Em virtude da pandemia de Covid-19, os profissionais da assistência e do apoio hospitalar enfrentam desafios e precisam encontrar força ao lidar com casos suspeitos e confirmados da doença. Para cuidar da saúde mental, os colaboradores estão recebendo atendimentos especiais nas unidades de saúde. Em Sobral, no Hospital Regional Norte (HRN), da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), administrado pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), foi dado início, na modalidade presencial, o atendimento aos servidores que necessitam de suporte psicológico.
A ação é uma realização do Serviço de Psicologia e do Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) com o apoio da direção do HRN, administrado pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH).
Para ter acesso ao serviço, é necessário entrar em contato com o SESMT para mais informações e fornecimento de dados, como nome e telefone, para que a equipe de psicologia possa realizar os agendamentos. “O momento em que vivemos é de mudanças e adaptações. Diante dessa situação, a saúde mental do trabalhador da área de saúde é bastante afetada. O Serviço de Psicologia vem observando as demandas e angústias dos profissionais e entende que o bem-estar do profissional está relacionado diretamente à sua saúde e atuação junto aos pacientes”, explica a coordenadora da psicologia do HRN, Raíza Ribeiro.
Segundo ela, a maior parte dos profissionais que procuraram o serviço tem demandas relativas à pandemia, medos e angústias relacionadas à própria saúde, família e assistência.
Atendimento online no HGWA
Já no Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara (HGWA), em Fortaleza, os atendimentos psicológicos para os colaboradores estão sendo realizados, além da forma presencial, por meio de videochamadas. O intuito é chegar naquele profissional que está em casa, que não pode comparecer aos atendimentos presenciais ou que se sente mais à vontade nesta modalidade.
A coordenadora do serviço de psicologia do HGWA, Flora Corrêa Guimarães, destaca a importância de procurar ajuda de um profissional da área, principalmente em um momento como esse que estamos vivendo, em meio à pandemia. “O objetivo é acolher esses profissionais que podem estar se sentindo angustiados. São pessoas que estão atravessadas pela pandemia e, no contexto hospitalar, isso acaba se intensificando ainda mais”, afirma. “A ideia é que possamos pensar junto com esses colaboradores, em estratégias de enfrentamento e cuidado para conseguir suportar, do ponto de vista emocional, o enfrentamento desse contexto”, detalha.
Para receber o atendimento telepresencial, sempre às segundas-feiras, das 14h às 19h30, basta realizar o agendamento prévio a partir do telefone do SESMT. “O profissional que tiver interesse e não tiver disponibilidade para vir pessoalmente, pode procurar o atendimento online e fazer, inclusive, dentro de casa. Sejam aqueles que estão afastados pela Covid ou não estão no hospital nesta data. Os atendimentos são em torno de uma hora, por meio de videochamada, via WhatsApp”, ressalta Flora.