sexta-feira, 1 de abril de 2022

Biblioteca Social Plebeu é destaque no Identidade Cultural deste sábado

 


O programa Identidade Cultural, da TV Assembleia (canal 31.1), entrevista, neste sábado (02/04), a historiadora e professora Adelaide Gonçalves e o jornalista Salomão de Castro para falar sobre a Biblioteca Social Plebeu.

A proposta para o equipamento é ser um lugar de liberdade da palavra, leitura pública e compartilhamento de ideias. O objetivo é fazer que pesquisadores tenham acesso a livros e jornais, para tratar de temas como reforma agrária, movimento sindical, história do Ceará, memórias de Fortaleza, clássicos literários e filosóficos.

O programa também recebe o compositor e músico Oscar Arruda. Ele  lança single inspirado nos mistérios do mar em uma reflexão sobre o presente. Intitulado “Maré Grande”, a obra convida o ouvinte a fazer um verdadeiro mergulho nas águas dos sonhos e em seus mais diferentes significados e sentidos.

A canção é mais um trabalho com a força do mar, temática presente na trajetória musical do artista, mas que aqui serve de metáfora para tratar dos assuntos e seres da terra. A música é resultado de um processo de um artista inquieto, reflexivo e intenso, sendo um verdadeiro convite ao mergulho nas águas dos sonhos.

O coordenador do projeto Prelúdio, Cláudio Mesquita, também participa do programa. Ela dá detalhes da iniciativa, que é uma escola para a formação musical de crianças, jovens e adultos on-line. A proposta é desenvolver, por meio da vivência musical, a capacidade de cooperação e criatividade, além de gerar colaboração, disciplina, integração, criatividade, interação, humanização, alinhados a missão, visão e valores.

O Identidade Cultural é apresentado por Aline Cavalcante, com direção de Clara Pinho, produção Adriano Alves e Virna Cavalcante, e edição de imagens de Daniel Cardoso. O programa vai ao ar sempre às 21h de sábado, e a reprise acontece aos domingos, no mesmo horário.

LV/CG

Nenhum comentário:

Postar um comentário