quinta-feira, 6 de fevereiro de 2020

Órgão Especial aprova remoção de seis juízes de comarcas do Interior

Por unanimidade, o Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) aprovou, na sessão desta quinta-feira (06/02), a remoção de seis juízes de comarcas do Interior. A reunião foi conduzida pelo presidente da Corte, desembargador Washington Araújo.
REMOÇÕES DOS JUÍZES
André Arruda Veras, titular da Vara Única de Farias Brito, para Vara Única da Comarca de Assaré;
Judson Pereira Spindola Júnior, da Vara Única de Milagres, para Vara Única de Caririaçu;
Diogo Altorbelli Silva de Freitas, da Vara Única de Alto Santo, para Vara Única de Tabuleiro do Norte;
Maurício Hoette, da Vara Única de Barro, para Vara Única da Comarca de Missão Velha;
Caio Lima Barroso, titular da Vara Única de Pentecoste, para Vara Única da Comarca de Caridade;
Lucas Medeiros de Lima, da Vara Única de Chorozinho, para Vara Única da Comarca de Redenção.
O QUE SIGNIFICA
Há duas formas de movimentação na carreira de juiz: promoção e remoção, conforme determina a Lei Orgânica da Magistratura Nacional (Loman). Remoção é a transferência do juiz para comarca na mesma entrância, enquanto a promoção é para comarca de entrância diferente.
ENTRÂNCIA
Termo utilizado para classificar as comarcas, conforme critérios de número de processos, população e importância dos municípios (se são metrópole ou do interior).

tjce

Prefeito entrega segundo lote de papéis da casa nesta sexta (7)

O prefeito Naumi Amorim entrega nesta sexta-feira (7/2) mais um lote de papéis da casa a famílias de vulnerabilidade de Caucaia. A ação ocorrerá no bairro Marechal Rondon (na Grande Jurema), às 16 horas.  
O programa de emissão de documentos beneficia famílias de baixa renda, garantindo aos moradores a titularidade dos imóveis. 
Nesta primeira fase, estão sendo contempladas famílias dos bairros Parazinho, São Miguel, Parque Albano, Picuí, Parque Leblon, Itambé I, Itambé II e Boa Vista. Moradores do Potira II e do Potira III já foram contemplados.
SERVIÇO
ENTREGA DO PAPEL DA CASA 
QUANDO:
 6 de fevereiro, às 16 horas.
ONDE: rua Santa Terezinha – Marechal Rondon (em frente à Paróquia Santa Terezinha).
Assessoria de Comunicação
(85) 3342.4410
ascom@caucaia.ce.gov.br

Comissão de Saúde participa de reunião em busca de solução para Hospital Batista

A Comissão de Seguridade Social e Saúde da Assembleia Legislativa do Ceará participou de reunião nesta quinta-feira (06/02) na sede do Ministério Público do Estado do Ceará para discutir e buscar soluções para a situação do Hospital Batista, em Fortaleza, que teve convênio com a Prefeitura Municipal descontinuado.

Além de parlamentares, na reunião estavam presentes representantes da Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Estadual da Saúde, gabinete do prefeito Roberto Cláudio, Comissão de Saúde da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-CE) e do Hospital Batista. 

A deputada Dra. Silvana (PL), presidente da Comissão de Saúde da AL, apontou a inquietação do Colegiado com a interrupção do convênio com o hospital, pois a unidade realizava cirurgias de grande porte e a indisponibilidade dos leitos agrava a situação de saúde do Estado e da Capital.

O deputado Heitor Férrer (SD) ressaltou que, nos últimos 20 anos, pelo menos 31 unidades hospitalares fecharam as portas no Ceará. Para ele, é necessário buscar saídas, de forma legal, para a continuação da parceria e do repasse de verbas para a unidade. 

A deputada Fernanda Pessoa (PSDB) reiterou que a preocupação dos parlamentares é com a saúde pública do Estado, uma vez que não existem leitos para todos, e o fechamento dos 107 leitos do Hospital Batista causa ainda mais prejuízo para a população. 

Para o deputado Queiroz Filho (PDT), há a necessidade de buscar soluções para a situação, uma vez que há pendências com certidões necessárias para a realização do convênio, observando a legalidade do processo.

A Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza, representada pelo assessor jurídico Saulo Porto, afirmou ser de interesse da gestão continuar com a parceria  e a prestação de serviços à população. 

No entanto, citou que a legislação e os processos públicos exigem o atendimento de diversos requisitos pelas prestadoras de serviços de saúde e o Hospital Batista não possuía, por exemplo, certidões de regularidade fiscal no momento da realização do contrato. Segundo ele, a gestão municipal não tinha segurança jurídica para a realização do contrato e o repasse de recursos. 

A promotora de justiça de Defesa da Saúde no Ministério Público do Estado do Ceará, Isabel Porto, ao ouvir os diversos representantes, avaliou que o Hospital Batista não pode insistir em ser contratualizado junto ao município porque não tem as certificações necessárias de acordo com a legislação. 

“A legalidade é uma imposição que não pode ser desrespeitada”, reiterou, apontando a necessidade de não colocar nenhum gestor ou mesmo os parlamentares, que também têm a função de fiscalização, em risco. Assim, a promotora indicou a necessidade de avaliar outros caminhos para a unidade hospitalar e os leitos de atendimento público. 

O diretor do Hospital Batista, Isaac Coelho, reconheceu que a unidade não tem as certificações indicadas, apontando que o convênio com o município é anterior às exigências apresentadas no momento da continuidade da parceria. Ele ressaltou ainda o trabalho continuado e importante que a unidade tem em parceria com o Sistema Único de Saúde (SUS). 

Segundo o gestor, a unidade continua a funcionar com convênios com cooperativas, realizando pequenas cirurgias e por meio de doações individuais, mas teria capacidade de atender e produzir de forma mais ampla. 

O representante do gabinete do prefeito Roberto Cláudio, Pedro Rocha, disse que um novo convênio entre o município e o Hospital não pode ser realizado, pois a unidade, além de outras pendências, possui dívidas com a seguridade social. 

Para ele, um caminho possível a curto prazo para não sucatear o Hospital, seria a realização de uma parceria civil com uma das 22 unidades de saúde regularmente conveniadas ao município, que receberia um aporte da gestão.  

Durante a reunião, foram apontadas questões legais, técnicas e o impacto das propostas apresentadas como solução a curto e médio prazo para a situação, para avaliação dos representantes do Hospital. 
SA/CG

Prefeito assina protocolo para início de programa que transforma lixo em dinheiro

O prefeito Naumi Amorim assinou nesta quinta-feira (6/2) o protocolo de cooperação de parceria entre a gestão municipal e empresas para agregar à entrega de recicláveis no ecoponto do Cumbuco um bônus remunerável aos participantes.
A partir de agora, a entrega de materiais representará dinheiro numa conta digital. “Os benefícios para população são inúmeros. A iniciativa inspira as pessoas a não descartarem lixo nas ruas. Temos que começar a educar as comunidades para o descarte correto do lixo. E esse exemplo vai servir até para outras cidades”, disse Naumi.
Secretário municipal do Turismo e Cultura, Paulo Guerra ressaltou a importância do marco para o fomento do turismo na orla. “Estamos transformando lixo em valor agregado, em dinheiro e sensibilizando a população para dar destino correto aos resíduos. Esse é um dos mais importantes programas que implantamos em Caucaia.”
Para participar do sistema de bonificação, é preciso efetuar cadastro no Ecoponto [que representa a criação de uma conta digital]. É possível acompanhar a pontuação e consultar o saldo pela Internet (ecolimp.online). Conforme a quantidade de recicláveis, os bônus são transferidos para a conta do participante e convertidos em moeda no cartão, que poderá ser utilizado em todo estabelecimento que trabalha com a rede Mastecard. Também é possível sacar o dinheiro em caixas 24 horas.
Igor Joaçaba, CEO do Winds For Future, destacou o Cumbuco como um grande laboratório de boas práticas e exemplo para outros lugares. “É uma ferramenta que fará a diferença para todos, com resíduos que se transformarão em renda para muita gente.”
Conforme Taynaah Reis, presidente da empresa que vai gerir o sistema de créditos, “essa é uma oportunidade para as pessoas terem uma conta digital e acesso a todos serviços bancários sem taxas de manutenção, com o usuário ainda ganhando o cartão. Nosso objetivo é fomentar a economia local através deste recurso financeiro, transformando lixo em oportunidade e recursos.”
Empresário do setor de gastronomia e entretenimento do Cumbuco, Inácio Ribeiro classificou a ideia como boa “porque contribui para deixar a praia limpa”. “Todos os colaboradores estão contribuindo para o projeto dar certo. Para nós, que trabalhamos aqui, é muito representativo porque até nossos custos diminuem com o sistema.”
Francisca Celia Pereira Souza, moradora do Cumbuco, fez a primeira entrega de recicláveis hoje. Ela acredita que é válido incentivar a população a dar um destino correto aos resíduos. “Sempre separava meu lixo em casa e doava para os catadores. Agora trouxe garrafa, latinha, plásticos e ficarei vindo aqui deixar meus recicláveis.”

Assessoria de Comunicação
(85) 3342.4410
ascom@caucaia.ce.gov.br

Vai ao Plenário estabilidade de emprego a quem recebe guarda de criança adotada

A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) aprovou nesta quarta-feira (5) um projeto de lei que garante estabilidade de cinco meses no emprego para quem ficar com a guarda de criança adotada em caso de falecimento da adotante (PLS 796/2015 — Complementar). Logo depois da votação, a CCJ aceitou o pedido de urgência para a matéria, que pode ser votada pelo Plenário ainda hoje.
A proposta altera a Lei Complementar 146/2016 para assegurar estabilidade à trabalhadora que adota uma criança ou a quem fica com a guarda em caso de falecimento da adotante. De autoria do senador Roberto Rocha (PSDB-MA), o texto recebeu parecer favorável da senadora Daniella Ribeiro (PP-PB).
A relatora, no entanto, apresentou um substitutivo (texto alternativo à proposta original), porque a estabilidade já foi assegurada à adotante na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), por meio da Lei 13.509/2017. Mas a senadora deixou assegurado, no texto, o mesmo direito a quem ficar com a guarda da criança adotada em caso de morte da trabalhadora adotante, o que ainda não está previsto expressamente na legislação em vigor.
Ao dar o seu voto, Daniella destacou que a lei brasileira reconhece os filhos adotivos com direito ao mesmo tratamento daqueles que ostentam ligação biológica com os seus genitores, sendo vedado qualquer tratamento discriminatório em desfavor de crianças e adolescentes em função da natureza do vínculo que os liga aos seus pais e mães.
“A extensão da citada estabilidade para quem obtiver a guarda de filho adotivo de genitora falecida é medida indispensável para que o menor possa se adaptar ao novo lar, ainda mais na triste situação de morte prematura daquela que, por um ato de amor, o acolheu”, defende a senadora.
O projeto já tinha sido aprovado na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) e chegou a ser enviado ao Plenário. Porém, a pedido do senador Veneziano Vital do Rêgo (PSB-PB), foi enviado para análise da CCJ.

Fonte: Agência Senado

Sine Municipal tem 123 vagas de emprego nesta quinta (6)

O Sine Municipal de Caucaia dispõe nesta quinta-feira (6/2) de 123 vagas de emprego em empresas parceiras. Treze delas são destinadas exclusivamente a pessoas com deficiência.
As funções com mais oportunidades são as de vendedor pracista, representante comercial autônomo e auxiliar de cozinha – cada uma com 20 oportunidades.
As empresas exigem experiência para todas as vagas. Em alguns casos, no entanto, não há a necessidade de comprovação.
Interessados devem dirigir-se à sede da Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Setem), órgão ao qual o Sine de Caucaia é vinculado. É obrigatória a apresentação de CPF/RG e Carteira de Trabalho.
Não são aceitas candidaturas por e-mail. Somente de forma presencial.
Confira.
Vendedor pracista: 20 vagas.
Representante comercial autônomo: 20 vagas.
Auxiliar de cozinha: 20 vagas.
Garçom: 15 vagas.
Recepcionista atendente: 15 vagas.
Jardineiro: 7 vagas.
Auxiliar de limpeza: 6 vagas, todas para pessoas com deficiência.
Cobrador de transporte coletivo: 5 vagas, todas para pessoas com deficiência.
Consultor de vendas: 3 vagas.
Auxiliar administrativo: 1 vaga, para pessoa com deficiência.
Açougueiro: 1 vaga.
Carpinteiro: 1 vaga, para pessoa com deficiência.
Cozinheiro geral: 1 vaga, para pessoa com deficiência.
Gerente de loja de supermercado: 1 vaga.
Motorista carreteiro: 1 vaga.
Oficial de serviços gerais: 1 vaga.
Padeiro: 1 vaga.
Pedreiro: 1 vaga, para pessoa com deficiência.
Sinaleiro (guindastes e equipamentos similares): 1 vaga.
Servente de obras: 1 vaga, para pessoa com deficiência.
Técnico em borracha: 1 vaga.
SERVIÇO
SINE MUNICIPAL
ONDE:
 rua Coronel João Licínio, nº 517, no Centro.
QUANDO: de segunda a sexta-feira, das 8 horas às 14 horas.
TELEFONE: (85) 3342.0706.
Assessoria de Comunicação
(85) 3342.4410
ascom@caucaia.ce.gov.br

Começam a tramitar na AL quatro projetos de parlamentares

Com a abertura dos trabalhos da sessão plenária desta quinta-feira (06/02), começaram a tramitar na Assembleia Legislativa quatro projetos de parlamentares, sendo três de lei e um de indicação.
De autoria do deputado João Jaime (DEM), o projeto de lei 16/20 denomina de professor Francisco Salgueiro Filho o trecho da CE-201, que liga o distrito de Aranaú, no município de Acaraú, à localidade de Preá, em Jijoca de Jericoacoara.
O projeto 17/20, do deputado Vitor Valim (Pros), dispõe sobre o abandono afetivo de idosos no Estado. O objetivo é unificar as legislações que tratam do assunto e suas respectivas sanções, com o fim de tornar mais clara para sociedade que tal prática constitui crime punível com pena privativa de liberdade.
Já o 18/20, do deputado Apóstolo Luiz Henrique (PP), institui o Dia Estadual de Combate e Conscientização ao Sedentarismo no Calendário Oficial de Eventos do Estado.
O deputado Vitor Valim é autor também do projeto de indicação 12/20, que trata da instalação de câmeras de monitoramento em asilos públicos no âmbito do Ceará.
Depois da leitura no Plenário, as matérias seguem para análise da Procuradoria da AL. Em seguida, para as comissões técnicas da Casa. Se aprovadas, serão encaminhadas para votação em Plenário. No caso de projetos de indicação, por se tratar de sugestão, cabe ao Governo, se acatar, enviar as propostas em forma de mensagem para apreciação da Casa.
PE

Hospital Municipal mais do que triplica procedimentos após melhorias

Principal equipamento da rede pública de saúde de Caucaia, o Hospital Municipal Dr. Abelardo Gadelha da Rocha passou nos últimos três anos por diversas intervenções estruturais e implementação de novas rotinas e projetos que já resultam em melhorias nos índices da unidade.
Em comparação com 2016, o ano passado apresentou aumento de 210% no total de procedimentos realizados. Foram 1.575.910 registros em 2019 e 508.262 quatro anos atrás. “Desde janeiro de 2017, nós investimos de maneira intensiva, reformamos, ampliamos, abrimos leitos, contratamos profissionais, alteramos rotinas... E a população sentiu a melhora no atendimento”, afirma o prefeito Naumi Amorim.
A reforma eletro-hidráulica do setor de traumatologia e a ampliação do setor de emergência e do espaço administrativo estão entre as melhorias implementadas pela atual gestão. Além disso, houve a aquisição de aparelho de raio-x e a abertura de 26 leitos, aumentando a quantidade para 114.
Os próximos planos de reestruturação do Municipal serão a criação de mais dez leitos de UTI, a aquisição de mais equipamentos para as duas novas salas de cirurgia e a criação de leitos de retaguarda. “Queremos aumentar não só os leitos, mas ampliar ainda mais as cirurgias eletivas”, revela o secretário municipal de Saúde, Moacir Soares.
A diretora do Hospital atribui o aumento dos procedimentos ao amplo investimento feito pela Prefeitura em profissionais. “Principalmente na categoria médica. Eram somente dois médicos para toda a unidade. Temos hoje de oito a nove médicos por dia. A presença destes médicos aumentou a credibilidade da população nos serviços oferecidos pelo Hospital. Hoje, todo caucaiense sabe que quando chegar aqui terá médico para ser atendido”, finaliza a gestora, enfermeira Ademária Timóteo.
Entre diversos tipos de procedimentos realizados pelo Hospital de Urgência e Emergência, a administração de medicamentos foi o mais registrado em 2019, com um total de 944.591 procedimentos. Em seguida, os exames laboratoriais, com 399.767 exames realizados.
Em 2016, a administração de medicamentos em pacientes também foi o procedimento mais registrado, mas com uma quantidade bem menor do que em 2019: apenas 233.843. Em seguida, aparecem os exames laboratoriais - com 89.852 procedimentos realizados.
Assessoria de Comunicação
(85) 3342.4410
ascom@caucaia.ce.gov.br