terça-feira, 6 de outubro de 2015

Secretaria Executiva da CZPE visita empresas da ZPE Ceará

O presidente da Companhia Administradora da Zona de Processamento de Exportação do Ceará  (ZPE Ceará), Mario Lima Júnior; o secretário de Assuntos Internacionais do Governo do Estado do Ceará, Antonio Balhmann; e os diretores administrativo-financeiro, Ubiratan Teixeira, e comercial da estatal, Roberto de Castro, receberam nesta terça-feira (6), a secretária Executiva do Conselho das Zonas de Processamento de Exportação (CZPE) do Ministério de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Thaíse Dutra; o coordenador de Análise de Projetos do CZPE do MDIC, Delphino Pires; o superintendente da Receita Federal do Brasil, João Batista Filho; e o inspetor chefe da Receita Federal do Pecém, Eilson Medeiros.

A comitiva viajou a Pecém para visitar as empresas que estão em processo de instalação na ZPE Ceará: CSP (Companhia Siderúrgica do Pecém), Vale Pecém, White Martins e Phoenix. A visita da secretaria Thaíse Dutra surgiu da necessidade de modernizar a regulamentação da legislação vigente, para expandir novos recintos alfandegados na área da ZPE Ceará. Na ocasião os participantes fizeram ainda sobrevoo na área do Porto do Pecém e das empresas do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP).

A ZPE Ceará está agora trabalhando para as adequações necessárias para o início da operação das indústrias, em regime de 24 horas, previsto para o primeiro trimestre de 2016. A ZPE é uma área de livre comércio com o Exterior, destinada à instalação de empresas voltadas para a produção de bens a serem comercializados no exterior. Hoje, 80% do que for produzido na área da estatal devem ser destinados para a exportação e 20% para o mercado interno. A ZPE Ceará possui uma área total de 4.271,4 hectares, dos quais 571,9 hectares já estão alfandegados.

Segundo Mário Lima, o Governo do Estado está agora trabalhando na viabilização do segundo recinto alfandegado da ZPE Ceará, que antes deve passar por uma regulamentação para que o Estado possa fazer o trabalho de captação de novas indústrias. "Há muitos investimentos a serem atraídos para a área da ZPE Ceará, principalmente dos setores calçadista, de granito e da agroindústria voltados para a exportação. A nossa intenção é instalar entre 20 e 30 indústrias nessa nova área", explica.


06.10.2015

Assessoria de Imprensa da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) Ceará
Hervelt César
hervelt@gmail.com   / (85) 3195-2500

Ciro Câmara
Gestor de Célula / Secretarias
ciro.camara@casacivil.ce.gov.br

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br / (85) 3466.4898

Nenhum comentário:

Postar um comentário