A programação novembro azul organizada pela Secretaria de Saúde de Caucaia terá inicio amanhã, 19 de novembro no CRAS - Araturi, José Turíbio em parceria com a Secretaria do Desenvolvimento Social. O foco da ação é mobilizar os homens com idade igual ou superior aos 40 anos para prevenção contra o câncer da próstata, quebrando o tabu e o medo do homens na hora de procurar orientações médicas. Durante a programação também será oferecido os serviços: Teste rápido do HIV, aferição de pressão e glicemia, consultas médicas, encaminhamento de consultas para o urologista, coleta de sangue para exames, avaliação do câncer de boca, distribuição de preservativos dentre outros. A ação acontecerá das 08h as 12h.
segunda-feira, 18 de novembro de 2013
Caucaia: Dupla acusada de matar taxista confessou outro latrocínio
Os dois jovens acusados de matar o taxista Antônio Ediano Nobre, de 55 anos, confessaram outro latrocínio. A dupla também matou o taxista José Fernando de Freitas, 36 anos, no último dia 25 de outubro, de acordo com informações da Polícia. Os adolescentes foram apreendidos nesta segunda-feira, 18, no bairro Álvaro Weyne.
No dia seguinte a morte de José Fernando de Freitas, a polícia encontrou o carro do taxista abandonado no bairro Jacarecanga, local onde ocorreu o latrocínio.
Terceiro adolescente envolvido no latrocínio de Antônio Ediano Nobre é apreendido
A Polícia também informou que uma jovem, de 17 anos, foi cúmplice dos dois adolescentes na morte do taxista Antônio Ediano Nobre. A garota foi apreendida na tarde desta segunda-feira, 18.
Os três adolescentes apreendidos pela Polícia estão na Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA), onde está sendo realizado o procedimento necessário.
Entenda o caso
O corpo do taxista identificado como Antônio Ediano Nobre, 55 anos,foi encontrado na manhã do dia 15 de novembro, na praia do Icaraí, em Caucaia, Região Metropolitana de Fortaleza. De acordo com informações passadas aos policiais, Antônio estava sumido desde a noite do dia 14, depois que dois homens e uma mulher embarcaram no carro dele em frente ao North Shopping, na avenida Bezerra de Menezes, por volta das 20h30min.
No dia seguinte a morte de José Fernando de Freitas, a polícia encontrou o carro do taxista abandonado no bairro Jacarecanga, local onde ocorreu o latrocínio.
Terceiro adolescente envolvido no latrocínio de Antônio Ediano Nobre é apreendido
A Polícia também informou que uma jovem, de 17 anos, foi cúmplice dos dois adolescentes na morte do taxista Antônio Ediano Nobre. A garota foi apreendida na tarde desta segunda-feira, 18.
Os três adolescentes apreendidos pela Polícia estão na Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA), onde está sendo realizado o procedimento necessário.
Entenda o caso
O corpo do taxista identificado como Antônio Ediano Nobre, 55 anos,foi encontrado na manhã do dia 15 de novembro, na praia do Icaraí, em Caucaia, Região Metropolitana de Fortaleza. De acordo com informações passadas aos policiais, Antônio estava sumido desde a noite do dia 14, depois que dois homens e uma mulher embarcaram no carro dele em frente ao North Shopping, na avenida Bezerra de Menezes, por volta das 20h30min.
Redação O POVO Online
FCF publica o ranking cearense 2013
A Federação Cearense de Futebol publica o ranking cearense de 2013. A novidade ficou com o desmembramento do ranking feminino, que agora não faz mais parte do ranking não profissional.
O ranking cearense contempla o desempenho dos clubes nos últimos dez anos. O líder do ranking profissional é o Ceará Sporting Club, do ranking não profissional é o Fortaleza Esporte Clube enquanto o ranking feminino é liderado pelo Caucaia Esporte Clube.
Para ver a portaria que desmembra o ranking feminino e como é computado a pontuação, clique aqui
Para ver o ranking profissional 2013, clique aqui
Para ver o ranking não profissional 2013, clique aqui
Para ver o ranking feminino 2013, clique aqui
Fonte: Federação Cearense de Futebol - (FCF)
Vagas de Emprego Casa do Trabalhador/SINE Municipal
Emissão em: 18/11/2013 - às 08h
ATENÇÃO:
1. VAGAS DISPONÍVEIS NA DATA E HORÁRIO INDICADOS; .
2.NÃO FAZEMOS RESERVA DE ENCAMINHAMENTOS PARA AS VAGAS OFERTADAS;
3.SUJEITO A ALTERAÇÃO.
domingo, 17 de novembro de 2013
Raio amplia policiamento na RMF
Com a chegada de mais 100 PMs, o Raio agora vai atuar em várias cidades da Região Metropolitana
Depois de ganhar um reforço de aproximadamente 1.100 policiais militares para o patrulhamento a pé em praças, cruzamentos e outros pontos críticos, a Capital cearense recebeu mais um acréscimo de PMs para o combate ao crime. Pelo menos, 17 novas equipes já estão integradas ao Batalhão de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio).
Depois de ganhar um reforço de aproximadamente 1.100 policiais militares para o patrulhamento a pé em praças, cruzamentos e outros pontos críticos, a Capital cearense recebeu mais um acréscimo de PMs para o combate ao crime. Pelo menos, 17 novas equipes já estão integradas ao Batalhão de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio).
Na última quinta-feira, uma solenidade marcou a chegada de mais PMs no BPRaio FOTO: JL ROSA
Com isto, o número de patrulhas que, atualmente era de 30 equipes, passou então para 47. Como consequência disso, cidades da Região Metropolitana de Fortaleza mais distantes da Capital, como São Gonçalo do Amarante (55Km de Fortaleza), passam a contar com o trabalho do BPRaio nas ruas.
Além de chegar à novas cidades, o BPRaio está reforçando o patrulhamento nos bairros considerados mais violentos de Fortaleza. A informação é do chefe do Comando do Policiamento Especializado (CPE), coronel PM José Maria Barbosa Soares. Segundo ele, as novas patrulhas já estão nas ruas neste feriadão prolongado da República.
Desarmamento
As patrulhas do BPRaio atuam, prioritariamente, na repressão aos crimes de assaltos (roubos), tráfico de drogas, porte ilegal de armas, roubos e furtos de veículos, ´saidinhas´ bancárias e roubos com constrangimento da liberdade, também chamados de ´sequestros-relâmpagos´.
Porém, também são requisitadas para escoltas especiais, como no deslocamento de times de futebol, e na proteção de autoridades. Durante a Copa das Confederações, no ano passado, a tropa do BPRaio atuou em várias frentes de trabalho.
Além do policiamento ordinário (aquele realizado diariamente), o contingente também fez a escolta das delegações que participavam do evento mundial e atuaram lado a lado com os batalhões de Choque (BPChoque) e de Policiamento de Eventos (BPE) e com a Força Nacional de Segurança (FNS) no enfrentamento às manifestações de rua.
Conforme o comandante do BPRaio, major PM Márcio Oliveira, além do reforço em vários bairros da Capital, as novas patrulhas estão estendendo a ação do batalhão em algumas cidades da Região Metropolitana, como Caucaia e Maracanaú. Nestes Município, as estatísticas criminais também são acentuadas e exigem um reforço de segurança pública.
Somente em dois dias da semana passada, as equipes do BPRaio fizeram a apreensão de aproximadamente 15 quilos de drogas. O primeiro caso ocorreu na segunda-feira passada, quando uma patrulha prendeu, no bairro Conjunto Esperança, um casal de traficantes que escondia cerca de cinco quilos de maconha em uma bolsa de bebê.
Bairros
No dia seguinte, na terça-feira, dois homens foram apanhados com cerca de 10 quilos também de maconha em plena Avenida Pontes Vieira, no bairro São João do Tauape.
Conforme o comandante do BPE, também foram reforçadas algumas áreas da cidade que vinham aparecendo constantemente no noticiário policial como palco de repetidos assaltos e roubo de veículos. "Foi o caso da Parquelândia, onde mandamos reforçar a ação contra os roubos e conseguimos prender um casal. A mulher é quem comandava os roubos", explica o coronel Soares.
Além da Parquelândia, o Comando do Policiamento Especializado também determinou o emprego de patrulhas no reforço à segurança no Benfica, ao longo da Avenida Abolição, no bairro Mucuripe; e noutros setores da Capital.
Conforme Soares, neste esforço de garantir mais segurança à população estão sendo empregadas patrulhas dos batalhões de Choque, de Policiamento de Eventos, BPRaio, do Canil e do Regimento de Policiamento Montado (Cavalaria).
Importância
Na solenidade realizada na manhã da última quinta-feira, em que foram incorporados mais 100 homens ao Batalhão Raio, o comandante-geral da PM, coronel PM Cláudio Prado, ressaltou que a tropa tem a simpatia da população da Capital exatamente por conta da eficiência no trabalho de combate aos assaltos.
"Foi a maior renovação nos quadros da PM de uma só vez", explicou o secretário da Segurança Pública, delegado federal Servilho de Paiva também durante a solenidade no batalhão.
FERNANDO RIBEIROEDITOR DE POLÍCIA
Com isto, o número de patrulhas que, atualmente era de 30 equipes, passou então para 47. Como consequência disso, cidades da Região Metropolitana de Fortaleza mais distantes da Capital, como São Gonçalo do Amarante (55Km de Fortaleza), passam a contar com o trabalho do BPRaio nas ruas.
Além de chegar à novas cidades, o BPRaio está reforçando o patrulhamento nos bairros considerados mais violentos de Fortaleza. A informação é do chefe do Comando do Policiamento Especializado (CPE), coronel PM José Maria Barbosa Soares. Segundo ele, as novas patrulhas já estão nas ruas neste feriadão prolongado da República.
Desarmamento
As patrulhas do BPRaio atuam, prioritariamente, na repressão aos crimes de assaltos (roubos), tráfico de drogas, porte ilegal de armas, roubos e furtos de veículos, ´saidinhas´ bancárias e roubos com constrangimento da liberdade, também chamados de ´sequestros-relâmpagos´.
Porém, também são requisitadas para escoltas especiais, como no deslocamento de times de futebol, e na proteção de autoridades. Durante a Copa das Confederações, no ano passado, a tropa do BPRaio atuou em várias frentes de trabalho.
Além do policiamento ordinário (aquele realizado diariamente), o contingente também fez a escolta das delegações que participavam do evento mundial e atuaram lado a lado com os batalhões de Choque (BPChoque) e de Policiamento de Eventos (BPE) e com a Força Nacional de Segurança (FNS) no enfrentamento às manifestações de rua.
Conforme o comandante do BPRaio, major PM Márcio Oliveira, além do reforço em vários bairros da Capital, as novas patrulhas estão estendendo a ação do batalhão em algumas cidades da Região Metropolitana, como Caucaia e Maracanaú. Nestes Município, as estatísticas criminais também são acentuadas e exigem um reforço de segurança pública.
Somente em dois dias da semana passada, as equipes do BPRaio fizeram a apreensão de aproximadamente 15 quilos de drogas. O primeiro caso ocorreu na segunda-feira passada, quando uma patrulha prendeu, no bairro Conjunto Esperança, um casal de traficantes que escondia cerca de cinco quilos de maconha em uma bolsa de bebê.
Bairros
No dia seguinte, na terça-feira, dois homens foram apanhados com cerca de 10 quilos também de maconha em plena Avenida Pontes Vieira, no bairro São João do Tauape.
Conforme o comandante do BPE, também foram reforçadas algumas áreas da cidade que vinham aparecendo constantemente no noticiário policial como palco de repetidos assaltos e roubo de veículos. "Foi o caso da Parquelândia, onde mandamos reforçar a ação contra os roubos e conseguimos prender um casal. A mulher é quem comandava os roubos", explica o coronel Soares.
Além da Parquelândia, o Comando do Policiamento Especializado também determinou o emprego de patrulhas no reforço à segurança no Benfica, ao longo da Avenida Abolição, no bairro Mucuripe; e noutros setores da Capital.
Conforme Soares, neste esforço de garantir mais segurança à população estão sendo empregadas patrulhas dos batalhões de Choque, de Policiamento de Eventos, BPRaio, do Canil e do Regimento de Policiamento Montado (Cavalaria).
Importância
Na solenidade realizada na manhã da última quinta-feira, em que foram incorporados mais 100 homens ao Batalhão Raio, o comandante-geral da PM, coronel PM Cláudio Prado, ressaltou que a tropa tem a simpatia da população da Capital exatamente por conta da eficiência no trabalho de combate aos assaltos.
"Foi a maior renovação nos quadros da PM de uma só vez", explicou o secretário da Segurança Pública, delegado federal Servilho de Paiva também durante a solenidade no batalhão.
FERNANDO RIBEIROEDITOR DE POLÍCIA
DN
Estado tem R$ 363 mi para novos aeroportos
Ao todo, o governo federal projeta investir, por meio do plano, R$ 7,3 bilhões para 270 aeroportos do País
A integração do Nordeste pela via aérea ainda é um grande gargalo logístico da região. Viajar de Fortaleza a outras capitais nordestinas, como João Pessoa e Aracaju, por exemplo, pode durar mais de dez horas, pela escassez de voos diretos. Se a intenção for viajar pelo interior, torna-se ainda mais complicado. Contudo, o governo federal promete investimentos nessa área e, por meio do Plano de Aviação Regional, projeta R$ 7,3 bilhões para 270 aeroportos no País, sendo R$ 363 milhões deste bolo para o Ceará, beneficiando nove terminais aéreos.
A integração do Nordeste pela via aérea ainda é um grande gargalo logístico da região. Viajar de Fortaleza a outras capitais nordestinas, como João Pessoa e Aracaju, por exemplo, pode durar mais de dez horas, pela escassez de voos diretos. Se a intenção for viajar pelo interior, torna-se ainda mais complicado. Contudo, o governo federal promete investimentos nessa área e, por meio do Plano de Aviação Regional, projeta R$ 7,3 bilhões para 270 aeroportos no País, sendo R$ 363 milhões deste bolo para o Ceará, beneficiando nove terminais aéreos.
Inaugurado em agosto passado, o aeroporto de Aracati já licita ampliação. FOTO: KID JÚNIOR
A melhoria na infraestrutura aeroportuária no Interior e a atração de novas empresas para o Nordeste é um pleito antigo dos estados nordestinos, mas só no fim ano passado o governo federal lançou o plano, que deve, ao fim de 2013, concluir a licitação de reformas em 50 aeroportos. Além das reformas e da construção de novos terminais, o plano também pretende conceder subsídios a empresas aéreas que voarem para essas cidades interioranas.
Dos R$ 7,3 bilhões do plano, R$ 2,1 bilhões estão destinados ao Nordeste, que terá 64 aeroportos incluídos na primeira fase do programa. O Ceará, juntamente com Pernambuco, ocupa a terceira posição em número de terminais, ficando atrás da Bahia, com 20, e do Maranhão, com 11. Já quanto ao volume de recursos, só perde para a Bahia, que terá R$ 548,0 milhões. No Ceará, estão incluídos, entre construção e reforma, aeroportos de Juazeiro do Norte, Itapipoca, Aracati, Jijoca de Jericoacoara, Sobral, Canindé, Quixadá, Crateús e Iguatu.
De acordo com informações da Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinfra), o Ceará conta hoje com 12 aeroportos administrados pelo Departamento Estadual de Rodovias (DER) e, em breve, serão construídos mais dois, nos municípios de Canindé e Itapipoca. A Seinfra acrescentou ainda que serão restaurados e ampliados quatro aeroportos, localizados em Crateús, Quixadá, Limoeiro do Norte e Campos Sales.
Aracati e Jericoacoara
Inaugurado em agosto de 2012 e, até agora, operando somente com voos executivos, sem nenhum linha comercial, o Aeroporto de Aracati encontra-se com seu processo de ampliação em licitação. O terminal será expandido para servir como alternativa ao Aeroporto Pinto Martins, em Fortaleza, durante a Copa do Mundo de 2014.
Já quanto ao de Jericoacoara, a construção se encontra com a pista de pouso e decolagem e pátio prontos. Estão em execução, no momento, o terminal de passageiros e a sessão contra incêndio, com previsão de entrega no primeiro semestre de 2014.
Necessidade
Os dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) provam que os investimentos em aviação regional são realmente necessários. No ano passado, apenas 122 cidades brasileiras (dos 5.570 municípios do País) foram atendidas por voos regulares, número este que, inversamente à demanda, vem reduzindo ao longo dos anos. Em 2011, o número incluía outras 10 cidades e, em 2000, chegava a 172 cidades.
Os aumentos dos custos da aviação nos últimos anos geraram, por consequência, a redução no número de companhias aéreas, e as líderes foram investindo em aeronaves maiores, grandes demais para operar no interior e focando, portanto, em grandes metrópoles. Resultado: viajar por dentro do Nordeste tornou-se cada vez mais difícil.
"Falta uma regulamentação do sistema aeroviário brasileiro. As empresas estão se concentrando em linhas trancais, e não há uma capilaridade, uma irrigação regional. É preciso mais estrutura dos aeroportos regionais e linhas regionais que se complementem com as trancais", critica o presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado, Roberto Smith. (SS)
Frutas dependem mais de rodovias
O Ceará é atualmente o maior exportador de frutas do Nordeste e o segundo do Brasil, sendo a qualidade das vias fundamental para que a atividade continue sendo uma das mais rentáveis à economia local. Por isso, a prioridade do Estado em relação ao transporte de frutas é, sobretudo, a melhoria do transporte rodoviário federal, para que as cargas cheguem com mais rapidez ao Porto do Pecém, conforme destaca o presidente em exercício da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (Faec), Paulo Hélder de Alencar Braga.
A melhoria na infraestrutura aeroportuária no Interior e a atração de novas empresas para o Nordeste é um pleito antigo dos estados nordestinos, mas só no fim ano passado o governo federal lançou o plano, que deve, ao fim de 2013, concluir a licitação de reformas em 50 aeroportos. Além das reformas e da construção de novos terminais, o plano também pretende conceder subsídios a empresas aéreas que voarem para essas cidades interioranas.
Dos R$ 7,3 bilhões do plano, R$ 2,1 bilhões estão destinados ao Nordeste, que terá 64 aeroportos incluídos na primeira fase do programa. O Ceará, juntamente com Pernambuco, ocupa a terceira posição em número de terminais, ficando atrás da Bahia, com 20, e do Maranhão, com 11. Já quanto ao volume de recursos, só perde para a Bahia, que terá R$ 548,0 milhões. No Ceará, estão incluídos, entre construção e reforma, aeroportos de Juazeiro do Norte, Itapipoca, Aracati, Jijoca de Jericoacoara, Sobral, Canindé, Quixadá, Crateús e Iguatu.
De acordo com informações da Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinfra), o Ceará conta hoje com 12 aeroportos administrados pelo Departamento Estadual de Rodovias (DER) e, em breve, serão construídos mais dois, nos municípios de Canindé e Itapipoca. A Seinfra acrescentou ainda que serão restaurados e ampliados quatro aeroportos, localizados em Crateús, Quixadá, Limoeiro do Norte e Campos Sales.
Aracati e Jericoacoara
Inaugurado em agosto de 2012 e, até agora, operando somente com voos executivos, sem nenhum linha comercial, o Aeroporto de Aracati encontra-se com seu processo de ampliação em licitação. O terminal será expandido para servir como alternativa ao Aeroporto Pinto Martins, em Fortaleza, durante a Copa do Mundo de 2014.
