sexta-feira, 7 de dezembro de 2018

Projeto instalará 897 computadores e rede sem fio em todas as unidades da UFC

A Universidade Federal do Ceará iniciará, em 2019, o Projeto WiFi Institucional, que, através de diversas ações, ampliará a infraestrutura de conexão à Internet em todos os seus campi. O valor do investimento a ser aplicado será superior a R$ 1 milhão.
O projeto será iniciado com a instalação de rede wi-fi nas 17 unidades acadêmicas já no ano que vem, em áreas previamente identificadas pelos diretores das unidades. Além disso, foram adquiridos 694 computadores para as unidades, que deverão ser utilizados prioritariamente por alunos em laboratórios de informática (veja quadro abaixo). Outros 203 foram obtidos para as unidades administrativas.
De acordo com o pró-reitor-adjunto de Planejamento e Administração, Augusto Albuquerque, a pró-reitoria empregou, ao longo de 2018, uma série de esforços no sentido de garantir a manutenção de investimentos necessários à melhoria da infraestrutura de tecnologia da informação (TI) da UFC.
"Diante da realidade de escassos recursos de capital, fez-se um intenso trabalho de racionalização e otimização do custeio para que fossem remanejados recursos para o investimento. Após o esforço de reduzir os gastos com custeio, foram feitas gestões com o Ministério da Educação e do Planejamento e Gestão para garantir que este remanejamento fosse concretizado", explicou.
 VELOCIDADE DE CONEXÃO – Além desse projeto, a UFC renovou neste ano um convênio para modernização da infraestrutura de Internet com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), organização social vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.
O acordo expandirá a velocidade de conexão de Internet em toda a Universidade de 2 para 10 gigabits por segundo. O projeto começou a ser implantado em novembro.
No atual convênio, a contrapartida da Universidade envolve a construção de duas casas de passagem para fibras óticas nas entradas principais do Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, além de segurança, eletricidade e cessão e reforma de salas. A RNP, por sua vez, colabora com a compra de novos equipamentos. Os recursos investidos alcançam a cifra de R$ 4 milhões e colocam a UFC em destaque no cenário nacional das universidades brasileiras como um dos pontos estratégicos da Internet no País e de contato com outros continentes.
Veja quantos computadores irão para cada unidade:
Instituto de Educação Física e Esportes - 20
FEAAC - 43
Faculdade de Educação - 26
Campus de Russas - 20
Centro de Tecnologia - 74
Faculdade de Direito - 20
Instituto de Cultura e Arte - 38
Campus de Crateús - 75
Centro de Ciências Agrárias - 39
Centro de Humanidades - 43
Campus de Quixadá - 30
Instituto UFC Virtual - 20
Centro de Ciências - 63
Campus de Sobral - 49
Instituto de Ciências do Mar - 20
FFOE - 39
Faculdade de Medicina - 45
Sistema de Bibliotecas - 30
Fonte: Pró-Reitoria de Planejamento e Administração – fones: 85 3366 7361 e 3366 7362

Abertura do Natal do Renascimento acontece nesta sexta (7) em Caucaia

A Prefeitura de Caucaia, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS), promove nesta sexta-feira (7/12) a solenidade de abertura do “Natal do Renascimento”. Aberto ao público, o evento será realizado na Praça da Matriz, no Centro da Sede.
A programação consta de apresentações da Orquestra Soure, coral de idosos, grupo de dança, apresentações musicais de crianças e alunos da Escola de Ensino Infantil e Ensino Fundamental (EEIEF) Nair Guerra, além da banda Chiquita Braga.
A noite também será marcada pela entrega da chave da cidade ao Papai Noel.
CONFIRA OS HORÁRIOS DAS APRESENTAÇÕES
18 HORAS
Abertura: Orquestra Soure
18H30MIN
Coral Idosos “Depende de Nós”
18H45MIN
Grupo de Dança “Bate o Sino”
19 HORAS
Crianças Tocando Violão
19H15MIN
Alunos de Música da Escola Nair Guerra
19H30MIN
Banda Chiquita Braga
20 HORAS
Entrega da Chave da Cidade ao Papai Noel
Encerramento: Orquestra Soure

Comissão aprova isenção fiscal em alimentos para pessoas com doenças alimentares

Pelo projeto, governo publicará a lista dos alimentos industrializados que terão direito ao benefício

A Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (4) proposta da deputada Brunny (PR-MG) que isenta de tributos os alimentos industrializados direcionados às pessoas com doença celíaca, intolerância à lactose e alergia à proteína do leite de vaca (APLV).
O Projeto de Lei 2797/15 recebeu parecer favorável do deputado Dr. Sinval Malheiros (Pode-SP).
“Como médico gastroenterologista, sou particularmente familiarizado com os desafios que pessoas com alergia ao glúten, à lactose e à proteína do leite da vaca sofrem”, disse Malheiros. E entendo que as iniciativas que visem contribuir com esses grupos sociais devem ser estimuladas, especialmente porque os produtos alimentícios que os atendem são de elevado valor.”
O texto aprovado isenta os alimentos do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), da Contribuição para os Programas de Integração Social e de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PIS/Pasep) e da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins).
A proposta determina que o governo publicará a lista dos alimentos industrializados que terão direito ao benefício fiscal. A relação deverá ser atualizada em janeiro de cada ano.
O texto – que altera a lei que desonerou das contribuições do PIS/Pasep e da Cofins vários setores do mercado (Lei 10.925/04) – assegura ainda às fabricantes dos produtos a utilização dos créditos do IPI relativos às matérias-primas, aos produtos intermediários e ao material de embalagem empregados na industrialização dos alimentos.
Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado agora pelas comissões de Finanças e Tributação; e Constituição e Justiça e de Cidadania.

 http://www2.camara.leg.br

AMT registra 150 pedidos de credenciais para idosos

A Autarquia Municipal de Trânsito de Caucaia (AMT) executou importantes ações durante todo este ano para a melhoria e a segurança da circulação de veículos e pedestres nas vias da cidade. Uma delas foi a liberação de credenciais para idosos.
De janeiro a novembro, o órgão recebeu 150 solicitações do tipo. Além disso, foram registrados 398 indicações de condutores, 91 recursos de autuação, 40 recursos de penalidades, 30 autorizações de fechamentos de ruas, 25 solicitações de credenciais para pessoas com deficiência, 17 solicitações de boletins de ocorrência, 13 pedidos de ressarcimento e oito consultas de Carteira Nacional de Habilitação.
Os bairros do Tabapuá, Tabapuazinho, Conjunto Metropolitano, Parque Albano e Conjunto Nova Metrópole tiveram semáforos e sinalizações horizontais revitalizadas. Já a avenida Contorno Leste, no Conjunto Nova Metrópole, ganhou um semáforo.
O núcleo educativo da AMT ministrou 30 palestras em escolas da rede municipal de ensino e empresas privadas, e promoveu 18 blitz educativas. “As boas atitudes entre condutores e pedestres têm o poder de promover o respeito e a cidadania”, ressalta o presidente da AMT, Carlos Augusto Cavalcante Cunha.
Ações de estruturação também foram realizadas, como a cooperação técnica que municipalizou um trecho da BR-222. Na área de fiscalização, toda a frota de viaturas da AMT foi renovada. A autarquia recebeu cinco carros e oito motos serão entregues ainda este ano.
Outro importante avanço de 2018 foram a instalação da Central da Autarquia Municipal de Trânsito (AMT) no Iandê Shopping Caucaia e a instalação do sistema de  videomonitoramento.

Ministro da Saúde diz que há ‘plano B’ em caso de sobra de vaga no Mais Médicos

O ministro da Saúde, Gilberto Occhi, informou a parlamentares na manhã desta quinta-feira (6) que 123 vagas do Programa Mais Médicos ainda não haviam sido preenchidas, na véspera do fim do prazo de inscrição. Ele disse que o governo tem um “plano B” caso haja desistências de profissionais já inscritos e continue sobrando vaga. O representante do Executivo participou nesta quinta de uma audiência pública na Comissão Mista de Orçamento (CMO).
Occhi explicou que o edital estará aberto até as 23h59 desta sexta-feira (7) e disse esperar que as vagas sejam preenchidas. Se isso não ocorrer, o programa será aberto para médicos brasileiros formados no exterior.
— O profissional tem até 14 de dezembro para se apresentar. Caso isso não aconteça, temos um plano B. Já no dia 17, na segunda-feira, vamos publicar novo edital abrindo oportunidade para brasileiros formados no exterior, estrangeiros e mais os médicos brasileiros com CRM [registro no Conselho Regional de Medicina] — adiantou.
Conforme o ministro, inicialmente foram 35 mil inscritos no programa, dos quais 8.394 escolheram suas cidades. Desses, 3.700 já entraram em contato com as respectivas secretarias municipais de Saúde. O governo está ofertando 8.517 vagas no total em 2.824 municípios.

Adesão

O ministro informou que o governo agiu rápido logo depois que Cuba anunciou a retirada de seus profissionais. Segundo ele, no início não se tinha certeza de uma adesão tão grande na abertura da primeira convocação.
Occhi relatou que o ministério chegou a cogitar o uso dos formados em medicina que fizeram o Fies. Nesse caso, o governo lhes pagaria uma bolsa, além de oferecer proposta para o financiamento ou pagamento da dívida.
— Enquanto ele estivesse prestando o serviço num determinado local, assumiríamos o financiamento que ele deve ao governo e pagaríamos ainda uma bolsa para ele se manter em qualquer cidade brasileira.
O ministro prestou contas ao Congresso sobre indicadores e o desempenho orçamentário do Sistema Único de Saúde (SUS) nos dois primeiros quadrimestres do ano. Essa prestação de contas periódica é uma exigência da Lei Complementar 141, de 2012, que estabelece recursos mínimos a serem aplicados na saúde. Na audiência desta quinta, ele afirmou aos parlamentares que em 2018 haverá aplicação recorde de recursos na saúde.

 https://www12.senado.leg.br/

Última Feira da Agricultura Familiar de Caucaia do ano terá entrega de Selo Orgânico

A Prefeitura promove nesta sexta-feira (7/12) a última Feira da Agricultura Familiar do ano em Caucaia. Será a sexta edição do evento, cujo marco será a solenidade de entrega da Certificação Orgânica pela Secretaria Estadual do Desenvolvimento Agrário (DAS).
O selo vai comprovar que os alimentos comercializados na Feira são orgânicos. Ou seja: foram cultivados sem o uso de defensivos agrícolas (agrotóxicos). Isso agrega valor ao produto e representa melhorias para o agricultor, que pode vender o artigo a preços melhores tanto em Caucaia quanto para outras regiões.
Tanto a Feira quanto a solenidade de certificação acontecerão na praça Fausto Sales, popularmente conhecida como Praça da Câmara por estar em frente à Câmara Municipal, no Centro da Sede.
A Feira reunirá produtores de diversas regiões de Caucaia. Os produtos são vendidos por preços até 50% mais baratos do que os encontrados no mercado regular.

Vagas SINE/IDT de Fortaleza nesta quinta-feira (06/12)

As informações sobre vagas não são dadas por telefone. Todas as oportunidades estão sujeitas à alteração, sendo assim, para saber qual está de acordo com o seu perfil profissional, dirija-se às nossas unidades.
 
Confira a lista com as principais vagas:
 

FORTALEZA
Centro - Rua. Assunção, 699 - Fone :(85) 3101.2775
Aldeota - Av. Santos Dumont, 5015 - Fone :(85) 3101.1660
Antonio Bezerra - Av.Demetrio de Menezes, 3750 - Fone :(85) 3101.2743
Messejana - Av.Jornalista Tomaz Coelho, 408 - Fone :(85) 3101.2138
Parangaba - Av. João Pessoa, 6239 - Fone :(85) 3101.3034
OCUPAÇÕES QTDE.VAGAS
Açougueiro 65
Administrador 04
Advogado 04
Ajudante de carga e descarga de mercadoria 03
Assistente social 04
Auxiliar administrativo 01
Auxiliar de cozinha 01
Auxiliar de manutenção predial 01
Auxiliar de mecânico de autos 03
Cabeleireiro 01
Camareiro de hotel 02
Consultor de vendas 01
Corretor de imóveis 20
Costureira em geral 02
Educador social 04
Engenheiro civil 04
Engenheiro pesquisador (engenharia mecânica) 01
Engenheiro químico 01
Esteticista facial 01
Funileiro de automóveis (reparação) 01
Gerente de logística (armazenagem e distribuição) 01
Gerente de loja e supermercado 01
Instalador de equipamentos de comunicação 05
Lavador de peças 01
Manicure 03
Mecânico de auto em geral 01
Mecânico de automóvel 02
Mecânico de veículos 01
Monitor de sistemas eletrônicos de segurança interno 01
Montador de automóveis 01
Motorista de ambulância 02
Motorista de ônibus urbano 100
Oficial de manutenção predial 01
Operador de empilhadeira 04
Operador de teleatendimento ativo (telemarketing) 10
Padeiro confeiteiro 02
Pedagogo 04
Pedreiro 10
Pintor de automóveis 02
Promotor de vendas 02
Psicólogo social 04
Químico industrial 01
Representante comercial autônomo 01
Segurança de evento 10
Subgerente de restaurante 01
Supervisor de vendas comercial 06
Técnico de manutenção eletrônica 01
Técnico eletrônico 01
Técnico em fibras ópticas 30
Técnico em saúde bucal 01
Tosador de animais domésticos 01
Vendedor pracista 77
Veterinário 02
Vistoriador de alarmes 01
 
PESSOA COM DEFICIÊNCIA
OCUPAÇÕES QTDE.VAGAS
Almoxarife 02
Assistente administrativo 02
Atendente central telemarketing 05
Auxiliar de cobrança 01
Auxiliar de limpeza 02
Auxiliar de linha de produção 02
Caixa de loja 03
Consultor de vendas 04
Copeiro 10
Costureira de máquinas industriais 01
Empacotador, a mão 02
Estoquista 03
Operador de caixa 04
Operador de telemarketing ativo 26
Operador de vendas (lojas) 02
Promotor de vendas 02
Recepcionista atendente 04
Repositor - em supermercados 02
Serralheiro industrial 01
Técnico de enfermagem 04
Telefonista 01
Teleoperador 100
Zelador 04
Zelador de edifício 02

Naumi Amorim decreta medidas de contingenciamento de despesas

“Caucaia tem enfrentado uma crise financeira em razão do comportamento das receitas no Brasil, que fizeram a arrecadação não ter sido a esperada. Além disso, a Lei de Responsabilidade Fiscal define e estabelece limites para despesas”, detalha o prefeito.
 
O decreto suspende ainda a concessão de vantagens, aumento, reajustes ou adequações de remuneração; a criação de cargos ou funções públicas; a contratação de hora extra; a concessão de afastamentos de servidores para realização de capacitações que demandem substituição; a disponibilização de pessoal para outros entes da Federação e a recepção de pessoal de outros poderes com ônus para a Prefeitura.
 
Além disso, estão proibidas/suspensas: a aquisição de imóveis e de veículos automotores; a contratação de consultoria; a assinatura de quaisquer periódicos; a contratação de cursos, seminários, congressos e simpósios; e o fornecimento de passagens aéreas, hospedagem e apoio estrutural.
 
Secretários e gestores municipais também terão de reduzir despesas de pessoal e de custeio em relação a combustíveis, lubrificantes, aquisição de material de consumo/serviços, água, esgoto, energia elétrica, telefonia fixa, telefonia móvel e Internet.
 
As despesas com programas, projetos e atividades consideradas essenciais ou indispensáveis, no entanto, não serão afetadas pelo contingenciamento. “As medidas deverão ser implementadas sem prejuízo da qualidade dos serviços prestados à população, diretamente ou por meio de entidades parceiras, devendo ter como prioridade os gastos mais expressivos de cada unidade”, diz o documento.