quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

GVT em Caucaia.

Um dia depois de receber a aprovação de um empréstimo de R$ 1, 184 bilhões do BNDES, a GVT anuncia a expansão dos serviços de banda larga e telefonia fixa em treze novas cidades. No total, informa a operadora, foram investidos mais de R$ 100 milhões. E a estratégia de expansão segue para regiões metropolitanas e interior.

Em Mauá, município na região do Grande ABC, em São Paulo, foram aplicados R$ 19 milhões na construção de 16 mil acessos de telefonia fixa e banda larga. A rede estará, até o fim do ano, em 31 bairros, o correspondente a 38% de cobertura da área urbana da cidade.

Na cidade de Votorantim, município de 110 mil habitantes que faz limite com Sorocaba, as vendas começaram em novembro e o investimento foi superior a R$ 12 milhões na construção de 10,3 mil acessos. Serão 41 bairros atendidos até o fim do ano, totalizando 75% de cobertura.

Na Bahia são quatro novas cidades – Feira de Santana, Camaçari, Alagoinhas e Simões Filho. As obras de implantação da rede começaram em setembro e tiveram investimento inicial de R$ 47 milhões na construção de 38 mil acessos de telefonia fixa e banda larga nos quatro municípios. A rede em Feira de Santana cobre 15 bairros, o correspondente a 44% da cidade. Em Camaçari, a cobertura relativa é de 21%, em Alagoinhas de 18% e em Simões Filho de 12%. Nas três cidades a cobertura inicial abrange as regiões centrais.

No centro-oeste, a GVT atinge duas novas cidades de Goiás – Cidade Ocidental e Luziânia, ambas no entorno de Brasília. O investimento nas duas regiões foi de R$ 5 milhões. Inicialmente, a rede da empresa atende as regiões centrais dos dois municípios, o que representa 34% de cobertura em Cidade Ocidental, com 2,4 mil acessos de telefonia fixa e banda larga, e 11% em Luziânia, com 1,9 mil acessos.

Em novembro, a empresa começou a operar em Senador Canedo, município de 83 mil habitantes na região de Goiânia. O investimento inicial é de R$ 2,5 milhões para a construção de 2,2 mil acessos.

No Rio Grande do Sul, a GVT desembarcou em Estância Velha, município na região de Porto Alegre, agora também conta com os serviços da GVT. O investimento inicial é de R$ 2 milhões, usados na construção de 1,6 mil acessos de telefonia fixa e banda larga. A rede cobre cinco bairros, o correspondente a 23% da cidade.

No Ceará, as cidades de Caucaia e Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza, também já podem contar com os serviços da GVT desde o mês e outubro. Com investimentos de R$ 13,4 milhões, foram entregues 2,9 mil linhas de telefonia fixa e banda larga em oito bairros de Caucaia e 7600 linhas em 16 bairros de Maracanaú.

Também no mês de outubro, a GVT iniciou sua operação em Biguaçu (SC). Nove bairros já são atendidos na cidade, que recebeu investimentos de R$ 3,5 milhões para oferecer 2,6 mil linhas.

Justiça do Trabalho instala processo eletrônico em Caucaia

Considerada a mais célere do Brasil, a Justiça do Trabalho implementará em Navegantes (SC), no próximo dia 5 de dezembro, um sistema que permitirá a tramitação eletrônica dos processos em todas as instâncias trabalhistas. A ferramenta, Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho (PJe-JT), será usada por servidores, magistrados e advogados em todos os momentos, desde o peticionamento, passando pelas audiências até a publicação das sentenças. Recursos ao Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região também deverão ser remetidos de forma eletrônica.
“É indispensável e urgente a implantação desse sistema, que trará imensas vantagens para a cidadania”, assinala o presidente do Tribunal Superior do Trabalho e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho, ministro João Oreste Dalazen. Além de garantir a rápida tramitação dos processos, o PJe-JT permitirá que magistrados, advogados e servidores acessem os autos de qualquer lugar com acesso à internet, desde que tenham a certificação digital exigida.
Desde março, cerca de 50 servidores do CSJT, TST e TRTs atuam no desenvolvimento das funcionalidades específicas do sistema para a Justiça do Trabalho. Os módulos fazem parte do sistema coordenado pelo Conselho Nacional de Justiça, que firmou parceria com os diversos tribunais brasileiros com vistas à implantação de um sistema único em todo o Poder Judiciário.
O lançamento do PJe-JT em Navegantes vai ocorrer, na próxima segunda-feira, às 17h30. Em seguida, o sistema será instalado em Caucaia (CE), no dia 16/12, em Várzea Grande (MT), dia 5/2/2012, e em Arujá (SP), em 27/2/2012. A partir dessas quatro experiências piloto, o PJe-JT será expandido para todos os estados brasileiros.  Com informações da Assessoria de Imprensa do TST.

GUARDA MUNICIPAL DE CAUCAIA SEM EQUIPAMENTOS

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Tribunal de Justiça do Ceará publica edital do concurso para juiz substituto

O edital do concurso público para o cargo de juiz substituto do Judiciário estadual foi publicado, nesta segunda-feira (28/11), no Diário da Justiça Eletrônico. Das 25 vagas, 5% são reservadas para postadores de deficiência. Além disso, será formado cadastro de reserva.

As inscrições preliminares poderão ser feitas entre 10h de 13 de dezembro deste ano e 23h59 de 13 de janeiro de 2012, considerando o horário de Brasília, somente pelo site do Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (Cespe/UnB), entidade responsável pelo certame. O endereço eletrônico da instituição é www.cespe.unb.br.

O pagamento da taxa, no valor de R$ 160,00, deverá ser efetuado até 16 de fevereiro próximo. Ainda segundo o edital, as inscrições preliminares serão aceitas somente depois da análise do formulário de requerimento devidamente preenchido, comprovante do pagamento ou do deferimento do pedido de isenção, cópia autenticada de documento, como fotografia e assinatura, que ateste a nacionalidade brasileira e duas fotos 3x4 coloridas e datadas recentemente.

Os documentos deverão ser apresentados na Associação Brasileira de Odontologia no Ceará (ABO/CE) – rua Gonçalves Ledo, 1630, Joaquim Távora, Fortaleza – de 13 de dezembro de 2011 a 17 de fevereiro do ano que vem, das 8h às 12 e das 13h às 17h, exceto nos sábados, domingos e feriados. Quem não puder comparecer poderá designar uma pessoa com procuração específica para essa finalidade.

Para concorrer às vagas destinadas ao portadores de deficiência, além de declaração, é preciso passar por perícia médica. Deverão ser encaminhados à Central de Atendimento do Cespe, via Sedex ou carta registrada com aviso de recebimento, cópia simples do CPF e original ou cópia autenticada do laudo médico, emitido até trinta dias antes da publicação deste edital, comprovando a espécie e o grau ou nível da deficiência, com referência ao código da Classificação Internacional de Doenças. A postagem deve ser feita até 13 de janeiro. O candidato pode, ainda, entregá-los até essa data na referida Central, no Campus Universitário Darcy Ribeiro, Sede do Cespe/UnB, Asa Norte, Brasília – DF – Caixa Postal 4488 – CEP: 70904-970.

A relação de inscritos que tiverem os pedidos deferidos para concorrer às vagas destinadas aos portadores de deficiência e a convocação para a perícia médica deverá ser divulgada em 16 de abril.

Com referência à isenção, parcial ou total, da taxa de inscrição preliminar, podem requerer o benefício as pessoas amparadas pelas leis estaduais 11.551/1989, 12.559/1995 e 13.844/2006. Os pedidos, nesses casos, devem ser feitos pessoalmente na sede da ABO/CE de 13 de dezembro a 13 de janeiro, inclusive aos sábados e domingos, no horário comercial. Os interessados precisam levar o formulário, devidamente conferido e assinado, disponibilizado no site do Cespe, juntamente com cópias autenticadas ou cópias acompanhadas dos originais dos documentos estabelecidos no edital.

Os pedidos deferidos deverão ser disponibilizados em 30 de janeiro. Quem tiver a solicitação indeferida, deverá acessar a página eletrônica da entidade organizadora e imprimir o boleto, que poderá ser pago até 16 de fevereiro. Cabe recurso e o prazo será de dois dias. Esse procedimento terá que ser feito no site do Cespe.

Somente participará fase objetiva seletiva os candidatos que tiverem a inscrição preliminar deferida. A lista deverá ser disponibilizada em 16 de março de 2012 e o prazo para recurso, ao Cespe, é de dois dias úteis.

FASES

O certame terá cinco fases. A primeira será uma prova objetiva seletiva, de caráter eliminatório e classificatório, e a segunda, duas provas escritas, também de caráter eliminatório e classificatório. A etapa seguinte compreenderá inscrição definitiva e sindicância da vida pregressa e investigação social, exame de sanidade física e mental e exame psicotécnico.

A quarta fase será uma prova oral, de caráter eliminatório e classificatório. A última envolverá avaliação de títulos, de caráter classificatório.

Além disso, os candidatos que se declararem portadores de deficiências passarão por perícia médica. Todas as fases ocorrerão em Fortaleza.

A COMISSÃO DO CONCURSO

O TJCE institui comissão para cuidar da seleção. O grupo tem à frente o desembargador Luiz Gerardo de Pontes Brígido, vice-presidente do Tribunal, além dos magistrados Antônio Abelardo Benevides Moraes e Francisco Lincoln Araújo e Silva e do advogado José Júlio da Ponte Neto, representando a Ordem dos Advogados do Brasil – seccional Ceará (OAB/CE). Os suplentes são os desembargadores Maria Nailde Pinheiro Nogueira e Francisco Suenon Bastos Mota e a advogada Andréa Nogueira Sales Graça.

O edital completo pode ser acessado no Diário da Justiça Eletrônico desta segunda, disponível do site do Tribunal de Justiça (www.tjce.jus.br).

Raio faz treinamento no interior e caça bandidos

SENADOR POMPEU > Vereador tem infarto e morre durante sessão

Senador Pompeu > O vereador José Linhares Filho, conhecido popularmente por “Dedé Mundico”, membro da Câmara de Vereadores de Senador Pompeu, faleceu na noite desta terça-feira, 29, de infarto. Ele participava da sessão ordinária, realizada tradicionalmente às noites deste dia da semana, quando se sentiu mal. Segundo populares o presidente interino da Câmara Municipal, Francisco Teixeira Pinheiro, mais conhecido por Chico Pinheiro, apressou o encerramento dos trabalhos e José Linhares foi levado às pressas para o Hospital Municipal. Houve tentativa de revitalização dos sinais vitais, mas o coração do parlamentar não respondeu. Ele era filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT), mas havia mudado para o PMDB.
Mais uma vez a sessão ordinária foi tumultuada. Os vereadores estavam votando a abertura de uma comissão processante e também o pedido de cassação dos mandatos do vice-prefeito afastado Luís Flávio Mendes de Carvalho (PT), o Luizinho do Inharé, e do ex-secretário de Obras e Urbanismo e ex-vice-presidente da Câmara Municipal, Tárcido  Francisco de Lima Baia, mais conhecido por Tarso Baia. Os parlamentares aprovaram somente os pedidos contra Tarso Baia.
Dedé Mundico  era suplente de Tarso Baia. Ele havia assumido recentemente a vaga do vereador afastado. Segundo amigos do parlamentar, antes da sessão ele se queixava que estava sendo pressionado para aprovar os requerimentos contra os colegas parlamentares. Na sessão a pressão aumentou. Pouco antes um grupo de pessoas realizou uma manifestação. Em marcha partiram da praça da Igreja Matriz à Câmara,  lotando a galeria para assistir a sessão. Pediam a moralização de Senador Pompeu.

Número de casamentos em Fortaleza sobe 11,52% em relação a 2009

Em 2010 o número de casamentos em Fortaleza cresceu 11,52%, em relação a 2009, de acordo com a pesquisa ‘Estatísticas do Registro Civil’, divulgada na manhã desta quarta-feira (30), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No total, foram registrados 18.188, ou seja, 1.879 casamentos a mais em relação ao ano anterior. No Brasil, foram registrados 977.620 casamentos, um incremento de 4,5%.
A faixa etária, entre as mulheres, que mais ocorre casamento é entre 20 a 24 anos, responsável por 29,7%. Já com relação aos homens é entre 25 a 29 anos (31%). Em 2010, observou-se que os homens solteiros que se casaram com mulheres solteiras tinham idade média de 29 anos e as mulheres, 26 anos.
As Estatísticas do Registro Civil revelam que os casamentos entre cônjuges solteiros permanecem como conjunto majoritário (81,7%), entretanto, o crescimento da proporção de recasamentos de indivíduos de 15 anos ou mais de idade, ocorridos e registrados no ano, é constante, representando 18,3% do total das uniões formalizadas no Brasil, em 2010. No Ceará, verifica-se que, a maior proporção de casamentos é entre solteiros, equivalente a 88,5%.
De acordo com a pesquisa, em 2010, o mês mais procurado pelos casais para realização do casamento, em Fortaleza, foi dezembro, com 2.496 uniões, no total de 18.188.
Em seguida, vem o mês de outubro com 1.781 e novembro, com 1.728. O mês de Maio, tido como a época das noivas, teve 1.335 casamentos.
Nupcialidade sobe
A taxa de nupcialidade também aumentou. Em 2009, esse número era de 6,4 e, em 2010, atingiu o valor de 7,3 casamentos para 1 000 habitantes de 15 anos ou mais de idade. Essa elevação pode ser atribuída, segundo o IBGE, à melhoria no acesso aos serviços de justiça, particularmente ao registro civil de casamento, à procura dos casais por formalizarem suas uniões consensuais, incentivados pelo Código Civil renovado em 2002, às ofertas de casamentos coletivos e aos recasamentos.

Duas ações contra agências bancárias no interior do Ceará em menos de 6 horas

Duas ações contra agências bancárias foram registradas nesta quarta-feira (30), no interior do Ceará. Às 2h30, uma quadrilha estourou um caixa eletrônico de uma agência do Bradesco em Choró, região Centro do Estado.
Menos de 6 horas depois, às 8 horas, um bando fortemente armado invadiu uma agência do Banco do Brasil, em Palhano, na região do Jaguaribe, explodiu um caixa eletrônico e fugiu levando dois reféns - o gerente da agência e um cabo da Polícia Militar.
Em ambos os casos, os bandidos não conseguiram efetuar o roubo. A polícia realiza diligências para tentar capturar os responsáveis pelas duas ações.
Bando explode agência e leva dois reféns
De acordo com informações do Comando de Policiamento do Interior (CPI), sete homens armados de metralhadora e fuzil invadiram a agência do Banco do Brasil em Palhano, município localizado na região do Jaguaribe, distante 152 km de Fortaleza. A ação ocorreu às 8 horas.
De acordo com o CPI, houve troca de tiros com a polícia durante a ação. O bando acabou fugindo em uma picape modelo Nissan Frontier de cor preta, que havia sido tomada de assalto, levando como reféns o gerente da agência e um cabo da policial militar, informa o CPI. Os reféns foram liberados e o veículo abandonado, sendo então substituído por outros três carros. Segundo o CPI, nenhum valor foi levado da agência.

Policial Militar é baleado e morto ao sair de uma agência bancária em Fortaleza

Um policial militar foi baleado e morto após sair de uma agência bancária na manhã desta quarta-feira (30). De acordo com o Ronda do Quarteirão, o policial saiu de uma agência localizada na Av. Pontes Vieira e foi alvejado no cruzamento da Rua Barros Leal com Monsenhor Salazar.

De acordo com o soldado Amaro, do Pelotão de Motos, o policial foi abordado por dois homens em uma motocicleta. Além da moto, havia também um veículo, com possivelmente três homens dentro, segundo o soldado. O policial morreu na hora.

Neste momento, viaturas da polícia perseguem os suspeitos.

CONFERÊNCIA discute percurso das motos no Cerapió

Serão quatro dias de pura competição, quase mil quilômetros de percurso passando por pelo menos três biomas brasileiros e os mais belos cenários naturais já escolhidos nas últimas 24 edições. Assim será a prova de motos dos 25 anos Rally Cerapió 2012, o maior rally de regularidade da América Latina, marcado para 22 a 27 de janeiro. O percurso para os carros 4x4 também já foi levantado e terá 966 quilômetros dignos de jubileu de Prata.
No próximo domingo (27), começa a conferência do percurso das motos. É o momento no qual a organização faz a simulação do percurso já levantado para verificar minimamente os desvios escolhidos, a quilometragem, os laços/balaios e todos os trechos, que até o momento estão marcando 939 Km de percurso. “É durante a conferência que o diretor de prova, em consenso com toda equipe técnica, vai definir os locais de posição de cada PC (Ponto de Controle) a serem rastreados via satélite durante toda a competição, marcando a passagem dos competidores”, informou o diretor geral do Cerapió, Ehrlich Cordão. Na equipe de conferência, além de Cordão, só feras com experiência em enduros, ralis e corridas de aventura, entre eles o diretor da prova, o mineiro Bôca, Zenardo Maia e Márcio Filho, ambos piauienses que estão no apoio técnico.
Todos os integrantes da equipe têm a mesma opinião: essa edição comemorativa está digna de um super rally, pois está como endurista gosta, ou seja, técnica, com muitas trilhas, veredas, serras e belas paisagens. Um misto de terrenos. Assim, para o primeiro dia de prova, 24 de janeiro, a largada oficial - depois de toda movimentação no Centro Cultural Dragão do Mar, em Fortaleza, nos dias 22 e 23 -, será na praia do Cumbuco, em Caucaia, a 30 Km da capital cearense. O dia será marcado por muita areia e haja braço para controlar a moto. Um dia de clima agradável com muita brisa, passando pelo litoral belíssimo do Ceará até outro paraíso de praia, sol e mar, Trairi. Serão 201 Km de percurso, marcados por muita navegação e os pilotos terão que ter atenção. Não haverá passagem por serras, nem muitas subidas e pedras pelo caminho. As médias estarão bem justas, entre 40 e 60 Km/h em um bom pedaço de prova.
O segundo dia, 25, será entre Trairi e Sobral, ainda no Ceará e o percurso está marcando até o levantamento 231 Km, podendo sofrer pequenas mudanças. Os pilotos deixam a zona litorânea, começando com trechos de areal e depois adentrando o sertão nordestino, com passagem por serras no município de Itapipoca. A predominância a partir daí será de trilhas de areia batida, que permitem médias de velocidade bem justas, bom para acelerar.
No terceiro dia de prova, 26, logo nos primeiros quilômetros o ponto alto será a descida da Serra do Jordão, onde os competidores deixam os 600 m de altitude e chegam a 100 m do nível do mar, em pura adrenalina. Segundo Márcio Filho, este será um trecho bem técnico, de single-track, com pedras, que exigirão certa atenção para evitar atropelos e quedas. Já em terreno plano, um trecho de sertão, calor e caatinga, seguindo em direção a Ibiapina, ainda no Ceará, onde o clima muda novamente, ficando mais ameno, pois voltam a aparecer serras, como em São Benedito. Por fim, a prova adentra no estado do Piauí pelo município de Domingos Mourão e logo um trecho inóspito para os pilotos, com um areal pesado, para encerrar a prova por uma das paisagens mais lindas de todo o Cerapió, a subida da Serra do Gritador, um dos pontos turísticos da cidade histórica de Pedro II, que fica a 220 Km da capital Teresina.
O quarto e último dia será um dos mais interessantes de toda a prova, pois em cerca de 70% dos 262 Km serão marcados por trilhas exclusivas para motos. “A gente caprichou de verdade nesse dia, deixando para o fim o gosto de satisfação e quero mais nos nossos participantes”, adiantou Cordão. Logo nos primeiros minutos da etapa, uma surpresa: um trecho técnico de serras pequenas, do jeito que piloto gosta, para testar a navegação. Daí a prova desce até chegar no sertão do Piauí, passando por uma trilha única de campos, cercada de carnaubais, onde o menor vacilo na navegação pode custar pontos importantes. Atenção total. Depois, a prova passa pelo município de Campo Maior, uma região típica do Piauí de fazendas de gado e com a velha figura do vaqueiro, ainda viva. O Vale dos Dinossauros é o próximo visual escolhido, um trecho com veredas e ‘serrotes’, com muita atenção para a navegação, um local onde a organização vai sinalizar alguns pontos para evitar dúvidas de pilotagem. A prova vai se aproximando do final, passando pelo município de Altos, onde predomina uma trilha mais leve e gostosa até Teresina. A premiação acontecerá à noite, com muitas homenagens feitas pela Radical Produções aos que ajudaram o Cerapió/Piocerá completar 25 anos de história. Mais informações no site oficial www.cerapio.com.br