A Assembleia Legislativa do Ceará aprovou na última quarta-feira, 6, a campanha Dezembro Laranja. A iniciativa visa prevenir a questão do câncer de pele em todo o território cearense.
A Assembleia Legislativa do Ceará aprovou na última quarta-feira, 6, a campanha Dezembro Laranja. A iniciativa visa prevenir a questão do câncer de pele em todo o território cearense.
Estratégia de atenção humanizada aos recém-nascidos, o método Canguru é particularmente eficaz no tratamento de bebês prematuros e de baixo peso. A estratégia tem três etapas, que iniciam ainda na gestação, passam pelo pré-natal da gestante de alto risco até a alta hospitalar. No Hospital Regional Norte (HRN), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) sob administração do Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), o acompanhamento do método segue após a internação com o ambulatório Canguru. As atividades do serviço, que estavam paradas em decorrência da pandemia, retornaram no fim de setembro.
A enfermeira da Neonatologia do HRN, Tássia Camila Miranda Maciel Becco, explica que o ambulatório contempla a terceira etapa do método, o pós-alta, sendo importante para acompanhar o desenvolvimento das crianças em casa. “Acompanhamos o crescimento e desenvolvimento do bebê até completar os dois quilos e meio. Conversamos para saber se a mãe está seguindo as orientações da equipe, se está tendo alguma dificuldade ou se surgiu algum fato novo desde a alta. Fazemos uma avaliação do estado geral da criança e da mãe”, detalha.
Vanessa Carvalho Correia, 19, é mãe de Iara, nascida de 31 semanas no dia 18 de agosto. Elas moram em Guaraciaba, a 95 km de Sobral. Em apenas oito dias após a alta da pequena, foi realizado o primeiro acompanhamento no ambulatório Canguru. “É muito importante. A gente aprende a cuidar. Tem suas dificuldades porque é minha primeira filha, mas eu estou conseguindo amamentar exclusivo”, relata a jovem.
Três etapas
O método Canguru conta com três etapas. A primeira começa no pré-natal, passa pelo parto e nascimento e segue pela internação do recém-nascido na Neonatologia, nas unidades de terapia intensiva neonatal (Utin) e de cuidado intermediário convencional (Ucinco). Nesta etapa, a equipe de saúde busca fortalecer os laços afetivos entre a criança e a família, minimizando a separação. No HRN, as mães podem permanecer dentro do hospital e os pais têm livre acesso para visitar o bebê.
Na segunda etapa, ainda durante a internação, mãe e criança permanecem juntos na unidade de cuidado intermediário neonatal canguru (Ucinca). A mãe ganha mais autonomia nos cuidados do filho sob a orientação da equipe. Esta etapa é essencial do Método Canguru porque prepara a família para os cuidados com o recém-nascido no domicílio. A alta pode ocorrer a partir de 34 semanas de idade corrigida do bebê e com 1,8 kg, além de outros critérios médicos.
Com a alta hospitalar, tem início a terceira etapa. A criança está clinicamente estável, em aleitamento materno, e não precisa mais do suporte hospitalar integral, mas deve ser acompanhada quanto ao seu ganho de peso. O bebê segue em monitoramento até alcançar o peso de 2,5kg e/ou resolução de suas pendências clínicas, que serão avaliadas pelas equipes multiprofissionais.
A Campanha Criança Feliz presenteou crianças de quatro escolas com itens arrecadados pelo grupo Voluntários da Alegria
Livros e brinquedos foram distribuídos esta semana, nos dias 6 e 7 de outubro, em quatro unidades escolares de São Gonçalo do Amarante, em uma iniciativa dos Voluntários da Alegria, grupo formado por empregados da Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP). A campanha Criança Feliz 2021 contempla estudantes nas comunidades de Parada, Acende Candeia, Bolso e Paul/Caraúbas.
Em celebração ao mês das crianças, foram entregues 400 livros, 404 brinquedos, 532 tabuleiros de jogo da CSP e 27 livros para professores no Centro de Educação e desenvolvimento Infantil (CEDI) Arco-Íris; no CEDI Tia Fausta; no Centro de Educação Infantil (CEI) Raio de Sol; e na escola Manoel Pereira de Brito. As doações são resultado de arrecadação promovida pelos empregados da siderúrgica do Pecém. Para incentivar o comércio local e geração de renda na região, os brinquedos presenteados foram comprados no comércio de São Gonçalo do Amarante.
Oportunidade de brincar
O CEI Raio de Sol foi a primeira unidade a receber os presentes. O Centro de Educação Infantil foi construído em 2018, com apoio da CSP, na comunidade de Acende Candeia. A Jordeane Oliveira é mãe do Isaque, que estuda no Infantil 2, e participou da programação. Ela é assistente social e aprovou a iniciativa. "A CSP trouxe muitas melhorias pra nossa comunidade. A primeira delas é essa creche. Temos um espaço amplo, muitas salas, e isso melhorou bastante, para os estudos deles. E foi muito boa essa ação pras crianças. Foi uma oportunidade de brincar", disse Jordeane Oliveira, mãe do Isaque, de 3 anos.
Apoio no processo educacional
A coordenadora do CEI Raio de Sol, Expedita Gadelha, comemorou a realização da ação. "Essa parceria com a CSP é muito importante pra gente. Nós temos muitas crianças que participam da creche. Foi essa parceria que nos promoveu esse ambiente tão favorável para elas, e está sendo muito boa pra comunidade. E as doações são maravilhosas, pra gente e pras crianças. Sempre nos são oferecidos materiais, livros e o apoio em todo esse processo educacional que a gente precisa", destacou a educadora Expedita Gadelha.
Agentes de transformação
Ver
o resultado desse trabalho é emocionante para Italo Barreira, que é
analista de Relações com Comunidades da CSP. "O meu sentimento é de
muita gratidão e de muita satisfação em ver o sorriso das crianças.
Todos os anos fazemos essa ação, e o reconhecimento dos pais, da escola e
dos professores é muito gratificante. Nosso papel, na CSP, é atuar como
agente de transformação, contribuindo para o desenvolvimento da região.
E essa é uma das formas que a gente tem nessa contribuição, nesse papel
de melhorar a vida dessas pessoas", compartilhou Italo Barreira, que
trabalha na CSP.
O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), representado pelo promotor de Justiça Alexandre de Oliveira Alcântara, participou, nesta sexta-feira (08), de uma audiência pública virtual na Câmara Municipal de Fortaleza visando discutir o projeto de lei sobre o Plano Plurianual (PPA) de Fortaleza (2022-2025).
Após a abertura do evento, Marcelo Pinheiro destacou as premissas a serem seguidas no Plano Plurianual 2022-2025. O gestor da SEPOG demonstrou o processo de participação social no PPA, através da mobilização, capacitação, reuniões, propostas e consolidação. Em seguida, o secretário apresentou que as áreas da juventude, saúde, educação e urbanismo são as como maior volume de recursos.
Em sua participação, o promotor de Justiça Alexandre Alcântara, titular da 1ª Promotoria de Justiça de Defesa do Idoso e da Pessoa com Deficiência e coordenador auxiliar do Centro de Apoio Operacional da Cidadania (CAOCIDADANIA), iniciou sua exposição abordando a falta de políticas públicas e instrumentos para atender as pessoas idosas em Fortaleza. O membro do MPCE ressaltou que nas propostas para o PPA falta uma perspectiva da mudança demográfica brasileira, quando o país deixou de ser um “país de jovens” e conta com expressivo número de pessoas idosas, contingente populacional que precisa de implementação de equipamentos e serviços, principalmente de uma política de cuidados continuados.
Em seguida, o membro do MPCE reforçou o fato de que não há Instituição de Longa Permanência para Idosos pública (ILPI) sob a gestão do Município de Fortaleza, bem como, frisou a inexistência de Centro Dia Municipal, que são equipamentos de suma importância previstos na Política de Assistência Social.
Durante o decorrer de sua apresentação, Alexandre Alcântara ainda expôs que as Promotorias de Justiça com atuação na Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa de Fortaleza recebem muitas demandas relativas à violação dos direitos do referido segmento populacional, ressaltando ainda a precariedade de estrutura de algumas ILPIs. Em suas considerações finais, o representante do Ministério Público Estadual criticou a proposta do PPA que dá ênfase a juventude e outras áreas, deixando de lado as políticas públicas destinadas as pessoas idosas.
O ato virtual foi conduzido pelo vereador e autor do requerimento de realização da audiência pública, Leo Couto, que também é presidente da Comissão de Orçamento, Fiscalização e Administração Pública da Casa Legislativa. A mesa de debate contou com a participação do secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão (SEPOG), Marcelo Pinheiro e, do secretário-adjunto, Mário Fracalossi Júnior. Também participaram do debate os vereadores Gardel Rolim e Louise Santana, além de representantes de bibliotecas públicas, movimentos sociais da pessoa idosa e outras instituições com pertinência na matéria.
mpce
A Prefeitura de Caucaia, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) mantém o Departamento Municipal de Apreensão de Animais com o objetivo de retirar das rodovias e avenidas caprinos, equinos e bovinos de médio e grande porte abandonados e que colocam em risco a vista de motoristas e motociclistas no trânsito.
Em parceria com a Polícia Rodoviária Federal, a Prefeitura de Caucaia já
reduziu em 39% o número de acidentes nas estradas. Os animais recebidos
pelo Departamento passam por avaliação veterinária e são alojados nas
dependências do curral.
"Os animais são identificados e, em caso de enfermidade, isolados. Passam
por acompanhamento veterinário e recebem alimentação adequada durante o
período em que permanecem no curral", afirma o médico veterinário, Antônio
Perdigão.
Além da ração animal, duas vezes ao dia, no espaço há água, tendas e toda
a estrutura necessária para garantir o bem-estar dos animais. O espaço
conta com 3 hectares de extensão, e capacidade para até 800 animais.
Por mês, o Curral recebe, em média, entre 25 e 30 animais. A estadia dos
animais no local é temporária. Após 10 dias, caso os donos não compareçam
para a retirada dos animais, eles podem ir a Leilão ou são doados para
instituições filantrópicas.
A Central de Atendimento em Tecnologia da Informação (Cati) do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) está disponibilizando um novo canal de comunicação para o usuário. A partir desta segunda-feira (11/10), será possível acionar os serviços via WhatsApp. O número de contato é (85) 2180.5320.
“Manteremos nossos canais de comunicação já existentes, por telefone ou CATINET (exclusiva para o público interno), mas temos grande expectativa de que o público goste dessa nova forma de registrar chamados. Recebemos muitas demandas por telefone e, alguns dias, o serviço fica congestionado por conta do elevado número de ligações. Como o uso do WhatsApp já é bastante difundido entre os usuários, acreditamos que essa será uma forma bem mais prática de acionar a Central”, afirma o supervisor operacional da Cati, George Gomes Pereira.
A Central de Atendimento é responsável por atender todas as demandas do público interno – magistrados, servidores e colaboradores de todas as Comarcas do Estado – relativas a serviços de tecnologia da informação. São chamados envolvendo equipamentos, sistemas, registro de ponto, e-mail, serviços de rede, segurança da informação, suporte na realização de videoconferências e eventos online, por exemplo.
Ainda realiza atendimentos para advogados, membros do Ministério Público e da Defensoria Pública, bem como integrantes de órgãos governamentais que possuem convênio para utilização de sistemas do Poder Judiciário estadual, tirando dúvidas e solucionando problemas relacionados, principalmente, ao peticionamento no Portal e-SAJ e PJe. Para os usuários externos, além do CATIZAP e do telefone, é possível registrar chamados pelo e-mail chamado@tjce.jus.br.
A Cati recebe cerca de 20 mil chamados por mês. O trabalho é de responsabilidade da Secretaria de Tecnologia da Informação (Setin), que vem aprimorando os serviços constantemente, contribuindo para a modernização e a maior eficiência do TJCE.
CONTATOS DA CATI
Telefone: (85) 3366.2966
CATIZAP (85): 2180.5320
CATINET: https://cati.tjce.jus.br/assystnet/ (exclusivo para o público interno)