quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Reencontro nos 100 anos de Crateús

Crateús. União e reencontro de seus filhos foram a tônica das comemorações do dia 15 de novembro, dia em que este Município completou 100 anos. Crateuenses que residem no Município acolheram os conterrâneos que vieram de vários outros centros e Estados para prestigiar o centenário de sua terra natal. Cada um, à sua maneira, externou o seu amor pela sua cidade. Uns não vinham há muito tempo ao Município, outros sempre estão presentes à terrinha, outros nunca saíram. Uns exercem cargos importantes, outros levam uma vida simples, anônima. Diferenças à parte, um ponto os une: o amor à cidade.

A festa começou cedo com a alvorada festiva, despertando a população para a importância do dia. A missa solene, na Catedral do Senhor do Bonfim, celebrada pelo padre João Batista, pároco da Paróquia de mesmo nome, entrelaçou crateuenses e visitantes. O padre ao final chamou a atenção para a importância do amor à cidade por todos os crateuenses, "sejam de qualquer classe social todos são filhos de Crateús e amam a cidade, que o padroeiro Senhor do Bonfim una todos em torno do amor e progresso da cidade". Ainda na missa, o vice-prefeito, Mauro Soares, destacou a dedicação e trabalho dos antepassados ao longo desses 100 anos, especialmente dos ex-prefeitos. "Durante todos estes anos muitos homens e mulheres de bem dedicaram seu tempo trabalhando em nome de Crateús, relembro aqui os governantes deste Município, que deixaram a sua marca e lutaram pelo seu desenvolvimento. A todos, o nosso reconhecimento", destacou.

Lionete Camerino, a única mulher que governou o Município (1977/1983), estava emocionada e destacou o crescimento da cidade. "A minha emoção é imensa por estar aqui celebrando esse momento histórico da minha terra natal e sou grata por ter sido prefeita e ter contribuído com o progresso de Crateús. Governei com amor e dedicação". Presente também às comemorações do centenário o ex-deputado Antônio dos Santos, filho de Crateús. Representou Crateús na Assembleia Legislativa por cinco mandatos consecutivos e na Câmara Federal em duas legislaturas. Destacou a sua emoção em cantar o Hino ao Senhor do Bonfim e o Hino de Crateús. Para a professora Rosa Moraes, que educou em escolas da cidade muitos crateuenses que são destaque no cenário nacional, "este é um momento valioso. Recordando o passado encontramos muitas razões para nos entusiasmarmos. Crateús cresce a passos largos e me anima muito a vinda do Campus da UFC". Possuidor do título de Cidadão Crateuense e quando deputado autor do projeto de lei que incluiu Crateús como campo de atuação da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf), o prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa, também prestigiou o aniversário.

Após a missa, desfile cívico-militar, em frente à Catedral. À noite a Prefeitura homenageou ilustres crateuenses com a Comenda do Centenário e encerrando o Festival Sanfona, Música do Mundo com Ítalo e Reno e Elba Ramalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário