Nesse
 mês de fevereiro de 2021, a siderúrgica reiniciou a testagem de todo o 
efetivo e implementou um novo serviço de acompanhamento psicológico, 
focando na prevenção  
A
 Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP) retomou, neste mês de fevereiro de
 2021, o trabalho remoto para 100% das equipes das áreas 
administrativas; reiniciou a testagem para Covid-19 de todo o efetivo da
 usina e implementou um novo serviço de acompanhamento psicológico, 
focado na prevenção. Essas iniciativas se juntam às mais de 50 ações 
implantadas desde o início da Pandemia. O gerente de Saúde e Qualidade 
de Vida da CSP, o médico Ricardo Galli, destaca a intensificação 
das orientações sobre o uso correto de máscaras, distanciamento físico, 
higiene e autoavaliação dos empregados por meio de um aplicativo 
desenvolvido pela empresa.  
“E
 Ceará vivencia um aumento de casos da doença. O cenário demanda 
reforços nas ações preventivas e inovações em soluções que aumentem a 
proteção à saúde de todos. De forma preventiva e antecipada, 
intensificamos os cuidados com nossos empregados”, destacou Galli. O 
Brasil completa um ano do anúncio do Ministério da Saúde do primeiro 
caso do Novo Coronavírus no País nesta sexta-feira, 26/3. No Ceará, os 
três primeiros casos foram confirmados em 15 de março de 2020.   
Inovação em favor da saúde emocional  
Uma
 inovação disponibilizada aos 2.500 empregados da CSP foi o serviço 
online de atendimento psicológico. Por meio da plataforma online 
Psicologia Viva, é possível escolher um profissional para a sessão de 
psicoterapia e agendar a consulta remota conforme a preferência de dia e
 horário. A analista de Qualidade de vida da CSP, psicóloga Regiane Freire,
 auxilia os empregados da empresa no acesso a essa ferramenta online, 
acolhendo cada demanda e orientando os interessados sobre os próximos 
passos.   
“A
 Pandemia trouxe a maior necessidade de cuidar da saúde emocional em 
todo o mundo e estamos acompanhando as melhores práticas sobre o tema. 
Por isso, incrementamos o atendimento de acolhimento, que já tínhamos 
desde 2015, com essa ferramenta, oferecendo um plantão psicológico 24 
horas por dia, sete dias por semana”, detalhou Regiane Freire. O 
serviço, que é coberto pelo plano de saúde dos empregados da CSP, já 
está sendo utilizado e a empresa deseja que seja relevante e útil a 
todos que precisarem. 
  
A
 ação tem foco na prevenção, e incentiva a adesão ao acompanhamento 
psicológico contínuo para o alcance do bem-estar, apesar das 
dificuldades cotidianas agravadas pela pandemia. "É preciso que cada um 
faça uma autoanálise. Observe se há algo que esteja causando algum 
sofrimento ou prejuízo. Questione-se sobre como está lidando com as 
situações do dia a dia, se as suas emoções estão muito intensificadas, 
como está a sua relação no trabalho e em casa, e como estão a qualidade 
do seu sono e alimentação. Essas são avaliações que mostram a 
necessidade de se antecipar e buscar ajuda preventivamente. Quando a 
pessoa já está com o quadro agravado, o tratamento é mais prolongado e 
possui algumas dificuldades a mais", explicou Regiane Freire.  
A analista de processos sênior da CSP Liana Silva
 trabalha na empresa há seis anos e sempre utilizou o acompanhamento de 
saúde ofertado pela empresa. Após a indicação de um colega da CSP, que 
utilizou e aprovou a plataforma online, ela aderiu ao novo serviço, 
realizou a consulta online e já está recomendando aos conhecidos.   
“Essa
 ferramenta online é fabulosa, tem valor acessível e até reembolso pelo 
plano de saúde. É muito prático, o sistema é super amigável e você faz a
 consulta online, vendo o profissional, falando com ele, sem se expor à 
covid-19 em ambientes externo”, relata Liana Silva. Ela conta que 
considera o acompanhamento de suma importância para qualquer pessoa. “Eu
 acho que isso tem que ser naturalizado. Não se deve esperar ter 
questões mais profundas para buscar apoio. É sempre bom poder contar com
 o olhar de um profissional", recomendou.  
50 ações protetivas externas e internas  
Desde
 março de 2020, mais de 50 medidas preventivas externas e internas foram
 adotadas pela CSP, como o desenvolvimento de um aplicativo de 
autoavaliação diária, que já registrou 300 mil avaliações dos 
empregados. A usina realizou mais de 18 mil testes de Covid-19 em 
empregados, para o monitoramento e prevenção, no ano passado.   
Outras ações implantadas: 
- Acelerou a digitalização e adaptou os processos e fluxos;  
- Criou um comitê especial que implantou o Plano de Contingência do Coronavírus na CSP;  
- Desenvolveu um aplicativo de autoavaliação diária exclusivo para empregados;  
- Determinou a modalidade de trabalho home office, deixando apenas um contingente mínimo na área operacional;  
- Distribuiu máscaras para todos os empregados;  
- Intensificou em todos os ambientes os procedimentos de higienização;  
- E mantém uma campanha de conscientização, dentre outras ações preventivas à COVID-19. 
 
 
No período, também foram realizadas ações externas de enfrentamento aos efeitos da pandemia.  
- Cerca
 de 2.600 moradores da região foram contemplados com as doações de 1.979
 cestas básicas entre os meses de abril e setembro;  
- O Natal dos Voluntários da Alegria entregou doações de brinquedos para 553 crianças, presenteadas por empregados da CSP;  
- Foram doados R$ 1,5 milhão pela CSP para a compra de insumos de equipamentos hospitalares para o combate ao coronavírus;  
- Foram
 doadas 220 mil máscaras pelas acionistas da CSP (Vale, Posco e Dongkuk)
 e entregues para empregados e familiares, terceirizados, comunidades 
vizinhas e ao Governo do Estado do Ceará;  
- Foram doados 15.600 testes rápidos ao Governo do Estado do Ceará pela Vale, acionista CSP;  
- Além
 disso, dois mil kits com máscaras e itens de higiene foram doados para 
profissionais de sete postos de saúde em São Gonçalo do Amarante e 
Caucaia;