terça-feira, 2 de julho de 2019

60 vagas para segurança e outras 64 oportunidades no Sine Municipal hoje


Cento e vinte e quatro vagas estão sendo ofertadas nesta terça-feira (2/7) pelo Sine Municipal de Caucaia. A ocupação com maior número de oportunidades é a de segurança de evento (60).
As demais são: auxiliar de limpeza (11), consultor de vendas (10), motorista carreteiro (10), fiscal de piso (5), cozinheiro geral (3), auxiliar de cozinha (3), ajudante de cozinha (2), vigilante (2), técnico de manutenção elétrica (2) e atendente de buffet (2).
E ainda: analista de desenvolvimento de sistemas (1), cortador de roupas (1), eletricista de instalações de veículos (1), engenheiro de manutenção elétrica (1), gerente de infraestrutura de tecnologia (1), governanta de hotelaria (1), laboratorista de concreto (1), magarefe (1), maqueiro de hospital (1), mecânico de máquinas pesadas (1), operador de patrol (1) e técnico de edificações (1).
Todas as vagas são para quem já tem cadastro no órgão e experiência com comprovação. Interessados devem comparecer à sede Secretaria Municipal do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Setem), órgão ao qual o Sine é vinculado e que fica no Centro de Caucaia.
É necessário apresentar os originais da Carteira de Trabalho ou RG e CPF.
SERVIÇO
SINE MUNICIPAL
ONDE:
rua Coronel João Licínio, nº 517, no Centro, das 8 horas às 14 horas.

Servidores públicos serão obrigados a bater ponto eletrônico

Os servidores públicos federais de todo o Brasil serão obrigados a bater o ponto por meio eletrônico. A exigência vai atingir 410 mil funcionários de um total de 580 mil servidores do Executivo que estão efetivamente trabalhando no governo federal. O processo de implantação do controle de frequência eletrônico para todos os servidores deve durar 12 meses e vai pôr fim em definitivo ao controle do ponto que é feito ainda em papel em boa parte dos órgãos do Executivo – em muitos casos, de forma precária.
Ficarão de fora do controle de frequência os 146 mil professores das universidades públicas federais, que já eram dispensados de bater ponto, de acordo com norma anterior que não foi alterada. Funcionários em cargos de chefia, com função comissionada (DAS) de número 4 a 6, ocupados por funcionários do alto escalão do governo, como secretários, também não estarão sujeitos ao ponto.
“Hoje, o controle da jornada dos funcionários é precário. O governo não consegue fiscalizar o cumprimento das horas obrigatórias de trabalho com eficiência. Há três tipos de jornada: cinco, seis e oito horas diárias dependendo da atividade. O governo avalia que, com o novo modelo, será mais fácil identificar as infrações e apurar as responsabilidades”, diz o secretário de Gestão e Desempenho de Pessoal do Ministério da Economia, Wagner Lenhart.
O uso do ponto eletrônico é uma cobrança do Tribunal de Conta da União (TCU) para universidades federais e hospitais universitários, para substituir o ponto manual, considerado falho e ultrapassado. “Essa área ficou parada no tempo. Temos de avançar para o ambiente digital”, diz Lenhart. “Vai ficar mais difícil burlar.” Se o servidor não justificar uma eventual ausência, o dia será cortado no salário, assim como ocorre na iniciativa privada.
O controle poderá ser feito por computador, pela digital ou até mesmo por meio de um aplicativo instalado no celular. O controle começa nesta segunda-feira para os servidores da Advocacia-Geral da União, Agência Nacional do Cinema (Ancine) e Universidade Federal do Tocantins (UFT).
Para Lenhart, o sistema dá flexibilidade para uso de uma série de alternativas de controle. Essa é uma vantagem para uma estrutura complexa como a do governo federal, que conta com servidores em diferentes atividades, muitos deles fazendo serviço em campo e sem comparecer na sua unidade de trabalho, como os fiscais.
O chefe do servidor terá de homologar as marcações. Mas o secretário avalia que o número de servidores nas áreas de recursos humanos vai cair “tremendamente” com o modelo eletrônico. As informações do ponto serão transferidas automaticamente para a folha de pagamentos do governo federal.
O Serpro, a empresa de processamento de dados do governo, criou o Sistema de Registro de Frequência (Sisref) para ser usado por todos os órgãos da administração direta, autarquias e fundações a um custo único de R$ 80 mil por mês para todos os servidores do Executivo.
Os órgãos que já usam controle eletrônico, contratado por empresas da iniciativa privada, após o vencimento do contrato, terão de migrar o ponto para o sistema do governo federal.
Os próximos órgãos a usarem o sistema serão a Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco), Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), Ministério da Economia e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
O sistema de controle eletrônico da jornada de trabalho dos servidores públicos federais vai dar a opção do uso do ponto pelo aplicativo do celular, com a marcação geográfica. O georreferenciamento permitirá identificar se o servidor marcou a hora de chegada e saída no seu local de trabalho. Essa é uma alternativa de controle de ponto que já é utilizada pelas empresas da iniciativa privada.
Alguns servidores vão ter marcação direta nos computadores, outros poderão fazer por leitura digital. Com o controle eletrônico, o governo vai montar o banco de horas dos servidores públicos, modelo adotado na iniciativa privada.
As horas além da jornada poderão ser compensadas com folgas. Mas a jornada maior terá de ser autorizada pela chefia, e não por vontade própria do funcionário. Hoje, esse tipo de negociação ocorre de maneira informal. O governo não paga horas extras.
Para o secretário de Gestão e Desempenho de Pessoal do Ministério da Economia, Wagner Lenhart, o registro do ponto eletrônico é uma garantia também para o trabalhador. “É uma segurança também tanto para o servidor quanto para a administração”, diz.
Para ele, chegou a hora da transformação do governo para o ambiente digital. “É uma área em que precisamos nos reinventar se quisermos atender às demandas da sociedade”, avalia.
O governo também está preparando um plano de reestruturação de carreiras, que ainda não está pronto. As mudanças, de acordo com o secretário, vão mudar a qualidade dos serviços prestados à população. O plano pode incluir uma redução dos salários dos novos servidores para equipará-los aos da iniciativa privada. A ideia é elevar a distância entre salários de entrada e de fim de carreira dos servidores, diminuindo os salários do inicio de carreira.

