
Nesta terça-feira (18), a equipe do Parque Estadual Botânico do Ceará (PEBCE) – Unidade de Conservação (UC) estadual gerida pela Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema) – esteve presente na Escola Indígena Narcísio Ferreira Matos, localizada em Caucaia, para promover uma ação de educação ambiental com alunos do ensino fundamental.
A atividade teve como foco a conscientização sobre a importância das árvores nativas e da arborização para o planeta. A palestra foi marcada por uma abordagem divertida e interativa, premiando os alunos que respondessem corretamente às questões sobre o tema discutido. Além da conversa educativa, os estudantes participaram de um plantio de mudas de espécies como ipês, ibiritiba e oiti, que foram plantadas em toda a área de lazer da escola, contribuindo para a preservação ambiental e o embelezamento do local.
De acordo com o gestor da UC, George Feijão, cerca de 40 alunos participaram da atividade, que integra o projeto Botânico Itinerante 2025. Esta iniciativa visa percorrer escolas e instituições, levando ações de educação ambiental e de conscientização sobre a importância da preservação do meio ambiente.
“O projeto é uma das várias ações do Parque Botânico, que segue seu compromisso de promover a educação ambiental e engajar a comunidade local na proteção dos recursos naturais”, destacou George Feijão.
A próxima ação do projeto Botânico Itinerante acontecerá, na quinta-feira (20), na Escola Indígena Tapeba Capoeira.
Sobre o Parque Estadual Botânico do Ceará
O Parque Estadual Botânico do Ceará está localizado em Caucaia, Região Metropolitana de Fortaleza, e foi criado pelo Decreto Estadual nº 24.216, de 9 de setembro de 1996, com o objetivo de preservar a flora, a fauna e assegurar o equilíbrio de uma teia litorânea formada por Mata de Tabuleiro, de Caatinga, de Mata Atlântica, de Cerrado e de Manguezal.
Com uma área de 190 hectares, o Parque possui um Museu do Meio Ambiente; Orquidário; Meliponário; Viveiro de mudas; Banco de sementes e Horto de Plantas Medicinais. Além de trilhas ecológicas; áreas para piqueniques e um espelho d’água, que convida à contemplação da natureza e meditação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário