terça-feira, 3 de setembro de 2013

11 profissionais brasileiros desistem do programa Mais Médicos em Fortaleza


Dos 26 médicos brasileiros cadastrados no programa Mais Médicos para atuar emFortaleza, 11 desistiram. A informação foi confirmada nesta terça-feira (3) pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Dos 24 profissionais que iriam trabalhar na área da Secretaria Executiva Regional (SER) V, restaram apenas 15. Os outros dois médicos irão para a SER III.

Maioria dos médicos desistentes é formada por graduados na UFC. 

Além de ter a nacionalidade brasileira, os desistentes também possuem diplomas de universidades do País. Segundo a Coordenadora de Saúde da SER V, Rosélia Mesquita, a maioria deles é formada por graduados na Universidade Federal do Ceará (UFC). Os motivos mais alegados para a desistência, segundo a coordenadora, foram a distância do local de trabalho e a carga horária de 40 horas semanais. “Eles não querem trabalhar em tempo integral”, disse. Outro médico disse que deixou o programa para fazer a residência.

“As pessoas têm rejeição à Regional V por ela ter fama de ser violenta, ser a mais pobre e ter umIDH (Índice de Desenvolvimento Humano) baixo. Na minha opinião, isso é preconceito”, afirmou Rosélia Mesquita. De acordo com dados da SER V, a regional tem 570 mil habitantes em 18 bairros, entre eles Conjunto Ceará, Siqueira, Mondubim, José Walter e Bom Jardim.

Ministério da Saúde (MS) ainda não tem os dados sobre as desistências em todo o Brasil. Conduto, o ministro Alexandre Padilha informou que as prefeituras devem informar o órgão sobre as vagas que ficarem aberto para serem preenchidas na segunda fase do programa que, segundo o MS, deverá ter início na primeira quinzena de outubro.

28 médicos cubanos vão atuar no Estado

O Ceará vai ter 28 médicos cubanos atuando em 12 municípios. A informação foi divulgada nesta terça-feira (3) pelo Ministério da Saúde. Em todo o país, 219 localidades irão receber os 400 estrangeiros de Cuba inscritos no 'Mais Médicos'. 

Ainda segundo o MS, todos eles têm especialização em Medicina da Família, 84% têm mais de 16 anos de experiência na área e 168 deles já estiveram em pelo menos dois países dentre os que possuem acordos semelhantes com Cuba. 

Os municípios cearenses que receberão os cubanos são:
Acopiara (3)
Amontada (3)
Catarina (3)
Cruz (2)
Granja (3)
Ipu (2)
Itapagé (2)
Marco (2)
Morada Nova (2)
Quiterianópolis (2)
Reriutaba (2)
Santana do Acaraú (2)

Petrobras inquieta o Ceará e os cearenses

No mínimo é esquisita – e por isto mesmo gera mil e uma especulação – atitude da Petrobras em relação à intenção da Sinopec, uma gigante chinesa que atua fortemente no setor de energia.
Ela quer ser sócia da Refinaria Premium II que a Petrobras pretende – por enquanto, só pretende – construir no Complexo Industrial e Portuário do Pecém, no Ceará.
E para isso está disposta a ter um porcentual bem maior do que os 50% oferecidos pela coreana GS Energy e recusados pelo comando da Petrobras.
A Sinopec é a mesma que a Petrobras aceitou como sócia na Refinaria Premium I, de São Luís do Maranhão.
O que tem o Maranhão que o Ceará não tem? Força política? Um porto maior e melhor localizado do ponto de vista estratégico?
São questões inquietantes.

Falta de articulação entre os municípios é entrave na Região Metropolitana de Fortaleza


Um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), divulgado nesta terça-feira (3), concluiu que a descentralização no sistema de planejamento das questões metropolitanas instaurou uma crise de gestão na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). 

Apesar do crescimento dos municípios que compõem a RMF, falta de articulação entre eles é um entrave FOTO: DIVULGAÇÃO

O Ipea aponta que a fragilidade foi causada pela falta de fornecimento de recursos para o Fundo de Desenvolvimento Metropolitano (FDM) e pela inoperância do Conselho Deliberativo da RMF (CDM).
A coordenadora de Desenvolvimento Urbano da Secretaria das Cidades do Ceará, Carolina Rocha, reconhece o problema e explica que o CDM foi criado para gerir os recursos do FDM, mas a falta de aporte cedido ao Fundo por parte dos municípios eliminou a função do Conselho.
"Os dois instrumentos foram criados em 1999, mas nunca foi depositado nenhum real no FDM. E desde essa época, o Conselho se reuniu apenas 3 vezes. Primeiro, por causa da falta de recursos do Fundo e também pela dificuldade em reunir todos os prefeitos. Diante dessa inoperância, decidimos iniciar o processo de extinção do CDM", esclarece.
A coordenadora acredita que, diante da falta de resultados do FDM e CDM, é preciso criar um órgão responsável especificamente para fazer essa articulação entre os municípios. "Fizemos um levantamento e concluímos que, em todos os estados com órgãos existentes exclusivamente para tratar essa questão, há uma melhor gestão da Região Metropolitana", acrescenta.
Devido à autonomia garantida pelos municípios, a articulação entre as cidades da RMF ficou mais difícil, provocando uma desintegração entre os municípios, segundo a professora do curso de Geografia da Universidade Federal do Ceará (UFC) e coordenadora do Observatório das Metrópoles, Núcleo de Fortaleza, Clélia Lustosa.
"Quando foi criada em 73, os municípios da RMF não tinham autonomia, mas isso acabou. Para existir Região Metropolitana, é preciso haver integração, mas a autonomia das cidades fragilizou esse processo. Ainda há um problema de gestão e uma falta de articulação para discutir os problemas de forma conjunta", ressaltou.




Região Metropolitana de Fortaleza é composta por 15 municípios ARTE: FELIPE BELARMINO

Entenda o estudo

A crise de gestão da RMF se insere, segundo o Ipea, no processo de desmonte administrativo ocorrido no Brasil a partir da década de 1990. "No caso da RMF, o desmonte ocorreu em duas etapas, culminando em uma situação atual de desamparo e até mesmo questionamento sobre a validade legal dos instrumentos de gestão", denunciou o instituto.
Em um primeiro momento, o órgão que cuidava exclusivamente das questões metropolitanas foi extinto, sendo suas funções absorvidas pelas secretarias afins, que passaram a contar com dois instrumentos de gestão metropolitana: o CDM e o FDM.
Apesar da regulamentação destes instrumentos, o Ipea afirmou que a atuação efetiva passou de marginal para nula no decorrer dos anos 2000."É importante que este “limbo” institucional da gestão metropolitana da RM de Fortaleza seja revertido. Neste processo, é preciso considerar que antigos arranjos de gestão podem não ter a eficácia esperada para tratar os problemas de hoje", destaca o estudo
Soluções imediatas
O Ipea ainda criticou a forma como os interesses metropolitanos tem sido relacionados mais com a solução imediata e pontual de problemas do que propriamente com o tratamento sistêmico e duradouro das questões que afetam a RMF.
"Assim, a tendência à mercantilização da cidade, bem como a exclusão de grande parte da população da RM de Fortaleza das instâncias de decisão e formulação de políticas públicas, contribui com a propagação dos problemas metropolitanos e com o acirramento das desigualdades sociais", conclui.

SETEM visita a Comunidade do Guadalajara

No dia 05/09/2013(QUI) às 19h, a SETEM visitará a Comunidade do Guadalajara - Grande Jurema, Caucaia/CE. O encontro será no Museu do Cajú onde serão divulgadas as ações da Secretaria Municipal do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo: Balcão do Empreendedor, Casa do Trabalhado/SINE Municipal, Bancos Comunitários, Cursos Profissionalizantes/Capacitação gratuitos - PRONATEC e SEBRAE e Palestras Gerenciais.

Vagas de Emprego Casa do Trabalhador / SINE Municipal

Emissão em: 03/09/2013 - às 08h20min


ATENÇÃO:   

 1. VAGAS DISPONÍVEIS NA DATA E HORÁRIO INDICADOS;                            
 2.NÃO FAZEMOS RESERVA DE ENCAMINHAMENTOS PARA AS VAGAS OFERTADAS;

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Linha Leste: Tuneladoras já foram desembarcadas no Porto do Pecém


tuneladora2
A operação de desembarque das duas primeiras tuneladoras a serem utilizadas na escavação dos túneis da Linha Leste do Metrô de Fortaleza terminou na tarde do domingo (01), depois de cerca de 26 horas ininterruptas de operação no Porto do Pecém. As tuneladoras - de um total de quatro - adquiridas pelo Governo do Estado - chegaram da cidade de Shangai (China) na última quarta-feira (28) no navio Spring Canary fretado exclusivamente para esse tipo de transporte. A liberação dos equipamentos pela Alfândega para transporte até Fortaleza deve demorar cerca de 10 dias. Uma vez desembarcados os contêineres com as peças serão levados até a área do emboque (local onde será iniciada a escavação do túnel), localizado próximo à Estação Central de trens no centro da Capital onde serão montadas. As duas outras tuneladoras estão sendo preparadas para testes e posterior embarque para Fortaleza. As obras civis da Linha Leste estão na fase de análise das propostas comerciais, do processo licitatório.


As máquinas tuneladoras do tipo Tunnel Boring Machine (TBM) foram compradas mediante licitação ocorrida em junho de 2012, quando saiu vencedora a empresa norte-americana The Robbins Company. O valor do investimento foi de R$ 128.224.258,52. Os equipamentos chegaram desmontados e acondicionados em 16 contêineres junto com mais 50 peças. As duas outras tuneladoras deverão chegar ao Ceará até o final do ano.

O Shield, como é chamado a parte dianteira da máquina, responsável pela escavação, tem 6,9 metros de diâmetro e 10 metros de extensão e cerca de 460 toneladas. Na parte traseira do shield são montados dez carros/trailers com os equipamentos auxiliares da máquina, chamado back-up da tuneladora, onde estão a cabine de controle, unidade hidráulica, transformadores, painéis elétricos, enrolador de cabos, sistemas de lubrificação, de espuma e de injeção de Grount, Betonita, compressores, câmara de primeiros socorros, dentre outros.

Ao todo, o shield e o backup, que formam a tuneladora, têm 125 metros de extensão, com cerca de 737 toneladas. As outras duas tuneladoras estão sendo montadas na mesma unidade da Robbins na China, para realização de testes em fábrica. O equipamento é composto ainda por Sistema de Transporte do material escavado, através de correias transportadoras; Sistema de montagem de anéis; Sistema de injeção de concreto grout, betonita, dentre outros sistemas auxiliares.

O Contrato com a empresa The Robbins Company inclui ainda outros equipamentos a serem utilizados na obra, quatro Sistemas de Ventilação, sendo um para cada conjunto túnel/máquina; Correias Transportadoras para o transporte do material escavado por toda extensão dos cerca de 20 km de túneis; Formas e Equipamentos Auxiliares a serem utilizados em  duas fábricas de anéis, que deverão produzir cerca de 20 anéis/dia cada fábrica.

Fábricas de anéis

Dos equipamentos adquiridos pelo Governo do Estado já foram recebidos as Formas e Equipamentos Auxiliares para duas fábricas de anéis e o Sistema de Ventilação, a ser utilizado nas escavações, composto de quatro sistemas independentes para cobrir toda a extensão do túnel. Esses equipamentos já estão guardados em área do Complexo Portuário do Pecém.

02.09.2013

Assessoria de Imprensa da Seinfra
Marco da Escóssia – 85 3216.3764 | 65
comunicacao@seinfra.ce.gov.br

Precariedade no transporte complementar de Caucaia

Diariamente milhares de pessoas se deslocam nas localidades da região metropolitana de Fortaleza, entre elas, os moradores de Caucaia, município com cerca de 350 mil habitantes. Grande parte deles utilizam o transporte público, meio mais acessível e barato de transporte.

Acontece que algumas vans que fazem o transporte alternativo complementar em Caucaia, apresentam condições precárias de conservação, colocando em risco até mesmo a integridade física dos usuários. Prova disso, foi a recente apreensão de dois veículos pela Autarquia Municipal de Transito de Caucaia por estarem com o licenciamento atrasado. Os veículos faziam a linha Planalto Caucaia – Fortaleza.

Além das pendências com o órgão, os veículos apresentavam péssimo estado de conservação, fato observado através das imagens enviadas pelo usuário que questiona a falta de respeito com os que necessitam deste meio de transporte. Entre as irregularidades estão os pneus carecas, avarias na carroceria, sujeira e bancos quebrados.

domingo, 1 de setembro de 2013

Aeroporto de São Benedito recebe cadastro de inscrição da Anac




Aeroporto São Benedito Banner
O Aeroporto de São Benedito – Walfrido Salmito de Almeida, na Serra da Ibiapaba, – recebeu inscrição da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A portaria na Anac (nº2111/SIA, de 16 de agosto de 2013) foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) de segunda-feira (19) e está assinada pelo superintendente de Infraestrutura Aeroportuária da Anac, Fabio Faizi Rahnemay Rabbani. A partir do cadastro do Aeroporto junto à Anac, abre oficialmente a permissão para o tráfego aéreo naquele equipamento. A inscrição tem validade de 10 anos e já entrou em vigência a partir da publicação da portaria.


O novo equipamento vai alavancar o desenvolvimento do comércio, do turismo e diminuirá o tempo de deslocamento para transporte de produtos da Região da Ibiapaba para outras áreas do Ceará. Foram investidos cerca de R$ 7 milhões.

A pista tem 1.500 metros de comprimento e  30 metros de largura, sendo inclusive maior que a do Aeroporto de Congonhas em São Paulo. O Aeroporto dispõe ainda de balizamento noturno, biruta eletrônica, pátio de estacionamento de aeronaves, corpo de bombeiros, terminal de passageiros e estacionamento para veículos.


AEROPORTO DE SÃO BENEDITO - GOVERNADOR ATENDEU À REIVINDICAÇÃO DO DEPUTADO VANDERLEY PEDROSA.




Governador atendeu à reivindicação do DEPUTADO VANDERLEY PEDROSA. Requerimento nº 60/2009, Requerimento de sua autoria datado no dia vinte e sete de janeiro de dois mil e nove.
Na avaliação de Cid Gomes, a instalação de aeroportos no Interior do Estado, facilitará a interiorização do desenvolvimento, alem de poder resolver as demandas de deslocamento de doentes que precisem de cuidados médicos especiais e de urgência. A construção do aeroporto de São Benedito encontra-se com o projeto em elaboração, com licitação prevista para daqui a três meses, recursos oriundos do Tesouro do Estado.