terça-feira, 27 de outubro de 2015

Polícia apreende quase 14 kg de material explosivo em Caucaia

Uma área de 30 a 50 metros poderia ser destruída pelo material, utilizado comumente na mineração e demolição de rochas, conforme o esquadrão antibomba do Gate.

Uma carga de 13,7 kg de artefatos explosivos industrializados foi apreendida na tarde desta terça-feira, 27, em uma fazenda no distrito de Mingaú, em Caucaia, 15,8 km de Fortaleza. O material foi removido da área pelo esquadrão antibomba do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) e será levado para um depósito, na CE-065. Os explosivos têm capacidade de destruir uma área de 30 a 50 metros.
Segundo o explosivista Ricardo Silva, do Gate, um homem encontrou o material em uma fazenda abandonada e acionou a Polícia Militar. Os policiais do 12º Batalhão de Polícia Militar (BPM) constataram que o material era explosivo e isolou o perímetro da área até a chegada do esquadrão antibomba, por volta das 17 horas.

"Esse material é muito utilizado na mineração para fazer a demolição de rochas, mas muitas quadrilhas usam para explodir bancos no Interior", explica o explosivista. A remoção do material segue o procedimento do Gate, e os explosivos serão destruídos após autorização da 10ª Região Militar.

                       

Ao todo, foram apreendidos três cartuchos de emulsão explosiva (dinamite), 300 metros de cordel detonante, 41 unidades de cargas booster pentolite - cada uma pesando cerca de 150 gramas. “Quando o material explosivo é achado, ele deve ser removidos ou destruído no local. Como neste caso não havia detonador, ele será destruído em um local mais seguro", frisa o cabo Silva.
Redação O POVO Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário