terça-feira, 3 de setembro de 2013

11 profissionais brasileiros desistem do programa Mais Médicos em Fortaleza


Dos 26 médicos brasileiros cadastrados no programa Mais Médicos para atuar emFortaleza, 11 desistiram. A informação foi confirmada nesta terça-feira (3) pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Dos 24 profissionais que iriam trabalhar na área da Secretaria Executiva Regional (SER) V, restaram apenas 15. Os outros dois médicos irão para a SER III.

Maioria dos médicos desistentes é formada por graduados na UFC. 

Além de ter a nacionalidade brasileira, os desistentes também possuem diplomas de universidades do País. Segundo a Coordenadora de Saúde da SER V, Rosélia Mesquita, a maioria deles é formada por graduados na Universidade Federal do Ceará (UFC). Os motivos mais alegados para a desistência, segundo a coordenadora, foram a distância do local de trabalho e a carga horária de 40 horas semanais. “Eles não querem trabalhar em tempo integral”, disse. Outro médico disse que deixou o programa para fazer a residência.

“As pessoas têm rejeição à Regional V por ela ter fama de ser violenta, ser a mais pobre e ter umIDH (Índice de Desenvolvimento Humano) baixo. Na minha opinião, isso é preconceito”, afirmou Rosélia Mesquita. De acordo com dados da SER V, a regional tem 570 mil habitantes em 18 bairros, entre eles Conjunto Ceará, Siqueira, Mondubim, José Walter e Bom Jardim.

Ministério da Saúde (MS) ainda não tem os dados sobre as desistências em todo o Brasil. Conduto, o ministro Alexandre Padilha informou que as prefeituras devem informar o órgão sobre as vagas que ficarem aberto para serem preenchidas na segunda fase do programa que, segundo o MS, deverá ter início na primeira quinzena de outubro.

28 médicos cubanos vão atuar no Estado

O Ceará vai ter 28 médicos cubanos atuando em 12 municípios. A informação foi divulgada nesta terça-feira (3) pelo Ministério da Saúde. Em todo o país, 219 localidades irão receber os 400 estrangeiros de Cuba inscritos no 'Mais Médicos'. 

Ainda segundo o MS, todos eles têm especialização em Medicina da Família, 84% têm mais de 16 anos de experiência na área e 168 deles já estiveram em pelo menos dois países dentre os que possuem acordos semelhantes com Cuba. 

Os municípios cearenses que receberão os cubanos são:
Acopiara (3)
Amontada (3)
Catarina (3)
Cruz (2)
Granja (3)
Ipu (2)
Itapagé (2)
Marco (2)
Morada Nova (2)
Quiterianópolis (2)
Reriutaba (2)
Santana do Acaraú (2)

Nenhum comentário:

Postar um comentário