sexta-feira, 13 de março de 2020

Semana do Consumidor encerra com média de atendimento de 600 pessoas

A Semana do Consumidor encerrou nesta sexta-feira (13/3) em Caucaia mantendo a média de atendimentos das últimas edições em 600 pessoas. A mobilização foi promovida pela Prefeitura de Caucaia, por meio do Procon Municipal.
“A Semana do Consumidor já é uma tradição no município. Garante visibilidade dos direitos do consumidor para a população e possibilita serviços e estreitar o contato entre a população e as empresas parceiras”, ressalta Bruno Feitosa, coordenador de Fiscalização do Procon Municipal. 
Francisca Maciel, de 70 anos, aproveitou a programação da Semana do Consumidor e foi até o Procon apresentar denúncia contra uma instituição financeira. A moradora do distrito de Sítios Novos negociou os juros de um empréstimo, mas no momento de pagar as parcelas os juros nos boletos eram maiores do que o acordado.
“Fiz a programação das minhas finanças, mas agora não tenho condições de pagar com estes juros que não foi o acordado. Vim aqui para me auxiliarem no que fazer. Espero resolver o problema por aqui”, disse a aposentada.
Após denúncia protocolada, o Procon Municipal notifica o banco estabelecendo um prazo para a resposta. “Se a empresa não satisfazer o consumidor, a orientamos e encaminhamos o caso para o juizado especial”, descreve Bruno Feitosa.
Osmarina Moura, de 68 anos, teve o caso solucionado pela Enel em poucos minutos. A moradora do Parque Soledade possuía uma pendência financeira com a concessionária de energia elétrica no valor de R$ 4 mil. Na negociação, Osmarina pagará o valor de R$ 3.500. “Tive dificuldades financeiras. Este acordo foi ótimo. Não pensei que conseguiria”, disse.
A programação da Semana do Consumidor contou ainda com palestra ministrada por um representante da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no Ceará para cerca de 200 alunos do sexto ao nono anos da rede municipal de ensino de Caucaia.  
A Enel também participou, apresentando seu Programa de Eficiência Energética e distribuindo 150 lâmpadas brancas de LED. A Cagece fez parte do evento com atividades educativas e a presença do Pingo e Gota, mascotes da Companhia.
Foram homenageados o procurador geral de Caucaia, Robson Halley, e o assessor jurídico do Decon Ceará, Ismael Braz, pela elaboração e execução de serviços oferecidos ao consumidor do município. Enquanto isso, ações em saúde foram oferecidas pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
O Procon Municipal oferece um atendimento em call center para o consumidor tirar dúvidas antes de formalizar denúncia. Para mais informações: 3342.4422.
Assessoria de Comunicação
(85) 3342.4410
ascom@caucaia.ce.gov.br

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