quinta-feira, 13 de junho de 2019

Enfermeiros iniciam curso sobre gerenciamento de salas de vacinas

Aprimorar e atualizar os conhecimentos de enfermeiros e técnicos de Enfermagem de Caucaia visando garantir todas as coberturas vacinais do município tem sido um dos investimentos da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Nessa perspectiva, começou nesta quinta-feira (13/6) mais uma edição do curso de Gerenciamento em Salas de Vacinas, na Faculdade Terra Nordeste (Fatene), para os profissionais da Atenção Primária em Saúde.
Esse é o segundo ciclo da capacitação sobre imunização que envolve mais duas categorias: Atualização em Salas de Vacinas para Agentes e Aperfeiçoamento em Salas de Vacinas. “Treinamos quase 100% no primeiro ciclo. Nosso intuito é trabalhar todas as três modalidades para melhorarmos ainda mais os indicadores de vacinas, como os resultados de Caucaia têm mostrado”, observa a coordenadora da Educação Permanente da SMS, Idalice Barbosa.
Os cursos favoreceram Caucaia no alcance da meta de seis coberturas vacinais preconizadas pelo Ministério da Saúde nos últimos dois anos. Dentre elas: tríplice viral, com 109,79%, pneumocócica, 101,93%, e BCG, com 98,33%.
“Daí a importância de atingir a meta da campanha da gripe: porque ela contribui diante das demais vacinas”, explica o coordenador de Imunização da SMS, Luiz da Silva. Antes dos cursos, as coberturas vacinais estavam baixas.
 
Com 80 horas/aula distribuídas em quatro meses de capacitação, o treinamento contará com 57 enfermeiras e quatro residentes de Enfermagem, que terão a missão de capacitar todos os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) que não participaram do primeiro ciclo.

GRIPE
Em todo o Brasil, a campanha contra a gripe H1N1 encerra nesta sexta-feira (14/6). Com orientações do Ministério da Saúde, Caucaia chega à reta final da mobilização imunizando exclusivamente crianças que necessitam de uma segunda dose da vacina para ficarem totalmente protegidas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário