Na manhã desta quarta-feira (20), a Associação das Empresas do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (AECIPP), por meio do seu Fórum de Comunicação, realizou o IV Workshop de Comunicadores Locais. Promovido de forma online, por meio do Microsoft Teams, o encontro abordou assuntos voltados à comunicação na pandemia. A iniciativa foi direcionada para radialistas, jornalistas, influenciadores digitais, blogueiros e comunicadores que atuam nos municípios de São Gonçalo do Amarante, Caucaia e Paracuru, que ficam no entorno do Complexo do Pecém.
O evento online contou com a participação de cerca de 30 comunicadores e iniciou com a fala do presidente da AECIPP, Eduardo Amaral, que abordou a importância da parceria entre a entidade e os comunicadores. “A AECIPP é um ambiente de colaboração entre as 31 empresas associadas, que promovem o arranque econômico da região. Dentro desse ambiente, nós promovemos esse evento para termos os comunicadores da região envolvidos nesse propósito de colaboração e desenvolvimento, que visa ser sustentável, observando as atividades empreendedoras, as comunidades locais e também as entidades públicas e privadas. O comunicador tem um papel importante nesse desenvolvimento”, pontua Eduardo Amaral. O evento foi conduzido pelo jornalista e diretor da AD2M Comunicação, Mauro Costa.
A Diretora da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), editora-chefe do Data.doc. no jornal O Povo e embaixadora para Inovação Cívica na OKBR, Thais Lavor, palestrou sobre as Fake News e a manipulação de contexto nas informações. “É um papel muito importante do comunicador na democratização da informação”, comentou Thais.
O workshop contou ainda com uma novidade nesta edição: um bate-papo com comunicadores locais. Glauber Martins, do projeto Consórcio de Mídias; Helder Lopes, da Rádio Mar Azul; e Wagner Santos, do Portal Anacetaba, compartilharam suas rotinas, desafios e projetos realizados durante a pandemia.
Outro participante do workshop foi o comunicador do Grupo Jangadeiro de Comunicação, Nonato Albuquerque, que contou sua história no jornalismo e as vivências e adaptações na pandemia. “Passei um ano e três meses sem sair de casa, fazia tudo de lá. Tinha dias que tínhamos problemas com a internet, mas o rádio não deixou de estar presente. Isso me ensinou a estar mais ligado à criação”, explica o comunicador.
Ao final de cada palestra, o público participou com perguntas e tirou dúvidas sobre os temas abordados. O encerramento foi realizado pela líder do Fórum de Comunicação e gerente de Comunicação da CSP, Emanuela França com sorteio de brindes.
O evento foi gravado com os convidados no FB Ideias, localizado no Shopping Iguatemi. Iniciativa do Grupo Educacional Farias Brito, o espaço é um Hub de inovação e empreendedorismo, com o objetivo de fomentar a educação, a tecnologia, a inovação e o empreendedorismo.
Posteriormente, IV Workshop de Comunicadores Locais estará disponível no Youtube da AECIPP (http://tiny.cc/3818tz).