quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Novos prefeitos se reúnem com a Cagece na tarde de hoje.


A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) realiza na tarde desta quinta-feira (24) Encontro com Novos Prefeitos e Prefeitas. O evento, que acontece das 14h às 17h, na sede da companhia, tem por objetivo fortalecer a importância da relação parceira entre a Cagece e a gestões municipais, além de atualizar os prefeitos e prefeitas eleitos para o próximo mandado nos municípios do Ceará sobre a situação hídrica e a realidade do trabalho desenvolvido pela companhia para garantir os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário nos municípios em que atua.

O encontro contará com a participação do Secretário das Cidades, Lucio Gomes, o secretário dos Recursos Hídricos, Francisco Teixeira, o secretário de Relações Institucionais, Nelson Martins, além de gestores das agências reguladoras no estado e outras entidades e órgãos.

Na pauta, o presidente da Cagece, Neuri Freitas, fará uma apresentação institucional da companhia, mostrando números, ações, sistema tarifário, investimentos, obras, planejamento e outros processos. Já o secretário dos Recursos Hídricos, Francisco Teixeira, fará uma apresentação geral da situação hídrica do Ceará. Ele vai mostrar o cenário, as dificuldades, o que já foi feito pelo estado e reforçar sobre o papel dos prefeitos nesse processo.

A Cagece está presente em 151 municípios com serviços de abastecimento de água. Na última eleição, houve uma renovação considerável das prefeituras. Dos 184 municípios no estado, 142 terão novos prefeitos.



SERVIÇO

Evento: Encontro com Novos Prefeitos e Prefeitas

Data: 24/11/2016
Horário: 14 às 17 horas
Local: Sede da Cagece (Av. Lauro Vieira Chaves, 1030 – Vila União).




24.11.2016

Assessoria de Comunicação da Cagece
Leonardo Costa ou Mara Beatriz / (85) 3101.1826 / (85) 3101.1834 / (85) 8878.8932

quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Caucaia: Índio conclui curso de Direito para defender povoado no Ceará

Vagas SINE/IDT de Caucaia nesta quarta-feira (23/11).

OCUPAÇÕESQTDE.VAGAS
Agente de microfinanças01
Assistente de vendas10
Auxiliar de corte (preparação da confecção de roupas)01
Auxiliar de costura01
Auxiliar de cozinha01
Auxiliar de serviços gerais - na confecção de roupas01
Costureira de máquinas industriais01
Empacotador, a mão10
Fiscal de loja10
Garçom01
Inspetor de qualidade01
Marteleteiro de rocha01
Operador de caixa10
Supervisor de costura do vestuário01
Vendedor porta a porta03
Vendedor pracista02
 
PESSOA COM DEFICIÊNCIA
OCUPAÇÕESQTDE.VAGAS
Atendente de lojas02
Conferente de carga e descarga01

TCM FISCALIZA ACOPIARA, CAUCAIA E SENADOR POMPEU.


img_3476
O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) iniciou nesta segunda-feira (21) fiscalização nos municípios de Acopiara, Caucaia e Senador Pompeu. As inspeções devem seguir até quarta-feira (23) e fazem parte da operação iniciada em outubro, em parceria com o Ministério Público do Estado (MPCE), que verifica a gestão dos municípios nesse período de transição de governo. Até a semana passada 26 municípios haviam sido fiscalizados.
Na manhã de hoje integrantes do TCM foram à Procuradoria Geral de Justiça fornecer os relatórios das fiscalizações feitas no período de 7 a 11/11, nos municípios de Crateús, Granja, Iguatu, Icó, Independência e Martinópole (informações ao final da matéria).
As situações apontadas nos relatórios podem, no âmbito do TCM, gerar a aplicação de multas, determinação de devolução de valores aos cofres públicos ou desaprovação de contas. O Ministério Público, conhecendo as mesmas, pode propor a abertura de ações judiciais nos casos cabíveis.
De acordo com o diretor-geral do TCM, Juraci Muniz, a Ouvidoria do órgão recebeu, desde o encerramento do primeiro turno das eleições, 70 manifestações sobre 42 diferentes municípios, relatando problemas como atraso em pagamentos, interrupção ou redução de serviços públicos, paralisação de obras e dilapidação de bens. Segundo ele, “esses casos são analisados para verificar a procedência dos fatos e, em harmonia com a Procuradoria dos Crimes contra a Administração Pública (Procap), verifica-se a viabilidade de realizar uma inspeção técnica”, explicou.
Conforme Plácido Rios, procurador-geral de Justiça, “passamos por três etapas de trabalho: durante o ano todo, o Ministério Público e o TCM repassaram orientações aos gestores municipais sobre as regras para a transição de governo; a segunda etapa diz respeito às fiscalizações e a terceira é a aplicação de sanções. A concretização de tais atividades decorre, principalmente, da união de esforços entre os órgãos – MP e o TCM – e do Poder Judiciário, já que este vem recepcionando os pedidos de afastamento de gestores que cometeram ilicitudes sérias”.
INFORMAÇÕES CONSTANTES DOS RELATÓRIOS DAS FISCALIZAÇÕES OCORRIDAS DE 7 A 11/11
  • Irregularidades na aquisição, fornecimento e armazenagem da merenda escolar (itens insuficientes, vencidos, estragados, com presença de inseto, falta de refrigeração);
  • Elevado endividamento;
  • Falta de merenda escolar;
  • Paralisação de transporte escolar devido à descontinuidade administrativa (atraso no pagamento dos contratos, falta de combustíveis, suspensão de rotas);
  • Pagamento por serviços não prestados e bens não entregues;
  • Postos de Saúde fechados;
  • Irregularidades na contratação e prestação de serviços médicos (contratação irregular, excesso de plantões, frequência assinada sem o correspondente serviço prestado);
  • Paralisação de exames em unidade de Saúde devido à falta de material e profissionais;
  • Medicamentos vencidos localizados em unidades de Saúde;
  • Paralisação no fornecimento de medicamentos;
  • Paralisação no atendimento em unidades de saúde (inclusive em hospitais) ocasionada por falta de profissionais da Saúde (médico, odontólogo), equipamentos, materiais (luvas, algodão, gazes, esparadrapos, material de limpeza) e medicamentos;
  • Paralisação do serviço de transporte de pacientes;
  • Paralisação do transporte de profissionais da Saúde para atendimento à comunidade, motivada por cancelamento de contrato e por falta de combustíveis ocasionada pela inadimplência do município junto aos fornecedores;
  • Equipamentos adquiridos e não utilizados em unidades de Saúde e de Educação;
  • Inadimplência junto a fornecedores de energia elétrica, serviços de água e esgoto; telefonia fixa, combustíveis, material hospitalar, transporte escolar e outros, provocando a suspensão da prestação do serviço;
  • Atraso no pagamento dos salários de servidores municipais;
  • Dívida previdenciária crescente perante o Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) e Regime Geral (INSS), ocasionado por não pagamento dos encargos sociais e consignações retidas no exercício 2016;
  • Atraso no pagamento de dívidas contraídas em exercícios anteriores junto ao Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) e Regime Geral (INSS);
  • Não repasse às instituições financeiras credoras, dos empréstimos consignados retidos de servidores comprometendo o crédito desses agentes públicos;
  • Descumprimento ao limite de despesas com pessoal;
  • Burla à LRF mascarando a situação de descumprimento ao limite de despesas com pessoal;
  • Greve ou paralisação do funcionalismo municipal;
  • Descumprimento à LRF relacionada à transparência pública (LC 131/2009);
  • Aquisição de itens em elevada quantidade e não comprovação do uso desses itens pelo município;
  • Despesas irregulares com combustíveis (para veículos que não compõem a frota; veículos cujo contrato de locação não prevê a despesa; veículos inoperantes; abastecimento acima da capacidade do veículo);
  • Inventário desatualizado e incompleto impossibilitando o pleno conhecimento e aferição dos bens municipais e respectivos valores, e possibilitando desvio, desaparecimento do patrimônio público;
  • Mau estado de conservação de bens e prédios públicos ocasionado por falta de manutenção;
  • Má conservação da frota de veículos do município e constatação de veículos e bens inservíveis (sucateamento);
  • Elevada contratação temporária de pessoal, apesar dos atrasos no pagamento de servidores efetivos;
  • Terceirização de atividades fim do serviço público;
  • Contratação de mão de obra terceirizada sem que exista o necessário controle por parte do Município;
  • Elevada contratação de serviços, apesar do crescente endividamento e inadimplência junto a servidores e credores;
  • Inexistência de controle interno, notadamente nas áreas de pessoal, patrimônio e almoxarifado, possibilitando desvios, danos ao erário e descaminho do patrimônio público;
  • Desrespeito às normas de direito financeiro e Lei de Responsabilidade Fiscal (Contabilidade Pública não retrata a realidade, falta de transparência e desequilíbrio fiscal);
  • Indícios de direcionamento em licitações;
  • Frota municipal sem documentação dos veículos e documentos vencidos;
  • Pagamento antecipado de serviços contratados, inclusive em obras e serviços de engenharia;
  • Realização de despesas indevidas que não atendem ao interesse público, apesar da situação de endividamento e más condições de funcionamento das áreas de saúde e educação, além de paralisação de serviços essenciais;
  • Superfaturamento em obras e serviços de engenharia (medições superiores às quantidades executadas);
  • Falta de documentação relacionada à regular execução e recebimento de obras e serviços de engenharia, implicando na indefinição dos responsáveis em caso de dano ao erário ou ocorrência de sinistro;
  • Fiscalização de obras por profissionais que não possuem a adequada competência técnica;
  • Má qualidade na execução de obras e serviços de engenharia.
fonte: TCM

Aposentados deliberam por filiação ao Sindsep Caucaia.

Reunidos em assembleia realizada na manhã de hoje, 22 de novembro, os servidores aposentados de Caucaia consolidaram, através de votação, a deliberação de filiação ao quadro de sindicalizados do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Caucaia (Sindsep).

“O momento foi importante para os inativos sentirem-se representados e desta forma a oportunidade de continuação à luta de seus direitos”, disse o vice-presidente do sindicato, Denilano Oliveira.

A organização laboral colocou em pauta ainda a demanda por reajuste dos 4,31% para os professores, a necessidade de pagamento da pecúnia, devida a muitos profissionais, e demais dúvidas e informes do público.

Além disso, os dirigentes convidaram os trabalhadores inativos a visitarem sempre que necessitarem a sede do sindicato, com finalidade de orientações. Além da representação e luta por direitos, o Sindsep oferece aos filiados consulta jurídica; acesso às parcerias do clube de descontos; Informações vinculadas ao IPMC; Projeto Cultural para aposentados; atividades sindicais; entre outras.

Na oportunidade o sindicato convidou também para participarem da I FEIRA ARTESANAL SINDSEP, a realizar-se no Shopping Yandé, na qual informaremos posteriormente data e local.

Abertas as inscrições para a turma II do mestrado do ITA no Ceará.

O mestrado profissional é uma iniciativa do Governo do Ceará, através da Secitece e da Funcap, em parceria com o ITA e a UFC
     

    Estão abertas até o dia 6 de janeiro de 2017 as inscrições para a turma 2 do mestrado profissional MP-Safety do Instituto de Tecnologia da Aeronáutica (ITA), em Fortaleza/CE.

    Ao todo, são 32 vagas destinadas a profissionais com ensino superior completo que atuem ou pretendam atuar no setor de aviação e que almejem sistematizar e ampliar seus conhecimentos relacionados à Segurança de Aviação, à Aeronavegabilidade Continuada, Tecnologia da Informação e Energias Renováveis em nível de Mestrado Profissional.

    O exame de seleção dos candidatos constará de três etapas: avaliação de currículo (feita a partir do recebimento da documentação do candidato e da carta de apresentação pessoal),  prova escrita de inglês e redação em português; e entrevista.

    O mestrado profissional MP-Safety é uma iniciativa do Governo do Ceará, através da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece) e da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), em parceria com o ITA e com a Universidade Federal do Ceará (UFC).

     
    Veja mais aqui

     



23.11.2016    


Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior – Secitece
Emilia Augusta Bedê – Coordenadora de Comunicação – 999949140

terça-feira, 22 de novembro de 2016

Prefeitura de São Luís do Curu, no Ceará, oferta 180 vagas em concurso.

A Prefeitura Municipal de São Luis do Curu, no interior do Ceará, abriu edital de processo seletivo para 180 vagas em cargos de níveis superior e médio. Os salários variam de R$ 880 a R$ 10 mil. O Serctam é a organizadora responsável pelo concurso.
Prefeitura de São Luís do Curu
Incrições:
de 16 a 25 de novembro
Vagas
180
Salário
R$ 880 a R$ 10 mil
Taxa
R$ 60 a R$ 120
 As oportunidades são para atuar na Prefeitura de São Luís do Curu. Do total das oportunidades, 5% são reservadas para pessoas com deficiência.
As vagas de nível superior são para os cargos de assistente social, cirurgião dentista, educador físico, enfermeiro, engenheiro, farmacêutico, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, médico, nutricionista, professor, psicólogo e terapeuta ocupacional.
Para nível médio, as oportunidades são para os cargos de agente administrativo, agente de combate às endemias, auxiliar de farmácia, auxiliar de serviços gerais, digitador, merendeira, motorista, recepcionista e secretário escolar.
A inscrição no concurso devem ser feitas no período de 16 a 25 de novembro pelo site www.serctam.com.br. A taxa varia de R$ 60 a R$ 120.
A banca organizadora ainda não divulgou a data de realizar das provas objetivas. O processo seletivo terá validade de 2 anos e poderá ser prorrogado, uma vez, por igual período.

g1

Ibama multa Cearáportos.

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) embargou a atividade de carga e descarga nos berços 7, 8 e 9 do Porto do Pecém, em São Gonçalo do Amarante, e multou a Companhia de Integração Portuária do Ceará (Cearáportos) em R$ 1.500.500. A empresa, administradora do Porto, utilizou berços os 7 e 8 sem ter licença de operação. Os píers atendem majoritariamente à Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP). Especialista afirma que embargo aumentará congestionamento de navios no Porto.

A proibição dura até a obtenção a licença de operação. Em nota enviada ao O POVO, a Secretaria da Infraestrutura do Estado (Seinfra) informou estar a par do embargo e “buscando entendimento com o órgão para reverter a questão o mais breve possível”.

Resolver o embargo é essencial para não causar prejuízo a empresas que atracam no Porto e para a manutenção do estoque de carvão mineral da CSP, explica Heitor Studart, presidente da Câmara Temática de Logística do Ceará e do Conselho de Infraestrutura da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec).

“O maior prejuízo é o funcionamento normal da CSP. Além disso, vai aumentar e muito o congestionamento no Porto. Até meses atrás (outubro) tinham 20 navios à deriva, porque o Porto estava congestionado”, diz. Studart calcula que, em média, um navio paga US$ 15 mil por dia para ficar parado no Porto e os prejuízos de engarrafamentos podem passar dos US$ 100 mil por empresa.

Segundo ele, os terminais atuais já não atendem mais à demanda do Porto. “A situação tem que ser resolvida para que os berços possam ser utilizados. A tendência é que o Porto se torne um dos maiores hubs (centro de distribuição de contêineres)”.

Expansão
As obras da segunda expansão do Porto estão com cerca de 81% de execução, conforme a Seinfra. As obras incluem pavimentação e ampliação do quebra-mar, previsto para o primeiro semestre de 2017. No projeto está construção de três berços de atracação. Estes serão voltados para operação com carga geral e produtos da CSP. Os berços 7 e 8 estão prontos e o 9 está previsto para junho de 2017.

A expansão inclui ponte de acesso ao quebra-mar e transportadores de correia para operação nos futuros terminais de granéis sólidos. Esta fase apresenta 28% e está prevista para o segundo semestre de 2017. O investimento total da ampliação será em torno de R$ 640 milhões (tesouro Estadual e BNDES).

Procurada, a CSP informou que responderá demanda do O POVO hoje.
o povo