quinta-feira, 10 de junho de 2021

”Tem Saída”: projeto institui programa de capacitação e apoio às mulheres vítimas de violência no Ceará

 

Dar apoio às mulheres em situação de violência doméstica e familiar é ajudá-las a retomar suas vidas, também, na esfera profissional. Para a deputada Érika Amorim (PSD), procuradora adjunta da Mulher no Legislativo, é necessário que o Estado formalize uma ação nesse sentido. Por isso, assina o Projeto de Indicação 215/2021, que institui o "Programa Tem Saída". 

Com trâmite iniciado nesta quinta-feira (10), o projeto oferta condições de autonomia financeira, por meio de programa de qualificação profissional, de geração de emprego e renda e intermediação de mão de obra. "Entre outras ações, o programa quer mobilizar empresas para disponibilizarem vagas de contratação e oportunidades de trabalho para essas mulheres", explica a deputada.

Para Érika, a violência enfrentada pelas mulheres deixou de ser uma questão privada relativa ao espaço da família e tomou dimensões no espaço social, tornando- se um problema de saúde pública. “O Ceará figura como o 7º estado do país com mais denúncias de violência contra a mulher. Um número alto e muito grave. Quando pensamos no contexto geral, a violência que essas mulheres sofrem atinge, também, os seus filhos, carregando marcas que os acompanham durante toda a vida. É por isso que precisamos urgentemente lutar contra esse cenário”, enfatizou a parlamentar. 

Ela ressalta, ainda, que o Projeto de Indicação sugere que todas as empresas terceirizadas, que tenham parceria com o Governo do Estado, deverão prever percentual mínimo de 5% das vagas para mulheres em situação de violência doméstica e familiar. 

"A reinserção dessas mulheres no mercado de trabalho é, também, ressignificar suas vidas, trazendo por meio da autonomia profissional a condição de liberdade tão esperada por quem sofre com esses crimes muitas vezes por anos", conclui ela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário