quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Correios levam novas agências para o litoral

De olho na demanda proporcionada pelo turismo, os Correios estão investindo em novas agências em localidades praianas do Ceará. No ano passado, Canoa Quebrada e Jericoacoara receberam unidades. E, para este ano, a empresa estatal chegará a mais três regiões litorâneas do Estado, somando um investimento de R$ 582 mil no total das cinco obras.

Amanhã, é a vez de a praia do Icaraí, localizada no município de Caucaia, ter sua primeira agência dos Correios inaugurada oficialmente, com aporte de R$ 120 mil.

Segundo o diretor regional da companhia, Haroldo Aragão, a unidade do Icaraí já está em pleno funcionamento. "Serão dois guichês de atendimento e cinco distritos de distribuição de correspondência, o que vai servir também para descentralizar os serviços da cidade de Caucaia", informou.

Carência por serviços

De acordo com ele, os Correios notaram uma grande demanda em lugares desse tipo, por conta do fluxo turístico.

Conforme explica o diretor regional, nesses locais que não contavam com uma unidade própria, moradores e turistas se viam obrigados a se deslocar às sedes de outros municípios próximos para utilizar os serviços oferecidos pela estatal.

A ideia, segundo conta Aragão, é que as agências contribuam para o desenvolvimento das localidades praianas, por meio da oferta de serviços como envio de mensagens e encomendas e operações bancárias via Banco Postal, que é comumente utilizado pelos turistas.

Além do Icaraí, Porto das Dunas e Pecém também deverão ter agências inauguradas, no máximo, em outubro, segundo adianta Aragão.

Ele afirma que, no caso desta última, o objetivo é atender ao desenvolvimento da região, que tem se intensificado com os empreendimentos do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (Cipp). A demanda por serviços nessa localidade, frisa, está cada vez maior. "Os serviços bancários também são muito importantes. Em Jericoacoara, por exemplo, não havia nada do tipo. E o banco postal chegou para incrementar", diz.

Mudança de banco

Depois de dez anos tendo como banco parceiro oficial o Bradesco, os Correios, a partir de janeiro do ano que vem mudarão para o Banco do Brasil, que venceu licitação realizada em maio deste ano, derrotando, além do Bradesco, Itaú e Caixa. A proposta foi de R$ 2,3 bilhões.

Cobertura

O Banco Postal possui atualmente mais de 6 mil agências, que cobrem 95% dos municípios do Brasil. Desde a sua criação, em 2002, mais de 10 milhões de contas já foram abertas. Os serviços prestados incluem conta corrente/poupança, empréstimos, recebimento de contas, títulos e tributos. Cerca de 93% dos seus correntistas têm renda de até três salários mínimos.

POUCO ACESSO
Crédito: portabilidade é desconhecida
Assim como é possível mudar de operador de celular, consumidor pode portar financiamentos entre bancos

Brasília. A portabilidade de crédito ainda é pouco procurada pelos clientes bancários. Segundo o Banco Central (BC), em junho, último mês com dados disponíveis, o volume transferido de uma instituição financeira para outra ficou em R$ 247,558 milhões, enquanto o saldo de crédito do sistema financeiro alcançou R$ 1,833 trilhão. A quantidade de operações de portabilidade registrou 28.832, com valor médio de R$ 8.586,24.

Assim como é possível mudar de operadora de telefone celular, os consumidores podem também fazer a portabilidade de crédito, que é a transferência, por solicitação do cliente, da operação de financiamento de uma instituição financeira para outra, que ofereça condições melhores em relação a juros, volume ou prazo.

Como funciona

Para fazer a portabilidade, a pessoa deve procurar a instituição financeira para onde quer transferir a dívida. Essa instituição quita o empréstimo no outro banco, depois de negociar as condições com o cliente.

O consultor do Departamento de Normas do BC Anselmo Pereira Araújo Netto, destaca que os dados sobre a quantidade de operações de portabilidade não refletem totalmente os efeitos das medidas de incentivo do governo, adotadas há cerca de cinco anos. Isso porque a possibilidade de transferir o crédito dá ao cliente poder de negociação. Segundo ele, quando o cliente vai ao banco e diz que quer transferir o crédito para outra instituição, é comum o gerente cobrir a oferta.

Competitividade

O diretor adjunto de Produtos e Financiamento da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Ademiro Vian, entende que, apesar de não ter registrado volumes mais expressivos, a portabilidade deu ao consumidor maior poder de negociação e trouxe mais competitividade ao sistema financeiro. "Esses casos de um banco cobrir a oferta do outro para evitar a portabilidade são mais frequentes do que se pode imaginar no dia a dia das agências, mas isso não é registrado em lugar nenhum em termos estatísticos", disse.

Mas apesar de a portabilidade estar disponível, a falta de informação faz com que os clientes deixem de buscar esse tipo de operação. "Os consumidores muitas vezes nem leem o contrato, não avaliam as condições e a educação financeira é limitada. Isso faz com que o direito não seja usado", declarou Araújo Netto. O especialista em finanças pessoais e professor de economia da Universidade de Brasília (UnB) Newton Marques afirma que "as diferenças de condições e taxas de juros são muito grandes entre os bancos. Falta informação e cultura dos consumidores de pesquisarem".

´PASTINHAS´

Procon recomenda cautela ao cliente

Brasília. A especialista em defesa do consumidor do Procon de São Paulo, Renata Reis, recomenda cautela na hora de pensar em fazer a portabilidade de crédito. Segundo ela, o Procon costuma receber reclamações contra os chamados "pastinhas", agentes que ganham comissão para conquistar novos clientes. "O consumidor é atraído com novas ofertas, negociadas com valores maiores que a dívida original. É oferecido em larga escala para o consumidor do crédito consignado. Muitas vezes, são realizadas operações sem que o consumidor solicite. A renegociação com taxas mais baratas não é o que tem ocorrido no mercado", alertou.

Ela orienta a verificar não somente se a taxa de juros é menor, mas se o número de parcelas permanecerá o mesmo ao transferir o empréstimo para não aumentar o tamanho da dívida. A Caixa Econômica, por exemplo, informou que a portabilidade é limitada ao valor e ao prazo remanescente da dívida na outra instituição financeira, e somente podem ser portados contratos que apresentem, pelo menos, 11 prestações pagas.

Aterros cobrem apenas sete cidades no Estado

Fortaleza. Caucaia e Fortaleza já se articulam para a instalação de um novo aterro sanitário. Maracanaú e Maranguape também avançam na questão. No entanto, o interior ainda repete os vícios de destinar os resíduos sólidos para os lixões.

Essa questão preocupa, especialmente, o Governo do Estado, que quer cumprir determinação do Governo Federal para que os Municípios apresentem até 2012 o Plano Municipal de Saneamento, envolvendo água, esgoto e resíduos sólidos. O não cumprimento deverá acarretar o não repasse de recursos federais para as cidades.

No Ceará, apenas sete cidades do Estado têm aterros sanitários adequados, segundo a Secretaria Estadual de Cidades. Desse total, há uma ação de ampliação do Aterro Sanitário Metropolitano Oeste de Caucaia (Asmoc), que deverá entrar em operação a partir de 2014, e um outro que conta com projeto, recursos, mas ainda não saiu do papel: do da Região do Cariri, por conta da indefinição do local de funcionamento.

Responsabilidade

O titular da Secretaria de Cidades, Camilo Santana, diz que embora a coleta e o destino final seja da responsabilidade dos Municípios, o Governo do Estado está intervindo na questão, diante das determinações voltadas ao saneamento básico por parte do Governo Federal e da meta de se acabar com os lixões até 2014.

Camilo Santana diz que o desafio é grande, uma vez que, dos 184 Municípios cearenses, apenas Fortaleza, Caucaia, Eusébio, Maracanaú, Pacatuba, Maranguape e Sobral destinam corretamente os resíduos sólidos em aterros sanitários.

"A construção de aterro tem sido um problema sério, porque existe a mentalidade de que não compensa investir nesse equipamento, enquanto que os lixões são com custos bem mais reduzidos", disse Camilo Santana. A produção de resíduos também é pouco expressiva para comportar um aterro moderno e adequado às normas de saneamento básico.

Com isso, o secretário de Cidades informou que a alternativa encontrada para o Ceará tem sido a formação de consórcio. Ou seja, reunir cinco a seis Municípios para a construção de um aterro que atenda à demanda de todos os participantes.

Nesse caso, já funcionam os aterros de Caucaia (atendendo Fortaleza e Caucaia), Maracanaú (Maranguape e Maracanaú), Aquiraz (Eusébio e Aquiraz), Jaguaribara (Jaguaribara), Sobral (Meruoca e Sobral), Pacatuba e Horizonte.

"Nossa pretensão é que os 184 Municípios cearenses tenham cobertura por aterro sanitário, daí que há projetos executivos em andamento para o Cariri, Camocim, Sobral, São Benedito, Pedra Branca, Limoeiro do Norte, Paracuru, Icó e Milagres, que pelos consórcios atenderão todas as regiões do Estado", afirmou Camilo Santana.

No caso de Fortaleza e Caucaia, além de se contar com um aterro em funcionamento, há também um projeto de construção em andamento, que consistirá numa expansão do existente naquela localidade metropolitana de Fortaleza.

Vida útil

O superintendente da Ecofor Ambiental (empresa responsável pela coleta, destino final dos resíduos, operacionalização e construção do novo aterro) João Júlio de Holanda, disse que a ideia é que o equipamento entre em funcionamento em 2014, quando se expira a vida útil do Asmoc. "Com o novo aterro, há uma garantia de mais 20 anos de destino final do lixo para Fortaleza e Caucaia, que hoje somam um depósito de 150 toneladas por mês".

O presidente da Autarquia de Regulação, Fiscalização e Controle dos Serviços de Saneamento Ambiental (Acefor), órgão da administração de Fortaleza, José Nunes Passos, disse que a contrapartida de Caucaia nesse projeto será, a exemplo do que acontece no momento, de também poder utilizar o aterro para o depósito de seus resíduos.

Poluição dos solos

Segundo Passos, a experiência do consórcio com Caucaia não só fez consolidar a ideia dos consórcios, como foi um passo importante para o Estado ingressar na era que encerrava os lixões. Entre os impactos negativos, a destinação inadequada dos resíduos sólidos em lixões gera contaminação dos lençóis freáticos e recursos hídricos superficiais, doenças como leptospirose, contaminação do solo e mudanças climáticas. Para o ambientalista, a existência de lixões é totalmente negativa pelos aspectos da saúde pública e de meio ambiente.

FIQUE POR DENTRO

Diferença

Passar de lixão para aterro não é só uma elevação de status. Os sanitaristas observam que há cuidados básicos dos modernos depósitos de lixo, quanto ao tratamento do chorume (líquido tóxico decorrendo dos resíduos), com lagoas ou uso de produtos químicos e impermeabilização do solo, para evitar a contaminação do lençol freático.

MAIS INFORMAÇÕES
Secretaria de Cidades
Av. Gal Afonso Albuquerque Lima - Edifício Seplag - Telefone: (85) 3101.4448/ www.cidades.ce.gov.br

IMPASSE
Projeto para o Cariri continua só no papel

Fortaleza. Com projeto já elaborado e recursos assegurados no valor de R$ 14 milhões, o Aterro Sanitário do Cariri, ou Aterro da Região Sul, continua somente no papel.

Essa situação decorre do fato de que os Municípios consorciados não chegaram a uma definição do local. A ideia inicial é que seria construído no Crato, mas a administração municipal vetou o projeto por não concordar com os impactos ambientais.

Segundo o secretário de Cidades, Camilo Santana, os recursos foram alocados por meio de empréstimos junto ao Banco Mundial. Essa iniciativa seria o ingresso de se formar aterros sanitários por regiões, no sentido de impor um limite para os lixões no Estado.

Atualmente, o Ceará conta com 280 lixões, número maior que o de Municípios, que é de 184. De acordo com o decreto governamental nº 29.881 de 31 de agosto de 2009, os Municípios que apresentam boa gestão ambiental garantem 2% dos 25% da redistribuição do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

Exigência

Diante do impasse no Cariri, a alternativa que vem sendo planejada é a instalação em Juazeiro do Norte, que pelo tamanho de seu território é um dos menores cidades do Sul do Estado.

Uma outra alternativa foi pensada para Caririaçu, mas também acabou sendo inviabilizado. Para Camilo Santana, outra preocupação é com relação a operacionalização do aterro, que tem custos e exige a participação dos parceiros. "Essa menção de operar causa objeção nos prefeitos, porque até então não tinham quase nenhum custo com o destino final do lixo da cidade", disse Santana.

Cumbuco volta a atrair atenção de construtoras

Passados 30 anos desde que a Praia do Cumbuco despontou como um dos principais "points" turísticos e área de grande atração de casas de veraneio de luxo, a região volta a atrair os olhares do setor imobiliário. A chegada de um grande resort, do saneamento básico e as promessas da Secretaria Estadual de Turismo (Setur) e da Prefeitura de Caucaia de fazerem a drenagem, pavimentação e requalificação da Vila do Cumbuco; turistas e esportistas náutico - surfistas, velejadores e kitesurfistas - retornaram "com o vento" e esse espaço nobre do litoral oeste cearense, aos poucos, renasce.

Atualmente, pelo menos, três construtoras cearenses estão de olho no cumbuco e já voltaram a apostar na área. A Cameron investe R$ 18 milhões, em um condomínio de 80 apartamentos; a Diagonal sinaliza com a construção de um grande residencial com cerca de 300 apartamentos e a Magis adquiriu um terreno para edificar o Wai Wai Cumbuco Eco Residence, para atender à demanda crescente por imóveis na região.

Em construção há dois anos, o condomínio Breezes do Cumbuco será entregue pela Cameron Construtora em fevereiro de 2012. São 80 apartamentos, distribuídos em três blocos, com quatro pavimentos cada, divididos em unidades entre 75 e 150 metros quadrados.

Investimentos

Nesse empreendimento, um dos 14 que a Cameron constrói na Região Metropolitana de Fortaleza, estão sendo investidos R$ 16 milhões. "O VGV (Valor Geral de Venda) é da ordem de R$ 24 milhões", revela o construtor, sócio proprietário da Cameron, Antônio Câmara. Ele informa que o condomínio já está com 50% das obras concluídas. Já a Diagonal pretende construir apartamentos de 50 a 120 metros quadrados, em área de cerca de seis hectares, ao lado do Vila Galé Resort.

Próxima Pipa

"Com o advento dos esportes náuticos, do Hotel Vila Galé e a promessa de requalificação da vila, voltamos a apostar no Cumbuco", conta Câmara. Segundo ele, "com um pouco mais de apoio do setor público, a área, que já desponta com vida noturna própria, se tornaria uma "Pipa" - um dos principais destinos turístico do litoral potiguar. Opinião semelhante tem o superintendente da Diagonal, Carlos Fiúza. Conforme disse, o projeto imobiliário está em fase de aprovação na Prefeitura de Caucaia e na Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Semace). "O Cumbuco já foi um grande polo de moradias de (publico) classe "A" e, agora, com a requalificação da área, a demanda está crescendo", destacou.

De acordo com ele, o interesse retoma não apenas por parte dos turistas, para aquisição de imóveis para passar as férias e utilizá-los como segunda moradia. Mas também, como primeira moradia, para executivos que irão trabalhar em uma das empresas, em instalação, no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (Cipp).

Sem crise

Para Câmara, a retomada da crise financeira que afeta parte da Europa e os Estados Unidos ainda não chegou ao setor da construção civil do Ceará. "Não será como o ano passado, mas nossa perspectiva é de crescimento entre 7% e 8%, este ano", projeta o empresário, confirmando que o "boom" imobiliário vivido nos últimos anos, não acontecerá em 2011.

"Os investidores (portugueses, espanhóis) de fora estão demandando, mas o mercado (local) está mais seletivo", revela o Câmara. "Na Aldeota e no Meireles, o que lançarmos o mercado absorve", informa o empresário. Segundo ele, Dionísio Torres e Água Fria são outros bairros de Fortaleza de grande interesse dos setores da construção civil e imobiliário.

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Sejus lança edital com 800 vagas para agente penitenciário do Ceará

A Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado do Ceará (Sejus) informa a publicação (Diário Oficial do Estado do Ceará deste dia 06 de setembro de 2011) do edital referente à realização de concurso público para o cargo de agente penitenciário. Ao todo 800 vagas serão oferecidas a candidatos de nível médio completo ou curso profissionalizante de ensino médio (em instituições reconhecidas pelo MEC) e que oferece vencimento básico inicial de R$ 1.274,75 acrescido da Gratificação de Atividades Especiais e de Risco (Gaer) e adicional noturno, podendo chegar a R$ 1.933,30. A Fundação Universidade Estadual do Ceará – FUNECE/CEV, por intermédio da Comissão Executiva do Vestibular da Universidade Estadual do Ceará (CEV/UECE), é a empresa responsável pela realização do concurso. O edital está disponível no site www.uece.br/cev e pode ser visualizado clicando aqui.

A primeira fase do concurso será com a realização da prova escrita com questões objetivas de múltipla escolha, de caráter eliminatório e classificatório, para mensurar os conhecimentos gerais e específicos dos candidatos. Já na segunda fase, avaliação consta de cinco etapas: Inspeção de Saúde, Curso de Formação Profissional (CFP), Avaliação de Capacidade Física, Avaliação Psicológica, Investigação Social e Funcional.

Os agentes asseguram um papel fundamental dentro do Sistema Penitenciário do Ceará. A eles cabe a segurança das unidades prisionais por meio da vigilância e custódia dos internos durante a execução da pena de prisão, contribuindo para a salvaguarda da sociedade e nas políticas de reintegração social do apenado. Os agentes penitenciários são regidos pelo regime jurídico estatutário, instituído pelo Lei Estadual 9.826, de 14 de maio de 1974.

Regionalização - Das 800 vagas, sendo 640 para candidatos do sexo masculino e 160 para candidatas do sexo feminino, distribuídas pelas oito macrorregiões do Estado do Ceará, conforme a tabela abaixo:


1. REGIÃO METROPOLITANA DE FORTALEZA

Aquiraz; Caucaia; Fortaleza; Horizonte; Maracanaú; Maranguape; Itaitinga; Pacajus; Pacatuba; São Gonçalo do Amarante; São Luiz do Curu, 455 vagas.

2. LITORAL OESTE

Acaraú; Amontada; Apuiares; Bela Cruz; Camocim; Chaval; Granja; Itapajé; Itapipoca; Itarema; Marco; Martinópole; Morrinhos; Paracuru; Paraipaba; Pentecoste; Trairi; Umirim; Uruburetama, 20 vagas.

3. SOBRAL/IBIAPABA

Alcântara; Cariré; Carnaubal; Coreaú; Croatá; Forquilha; Frecheirinha; Groairas; Guaraciaba do Norte; Hidrolândia; Ibiapina; Ipu; Irauçuba; Massape; Meruoca; Moraujo; Mucambo; Reriutaba; Santana do Acaraú; São Benedito; Sobral; Tianguá; Ubajara; Viçosa do Ceará, 80 vagas.

4. SERTÃO DOS INHAMUNS

Crateús; Independência; Ipueiras; Monsenhor Tabosa; Nova Russas; Novo Oriente; Parambu; Poranga; Tamboril; Tauá, vagas 25.

5. SERTÃO CENTRAL

Boa Viagem; Canindé; Caridade; General Sampaio; Itatira; Mombaça; Paramoti; Pedra Branca; Piquet Carneiro; Quixadá; Queixeramobim; Santa Quitéria; Senador Pompeu; Solonópole, 40 vagas.

6. BATURITÉ

Aracoiaba; Aratuba; Baturité; Capistrano; Itapiuna; Mulungu; Ocara; Pacoti; Palmácia; Redenção, 25 vagas.

7. LITORAL LESTE/JAGUARIBE

Alto Santo; Aracati; Beberibe; Cascavel; Fortim; Icapui; Iracema; Itaiçaba; Jaguaretama; Jaguaribara; Jaguaribe; Jaguaruana; Limoeiro do Norte; Morada Nova; Pereiro; Pindoretama; Russas; São João Do Jaguaribe; Tabuleiro do Norte, 35 vagas.

8. CARIRI/CENTRO SUL

Acopiara; Antonina do Norte; Araripe; Assaré; Aurora; Barbalha; Barro; Brejo Santo; Campos Sales; Caririaçu; Cariús; Cedro; Crato; Farias Brito; Granjeiro; Icó; Iguatu; Ipaumerim; Jardim; Juazeiro do Norte; Jucás; Lavras da Mangabeira; Mauriti; Milagres; Missão Velha; Nova Olinda; Orós; Penaforte; Porteiras; Potengi; Saboeiro; Umari; Várzea Alegre; Santana do Cariri, 120 vagas.

TOTAL DE VAGAS800
Mais informações: 3251-1598. De segunda a sexta, 8h às 17h.

Colegas de menina morta em Caucaia contam como escaparam do assassino - ...

Colegas de menina morta em Caucaia contam como escaparam do assassino - ...

Professores fazem protesto na marcha da Independência

Os professores da rede estadual de ensino aproveitaram a marcha cívica de 7 de setembro para protestar pela valorização da categoria. Eles se mobilizaram em frente ao palanque para serem vistos pelas autoridades presentes.

Vestidos com camisetas pretas, os educadores desfilaram levando faixas com frases que denunciam o descontentamento da categoria com a falta de valorização dos profissionais, por parte do governo Cid Gomes.

Os manifestantes furaram o cerco policial, logo após a passagem dos militares pela avenida Beira Mar e se posicionaram, por cerca de 3 minutos, em frente ao palanque onde estava o vice-governador do Estado, Domingos Filho.

terça-feira, 6 de setembro de 2011

EDITAL DA POLICIA MILITAR DO CEARÁ

O concurso público para a contratação de mais três mil praças para a Polícia Militar do Ceará (PMCE), terá seu edital divulgado ao público ainda este mês (setembro de 2011). O anúncio foi feito pelo secretário da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS)

Trens circulam no feriado com horários de domingo

A Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor) informa que nesta quarta-feira, 7, Feriado da Independência do Brasil, os trens da Linha Oeste, que fazem a viagem Fortaleza-Caucaia, circularão com os horários de domingo.

O primeiro trem sai às 7h47min da Estação João Felipe, no Centro, em direção à Caucaia. O último às 18h36min. De Caucaia para Fortaleza, a primeira viagem é às 7h24min e a última, às 17h29min. Na quinta-feira, 8, os horários dos trens retornam à sua normalidade.

Metro quadrado no Icaraí tem alta de 220%

Caucaia. A aproximação com o Porto do Pecém, os investimentos que vêm ocorrendo naquele Município e, por fim, as obras de contenção de marés, que devolveu a balneabilidade às praias do Icaraí, em Caucaia. Essas são as explicações dadas para o "boom" imobiliário, que a região vem experimentando no momento. Se em 2007 o valor do metro quadrado custava R$ 500,00, hoje está valendo R$ 1.600, o que representa um aumento de 220%.

O proprietário da Pereira Imobiliária, José Pereira Alves, disse que a movimentação do mercado foi como se experimentar "uma passagem do céu ao paraíso", compara.

Enquanto que os negócios a partir de 2006 começavam a decair, decorrentes do desencanto ocasionado pela erosão marinha no lugar e pelo desinteresse de moradias, houve, de repente, conforme ressalta, uma procura jamais vista por casas e apartamentos. Com isso, a valorização dos alugueis foi mais sentida.

"Boa parte da nossa demanda são pessoas de nível superior e médio que trabalham no Pecém. Eles preferem alugar apartamentos no Icaraí, uma vez que dispomos de melhor infraestrutura para os seus moradores", afirma Pereira.

Com 40 anos atuando como corretor de imóveis, Pereira destaca os trabalhadores do Pecém como principais interessados. Afinal, a distância entre o Icaraí e aquele Município fica em torno de 48 quilômetros, com acesso por uma estrada em boas condições de tráfego.

Infraestrutura

Enquanto isso, lembra que o Icaraí se equipou melhor do que as praias vizinhas, como o Cumbuco e a Tabuba, na oferta de supermercados, restaurantes e, inclusive, na criação de condomínios seguros para o consumidor de classe média.

Na sua opinião, o sucesso do lugar deve ser atribuído, particularmente, ao empreendedorismo visionário do Conde de Morais (homenagem concedida a Francisco Martins de Morais), fundador dos principais equipamentos urbanos, tais como calçamento, loteamento, condomínio, construção da antiga casa do governador na época, mansão da família Morais, atualmente mansão Bonamezza. Por sua iniciativa, foi criada a primeira linha de ônibus para atender a população local e das adjacências.

"Hoje, os proprietários de imóveis não querem mais vender, e sim alugar. Isso porque um apartamento que antes valia R$ 500,00 de aluguel, hoje está custando R$ 1.100,00 e com muita dificuldade para se encontrar uma unidade disponível", disse o corretor imobiliário.

Exemplo de interesse naquele trecho do Litoral Oeste do Ceará é o paraense Arlindo Ferreira Júnior, 26 anos, residente no Condomínio Alvorada. Ele divide o apartamento com mais cinco colegas de trabalho na empresa Qualitec, que vem atuando na usina termelétrica do Pecém. "Para nós, tem sido uma moradia agradável, tanto pela paz quanto pela aproximação do local de trabalho e da Capital", disse.

O apartamento possui três quartos e o condomínio, de frente para o mar, dispõe ainda de piscina. Pelo aluguel, a empresa paga R$ 1.100,00, conforme informou Pereira, que fez a transação do aluguel de 10 unidades para empresas diferentes que atuam no Complexo do Pecém.

"Aqui é muito tranquilo e não há história de violência. A nossa sorte ficou maior porque é alta estação para os estrangeiros e daí há sempre grande movimentação noturna no Cumbuco", afirma Arlindo.

Ele lembrou que todos os custos de manutenção da residência são pagos pela empresa, como aluguel, alimentação e os deslocamentos para o trabalho. "Para quem é solteiro, aqui é um paraíso. O incômodo maior é para os casados", ressalta o novo morador do Icaraí, com um ano de moradia.

Para os comerciantes, a nova safra de membros da comunidade também incrementa os bares, restaurantes e toda a rede de serviços daquele trecho do litoral, como afirmou José Paulo de Sousa.

"A maioria desses novos residentes é formada por gente de outros Estados, como Minas Gerais, Rio de Janeiro e Pará. Eles não se importam tanto com o valor do aluguel, porque em seus Estados os valores são ainda mais elevados. Também o custo de vida não é tão elevado quanto naqueles centros", disse José Paulo.

MAIS INFORMAÇÕES
Instituto do Meio Ambiente de Caucaia (Imac)
Rua Tobias Correia 714 - Centro
Telefone: (85) 3342.1062

TECNOLOGIA
Obras de contenção prosseguem na praia

Caucaia. Devolver a balneabilidade à Praia do Icaraí é forte motivo para acrescentar ao "boom" imobiliário do local. O secretário de Meio Ambiente de Caucaia, João Artur, lembra que as obras já são responsáveis por uma nova paisagem no lugar. Principalmente porque favorece os banhos, o que até pouco tempo não estava sendo possível na praia.

Para a obra, foram assegurados recursos para os 1.370 metros do projeto inicial, que contempla uma longa faixa da praia. O modelo de contenção de erosão implantado no Icaraí é exemplar e tem sido elogiado por engenheiros de diferentes centros do País. As obras foram iniciadas em setembro do ano passado. A técnica adotada é denominada "Bagwall", um dissipador de energia com cerca de 11 andares, que utiliza formas geotêxteis preenchidas com concreto em sua composição. As obras são feitas de acordo com as marés.

Para os serviços, foram assegurados recursos do Ministério da Integração Nacional, no valor de R$ 7,9 milhões, com contrapartida de 5% da Prefeitura de Caucaia. A administração também pretende requerer mais R$ 1 milhão para a construção de mais cerca de 400 metros de faixa de praia.

Para João Artur, a grande preocupação no Município passou a ser a construção de novos imóveis e que venham a infringir a lei de uso e ocupação de solo. Ele lembrou que as construções são licenciadas por lei de 2003, mas uma nova se encontra em fase de elaboração, para preservação dos recursos naturais do entorno do litoral.