terça-feira, 10 de dezembro de 2024

Evandro e Naumi, prefeitos eleitos de Fortaleza e Caucaia, serão diplomados no dia 19

 

Os prefeitos eleitos de Fortaleza, Evandro Leitão (PT), e Caucaia, Naumi Amorim (PSD), serão diplomados no dia 19 de dezembro. A diplomação corresponde ao ato em que a Justiça Eleitoral atesta quem são os eleitos, com a entrega do diploma devidamente assinado. Enquanto o futuro gestor da Capital vai ser diplomado na sede do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), às 17h, Naumi tem seu diploma eleitoral assinado às 10h, na Câmara Municipal de Caucaia. O dia 19, conforme o TRE-CE, foi o prazo estabelecido pela Justiça Eleitoral para que os eleitos se diplomem.

Fortaleza e Caucaia são as duas maiores cidades do Ceará, e duas das mais importantes do Estado. Nos dois municípios – únicos cearenses com possibilidade de segundo turno -, venceram o pleito candidatos de oposição aos atuais gestores. Na capital, Evandro venceu o prefeito José Sarto (PDT), que tentou a reeleição, mas não chegou ao segundo turno. Já na cidade da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), Naumi foi eleito como opositor a Vitor Valim (PSB), atual prefeito que, apesar de poder, não concorreu à reeleição. O atual gestor apoiou Catanho (PT) no processo eleitoral.

O documento, como explica o TRE-CE, certifica a legitimidade do eleito para que ele possa se empossar no cargo. O diploma reconhece ainda a sua legitimidade para representar a população da circunscrição eleitoral pela qual se elegeu. Para a emissão dos diplomas, a Justiça Eleitoral do Estado utiliza um programa desenvolvido pela Seção de Soluções Corporativas (Sesco), o sistema “diplomas”, responsável pela emissão de forma parametrizada dos diplomas eleitorais dos candidatos eleitos e dos suplentes a partir das Eleições de 2006.

https://www.opiniaoce.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário