motocicleta, os quais interceptaram o carro, retiraram o albanês do veículo e o executaram com três disparos de arma de fogo: dois na cabeça e outro no ombro".

Segundo o Ministério Público, "não há que se falar em latrocínio, pois os executores nada levaram na empreitada criminosa, tão-somente a vida de Alban Gropçaj, em situação que retirou dele qualquer chance de fugir ou se defender. Em situação de roubo, a dupla teria subtraído, ao menos, os aparelhos celulares, carteiras, dinheiro, quiçá o próprio automóvel".

A investigação apontou que "a vítima não tinha inimigos na Itália, muito menos no Brasil, vez que fazia apenas quatro dias que estava em Caucaia e em nenhum momento se envolveu em situação que pudesse criar desafetos".

O aprofundamento da investigação policial chegou a uma trama criminosa que teria sido orquestrada por Guido Bertola e a namorada, Sílvia Helena de Sousa Rosa. A brasileira teria comentado com pessoas próximas que, naquele dia, aconteceria "uma tragédia". Outras testemunhas teriam ouvido ela dizer, em dias antriores, que "esse aqui era pra ter morrido", referindo-se ao albanês, segundo trechos da denúncia.

Familiares da vítima afirmaram à Polícia que "Alban considerava Silvia como uma pessoa má" e que ela "estava com Guido Bertola por interesse financeiro". "Para a acusada Silvia, o albanês era um obstáculo no relacionamento com o italiano, já que ele, às vezes, orientava o acusado a se afastar dela", afirmou o Ministério Público.

TERCEIRO ACUSADO FOI ASSASSINADO

O terceiro denunciado pelo Ministério Público do Ceará pelo homicídio de Alban Gropçaj foi Romário Lopes de Lima - sobrinho do irmão de Sílva Helena. Ele foi assassinado a tiros, no dia 24 de maio de 2021, dois anos e três meses depois da morte do albanês.

Segundo a acusação, Romário de Lima foi um dos dois executores do plano de matar Gropçaj - o outro suspeito não foi identificado. Testemunhas apontaram que Romário esteve na casa de Guido e Sílvia, um mês antes do crime.

O MPCE enfatizou, na denúncia, que "o acusado Romário Lopes de Lima era traficante de drogas e quando adolescente praticou um homicídio e tentou contra a vida de outra pessoa, bem como incorreu em diversos atos infrações de natureza grave, tanto é que ele, em seus depoimentos, reforçou que a suspeita que caiu sobre ele se deu pelo fato de já sido atuante no mundo do crime".


dn