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Rodovia Estadual que dá acesso a Jericoacoara está em situação precária

Parte de uma das principais vias de acesso a Jericoacoara, a CE-085, passa por problemas estruturais. Em alguns trechos, como no Km 60, para conseguir trafegar, o motorista precisa reduzir drasticamente a velocidade e redobrar a atenção em razão da grande quantidade de buracos. No entanto, os problemas começam bem antes. No Km 15 da rodovia estadual, no município de Caucaia, os buracos já se fazem presentes.
"É como andar em um rally. A gente fica jogando o carro de um lado para o outro para tentar não cair nessas crateras, mas chega uma hora que é impossível, tem buraco que corta a pista toda", reclama o caminhoneiro Artur Gaspar. Ele conta que trafega toda semana pelo local que, segundo analisa, "é um dos piores trechos do Estado".
As queixas são generalizadas. "Isso aqui é uma vergonha", critica o autônomo Mateus Bruno. "Não tenho coragem nem de chamar de rodovia, mais parece uma estrada carroçável", complementa.
Além dos buracos, os condutores enfrentam pedras soltas e muita poeira. "Está difícil passar por aqui", classifica Pedro Kaio Duarte. Ele trabalha fazendo fretes e mudanças. No mês passado, recorda, teve que trocar o para-brisa do caminhão que fora atingido por uma pedra. A má conservação da CE impacta diretamente no bolso dos motoristas. "Quebra tudo! Já perdi mola, suspensão; é um prejuízo atrás do outro. E não escapa ninguém: carro, moto, caminhão, quem passa por aqui tem que rezar para chegar até o fim da viagem sem nenhum prejuízo", garante o taxista José Gusmão. Ele, inclusive, já sentiu os danos para além do material. Gusmão perdeu um amigo, morto após capotar o veículo que dirigia na CE-085. "O carro caiu no buraco e capotou. Ele quebrou o pescoço e morreu no local", lamenta.
Alta estação
O fluxo na Rodovia fica ainda mais intenso neste período de alta estação. Milhares de turistas se deslocam até Jericoacoara, um dos principais roteiros turísticos do Nordeste, a fim de aproveitar as férias. Para chegar até lá, no entanto, é preciso cautela e muita paciência, sobretudo aos que não têm familiaridade com o trajeto.
"Estou vindo do Pernambuco. Passamos uns dias em Quixadá, um fim de semana em Fortaleza e agora vamos seguir para Jeri. Durante esses centenas de quilômetros que já rodamos, esse é um dos que requer mais atenção. Tem uns buracos bem grandes", descreve o advogado Paulo Martins Sá, que vai visitar, com a família, a badalada vila pela primeira vez. "Dizem que a praia de lá é paradisíaca, espero que seja mesmo, para compensar todo esse trajeto cansativo e cheio de buracos", acredita.
Melhorias
Numa tentativa de solucionar esse problema, o Governo do Estado anunciou investimento de R$ 153 milhões para recuperação de quase 1.646 km de rodovias estaduais.
Em alguns pontos, as obras já tiveram início. Serão, ao todo, recuperados 57 trechos. Dentre eles, a CE-085. Nos pontos mais críticos da Rodovia, a malha asfáltica será completamente refeita. No último fim de semana, operários e máquinas já trabalhavam no local. Além de ser rota de acesso a Jericoacoara, a via liga também a Capital cearense a outras praias bastante procuradas pelos turistas, como a de Flecheiras.
O governador Camilo Santana pontuou que obras já licitadas estão divididas em cinco lotes. "A meu pedido todas vão começar ao mesmo tempo. Importante dizer que não se trata de tapa-buraco. São trechos que serão recuperados e sinalizados para deixar com conforto e qualidade o tráfego dos passageiros nessas rodovias", disse. O prazo de execução será de seis meses.

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Quadrilhas disputarão título de campeonato e prêmio em dinheiro

O III Chitão de Caucaia vai representar um grande incentivo pras quadrilhas juninas locais. As vencedoras do campeonato que acontecerá nos três dias de festa ganharão, além do título de melhor agremiação do município, prêmios que, somados, chegam a R$ 20 mil.
As 13 quadrilhas vão competir em duas categorias: infantil e adulto. As três melhores colocadas em cada uma receberão prêmios em dinheiro de R$ 5 mil, R$ 3 mil e R$ 2 mil para o primeiro, segundo e terceiro lugares, respectivamente. O anúncio das campeãs acontecerá no último dia de Chitão (domingo, dia 7).
Além do festival de quadrilhas, o III Chitão de Caucaia já conta com 11 atrações confirmadas para animar o público com muito forró: Maiara e Maraísa, Felipão, Forró Real, Luís Marcelo e Gabriel, Vicente Nery, Aldair Playboy, Facó e Rhuan, Matheus Bill, Johnny Lima, Eric Land e Adauto Filho.
Os shows acontecerão todos os dias, sempre após as competições das quadrilhas, por volta das 22h30min. Haverá ainda espaço para exposição e comercialização de artesanato de produtores caucaienses, além das tradicionais barracas de comidas típicas desta época do ano.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO

5 DE JULHO (SEXTA)

Quadrilha Cumadre Chiquinha (Infantil)
Quadrilha Sertão Junino
Quadrilha Terra do Sol
Quadrilha Amor Junino
Quadrilha Asa Branca
Johnny Lima
Vicente Nery
Luís Marcelo e Gabriel

6 DE JULHO (SÁBADO)
Quadrilha Luar Junino (Infantil)
Quadrilha Cumade Zú
Quadrilha Rubens Vaz
Quadrilha Vozes e Artes
Quadrilha Brilho da Lua
Matheus Bill
Felipão
Maiara Maraísa
Facó e Rhuan

7 DE JULHO (DOMINGO)
Quadrilha Filhos do Sol (Infantil)
Quadrilha Junina Girassol
Quadrilha Santa Terezinha
Adauto Filho
Eric Land
Aldair Playboy
Forró Real

SERVIÇO

III CHITÃO DE CAUCAIA
QUANDO: de 5 a 7 de julho, sempre a partir das 18 horas.
ONDE: rua Santa Helena, nº 2.585, no Parque Soledade.

Senado pode votar projeto que obriga preso a ressarcir gastos com prisão

Pode ser votado na próxima semana, em Plenário, projeto que obriga o preso a ressarcir os gastos do Estado com sua manutenção. O PLS 580/2015 chegou a entrar na pauta do Plenário em maio, mas voltou à Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), onde foi aprovado com alterações.
O pedido foi feito pelo senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP). O receio de alguns parlamentares era de que a imposição do pagamento levasse o apenado a trabalhos forçados ou piorasse a situação dos condenados endividados na sua reintegração, já que poderiam estar com dívidas elevadas.
Na CDH, o projeto, do senador Waldemir Moka (PMDB-MS), foi aprovado com parecer favorável da senadora Soraya Thronicke (PSL-MS). Ela apresentou um substitutivo com várias mudanças.
Uma delas garante que a ausência de uma sentença definitiva impeça os ressarcimentos. Nesses casos, as quantias recebidas pelo Estado serão depositadas judicialmente e deverão ser revertidas para o pagamento das despesas de manutenção somente no caso de condenação final. Em caso de absolvição, os valores depositados serão devolvidos ao preso.

Descontos e prazos

A versão aprovada na CDH também traz um teto no desconto das despesas com a manutenção do preso, caso ele não tenha condições de arcar com todos os custos. Nestas situações, o abatimento será fixado em até um quarto da remuneração recebida por ele. Também buscando atender detentos sem condições financeiras, a relatora sugere a suspensão da exigibilidade do débito por até cinco anos, para que haja tempo de mudança na condição econômica do devedor.
A parlamentar declarou estar ciente de que nem sempre o Estado terá condições de prover oportunidades de trabalho para os encarcerados. Nestes casos, não será exigido que o detento sem recursos financeiros arque com os custos de sua manutenção. O texto também estabelece que o preso que tiver condições financeiras, mas se recusar a pagar ou a trabalhar, será inscrito na dívida ativa da Fazenda Pública.

Outros textos

Também está na pauta a proposta de emenda à Constituição (PEC) da proteção de dados, para a votação em primeiro turno. A (PEC 17/2019) insere a proteção de dados pessoais de brasileiros e estrangeiros residentes no país, inclusive os disponíveis em meios digitais, no rol de garantias individuais estabelecido pela Constituição de 1988.
Já a PEC 57/2016, que simplifica a burocracia fiscal e tributária em municípios de pequeno porte, está pronta para ser votada em segundo turno. A proposta busca simplificar as exigências fiscais e tributárias dirigidas a microempresas e empresas de pequeno porte, especialmente em municípios menores.
O Plenário pode voltar a discutir o projeto que permite o saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) por trabalhadores que pedem demissão. O PLS 392/2016, da senadora Rose de Freitas (MDB-ES), esteve na pauta no fim de 2018, mas não foi votado.

Prefeitura inicia operação tapa buracos; 5.600m³ de asfalto serão aplicados

A Prefeitura de Caucaia, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), iniciou nesta segunda-feira (1º/7) a primeira etapa da operação tapa buracos. Ao todo, serão aplicados 5.600 metros cúbicos de asfalto, com investimento de R$ 5,3 milhões em recursos próprios.
Neste primeiro momento, os bairros beneficiados são Centro, Araturi, Metrópole, Jurema, Parque Guadalajara, Nova Metrópole e Arianópolis. Conforme o titular da Seinfra, Eudes Holanda, as intervenções são emergenciais “para aliar os transtornos por conta dos buracos devido à quadra chuvosa deste ano.”
Para isso, duas equipes estão executando a operação nos sete bairros. A previsão da Secretaria de Infraestrutura é de que esta primeira etapa seja concluída ainda esta semana.
Essa é mais uma frente de trabalho que a Prefeitura coloca em campo para melhorar as condições da malha viária de Caucaia. Outra está atuando desde a última quinta-feira (28/6) em outras 19 localidades do município.
Com recursos da Caixa Econômica Federal da ordem de R$ 15,5 milhões, 120 ruas e avenidas receberão asfalto novo. Além disso, o prefeito Naumi Amorim autoriza hoje o início imediato das primeiras obras do Avança Caucaia, um programa de infraestrutura integrada financiado pelo Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) que vai requalificar mais de 500 ruas do município.

Comissão quer solução para adaptar veículos de fretamento e turismo

As demandas e problemas enfrentados pelos proprietários de veículos de fretamento e turismo foram debatidas, na tarde desta segunda-feira (01/07), pela Comissão de Viação, Transporte e Desenvolvimento Urbano (CVTDU) da Assembleia Legislativa do Estado.
A audiência pública foi solicitada pelo deputado Delegado Cavalcante (PSL). Ele informou que um dos encaminhamentos será entrar em contato com o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia para que identifique empresas no Ceará que possam ser creditadas para fazer as modificações nos veículos de fretamento e turismo, já que o Ceará está sem empresas creditadas para esse serviço, o que vem causando muitos transtornos aos proprietários desses veículos. Pra atender norma do Detran, esses veículos têm que modificar portas e quantidade de  cadeiras.
O parlamentar enfatizou que há um grande número de desempregados e que o Estado não deveria impor dificuldades para o trabalho dos proprietários de veículos de fretamento e turismo. “O estado precisa do trabalhador para gerar emprego e imposto também”, concluiu.
O procurador do Detran, Daniel Sousa Paiva, explicou que a ausência de uma empresa creditada para fazer modificações nos veículos está causando insatisfação, mas essa questão não é da alçada do Detran e sim do Inmetro. Ele sugeriu que a comissão envie um ofício ao instituto para que indique uma empresa apta a fazer esse serviço no Estado. 
O superintendente do Instituto de Pesos e Medidas, João Marcelo Facundo, confirmou que, atualmente, o Ceará não tem oficinas com creditadas e que é preciso que, antes de tudo, o dono da oficina tenha interesse em oferecer o serviço e que seja reconhecida pelo Inmetro. 
Os proprietários de veículos de fretamento e turismo foram representados por Ivo Lima Ferreira, Jackson Dandão e Francisco Luiz Aquino. Eles relataram as dificuldades enfrentadas por eles, com destaque para a falta de empresas no Ceará para fazer modificações nos veículos. Essa situação, segundo ele, obriga os proprietários a usar o serviço de outros estados, aumentando muito os custos. 
Os valores das multas também foram criticados e os critérios de aplicação das multas foram questionados. Também foi denunciado que o Detran vem atuando em carros sem identificação e com abordagens agressivas nas estradas, fechando os carros e colocando os motoristas e passageiros em risco. 
O especialista em processo administrativo em trânsito e transporte, Carlos Eduardo, confirmou que há casos em que as multas têm critérios bastante questionáveis e que é possível que muitas sejam anuladas por causa disso. Ele também afirmou que a legislação determina que os veículos de fiscalização do Detran têm que ser caracterizados.
O presidente da Associação dos Motoristas de Fretamento do Estado do Ceará, Francisco de Assis Menezes, explicou que já houve reuniões com o governo, o Detran e a Arce, mas nunca foi apresentada uma solução. Ele também cobrou que o Estado disponibilize uma linha de crédito para os motorista comprarem carros novos com juros mais baixos.  
Também participaram da audiência pública o deputado, Nezinho Farias (PDT); o representante da Agência Reguladora do Estado do Ceará, Rinaldo Azevedo Cavalcante; da Federação dos Transportes Completamentares, Augustinho Clécio; do Sindocato do Fretamento Estado do Ceará, Anderson Veras.
JM/CG

Prefeito autoriza início do Avança Caucaia, maior programa de obras da história

O prefeito Naumi Amorim autorizou nesta segunda-feira (1º/7) o início imediato do Avança Caucaia, o maior programa de obras da história do município e um dos mais grandiosos do Ceará. Com isso, 16 quilômetros de 11 ruas da Grande Jurema serão totalmente requalificados só neste primeiro momento.
A Ordem de Serviço foi assinada em solenidade na avenida Dom Almeida Lustosa. A via é uma das principais da Jurema e também receberá intervenções de drenagem, pavimentação e sinalização. “Fizemos os projetos e fomos a Brasília articulados politicamente. Foram várias reuniões, o pessoal do CAF [Banco de Desenvolvimento da América Latina, o financiador do programa] veio a Caucaia e hoje a cidade comemora. As obras começam a sair do papel”, comemorou o prefeito.
Com o Avança Caucaia, mais de 500 ruas receberão asfalto novo e os três principais distritos do município (Sede, Litoral e Jurema) serão interligados. “Nós estamos falando de um novo jeito de a cidade se locomover. Vamos resolver problemas históricos e colocar em prática uma nova política de mobilidade”, pontuou o coordenador do programa, Fábio Mota.
Um dos principais articuladores do Avança Caucaia em Brasília, o deputado federal Domingos Neto afirmou que o programa “vai levar uma moderna infraestrutura para toda a cidade. É uma vitória do prefeito Naumi Amorim que vai gerar emprego e renda, e fico feliz por também fazer parte desta história.”
Representando o ex-senador Eunício Oliveira, outro grande apoiador do programa em Brasília para Caucaia aprovar o financiamento, o controlador e ouvidor do Ceará, Aloísio Carvalho, acredita num novo início para Caucaia. “Não é todo projeto desta magnitude que consegue ser aprovado no CAF. E Caucaia conseguiu.”
NÚMEROS DO AVANÇA CAUCAIA
4.000 empregos gerados
1.000 microempreendedores individuais capacitados
5 novas praças
1 Centro Social de Eventos
Ecopontos
Mais de 500 vias pavimentadas
88 quilômetros de vias e áreas urbanizadas
49 quilômetros de rotas de ônibus requalificadas
18 quilômetros de vias estruturantes implantadas ligando Jurema, Sede e Litoral
Ponte
Viaduto
Lagoas urbanizadas
Sistema de videomonitoramento
Sistema de iluminação pública
Requalificação do Centro Histórico