O presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargador Gladyson Pontes, se reuniu com juízes da Área Criminal de Fortaleza para tratar de demandas dessas varas. A reunião ocorreu nesta quarta-feira (28/02), no Fórum Clóvis Beviláqua. Segundo o presidente, o encontro faz parte da política da atual gestão de estar sempre próximo aos magistrados, em uma troca de sinergia visando o aperfeiçoamento dos serviços. “Nós precisamos ser democráticos não só no discurso, mas na prática. E é isso que se faz em uma boa gestão, com a participação de todos. O Poder Judiciário somos nós. É preciso que se crie uma cultuara de diálogo e harmonização”, afirmou.
De acordo com o desembargador, o objetivo principal do encontro foi “melhorar a prestação dos serviços, rompendo alguns óbices que certamente existem, seja no ponto de vista da funcionalidade, ou seja, no ponto de vista material, para que possamos dar a eles [juízes] uma condição melhor para a gestão do seu trabalho”, disse. Também destacou a necessidade de “conhecer as dificuldades que eles [juízes] estão enfrentando e trazer algum alívio dentro daquilo que de imediato é possível fazer e, nas outras demandas, buscarmos oportunamente a solução que o caso exigir”.
Entre os assuntos tratados estavam a Vara de Delitos de Organizações Criminosas, que teve a lei de criação sancionada nessa terça-feira (27/02); o aperfeiçoamento das medidas de segurança do Fórum (em especial durante audiências criminais); os cuidados em relação às medidas cautelares de urgência e a agilização da utilização da videoconferência em audiências (cuja implantação deve ser finalizada em sua totalidade até abril próximo).
Na ocasião, o desembargador Francisco Darival Beserra Primo (corregedor-geral da Justiça) lembrou a importância dos juízes serem exemplos na vida pública e privada. “Cada um de nós deve cumprir com o seu dever, para servir de exemplo na própria vara e para os colegas”. Já a vice-diretora do Fórum, juíza Ijosiana Cavalcante Serpa, considerou o encontro mais uma demonstração da preocupação do TJCE com as questões levantadas. “Temos que aproveitar esse momento, nos unirmos e trabalharmos diretamente com o Tribunal. Estamos tentando criar medidas de rápida implementação, médio tempo e longo prazo”, disse em relação à questão da segurança. Ao final, o coordenador da Assistência Militar do TJCE, tenente-coronel Clauber Wagner Vieira de Paula, elencou procedimentos de segurança que estão sendo implantados no Fórum.
Também compareceram à reunião os juízes auxiliares da Presidência e da Corregedoria, respectivamente Marcelo Roseno e Flávio Vinícius Bastos Souza; o presidente da Associação Cearense de Magistrados (ACM), Ricardo Alexandre Costa; o corregedor dos presídios de Fortaleza, Luiz Bessa Neto, e a coordenadora da Área Criminal da Capital, Jacinta Inamar Franco Mota.
tjce
Nenhum comentário:
Postar um comentário