terça-feira, 15 de novembro de 2011

Terreno para construção da refinaria na localidade de Matões, em Caucaia, deve ser entregue à Petrobras até o fim do mês

O Governo do Estado do Ceará está preparando a escritura de um terreno de 1.930 hectares, localizado no Complexo do Pecém, a ser entregue à Petrobras para a construção refinaria da Premium II, disse ao Diário do Nordeste Online o procurador-geral do Estado, Fernando Oliveira.

A entrega de um terreno é uma das principais responsabilidades do Estado no projeto da refinaria. O investimento é da Petrobras, mas o Palácio da Abolição precisa ceder a área e uma série de outros pontos, como infraestrutura e apoio institucional. De acordo com o procurador-geral, a entrega da escritura deve ser feita até o fim do mês de novembro

De acordo ainda com o procurador, somente um lote de terra está com a desapropriação pendente, mas este fato não é entrave para a Petrobras receber o terreno e dar início às primeiras intervenções no terreno, como terraplanagem.

Aceleração do cronograma
Uma audiência entre o governador Cid Gomes e a presidente Dilma Rouseff está marcada para as 15 horas da próxima quinta-feira (17), em Brasília. Na ocasião o governador deve pedir apoio para acelerar o cronograma da refinaria Premium II, a ser instalada em uma área do Complexo do Pecém, exatamente na localidade de Matões, em Caucaia.

Era previsão da Petrobras dar início às primeiras intervenções no terreno logo no terceiro trimestre deste ano - entre julho e setembro. A área, no entanto, passou por uma série de problemas, como a reivindicação de ser um terreno indígena, por parte da etnia anacé. Neste processo a Fundação Nacional do Índio (Funai) montou um grupo de trabalho para estudar o local, mas a conclusão do levantamento também atrasou.

A previsão da Petrobras é que a refinaria comece a operar em 2017, produzindo 300 mil barris de petróleo ao dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário