quarta-feira, 11 de julho de 2012

De acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Caucaia é cidade da RMF com o maior número de apreensões de armas

As polícias Civil e Militar do Ceará apreenderam 1.783 armas de fogo somente em Fortaleza e nos 14 municípios que compreendem a Região Metropolitana (RMF) entre janeiro e junho deste ano. Desse total, 1.284 foram apreendidas na Capital. Isso representa uma média de 10 armas apreendidas por dia em Fortaleza e RMF no período.

De acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Caucaia é cidade da RMF com o maior número de apreensões de armas, com 153 nos seis primeiros meses do ano. Em seguida estão Maracanaú, Maranguape e Pacatuba, com 148, 30 e 26, respectivamente.

Bairros de Fortaleza
Em Fortaleza, o bairro Barra do Ceará é líder em apreensões de armamentos, segundo a SSPDS. Só em fevereiro foram 28 armas apreendidas, média de uma por dia no mês. No semestre, 75 foram apanhadas no local. No bairro Jangurussu/Conjunto Palmeiras, a Polícia confiscou 71 nesses 182 dias.

Apreensões no Ceará
Dados da SSPDS mostram que em todo o Estado foram apreendidas 2.852 armas ilegais até junho deste ano. A média é de 475 apreensões por mês no solo cearense. Por dia, 16 foram tiradas de circulação no Ceará.

A Polícia da cidade do Juazeiro do Norte, no Cariri, foi a que mais apreendeu armas, depois da Capital, Caucaia e Maracanaú. No semestre, 111 armas foram recuperadas em operações e abordagens policiais na terra de Padre Cícero. Já em Sobral, na Região Norte do Estado, foram 76.

No dia 18 do mês passado, um arsenal com 12 espingardas foi confiscado de uma só vez em Canindé, no Sertão Central. Os armamentos estavam escondidos na casa de uma família. Pai e filho foram presos. Nesses seis meses, a Polícia apreendeu 35 armas no município.

Destino das armas
Segundo a SSPDS, as armas apreendidas no Ceará, incluindo as armas brancas (facas), são encaminhadas, primeiro, aos fóruns e depois para a 10ª Região Militar, em Fortaleza, para serem destruídas. Em abril, 3.963 armamentos que estavam nas comarcas da Capital e do Interior foram destruídos.

Os dez municípios cearenses com maior número de apreensão de armas de fogo:
Fortaleza -1.284
Caucaia - 153
Maracanaú - 148
Juazeiro do Norte - 111
Sobral - 76
Iguatu - 42
Mauriti - 35
Canindé- 35
Crato- 35
Brejo Santo - 30
Redação O POVO Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário