sexta-feira, 7 de março de 2025

Defesa Civil de Caucaia e do Ceará realizam ação de monitoramento em bairros afetados pelas últimas chuvas em Caucaia

 


A Defesa Civil de Caucaia e a Defesa Civil do Ceará realizaram em conjunto, na manhã desta quinta-feira (06/03), ação de monitoramento nos bairros São Miguel, Parque das Nações, Icaraí, além da comunidade da Cagece, localizada no bairro Tabapuá. A iniciativa integra planejamento intersetorial de ações da Prefeitura de Caucaia para minimizar os impactos causados pelas últimas chuvas no município.

"A Defesa Civil de Caucaia segue monitorando essas áreas consideradas de risco como forma de proteger a população. Nossa visita a esses locais, hoje, em conjunto com a Defesa Civil do Estado, na verdade, é uma continuidade do trabalho que estamos realizando desde o começo do ano, ou seja, acompanhando essas áreas e sempre prestando o suporte necessário a todas as famílias", afirmou Márcio Pedrosa, agente da Defesa Civil de Caucaia.

Na oportunidade, as equipes realizaram levantamento de todas as necessidades e demandas mais urgentes de cada local visitado. "Vamos encaminhar todas essas solicitações às secretarias e órgãos da administração municipal para que providências sejam tomadas", disse Márcio. A ação contou com a presença de representantes da Secretaria Patrimônio e Transporte de Caucaia (SPT), Instituto do Meio Ambiente de Caucaia (Imac) e Autarquia Municipal de Trânsito (AMT).

Após ter carro incendiado em Caucaia, empresa de internet diz "contornar incidentes de segurança pública"

 



Carro de empresa de internet é incendiado por criminosos em Caucaia

O carro de uma empresa fornecedora de internet foi incendiado na noite desta quinta-feira, 6, no bairro Conjunto Metropolitano, em Caucaia (Região Metropolitana de Fortaleza). O POVO apurou que o veículo foi tomado por criminosos e conduzido até a rua Pedro Álvaro de Menezes, onde foi queimado.


O ataque ocorre em um contexto em que facções estão cobrando “taxas” de empresas de internet para permitir a prestação do serviço em territórios dominados pelos criminosos. Em Caucaia, além do Conjunto Metropolitano, O POVO registrou a prática no bairro Sítios Novos.

A empresa Brisanet, através de nota, informou que está apurando as causas do incêndio e reiterou o compromisso com a segurança dos colaboradores, "adotando medidas internas para contornar os incidentes de segurança pública".  


Além disso, a extorsão se faz presente em São Gonçalo do Amarante, também na Região Metropolitana de Fortaleza. Como já noticiado por O POVO, em 27 de fevereiro, ataques de integrantes da facção Comando Vermelho (CV) provocaram falhas na conexão à internet no município, o que atingiu, inclusive, o Complexo Industrial e Portuário do Pecém (Cipp).


Em Fortaleza, veículos de empresas de internet foram incendiados no Grande Pirambu. Em 5 de fevereiro, um carro foi queimado no bairro Carlito Pamplona. Na mesma noite, um outro veículo também foi atacado pelos criminosos, mas eles não conseguiram atear fogo.


A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) informou que equipes das Polícias Civil e Militar do Ceará estão fazendo buscas para capturar os suspeitos de envolvimento na ocorrência registrada em Caucaia.

O fogo foi debelado por uma equipe do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE). De acordo com a pasta da Segurança, o policiamento na região foi intensificado.

"As investigações estão a cargo da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), unidade que realiza diligências para elucidar o fato", diz em nota.


www.opovo.com.br

Após atuação do MP, impactos ambientais da usina de urânio e fosfato de Santa Quitéria serão discutidos em audiência pública

 

Após pedido do Ministério Público do Estado do Ceará, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) promoverá duas audiências públicas nos dias 11 e 13 de março para discutir a viabilidade ambiental do Projeto Santa Quitéria, que pretende instalar uma usina de urânio e fosfato no município. Os encontros ocorrerão às 14h de forma presencial e também terão transmissão on-line pelo canal do Consórcio Santa Quitéria no YouTube. As audiências foram marcadas após pedido do MP do Ceará, do Ministério Público Federal e do Ministério Público do Trabalho. 

Mais informações sobre o Projeto Santa Quitéria podem ser acessados aqui.



Confira os locais: 

11 de março de 2025 – 14h

Local: CFR Academia – Rua Coronel Antônio Ernesto de Andrade, 134, Centro, Santa Quitéria/CE. 

Ponto de apoio e transmissão: Escola Municipal Francisco Paiva Rodrigues – Rodovia CE-366, Riacho das Pedras, Santa Quitéria/CE. 

13 de março de 2025 – 14h

Local: Quadra de Eventos São Francisco da Paróquia Nossa Senhora do Carmo – Av. Trajano Honorato, Distrito de Lagoa do Mato, Itatira/CE. 

Ponto de apoio e transmissão: Escola Municipal de Ensino Fundamental Coronel Artur Themoteo – Distrito Saco do Belém, Zona Rural de Santa Quitéria/CE. 

Link do canal do Consórcio Santa Quitéria no YouTube: http://www.youtube.com/@ProjetoSantaQuiteria