O secretário estadual Waldemir Catanho surge como o favorito para receber a indicação do prefeito Vitor Valim à Prefeitura de Caucaia. Para se concretizar, a definição passa pelo crivo do governador Elmano de Freitas e do ministro Camilo Santana.
Levado por Valim, Catanho se reuniu, na última terça-feira, 20, com um grupo de vereadores fieis ao prefeito de Caucaia. No encontro, Valim apresentou Catanho como uma das opções, mas somente ele estava presente.
O fato é que o movimento avançado do prefeito ao levar um assessor direto do governador para um encontro com vereadores da segunda maior cidade do Ceará passou a ser visto como algo muito mais relevante que um simples balão de ensaio.
Sabe-se que o prefeito não faria tal movimento sem o pleno aval do governador e do senador. Sabe-se também que Waldemir Catanho, um braço direto de longa data da deputada federal Luizianne Lins, também não avançaria nas tratativas sem o aval da ex-prefeita de Fortaleza.
Em recente evento político, Valim declarou ao Focus que “seja Izolda, Salmito, Luizianne, Catanho, esses nomes, como a Lia, são qualificados. São homens e mulheres que mostraram sua capacidade. O que Caucaia precisa é de um prefeito ou prefeita que tenha capacidade de se relacionar com os governos e seja um grande captador de recursos”,
Foi na fala acima, ocorrida em 4 de fevereiro, a primeira vez que o próprio Valim colocou o nome de Catanho na bandeja de possibilidades. Portanto, as conversas em torno do jornalista já vêm ocorrendo há pelo menos três semanas (veja aqui)
Não é a primeira vez que o cavalo selado de uma possível candidatura a cargo executivo passa na frente de Catanho. Em 2012, a então prefeita Luizianne Lins tentou convencê-lo a ser seu candidato à sucessão. Catanho resistiu.
Para o parlamento, em 2022, Catanho chegou a se preparar para disputar a eleição de deputado estadual. Tentaria ocupar a vaga que seria deixada por Elmano na Assembleia. No fim das contas, seu grupo político mudou o rumo e resolveu apoiar uma candidatura oriunda do MST.
Agora, essa articulção em torno de Caucaia ganha consistência. A própria Luizianne Lins havia sido sondada para disputar em Caucaia. No entanto, a deputada prefeiriu manter sua pré-candidatura em Fortaleza.
A experiência em administração pública e na articulação política são apontadas como qualidades de Catanho. O jornalista , de 56 anos, foi por oito anos secretário de Governo na gestão de Luizianne Lins na Prefeitura de Fortaleza. Há pouco mais de um ano, ocupa cargo no Palácio da Abolição.
Boa parte da geração de jornalistas que hoje atua no Ceará conviveu com Catanho na UFC, quando dividia os bancos do curso de Comunicação com o trabalho como operário da indústria têxtil e depois sindicalista na categoria. É filiado ao PT desde 1990. Entre 2015 e 2022, coordenou o mandato de Luizianne Lins na Câmara Federal.
https://focus.jor.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário