terça-feira, 5 de setembro de 2023

A falta de mão de obra

 

No Brasil, o desemprego poderia ser menor, principalmente no Nordeste. O processo de industrialização, a ampliação do setor de serviços e o empreendedorismo geram empregos. 

A região do semiárido, além da seca, sofre a necessidade de implantação urgente de um processo de educação e ensino profissionalizante na recuperação do tempo perdido. 

Os estados do Sul e Sudeste estão próximos de atingirem o pleno emprego, ou seja, todos conseguirem um posto de trabalho. A resposta para o êxito está na educação formal na escola, o ensino técnico e a formação superior. 

A situação no Nordeste não é mais grave, por conta das ações do SESC, SENAI, SENAR, Escola Técnica e cursos on-line e presenciais, ofertados pelo SEBRAE, em todo o Ceará. 

Apesar de todo esse ambiente motivador para o aprendizado técnico, ainda existe muito caminho a ser percorrido. As empresas com plantas de energia renováveis precisam de mão de obra altamente qualificada. O mesmo acontece na indústria. Os cursos estão abertos. Precisamos oferecer à nossa juventude informações sobre a importância de qualificação para ocupar todo esse mercado de trabalho que, por enquanto, está sendo concedido aos que vêm de fora.


Blog Roberto Moreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário