segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

A Mata Atlântica

A partir desta quarta-feira (08/12), estaremos em Caucaia, no Ceará, com o projeto “A Mata Atlântica é aqui – exposição itinerante do cidadão atuante”, da Fundação SOS Mata Atlântica, pra encerrar 2010 com chave de ouro! Nosso caminhão adaptado pela ONG estará estacionado na Praça Dr. Manoel Moreira da Rocha (Praça da Matriz) para promover a conscientização ambiental por meio de diversas atrações.
Durante os cinco dias de evento, serão realizadas atividades gratuitas destinadas a todos os públicos, como: palestras, oficinas, jogos educativos, exibições de filmes e maquete, análise de água do Rio Ceará, apresentações musicais, entre outras. O projeto acontece no dia 08/12 das 11h às 16h, dias 09, 10 e 12/12, das 10h às 16h; e dia 11/12 das 15h às 20h. O patrocínio é de Bradesco Cartões, Natura e Volkswagen Caminhões & Ônibus e o apoio local do Instituto de Meio Ambiente de Caucaia (IMAC) e da ONG Aquasis. Se você está em Caucaia, venha se divertir com a gente! Algumas atrações especiais estão sendo preparadas para a cidade. Nos dias 09 e 10/12, às 10h, teremos a apresentação da banda Vozes da Mata, formada por integrantes do Projeto Brigada da Natureza da ONG Aquasis. A banda tem músicas sobre a preservação ambiental, com temas como aquecimento global, biodiversidade e até os manguezais. Além disso, o Projeto Brigada da Natureza seleciona anualmente 17 jovens com faixa etária de 12 a 15 anos, para participar de atividades esportivas e ambientais utilizando espaços ao ar livre como sala de aula. As atividades desenvolvidas são fundamentadas na ecopedagogia de Paulo Freire e as principais linguagens desenvolvidas são o surf, a musica e a percussão. Bacana, não? Temos várias outras atividades programadas: a roda das sensações, que mexe com os sentidos dos participantes, colocando-os, de olhos vendados, em uma roda e os expondo aos sons, cheiros e texturas característicos do Bioma; a mini biblioteca para consultas com livros para crianças e adultos sobre as mais importantes questões ambientais da atualidade; o jogo da cidadania, um tabuleiro gigante onde os participantes atuam como os pinos do tabuleiro e que ensina os visitantes como se portar respeitando o meio ambiente; e o jogo da memória, com espécies da fauna e da flora pertencentes ao Bioma Mata Atlântica. Outra atração é a maquete interativa, que mostra as diferenças entre dois territórios: um protegido pela Mata Atlântica e outro com uma área desmatada. Fazendo chover de verdade em cima da maquete, mostramos a importância das matas ciliares, a maneira como os lençóis freáticos são formados, como podem ser causados os deslizamentos de terra e as inundações, além de salientar como os rios assoreados interferem no cotidiano das cidades. Caucaia é a última cidade a receber o projeto nesse ano. Mas em 2011 tem mais! Já no início do próximo ano visitaremos mais algumas cidades nos estados do Ceará, Piauí e Bahia. Confiram a programação completa abaixo e mais detalhes no portal da SOS Mata Atlântica. Escolas e grupos interessados podem agendar visitas monitoradas ao projeto, através do email itinerante@sosma.org.br. Estamos esperando vocês em Caucaia, pra comemorar mais um ano de sucesso da exposição itinerante “A Mata Atlântica é Aqui”!

Programação Completa:
Realização: Fundação SOS Mata Atlântica.
Patrocinadores: Bradesco Cartões, Natura e Volkswagen Caminhões & Ônibus.
Cidade: Caucaia (CE) - Data: de 08 a 12 de dezembro de 2010.
Local: Praça da Matriz (Praça Dr. Manoel Moreira da Rocha).
Informações: www.sosma.org.br / itinerante@sosma.org.br Telefone: (11) 3055-7886.
Apoio local: Instituto de Meio Ambiente de Caucaia – IMAC e ONG Aquasis.

Atividades que podem ser realizadas a qualquer momento:
CineMata, mini biblioteca para consultas, roda das sensações, jogo da cidadania, jogo da memória, maquete dinâmica, oficinas de desenhos, pintura de máscaras de animais da Mata Atlântica e outros jogos educativos.

08 de dezembro (qua) – Praça da Matriz
Atividades abertas ao público durante todo o tempo - das 11h às 16h
11h – Solenidade de Abertura.
16h – Coleta de água do Rio Ceará para análise.

09 de dezembro (qui) – Praça da Matriz
Atividades abertas ao público durante todo o tempo - das 10h às 16h
10h – Apresentação musical: banda Vozes da Mata, do Projeto Brigada da Natureza da ONG Aquasis.
14h – Palestra: A Mata Atlântica é aqui em Caucaia.

10 de dezembro (sex) – Praça da Matriz
Atividades abertas ao público durante todo o tempo - das 10h às 16h
10h – Apresentação musical: banda Vozes da Mata, do Projeto Brigada da Natureza da ONG Aquasis.
14h – Jogos educativos: jogo da memória e jogo da cidadania.

11 de dezembro (sáb) – Praça da Matriz
Atividades abertas ao público durante todo o tempo - das 15h às 20h
17h – Oficina de desenho de animais da Mata Atlântica.
19h – CineMata: Exibição de vídeos com temas socioambientais.

12 de dezembro (dom) – Praça da Matriz
Atividades abertas ao público durante todo o tempo - das 10h às 16h
11h – Oficina de brinquedos feitos com garrafas PET.
16h – Encerramento das atividades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário