quinta-feira, 15 de maio de 2025

Investigações de crimes em Caucaia nas eleições de 2024 têm 40 presos e 98 denunciados, diz SSPDS

 

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS-CE) disse, nesta terça-feira (13), que mais de 40 pessoas foram presas e outras 98 foram denunciadas pelo envolvimento em ações criminosas que buscavam intervir nas eleições para a Prefeitura de Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), no ano passado. 

Ao Diário do Nordeste, a pasta do governo estadual salientou, por meio de nota, que o inquérito policial aberto para investigar a atuação dos criminosos, que participavam de uma quadrilha, “foi concluído e remetido à Justiça”. 

A equipe de comunicação da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), por sua vez, complementou que o documento foi enviado ao Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE) com o indiciamento de envolvidos. Apesar disso, não foi dito o número de indiciados ou quando ocorreu o envio do inquérito.

O grupo foi preso em setembro, no contexto de uma operação deflagrada pela Polícia Civil. Ao que explicou a corporação na época, os envolvidos estariam ameaçando e intimidando eleitores, interferindo em campanhas eleitorais e extorquindo candidatos.

Conforme a autoridade policial, todos os suspeitos já tinham antecedentes criminais por delitos como tráfico de drogas, porte ilegal de arma de fogo e por integrar organização criminosa.

O então candidato ao Executivo municipal e atual prefeito de Caucaia, Naumi Amorim (PSD), era um dos alvos dos acusados. A deputada estadual Emília Pessoa (PSDB), que concorreu à gestão municipal no pleito, também foi outra vítima.

Procurada, a parlamentar afirmou não ter informações sobre os desdobramentos do caso e não comentou sobre o ocorrido. Já a assessoria de imprensa do gestor caucaiense não emitiu posição acerca do tema até a publicação desta matéria.

A reportagem acionou o TJCE e o Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), a fim de obter outras informações sobre o caso. O conteúdo será atualizado caso haja alguma devolutiva.

EPISÓDIOS DURANTE O PLEITO

A quadrilha presa em setembro foi apontada como a responsável por episódios violentos próximos a atos de campanha na cidade — um em agosto e outro no início do mês em que houve a ofensiva da Polícia.

O primeiro foi a interrupção de um evento político de Emília, em um sítio no bairro Capuan, em razão de disparos de arma de fogo. Testemunhas informaram que criminosos, utilizando capacetes e balaclavas, chegaram ao lugar e dispararam para o alto e contra o chão, na parte externa da propriedade. Ninguém ficou ferido.

Naquela oportunidade, a Polícia Militar do Estado do Ceará (PMCE) foi acionada e foi até o local. O caso passou a ser investigado pela Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco).

>> Acesse nosso canal no Whatsapp e fique por dentro das principais notícias.

Direção Nacional do PSDB chegou a declarar que havia oficiado o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para que solicitasse investigação da Polícia Federal sobre a ocorrência envolvendo a deputada estadual. 

Naumi também passou por um episódio semelhante. Durante uma caminhada com apoiadores, no bairro Planalto Caucaia, foram ouvidos tiros. Os participantes do ato de campanha dispersaram assim que perceberam a situação. Ninguém ficou ferido.

'PEDÁGIO' COBRADO POR FAÇÕES

Segundo alegou a Polícia, na ocasião da deflagração da operação, ameaças a políticos estavam se tornado quase “habituais” na cidade e uma facção criminosa estaria exigindo de R$ 50 mil a R$ 100 mil das campanhas dos candidatos para “permitir” que eles atuassem em determinadas regiões.

As intimidações em questão eram feitas por mensagens pelo WhatsApp e, também, presencialmente, para pessoas que organizavam os atos políticos, segundo as autoridades policiais.

Como mostrou uma apuração do Diário do Nordeste, em outubro, Caucaia foi um dos seis municípios mapeados pela Justiça Eleitoral nos quais a interferência de organizações criminosas nas eleições de 2024 demandava mais atenção. A listagem incluía Santa Quitéria e Sobral. Os outros foram mantidos em sigilo.


diario do nordeste

Prefeitura de Caucaia reforça educação com novos ônibus escolares e ventiladores para a rede municipal

 

Com o objetivo de fortalecer a infraestrutura da rede municipal de ensino e promover mais conforto e segurança para os estudantes, o prefeito Naumi Amorim anunciou a entrega de três novos ônibus escolares e quatro mil ventiladores, adquiridos com recurso próprio do município. O anúncio foi compartilhado por meio das redes sociais do chefe do executivo municipal na última terça-feira (13/05).

De acordo com o prefeito, a iniciativa faz parte do compromisso da gestão com a valorização da educação no município. "São três novos ônibus escolares adquiridos com recursos próprios do município. Veículos de grande porte, com ar-condicionado e acessibilidade, que vão garantir mais conforto, segurança e dignidade para os nossos alunos", destacou Naumi.

Reforçando que o compromisso da gestão é instalar ar-condicionado em todas as escolas de Caucaia, processo em andamento, Naumi adiantou que quatro mil ventiladores já chegaram no município e serão direcionados para escolas a partir das demandas de gestores escolares, que devem enviar ofícios para a Secretaria Municipal de Educação. "Ao todo, serão nove mil ventiladores adquiridos para atender toda a rede, garantindo mais conforto para nossos alunos e profissionais da educação. Em breve, além dos ventiladores, as escolas contarão com ar-condicionado", enfatizou.

Paralelamente, a Prefeitura de Caucaia está executando obras de reestruturação em seis escolas do município, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura. Estão sendo beneficiadas as escolas 7 de Setembro, Dona Lavínia de Medeiros, Flávio Portela Marcílio, Antônio Albuquerque e Rubens Vaz.

As intervenções incluem pintura, substituição de forros, retelhamento, renovação completa das instalações elétricas, hidrossanitárias e da rede frigorígena, necessária para a instalação de ar-condicionado nas salas de aula dos alunos do 7º, 8º e 9º anos.

"Estamos trabalhando para que nossas escolas ofereçam um ambiente cada vez mais digno, confortável e acolhedor para alunos e profissionais. A chegada dos ventiladores e dos novos ônibus representa um avanço importante, mas é apenas parte de um conjunto maior de ações que estamos implementando para fortalecer a educação em Caucaia. Nosso compromisso é garantir uma estrutura de qualidade para que o aprendizado aconteça de forma plena", afirmou a secretária de Educação, Camila Bezerra.

PMCE apreende espingardas e munições em residência na zona rural de Caucaia

 

A Polícia Militar do Ceará (PMCE), por meio do 12º Batalhão de Policia Militar (12º BPM), realizou, na manhã dessa terça-feira (13), a apreensão de duas espingardas e diversos materiais bélicos na localidade de Salgadinho da Catuana, zona rural de Caucaia. A ação teve como base informações levantadas pelo Serviço de Inteligência (SAI) da unidade.

Por volta das 9h30, a composição da Força Tática Bravo recebeu a denúncia sobre a posse irregular de arma de fogo por um homem residente nas proximidades da rotatória que interliga a BR-222 à CE-422. Com apoio da Força Tática Alpha e da equipe de inteligência, os policiais se dirigiram ao endereço e realizaram o cerco da residência.

No local, com a autorização da moradora, os policiais iniciaram uma busca e localizaram uma espingarda calibre .12, uma espingarda tipo socadeira de cano duplo, além de chumbo, pólvora, espoletas e 17 balotes calibre .12. O proprietário do material, que não estava presente no momento da abordagem, compareceu posteriormente e assumiu a posse dos armamentos, alegando uso para defesa pessoal.

O suspeito foi conduzido à Delegacia Metropolitana de Caucaia, onde foi autuado por posse irregular de arma de fogo, conforme o artigo 12 do Estatuto do Desarmamento.

Assessoria de Comunicação da PMCE

sexta-feira, 9 de maio de 2025

Câmara de Caucaia suspende mandato de vereador por 30 dias

 

A Câmara Municipal de Caucaia suspendeu por 30 dias o mandato do vereador bolsonarista Tancredo dos Santos (PL), por um conjunto de polêmicas em que o parlamentar esteve envolvido desde o período pré-eleitoral de 2024, inclusive ofensas pessoais a colegas de parlamento. Nesta quinta-feira (8), o relatório da Comissão de Ética e Decoro Parlamentar foi votado pelos parlamentares, no qual se posicionaram de forma contrária apenas três vereadores. Além da suspensão do mandato, Tancredo terá seus vencimentos suspensos durante o período de afastamento.


PRF prende motociclistas por crimes em rodovia federal em Caucaia

 

Na tarde do domingo, 04 de maio de 2025, por volta das 16h10, a Polícia Rodoviária Federal prendeu em flagrante três motociclistas, no km 15 da BR-222, município de Caucaia/CE. A ação ocorreu na circunscrição da Unidade Operacional da PRF em Caucaia (UOP01-CE) e resultou também na remoção de sete motocicletas.

Segundo relatos dos policiais que participaram da ocorrência, “os motociclistas realizavam manobras perigosas e um deles, inclusive, encontrava-se deitado sobre a moto, numa prática ilegal conhecida como super-man”.

Ainda conforme os relatos dos PRFs envolvidos na ação, “a equipe PRF realizou acompanhamento tático às motocicletas, que empreenderam fuga e desobedeceram às ordens de parada. Durante o deslocamento, os condutores dos veículos dirigiam perigosamente, ultrapassando pelo acostamento, andando em zigue-zague e forçando passagem pela contramão, obrigando veículos que vinham em sentido contrário a desviarem para o acostamento, a fim de evitarem colisão frontal".

Durante a ação, a aeronave PR-FKG (AW119) da PRF sobrevoava a região, monitorando pontos críticos, prestou apoio às equipes de solo na identificação e captura dos infratores. Os condutores foram detidos pela prática, em tese, dos crimes de participar de competição não autorizada em via pública (art. 308 do Código de Trânsito Brasileiro – Lei nº 9.503/1997), desobediência (art. 330 do Código Penal – Decreto-Lei nº 2.848/1940) e associação criminosa (art. 288 do Código Penal – Decreto-Lei nº 2.848/1940) e, em seguida, conduzidos à Delegacia da Polícia Civil de Caucaia/CE, para adoção dos procedimentos legais cabíveis.


https://www.gov.br/

PMCE prende homem por porte ilegal de arma de fogo em Caucaia

 

A Polícia Militar do Ceará (PMCE), por meio de equipes do Motopatrulhamento do 12º e 26º Batalhões de Polícia Militar, prendeu um homem de 27 anos por porte ilegal de arma de fogo na tarde dessa terça-feira (7), no bairro Padre Júlio Maria, em Caucaia. A ação ocorreu por volta de 12h, durante patrulhamento ostensivo na região.

A abordagem aconteceu após os policiais visualizarem um indivíduo a pé com volume suspeito na cintura. Ao realizarem a abordagem, foi encontrado um revólver calibre .38, municiado com cinco munições intactas. Além da arma, o suspeito portava um celular e a quantia de R$ 557 em espécie.

Questionado sobre a posse da arma, o homem alegou que portava o armamento para proteção pessoal, afirmando ter sido ameaçado. Diante da situação, foi dada voz de prisão e o indivíduo foi conduzido à Delegacia Metropolitana de Caucaia (DMC), onde foi feito procedimento com fundamento no no art. 14 do Estatuto do Desarmamento.

Assessoria de Comunicação da PMCE

quarta-feira, 7 de maio de 2025

Prefeitura de Caucaia dá início ao Curso Introdutório para Agentes Comunitários de Saúde

 

A Prefeitura de Caucaia iniciou, nesta segunda-feira (5), o Curso Introdutório de Formação Inicial (CIFI) para os candidatos habilitados no concurso público para Agente Comunitário de Saúde. A formação é realizada até o dia 9 de maio, das 8h às 12h e das 13h às 17h, na Faculdade Terra Nordeste (Fatene), localizada no bairro Parque Soledade.


O curso é uma etapa obrigatória do processo seletivo e inclui uma carga horária de 40 horas, além de avaliação final. Candidatos que não atingirem os critérios mínimos de presença e desempenho serão desclassificados.


A solenidade de abertura contou com a presença do prefeito Naumi Amorim, da deputada estadual Emília Pessoa, do presidente da Câmara Municipal, Tanilo Menezes, da primeira-dama Érika Amorim, além de vereadores e secretários municipais.


Durante o evento, o prefeito destacou a importância dos agentes comunitários para a promoção da saúde nas comunidades e reforçou também o compromisso da gestão com o fortalecimento da Atenção Primária.


"Esses profissionais são os olhos e os ouvidos da saúde pública. Eles vão de porta em porta, conhecem as famílias, escutam suas necessidades e levam informação e orientação. Valorizar o trabalho dos agentes é investir diretamente no cuidado com a população", afirmou o prefeito Naumi Amorim.


O presidente da Câmara Municipal, vereador Tanilo Menezes, também enalteceu o papel dos agentes comunitários no dia a dia da população. "O agente comunitário é a ponte entre o cidadão e o serviço de saúde. É um trabalho fundamental para orientar e prevenir. Então eu desejo boas-vindas a todos vocês, que chegarão para somar nos  serviços de saúde de Caucaia", disse Menezes.


A diretora da Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde, Olímpia Azevedo, ressaltou que a formação é um passo essencial para garantir a qualidade no atendimento à população. "Estamos preparando profissionais que terão um papel fundamental no dia a dia das famílias caucaienses", afirmou.


Primeira-dama de Caucaia, Érika Amorim destacou, na oportunidade, o trabalho da atual gestão municipal com a pauta da saúde. "Saúde é prioridade da gestão do prefeito Naumi Amorim, que não tem medido esforços para garantir ao povo de Caucaia uma saúde pública municipal mais acessível, digna e com melhores condições de trabalho para os profissionais", disse. 


Todas as informações sobre o curso estão disponíveis no Diário Oficial do Município, publicado no último dia 25 de abril.

PMCE apreende espingarda durante patrulhamento em Caucaia

 

Uma composição do 12º Batalhão da Polícia Militar do Ceará (PMCE) apreendeu uma espingarda calibre 22, nessa terça-feira (6), em Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza.

Durante patrulhamento na localidade de Barra Nova, em Icaraí, os policiais foram acionados para atender a uma ocorrência de disparo de arma de fogo nas proximidades do Sítio Cercadão. Ao chegarem ao 

local, os PMs avistaram indivíduos em atitude suspeita, que fugiram ao perceber a presença da equipe. Durante a fuga, os suspeitos abandonaram a arma de fogo, que foi recolhida pelos policiais.

O material apreendido foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil em Caucaia, onde foi instaurado o procedimento cabível.


Assessoria de Comunicação da PMCE