Nesta quarta-feira (6) e na terça (5), unidades da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) realizam atividades para abordar a temática Segurança do Paciente com colaboradores e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Na quinta-feira (7), a live O que é cultura justa e os impactos na segurança do paciente será transmitida pelo YouTube da Escola de Saúde e Gestão (ESG), do Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), que administra os hospitais.
Na próxima semana, nos dias 13 e 14 de abril, as ações serão destinadas à promoção da saúde mental do trabalhador, em referência ao Abril Verde, movimento pela conscientização sobre Saúde e Segurança no Trabalho. A programação teve início na última sexta-feira (1º), data em que se comemora o Dia Nacional da Segurança do Paciente, com distribuição da cartilha Pipoxe.
O mês foi escolhido para as dinâmicas por apresentar, ainda, outras duas datas relevantes para a área: nesta quinta (7), é celebrado o Dia Mundial da Saúde, instituído pela Organização Mundial da Saúde (OMS); e no dia 28, o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, estabelecido pela Organização Internacional do Trabalho (OIT).
Confira algumas das iniciativas já realizadas:
Hospital Regional Norte
No HRN, em Sobral, o Núcleo de Gestão e Segurança do Paciente (Nugesp) promoveu uma blitz de conscientização. Segundo o gerente de Risco do equipamento, Kildery Teófilo, a temática abordada foi “a Cultura Justa de Segurança do Paciente, na qual incidentes e problemas de segurança são vistos de maneira sistêmica, envolvendo a análise dos processos e não focando na busca de culpados, mas trabalhando as fragilidades, buscando melhorar a segurança na assistência aos usuários. Isso mostra a importância da notificação de incidentes e eventos adversos que ocorrem mediante a prática da assistência”.
Hospital Regional do Cariri
No HRC, em Juazeiro do Norte, o Nugesp também organizou uma iniciativa para chamar a atenção dos colaboradores e lembrá-los sobre os procedimentos que garantem a segurança do paciente e a cultura justa. A abordagem ocorreu próximo ao relógio de ponto da unidade. Os trabalhadores receberam cartilha e orientações a respeito do tema e sobre a programação do mês.
Hospital Regional do Sertão Central
No HRSC, um workshop foi realizado para incitar o resgate histórico e de conceitos importantes para o entendimento acerca da Segurança do Paciente. “O objetivo foi instrumentalizar os participantes a relacionar o referencial teórico com a sua prática dentro do hospital. Foi um momento muito rico, que despertou muitas reflexões e compartilhamento de experiências”, afirma o gerente de Risco Jonis Albuquerque.
Hospital Estadual Leonardo Da Vinci
A ação que passou por alguns andares de internação da unidade buscou conscientizar e apresentar aos colaboradores a temática da Cultura Justa. No momento, também foi entregue cartilha que traz a abordagem do tema de forma lúdica com palavras cruzadas, caça-palavras e jogo dos sete erros. A cada edição do material, um novo assunto será trabalhado.
Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara
Estrategicamente, em frente ao refeitório, foi montado um painel com frases-chave da campanha e um mural, fazendo referência às redes sociais da unidade, para que as pessoas pudessem registrar o momento em imagens. Foram entregues bombons e plaquinhas que estimulam a prática segura de cuidados, além de uma conversa com o público presente sobre a importância da conscientização. O HGWA participa do Projeto Paciente Seguro (PPS), do Hospital Moinhos de Vento (RS). A unidade é a única gerida pelo ISGH selecionada para a iniciativa.
Casa de Cuidados do Ceará
A ação na CCC foi realizada em parceria com o Núcleo de Gestão da Qualidade e Segurança (NGQS). “Apresentamos o tema Cultura Justa, que é uma prática de incentivo aos colaboradores a notificar eventos adversos, promovendo análise diante dessas causas e podendo, assim, evidenciar melhorias não só para nossos pacientes, mas para equipe”, explica a enfermeira do equipamento, Joyce Amorim.
Unidades de Pronto Atendimento
As UPAs 24h receberam painel decorativo, plaquinhas e hashtags com informações sobre a data e sua importância, além de promover uma roda de conversa com orientações para alcançar uma boa performance na segurança do paciente e o jogo Rota da Cultura de Segurança, que aborda a temática da Cultura Justa. Na brincadeira, os funcionários aprendem mais sobre engajamento de equipe, identificação e análise de oportunidades de melhoria e ferramentas de qualidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário