terça-feira, 4 de junho de 2024

Incêndio de residência mobiliza bombeiros militares de Caucaia

 

3ª Companhia do 2º Batalhão de Bombeiros Militar

Quartel de Caucaia

A princípio, nesta tarde de segunda-feira, 03 de junho de 2024, um incêndio atingiu uma residência unifamiliar localizada na Avenida Cruzeiro do Sul, no bairro Capuan, em Caucaia, município da Área Integrada de Segurança 11 (AIS 11) do Estado do Ceará. Inicialmente, as chamas começaram por volta das 12h43 e rapidamente se alastraram pela estrutura da casa, destruindo o telhado e consumindo diversos bens pessoais e eletrodomésticos.

Assim que acionados pela Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), os bombeiros militares de Caucaia prontamente se deslocaram até o local do sinistro para combater o fogo. No entanto, apesar dos esforços da equipe de resgate, dois animais de estimação da família, um cachorro e um gato, não conseguiram escapar das chamas e acabaram carbonizados.

Segundo o relato do proprietário da residência, o cachorro estava amarrado na casa, o que impossibilitou sua fuga. Já o gato, que se encontrava próximo à porta de entrada, não conseguiu sair, pois a porta estava fechada. Esse triste acontecimento ressalta a importância de se tomar medidas preventivas para garantir a segurança tanto dos animais quanto dos ocupantes da residência.

Embora ainda seja necessária uma perícia para determinar a causa exata do incêndio, a suspeita inicial é de que tenha ocorrido um vazamento de gás de cozinha, o qual, ao entrar em contato com alguma fonte de ignição, provocou a combustão. Além disso, a perda dos animais de estimação e dos bens materiais evidencia a necessidade de uma maior conscientização sobre os riscos de incêndio e a importância de manter rotas de fuga desobstruídas.

Com 2500 litros de água, os bombeiros militares de Caucaia, os subtenentes Cristiano, Júnior, A. Carlos e Eduardo, realizaram o combate e o rescaldo.

Prevenção

Nesse sentido, atitudes simples, como desligar o registro do gás de cozinha e o quadro de energia elétrica quando não estiverem em uso, podem contribuir significativamente para a redução desses incidentes. Ademais, a manutenção regular de equipamentos elétricos e do kit que compõe a ligação com o gás de cozinha, incluindo o registro, a mangueira e a braçadeira, é fundamental para prevenir acidentes.

Em síntese, a parceria entre a comunidade e os serviços de emergência é essencial para garantir a segurança de todos. Neste caso específico, a rápida resposta dos bombeiros militares contribuiu para que o incêndio se alastrasse para outros imóveis nas proximidades.

Por fim, a manutenção da rede elétrica residencial deve ser realizada a cada cinco anos. Assim como a troca do kit de gás de cozinha. Essas medidas, juntamente com atitudes simples do dia a dia, podem fazer toda a diferença na prevenção de incêndios domésticos.

Balanço

Segundo dados do Corpo de Bombeiros, nos cinco primeiros meses de 2024, entre janeiro e maio, foram registrados 606 incêndios em residências, um aumento de 17,21% em relação ao mesmo período de 2023, quando foram contabilizados 517 ocorrências dessa natureza. Em 2024, os meses com maior número de incêndios em residências foram abril (139), janeiro (134), seguidos por fevereiro e março, ambos com 117 incêndios cada. Já em 2023, março (120), abril (119) e maio (107) lideraram as estatísticas.

Diante desse cenário preocupante, fica evidente a necessidade de intensificar as campanhas de conscientização e orientação da população quanto às medidas de prevenção e segurança contra incêndios. Somente com a colaboração de todos, será possível reduzir esses números alarmantes e evitar que mais tragédias, como a ocorrida em Caucaia, se repitam.

https://www.bombeiros.ce.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário