A
revista INCLUIR de circulação nacional, publicou na sua edição de
número 34 (abril/maio) deste ano, o Trabalho realizado pela professora
do Atendimento Educacional Especializado (AEE) da Escola Rita de Cássia,
região Jurema, Catarina Andrade.
A professora do AEE desenvolveu em 2013 um projeto de letramento para alunos com deficiência intelectual.
O intuito do projeto foi despertar no
aluno o gosto pela leitura, contação de histórias, prática de escrita
através da arte, podendo com isso compartilhar suas emoções e vivências.
Foram utilizados diversos materiais como colorau, canela, café,
beterraba, folhas de boldo pintadas.
A professora Catarina contou uma
história de sua autoria para os alunos, em seguida discutiram com a
professora sobre o que haviam entendido, a partir daí cada um produziu
seu próprio livro.
O trabalho produzido pelos alunos
resultaria na elaboração de uma coletânea de atividades, que foi
entregue aos alunos na presença dos pais e professores em um momento
específico para a culminância do projeto.
Segundo Catarina, foi possível
observar que os alunos com limitações de comunicação e de cognição
conseguiram transformar a arte em uma forma para expressar seus
sentimentos.
Catarina ainda salientou: “Foi muito
gratificante ver a alegria dos alunos e de seus pais ao receberem em
mãos, os álbuns confeccionados por seus filhos.”
http://www.caucaia.ce.gov.br/