terça-feira, 27 de janeiro de 2026

Programa Corregedoria Mais Perto conclui agenda da 5ª Zona Judiciária com encontro em Caucaia

 

A comarca de Caucaia recebeu, nesta segunda-feira (26/01), as atividades do Programa “Corregedoria Mais Perto”, iniciativa da Corregedoria-Geral da Justiça do Ceará (CGJ-CE) que tem como objetivo fortalecer o diálogo institucional, a escuta ativa e a melhoria contínua da prestação jurisdicional. O encontro, ocorrido no Fórum Desembargador Joaquim Olímpio da Silveira Carvalho, marcou o encerramento das ações já desenvolvidas na 5ª Zona Judiciária. Desta vez, reuniu o 4º Núcleo Regional de Custódia e de Inquéritos e as demais unidades judiciárias deste município, além das comarcas de Paracuru, Paraipaba, São Gonçalo do Amarante e Trairi.

A corregedora-geral de Justiça, desembargadora Marlúcia de Araújo Bezerra, destacou o empenho do programa em promover o diálogo para resolver demandas específicas de todas as comarcas. “Fizemos, no semestre passado, uma parte das comarcas da 5ª Zona Judiciária e hoje estamos fazendo essa reunião geral, atendendo às demandas dos demais juízes e servidores “, explicou.

As comarcas a que a magistrada se refere são Maranguape, Eusébio, Pindoretama, Cascavel, Itaitinga, Horizonte, Chorozinho, Pacatuba e Guaiúba. Elas foram contempladas anteriormente com encontros nos fóruns de Maracanaú, Aquiraz e Pacajus, nos meses de outubro e novembro de 2025.

A diretora do Fórum de Caucaia e titular do Juizado da Mulher local, juíza Deborah Cavalcante de Oliveira Salomão Guarines, elogiou a natureza colaborativa, preventiva e didática do programa, fortalecendo a segurança e o apoio às magistradas e aos magistrados na execução de suas funções. “A proximidade com a Corregedoria nos dá mais segurança de fazer o nosso trabalho. Quando os corregedores vêm aqui, reúnem os colegas, explicam delicadamente as necessidades e os pontos que precisamos melhorar. Vemos que a corregedoria está agindo de uma forma preventiva e didática”, destacou.

Para o diretor de Secretaria do 4º Núcleo de Custódia de Caucaia, Moisés Aguiar, a iniciativa tem papel fundamental para o aprimoramento do trabalho nas unidades judiciárias. “Eventos como este são de suma importância para estreitar os laços entre as unidades judiciárias e a Corregedoria, esclarecendo procedimentos, alinhando condutas e facilitando tanto o nosso trabalho quanto o atendimento ao jurisdicionado”, ressaltou.

Estiveram presentes no encontro, além de juízas e juízes, servidoras e servidores que atuam nas comarcas da região, toda a equipe de auxiliares da CGJ-CE: as juízas Flávia Setúbal de Sousa Duarte e Ana Kayrena da Silva Freitas e os juízes Felipe Augusto Rola Pergentino Maia, Gúcio Carvalho Coelho, Wildemberg Ferreira de Sousa e Giancarlo Antoniazzi Achutti.

COBERTURA INTEGRAL DAS ZONAS JUDICIÁRIAS

Desde a sua criação, em março de 2025, o programa também já contemplou as comarcas de Crato, Barbalha, Juazeiro do Norte, Missão Velha, Baturité, Mulungu, Pacoti, Redenção, Aracati, Beberibe, Jaguaruana, Banabuiú, Quixadá, Quixeramobim, Senador Pompeu, Massapê, Santana do Acaraú, Sobral, Boa Viagem, Canindé e Caridade.

A próxima visita já tem destino definido. Em fevereiro, a comitiva seguirá para a 2ª Zona, que tem Iguatu como sede. A expectativa, de acordo com a Corregedoria, é de que todas as Zonas Judiciárias sejam contempladas pelo programa ainda este ano, fortalecendo o trabalho de magistradas, magistrados, servidoras e servidores das comarcas e gerando benefícios diretos para a população.


fonte: tjce

AJAs de Caucaia recebem capacitação no Dia Mundial da Educação Ambiental

 

Em alusão ao Dia Mundial da Educação Ambiental, 26 de janeiro, a Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema), por meio do Programa Cientista chefe Meio Ambiente, promoveu capacitação para os Agentes Jovens Ambientais (AJAs), do município de Caucaia. A proposta foi a de fortalecer os eixos de empoderamento e protagonismo juvenil como pilares da construção de uma cidade mais sustentável e socialmente justa.

O curso teve como objetivo reconhecer a juventude como um agente estratégico na transformação socioambiental, estimulando o autoconhecimento, o pertencimento aos territórios e a atuação ativa dos jovens na defesa do meio ambiente e na promoção de práticas sustentáveis em suas comunidades.


A cientista-chefe da Sema, Professora Lia Fialho, destacou a importância da integração entre educação ambiental, identidade e protagonismo. “Ao integrar educação ambiental com identidade e protagonismo, a SEMA reafirma seu compromisso com políticas públicas que valorizam a juventude, a cidadania e o cuidado com a natureza, reconhecendo que a proteção do meio ambiente começa pelo fortalecimento das pessoas e de seus vínculos com o território”, afirmou.

Para a AJA Grayce Kelly, a formação foi um momento significativo de aprendizado coletivo. “A formação foi muito importante, porque foi um momento de aprendizado construído em coletivo, de uma maneira dinâmica e participativa”, disse.

A próxima formação com os AJAs está agendada para o dia 23 de fevereiro, no município de Varjota, dando continuidade ao trabalho de capacitação e engajamento da juventude na causa ambiental.


https://www.sema.ce.gov.br/

Caucaia recebe reforço na segurança com oito viaturas semiblindadas

 

Caucaia recebeu, nesta segunda-feira (26/01), um importante reforço para as ações de segurança pública: oito viaturas semiblindadas que passarão a integrar a frota utilizada no patrulhamento e no atendimento à população do município. A entrega dos veículos aconteceu em solenidade no Palácio da Abolição, em Fortaleza, e contou com a presença do prefeito Naumi Amorim.


O reforço faz parte do programa estadual de modernização e ampliação da frota da Polícia Militar do Ceará, responsável por ampliar a proteção dos policiais e a capacidade de resposta das forças de segurança na Capital e na Região Metropolitana, incluindo Caucaia.  


"A segurança é uma demanda constante da nossa população e contar com oito viaturas semiblindadas no atendimento da nossa cidade representa mais proteção nas ruas. Agradecemos ao Governo do Estado pela parceria", destacou o prefeito Naumi.


As novas viaturas já começaram a ser incorporadas ao trabalho operacional das forças de segurança e devem contribuir diretamente para ampliar a sensação de segurança e o enfrentamento à violência.

PMCE apreende arma artesanal e drogas durante patrulhamento na região da Tabuba, em Caucaia

 

A Polícia Militar do Ceará (PMCE), por meio do 12º Batalhão Policial Militar (12º BPM), apreendeu uma arma de fogo artesanal e entorpecentes durante ação policial realizada na tarde dessa segunda-feira (26), no bairro Tabuba, em Caucaia.

A ocorrência foi registrada por volta das 15h, na Travessa das Dunas, durante patrulhamento intensificado na região do litoral, que abrange as áreas da Tabuba e do Cumbuco. A ação faz parte das estratégias adotadas pela PMCE para coibir confrontos entre organizações criminosas motivados por disputa de território.

Durante o patrulhamento, as equipes visualizaram cerca de três indivíduos encapuzados que, ao perceberem a aproximação policial, empreenderam fuga, pulando quintais e adentrando residências e imóveis abandonados próximos às dunas. Foi realizado acompanhamento e varredura nos locais utilizados na fuga, ocasião em que os policiais localizaram uma arma de fogo artesanal calibre 12, municiada, além de uma bolsa contendo aproximadamente oito gramas de maconha, seis gramas de crack e uma máscara.

Apesar das diligências, os suspeitos não foram localizados. Todo o material apreendido foi recolhido e apresentado na Delegacia Metropolitana de Caucaia (DMC), onde foi registrado procedimento cabível.

Denúncias: A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As informações podem ser direcionadas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, pelo qual podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia ou ainda via “e-denúncia”, o site do serviço 181, por meio do endereço eletrônico: https://disquedenuncia181.sspds.ce.gov.br/.

Assessoria de Comunicação da PMCE