quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Censo 2010: população cearense cresce em ritmo menos acelerado

Os dados do Ceará no Censo 2010 publicados nesta quarta-feira (16) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram uma nova dinâmica da população cearense. O número de habitantes em domicílios cresceu em ritmo menor, principalmente nos perímetros urbanos. A queda no número de habitantes da zona rural também diminuiu em comparação aos anos anteriores.

Na comparação entre Censo 1991 e o Censo 2000, a taxa de crescimento foi de 1,7%. Já na comparação do Censo 2000 e o Censo de 2010, esse crescimento foi menor, de 1,3%, o que revela um ritmo menos acelerado do aumento de habitantes no Estado.

No que diz respeito ao crescimento da população urbana, essa tendência de diminuição de ritmo se confirmou ainda mais com cerca 1,5 pontos percentuais a menos com relação às pesquisas anteriores. Contrariando essa tendência, o ritmo do êxodo de habitantes da zona rural caiu de 0,46% para 0,05%, o que mostra que um número menor de pessoas deixando o interior.

Mais de 8 milhões
O Ceará continua como o 8º estado mais populoso do Brasil com 8,4 milhões de habitantes, assim como Fortaleza continua como a 4ª capital mais populosa do País, segundo dados do IBGE. Mulheres são maioria.
Em 10 anos, o Estado ganhou um pouco mais de um milhão de habitantes (1.020.784), já Fortaleza cresceu em 12% em relação ao último Censo, realizado no ano 2000. Atualmente, a capital cearense conta com 2.452.185 habitantes, ficando atrás apenas de São paulo, Rio de Janeiro e Salvador.

Homem x Mulher
A população cearense é composta em sua maioria por mulheres. Elas compreendem por 51,3% da população total. Este número foi pouco alterado, já que em 2000, segundo o Censo, era de 51,2%. Assim como no Estado, o número de homens em Fortaleza também é menor: 48,7% do total de habitantes.
Com base nos dados do Censo Demográfico 2010, a razão de sexo, indicador que relaciona o número de homens ao número de mulheres numa determinada população, indica que havia 96 homens para cada 100 mulheres no País.

Situação domiciliar
Quanto à situação domiciliar, o Censo 2010 diz que 75,5% dos habitantes do Estado estão em área urbana e apenas 24,9% em área rural. Em comparação com o Censo 2000, essa proporção foi levemente alterada. Na última pesquisa, o Ceará tinha 71,5% de sua população total residindo em área urbana e 28,5% em área rural.

Idade
O grupo de pessoas com idade entre 25 a 39 anos é o mais populoso do Ceará. Dos 2.452.185 habitantes do Estado, 23,4% fazem parte desse grupo. Já o grupo de crianças entre 0 e 5 anos de idade é o menor. São 9,2% no Estado e 8,3% em Fortaleza.

Cor e Raça
O município de Fortaleza tem 61,8% de sua população composta por pessoas pretas e pardas, segundo dados IBGE em parceria com o Laboratório de Análises Econômicas, Históricas Sociais e Estatísticas das Relações Públicas (Laeser). De acordo com o IBGE, os pretos e partos fazem parte dos cinco grupos de “Cor ou Raça” que compõem a população brasileira junto com brancos, amarelos e indígenas.

Maranguape festeja 160 anos

Maranguape. Apesar de muita coisa ter mudado desde que o português Joaquim Lopes de Abreu chegara à serrana Maranguape, elevando-a à categoria de Vila em 17 de novembro de 1851 (emancipada posteriormente em 1869), esta cidade ainda conserva em seu cotidiano um clima pacato de tranquila cidade do interior, onde grande parte dos moradores ainda se conhece e é chamada pelo nome ou apelido. São 160 anos de história, filhos notórios, disputas políticas, sonhos, clima agradável e de uma gente cada vez mais hospitaleira.

O português também erguera a primeira capela da cidade, Nossa Senhora da Penha, a padroeira de 113.561 habitantes, segundo o censo IBGE 2010. A cidade também vive sob a proteção de outro Padroeiro, São Sebastião, uma peculiaridade do Município cearense que mantém viva a chama da religiosidade em seus mais diversos aspectos, preferências ou devotos.

Mães de filhos ilustres como Capistrano de Abreu, o historiador; cel. Joaquim José de Sousa Sombra, o primeiro intendente; cel. Afro Campos, intendente por duas vezes; Jaime Benévolo, um dos proclamadores da República; cel. Manuel de Paula Cavalcante, primeiro prefeito; e Paulo Campos Telles, também ex-prefeito.

De gente como o Jurandir dos Reis, o Mamão, que considera a serra como o melhor lugar de Maranguape, a terra que jamais deixaria por outra, pois é lugar muito bom de viver, trabalhar, bons amigos e filhos, como o historiador Capistrano de Abreu e o humorista Chico Anysio. Jornaleiro, há mais de 19 anos levando a informação do Ceará e do mundo, disse que a matéria veiculada no Diário do Nordeste que "falava de um show que Manassés faria na vizinha Guaramiranga" foi umas das inúmeras sobre nossa gente que ele teve prazer em ler e ajudar a noticiar, orgulhando-se do famoso conterrâneo e de sua profissão. Localizada há quase 30km da Capital, seus acessos se dão pela CE-065 (Fortaleza a Palmácia) e CE-455 (canindé) e limita-se ao Norte, com Caucaia e Maracanaú; ao Sul, Caridade, Palmácia e Guaiúba; ao Leste, Guaiúba, Maracanaú e Pacatuba; e ao Oeste, Pentecoste e Caridade. De quase todos os pontos, avista-se a serra, sua vegetação de mata atlântica. Lugar onde ainda sente-se o ar puro, com verde dominante nas ruas e praças e moradores em contato direto com a natureza. Outro privilégio são as cascatas e bicas de águas naturais, disponíveis também em clubes como o Cascatinha Clube de Serra e o Museu da Cachaça Complexo Y-Park, da Ypióca.

Em seu patrimônio histórico e cultural, ainda é preservada a sua história por meio dos prédios, do artesanato, do bordado, do festival do feijão verde e trovadores no Distrito de Cachoeira, da Vaquejada em Itapebussu (65 anos) e do tradicional Festival Nacional do Humor. Destaque também para o pré-carnaval e o desfile cívico de 7 de Setembro, que a cada edição recebem mais visitantes e crescem consideravelmente; e para o Maranguape Futebol Clube, o "Gavião da Serra", que com apenas 14 anos vem marcando o seu território no campeonato cearense.

Alvorada festiva

Com uma vasta programação que vai até o dia 30, destaca-se a sessão solene em homenagem aos 160 anos de Maranguape realizada na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará na última segunda-feira; celebração na Pça. Capistrano de Abreu com show da Irmã Kátia de Jesus, ontem; grande festa na Pça. Capistrano de Abreu com shows das Bandas Lagosta Bronzeada, Sirano e Sirino (filhos da terra) entre outros hoje; a tradicional alvorada com a Banda Municipal pelas ruas do centro no amanhecer de amanhã, o "Dia D", e neste mesmo dia o show da irmã Kelly Patrícia, e a outorga da Medalha Capistrano de Abreu ao empresário Fernando Cirino Gurgel, ao padre Moacir Cordeiro Leite e ao professor José Maria Fialho, no Teatro Municipal Dr. Pedro Gomes de Matos, na noite do dia 24, e o desfile da Moda Maranguape no dia 25, uma mostra da diversidade cultural e religiosa bastante presente no Município.

Ainda, o Dia da Consciência Negra, tributo ao compositor Nonato Costa, lançamento de livros, recital com a Banda de Música Maestro João Inácio da Fonseca, oficinas artísticas, entre outras atividades.

Ciclismo

Encerrando as atividades, o passeio ciclístico "Pela paz no trânsito", na noite do dia 30, com saída em frente ao Teatro Municipal. Deve contar com a participação de José Lito Soares Moura, maranguapense filho do Distrito da Lagoa do Juvenal, campeão brasileiro de mountain bike 2010 e há 11 anos consecutivos campeão cearense.

José Lito considera o ciclismo o esporte mais completo, que melhor prepara um cidadão, onde o atleta não faz uso de álcool e cigarro, preservando a sua saúde. Seus filhos seguem os seus passos, cidadãos preparados pelo esporte. Ele parabeniza Maranguape, diz que é uma cidade boa de morar, sua serra favorece a prática do mountain bike feita até com colegas de Fortaleza que vem treinar aqui, em contato com a natureza. Pode-se contemplar a cidade lá de cima. "Me orgulho de subir ao pódio com a bandeira desta cidade, mas, Maranguape precisa investir mais no ciclismo, já que os praticantes têm vida dedicada ao trabalho, ao esporte e à saúde", finalizou José Lito.

População

113,5 mil habitantes possui o município de Maranguape, de acordo com o censo IBGE 2010. A cidade fica localizada na Região Metropolitana de Fortaleza, a 30Km da Capital.

MAIS INFORMAÇÕES
Prefeitura de Maranguape
Centro Adm. Gov. Virgílio Távora, Praça Senador Almir Pinto 217, Centro 61940-000. Telefone: (85) 3369.9103

Reencontro nos 100 anos de Crateús

Crateús. União e reencontro de seus filhos foram a tônica das comemorações do dia 15 de novembro, dia em que este Município completou 100 anos. Crateuenses que residem no Município acolheram os conterrâneos que vieram de vários outros centros e Estados para prestigiar o centenário de sua terra natal. Cada um, à sua maneira, externou o seu amor pela sua cidade. Uns não vinham há muito tempo ao Município, outros sempre estão presentes à terrinha, outros nunca saíram. Uns exercem cargos importantes, outros levam uma vida simples, anônima. Diferenças à parte, um ponto os une: o amor à cidade.

A festa começou cedo com a alvorada festiva, despertando a população para a importância do dia. A missa solene, na Catedral do Senhor do Bonfim, celebrada pelo padre João Batista, pároco da Paróquia de mesmo nome, entrelaçou crateuenses e visitantes. O padre ao final chamou a atenção para a importância do amor à cidade por todos os crateuenses, "sejam de qualquer classe social todos são filhos de Crateús e amam a cidade, que o padroeiro Senhor do Bonfim una todos em torno do amor e progresso da cidade". Ainda na missa, o vice-prefeito, Mauro Soares, destacou a dedicação e trabalho dos antepassados ao longo desses 100 anos, especialmente dos ex-prefeitos. "Durante todos estes anos muitos homens e mulheres de bem dedicaram seu tempo trabalhando em nome de Crateús, relembro aqui os governantes deste Município, que deixaram a sua marca e lutaram pelo seu desenvolvimento. A todos, o nosso reconhecimento", destacou.

Lionete Camerino, a única mulher que governou o Município (1977/1983), estava emocionada e destacou o crescimento da cidade. "A minha emoção é imensa por estar aqui celebrando esse momento histórico da minha terra natal e sou grata por ter sido prefeita e ter contribuído com o progresso de Crateús. Governei com amor e dedicação". Presente também às comemorações do centenário o ex-deputado Antônio dos Santos, filho de Crateús. Representou Crateús na Assembleia Legislativa por cinco mandatos consecutivos e na Câmara Federal em duas legislaturas. Destacou a sua emoção em cantar o Hino ao Senhor do Bonfim e o Hino de Crateús. Para a professora Rosa Moraes, que educou em escolas da cidade muitos crateuenses que são destaque no cenário nacional, "este é um momento valioso. Recordando o passado encontramos muitas razões para nos entusiasmarmos. Crateús cresce a passos largos e me anima muito a vinda do Campus da UFC". Possuidor do título de Cidadão Crateuense e quando deputado autor do projeto de lei que incluiu Crateús como campo de atuação da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf), o prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa, também prestigiou o aniversário.

Após a missa, desfile cívico-militar, em frente à Catedral. À noite a Prefeitura homenageou ilustres crateuenses com a Comenda do Centenário e encerrando o Festival Sanfona, Música do Mundo com Ítalo e Reno e Elba Ramalho.

terça-feira, 15 de novembro de 2011

TSE divulga edital com vagas para os níveis médio e superior

Foi divulgado o edital do concurso público para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nesta segunda-feira (14). De acordo com a Consulplan, organizadora das provas, a seleção visa preencher cadastro de reserva em 15 áreas diferentes.
Para candidatos de nível superior há oportunidades para Analista Judiciário nas áreas: Administrativa, Administrativa-Contabilidade, Administrativa-Pedagogia, Análise de Sistemas, Arquivologia, Biblioteconomia, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Estatística, Psicologia e Judiciária. Já para o nível médio nível, há vagas de Técnico Judiciário nas áreas Administrativa e Programação de Sistemas.
A remuneração é de R$ 6.611,39 para os cargos de nível superior e de R$ 4.052,39, para os de nível médio. As inscrições serão abertas no próximo dia 30 e devem ser encerradas no dia 22 de dezembro.
As provas serão aplicadas em 12 de fevereiro somente em Brasília-DF. O concurso terá validade de dois anos após a divulgação do resultado.

Posto de Saúde do Tabapuá

Vagas em Caucaia.

CAUCAIA
(85) 3101.3378

Açougueiro desossador    2 vagas
Ajudante de carga e descarga   10 vagas
Ajudante de lavador de veículos   1 vaga
Ajudante de motorista     20 vagas
Ajudante de oleiro     1 vaga
Ajustador mecânico de manutenção  1 vaga
Almoxarife       1 vaga
Auxiliar almoxarife     2 vagas
Auxiliar de vendas     1 vaga
Balanceador/alinhador automotivo   1 vaga
Carpinteiro      1 vaga
Carpinteiro de formas     10 vagas
Caseiro       1 vaga
Chapeiro       1 vaga
Costureira (o) de máquinas industriais  5 vagas
Costureira (o) tecido plano e pespontadeira  2 vagas
Cozinheiro geral      1 vaga
Empregada doméstica nos serviços gerais  1 vaga
Estofador (a) de móveis    5 vagas
Frentista       3 vagas
Garçom/Garçonete     6 vagas
Impressor serigráfico     1 vaga
Lavador de veículos     1 vaga
Marceneiro       5 vagas
Mecânico automotivo     1 vaga
Mecânico de manutenção de máquina industrial  1 vaga
Mecânico em ar condicionado automotivo  1 vaga
Motoboy       1 vaga
Motorista de caminhão     3 vagas
Motorista particular     1 vaga
Operador de caldeira     2 vagas
Operador de guindaste    1 vaga
Pedreiro       40 vagas
Pizzaiolo       1 vaga
Salgadeiro (a)      1 vaga
Supervisor comercial     1 vaga
Sushiman       1 vaga
Técnico em contabilidade    1 vaga
Técnico em PCP      1 vaga
Vendedor de plano de saúde    5 vagas
Vendedor de serviços     15 vagas
Vendedor pracista     31 vagas
Vendedor externo     15 vagas
Vendedor planos funerários    5 vagas
Vendedor pracista     1 vaga

Terreno para construção da refinaria na localidade de Matões, em Caucaia, deve ser entregue à Petrobras até o fim do mês

O Governo do Estado do Ceará está preparando a escritura de um terreno de 1.930 hectares, localizado no Complexo do Pecém, a ser entregue à Petrobras para a construção refinaria da Premium II, disse ao Diário do Nordeste Online o procurador-geral do Estado, Fernando Oliveira.

A entrega de um terreno é uma das principais responsabilidades do Estado no projeto da refinaria. O investimento é da Petrobras, mas o Palácio da Abolição precisa ceder a área e uma série de outros pontos, como infraestrutura e apoio institucional. De acordo com o procurador-geral, a entrega da escritura deve ser feita até o fim do mês de novembro

De acordo ainda com o procurador, somente um lote de terra está com a desapropriação pendente, mas este fato não é entrave para a Petrobras receber o terreno e dar início às primeiras intervenções no terreno, como terraplanagem.

Aceleração do cronograma
Uma audiência entre o governador Cid Gomes e a presidente Dilma Rouseff está marcada para as 15 horas da próxima quinta-feira (17), em Brasília. Na ocasião o governador deve pedir apoio para acelerar o cronograma da refinaria Premium II, a ser instalada em uma área do Complexo do Pecém, exatamente na localidade de Matões, em Caucaia.

Era previsão da Petrobras dar início às primeiras intervenções no terreno logo no terceiro trimestre deste ano - entre julho e setembro. A área, no entanto, passou por uma série de problemas, como a reivindicação de ser um terreno indígena, por parte da etnia anacé. Neste processo a Fundação Nacional do Índio (Funai) montou um grupo de trabalho para estudar o local, mas a conclusão do levantamento também atrasou.

A previsão da Petrobras é que a refinaria comece a operar em 2017, produzindo 300 mil barris de petróleo ao dia.

Carreta tomba em Caucaia.

Uma carreta tombou nesta terça-feira (15) no quilômetro 26, da BR-222, em Caucaia, Região Metropolitana de Fortaleza. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), ninguém ficou ferido.

O trânsito ficou lento no local. A PRF já acionou um guincho para remover o veículo e liberar a passagem de caminhões e carretas. Para quem vai no sentido interior-capital, o desvio deve ser feito no km 30, na localidade de Primavera, rumo à rodovia estruturante.

Eleições em Caucaia poderão ter 2º turno

O Município de Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza, é o segundo maior do Estado em número de eleitores, perdendo apenas para a Capital. Atualmente conta com 182.571 eleitores e se chegar a 200.001 nas eleições do próximo ano, viabiliza a possibilidade de eleições em dois turnos de votação, se nenhum dos candidatos a prefeito obtiver mais de 50% da preferência do eleitorado no pleito de 7 de outubro.

O Supremo Tribunal Federal (STF) suspendeu, recentemente, o dispositivo da Lei que obriga a impressão do voto nas eleições de 2014, por conta de uma Ação Direta de Inconstitucionalidade proposta pela Procuradoria Geral da República. Advogados cearenses divergem de opinião quanto à decisão.

Ainda em relação à eleição municipal, a legislação eleitoral brasileira estabelece a realização de um segundo turno de votação nas eleições para prefeito, nos municípios com mais de 200 mil eleitores, se um dos concorrentes não conseguir mais de 50% dos votos. No Ceará, além de Fortaleza com 1.570.557 eleitores apenas Caucaia pode chegar a 200 mil eleitores no próximo ano. O terceiro maior colégio eleitoral, Juazeiro do Norte, só conta com 157.981 eleitores.

Para Caucaia chegar a 200 mil eleitores faltam apenas 17.430 inscrições, segundo informações obtidas no portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), tendo como referência o mês de outubro, vez que a atualização do quantitativo de eleitores é feita mensalmente. As inscrições e transferências poderão ser feitas até o dia cinco de maio. Após o cruzamento das informações, para excluir os títulos em duplicata, a Justiça Eleitoral fornece o quantitativo de eleitores a votar.

Quanto a evolução do eleitorado os dados do TSE indicam que para as eleições municipais (prefeito e vereador) o volume de inscrições e transferências sempre é maior que para as eleições gerais, ou seja, para deputado, governador, senador e presidente da República.

Levantamento feito pelo Diário do Nordeste no portal do TSE indica que, de outubro de 2003 a junho de 2004, o quantitativo de eleitores de Caucaia passou de 125.629 para 139.340 eleitores, sendo o crescimento de 13.711 inscrições. Quatro anos depois, de outubro de 2007 a junho de 2008, o crescimento foi menor, sendo da ordem de 9.355 porque em outubro de 2007 tinha 157.899 eleitores e em junho de 2008 contava com 167.254 eleitores.

Como de outubro de 2009 a junho de 2010 o crescimento foi de apenas 6.375 eleitores, é possível que para as eleições do próximo ano o índice de crescimento do eleitorado de Caucaia volte a crescer, já que se trata de eleições municipais.

Ainda segundo os dados disponíveis na página do TSE, o terceiro maior colégio eleitoral é Juazeiro do Norte, tendo computado 157.981 eleitores em outubro. Em seguida, vem Maracanaú, com 137.197 eleitores; Sobral, com 125.197; Crato, com 82.984; Itapipoca, com 78.251; Maranguape, com 68.044 eleitores; Iguatu, com 68.028; Crateús, com 55.834; Morada Nova, com 55.288 e Quixadá, com 53.834 eleitores.

Impressão
A Procuradoria Geral da República foi ao Supremo Tribunal Federal para impedir a impressão do voto, após o eleitor utilizar a urna eletrônica, alegando que haveria a quebra do sigilo do voto se houvesse a sua impressão. Alguns advogados que militam na área do Eleitoral no Ceará, divergem da decisão do Supremo, como é o caso de Irapuan Camurça e Janine Accioly que são a favor da decisão e Djalma Pinto que é contra.

Colisão deixa uma pessoa presa em ferragens na CE-085, em Caucaia

Uma colisão deixou uma pessoa presa nas ferragens de um veículo após colisão na manhã desta terça-feira (15) no cruzamento da CE-085 com CE-090, no município de Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza.

De acordo com a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), este foi o único acidente durante este feriado de 15 de novembro até as 9h30min. A PRE não soube informar o estado de saúde da vítima deste acidente, apenas que ela se encontra presa nas ferragens.

Rodovias federais
Nenhum acidente foi registrado nas rodovias federais a partir das 0h desta quinta até as 9h30min. As informações são da Polícia Rodoviária Federal (PRF).