terça-feira, 27 de janeiro de 2026

Programa Corregedoria Mais Perto conclui agenda da 5ª Zona Judiciária com encontro em Caucaia

 

A comarca de Caucaia recebeu, nesta segunda-feira (26/01), as atividades do Programa “Corregedoria Mais Perto”, iniciativa da Corregedoria-Geral da Justiça do Ceará (CGJ-CE) que tem como objetivo fortalecer o diálogo institucional, a escuta ativa e a melhoria contínua da prestação jurisdicional. O encontro, ocorrido no Fórum Desembargador Joaquim Olímpio da Silveira Carvalho, marcou o encerramento das ações já desenvolvidas na 5ª Zona Judiciária. Desta vez, reuniu o 4º Núcleo Regional de Custódia e de Inquéritos e as demais unidades judiciárias deste município, além das comarcas de Paracuru, Paraipaba, São Gonçalo do Amarante e Trairi.

A corregedora-geral de Justiça, desembargadora Marlúcia de Araújo Bezerra, destacou o empenho do programa em promover o diálogo para resolver demandas específicas de todas as comarcas. “Fizemos, no semestre passado, uma parte das comarcas da 5ª Zona Judiciária e hoje estamos fazendo essa reunião geral, atendendo às demandas dos demais juízes e servidores “, explicou.

As comarcas a que a magistrada se refere são Maranguape, Eusébio, Pindoretama, Cascavel, Itaitinga, Horizonte, Chorozinho, Pacatuba e Guaiúba. Elas foram contempladas anteriormente com encontros nos fóruns de Maracanaú, Aquiraz e Pacajus, nos meses de outubro e novembro de 2025.

A diretora do Fórum de Caucaia e titular do Juizado da Mulher local, juíza Deborah Cavalcante de Oliveira Salomão Guarines, elogiou a natureza colaborativa, preventiva e didática do programa, fortalecendo a segurança e o apoio às magistradas e aos magistrados na execução de suas funções. “A proximidade com a Corregedoria nos dá mais segurança de fazer o nosso trabalho. Quando os corregedores vêm aqui, reúnem os colegas, explicam delicadamente as necessidades e os pontos que precisamos melhorar. Vemos que a corregedoria está agindo de uma forma preventiva e didática”, destacou.

Para o diretor de Secretaria do 4º Núcleo de Custódia de Caucaia, Moisés Aguiar, a iniciativa tem papel fundamental para o aprimoramento do trabalho nas unidades judiciárias. “Eventos como este são de suma importância para estreitar os laços entre as unidades judiciárias e a Corregedoria, esclarecendo procedimentos, alinhando condutas e facilitando tanto o nosso trabalho quanto o atendimento ao jurisdicionado”, ressaltou.

Estiveram presentes no encontro, além de juízas e juízes, servidoras e servidores que atuam nas comarcas da região, toda a equipe de auxiliares da CGJ-CE: as juízas Flávia Setúbal de Sousa Duarte e Ana Kayrena da Silva Freitas e os juízes Felipe Augusto Rola Pergentino Maia, Gúcio Carvalho Coelho, Wildemberg Ferreira de Sousa e Giancarlo Antoniazzi Achutti.

COBERTURA INTEGRAL DAS ZONAS JUDICIÁRIAS

Desde a sua criação, em março de 2025, o programa também já contemplou as comarcas de Crato, Barbalha, Juazeiro do Norte, Missão Velha, Baturité, Mulungu, Pacoti, Redenção, Aracati, Beberibe, Jaguaruana, Banabuiú, Quixadá, Quixeramobim, Senador Pompeu, Massapê, Santana do Acaraú, Sobral, Boa Viagem, Canindé e Caridade.

A próxima visita já tem destino definido. Em fevereiro, a comitiva seguirá para a 2ª Zona, que tem Iguatu como sede. A expectativa, de acordo com a Corregedoria, é de que todas as Zonas Judiciárias sejam contempladas pelo programa ainda este ano, fortalecendo o trabalho de magistradas, magistrados, servidoras e servidores das comarcas e gerando benefícios diretos para a população.


fonte: tjce

Nenhum comentário:

Postar um comentário