Já quanto ao de Jericoacoara, a construção se encontra com a pista de pouso e decolagem e pátio prontos. Estão em execução, no momento, o terminal de passageiros e a sessão contra incêndio, com previsão de entrega no primeiro semestre de 2014.
Necessidade
Os dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) provam que os investimentos em aviação regional são realmente necessários. No ano passado, apenas 122 cidades brasileiras (dos 5.570 municípios do País) foram atendidas por voos regulares, número este que, inversamente à demanda, vem reduzindo ao longo dos anos. Em 2011, o número incluía outras 10 cidades e, em 2000, chegava a 172 cidades.
Os aumentos dos custos da aviação nos últimos anos geraram, por consequência, a redução no número de companhias aéreas, e as líderes foram investindo em aeronaves maiores, grandes demais para operar no interior e focando, portanto, em grandes metrópoles. Resultado: viajar por dentro do Nordeste tornou-se cada vez mais difícil.
"Falta uma regulamentação do sistema aeroviário brasileiro. As empresas estão se concentrando em linhas trancais, e não há uma capilaridade, uma irrigação regional. É preciso mais estrutura dos aeroportos regionais e linhas regionais que se complementem com as trancais", critica o presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado, Roberto Smith. (SS)
Frutas dependem mais de rodovias
O Ceará é atualmente o maior exportador de frutas do Nordeste e o segundo do Brasil, sendo a qualidade das vias fundamental para que a atividade continue sendo uma das mais rentáveis à economia local. Por isso, a prioridade do Estado em relação ao transporte de frutas é, sobretudo, a melhoria do transporte rodoviário federal, para que as cargas cheguem com mais rapidez ao Porto do Pecém, conforme destaca o presidente em exercício da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (Faec), Paulo Hélder de Alencar Braga.
Em termos de custo e agilidade, as rodovias são a melhor opção para o transporte do produto no CE, tendo em vista a sua perecibilidade FOTO: MELQUÍADES JÚNIOR
Ele toma como base um estudo feito pelo diretor da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), José Ramos Torres de Melo Filho, para dizer que, em termos de custo e agilidade, as rodovias são o melhor caminho para o transporte de frutas no Ceará, tendo em vista a perecibilidade dos produtos. "As distâncias são relativamente pequenas em todas as áreas de plantio de frutas abaixo de 600 quilômetros", afirma.
Questionado se um aeroporto no Porto do Pecém, por onde sai a maioria das frutas do Estado, seria uma forma de otimizar a logística dos produtos, Braga destaca que a construção do terminal se justificaria mais para atender à demanda de exportação de flores, setor em que o Ceará ocupa a primeira posição do ranking nacional, bem como de outras mercadorias de baixo peso e menor perecibilidade.
"Contudo, a Faec e a CNA entendem que o Estado do Ceará deve continuar lutando pela conclusão da ferrovia Transnordestina, considerando que o equipamento dará o necessário suporte ao polo siderúrgico e petrolífero do Pecém", ressalta Braga.
Depósitos
Para ele, o aprimoramento da logística do Porto do Pecém também está relacionada à construção de novos depósitos para o recebimento de grão, principalmente o milho. Paulo Braga entende que esses depósitos ajudariam a atender às necessidades dos pecuaristas. Por conta da seca que atinge o Estado há cerca de dois anos, os produtores rurais enfrentam dificuldades para receber o produto pelas rodovias. "Neste ano, o governador Cid Gomes resolveu instalar um galpão lá, o que ajudou bastante e, até então, não havia sido pensado", diz. (SS)
Ele toma como base um estudo feito pelo diretor da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), José Ramos Torres de Melo Filho, para dizer que, em termos de custo e agilidade, as rodovias são o melhor caminho para o transporte de frutas no Ceará, tendo em vista a perecibilidade dos produtos. "As distâncias são relativamente pequenas em todas as áreas de plantio de frutas abaixo de 600 quilômetros", afirma.
Questionado se um aeroporto no Porto do Pecém, por onde sai a maioria das frutas do Estado, seria uma forma de otimizar a logística dos produtos, Braga destaca que a construção do terminal se justificaria mais para atender à demanda de exportação de flores, setor em que o Ceará ocupa a primeira posição do ranking nacional, bem como de outras mercadorias de baixo peso e menor perecibilidade.
"Contudo, a Faec e a CNA entendem que o Estado do Ceará deve continuar lutando pela conclusão da ferrovia Transnordestina, considerando que o equipamento dará o necessário suporte ao polo siderúrgico e petrolífero do Pecém", ressalta Braga.
Depósitos
Para ele, o aprimoramento da logística do Porto do Pecém também está relacionada à construção de novos depósitos para o recebimento de grão, principalmente o milho. Paulo Braga entende que esses depósitos ajudariam a atender às necessidades dos pecuaristas. Por conta da seca que atinge o Estado há cerca de dois anos, os produtores rurais enfrentam dificuldades para receber o produto pelas rodovias. "Neste ano, o governador Cid Gomes resolveu instalar um galpão lá, o que ajudou bastante e, até então, não havia sido pensado", diz. (SS)
Região do Pecém terá duas opções para terminal
O Governo do Estado deverá receber no mês que vem os relatórios da empresa americana Louis Berger, que realiza os estudos para a instalação de um aeroporto de cargas e passageiros na região do Pecém. O empreendimento, que é pensado pelo governo através de uma Parceria Público-Privada (PPP), entretanto, ficará como projeto para o próximo governo, não tendo aportes previstos para o próximo e último ano da atual gestão.
O relatório terá duas opções de localização dentro da região do Pecém, de forma a não haver conflito com o Aeroporto Internacional Pinto Martins, explica o presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado (Adece), Roberto Smith. O estudo apresentará ainda a viabilidade econômica do empreendimento e seu prazo para retorno do investimento.
A construção de um aeroporto no Pecém é uma ideia antiga, com articulações que remontam há cinco anos, quando se pensava em um terminal apenas para transporte aéreo de cargas. Hoje, o projeto não só prevê a movimentação de passageiros, como também projeta ser o principal aeroporto para os voos internacionais do Estado. A Berger foi contratada pela Adece em 2012 para elaborar o documento, e fez uma parceria com uma empresa de consultoria de Recife.
Conforme Smith, a ideia é que o aeroporto funcione por meio de uma PPP, com um investimento privado e retorno financeiro pela concessão da operação do terminal. "Hoje, grande parte do transporte de carga ocorre com o aproveitamento das aeronaves de passageiros, e o Aeroporto Pinto Martins já sofre com alta demanda. Além disso, houve a permissividade de construções de habitações ao redor do terminal, o que compromete sua expansão", diz. (SS)
DNO Governo do Estado deverá receber no mês que vem os relatórios da empresa americana Louis Berger, que realiza os estudos para a instalação de um aeroporto de cargas e passageiros na região do Pecém. O empreendimento, que é pensado pelo governo através de uma Parceria Público-Privada (PPP), entretanto, ficará como projeto para o próximo governo, não tendo aportes previstos para o próximo e último ano da atual gestão.
O relatório terá duas opções de localização dentro da região do Pecém, de forma a não haver conflito com o Aeroporto Internacional Pinto Martins, explica o presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado (Adece), Roberto Smith. O estudo apresentará ainda a viabilidade econômica do empreendimento e seu prazo para retorno do investimento.
A construção de um aeroporto no Pecém é uma ideia antiga, com articulações que remontam há cinco anos, quando se pensava em um terminal apenas para transporte aéreo de cargas. Hoje, o projeto não só prevê a movimentação de passageiros, como também projeta ser o principal aeroporto para os voos internacionais do Estado. A Berger foi contratada pela Adece em 2012 para elaborar o documento, e fez uma parceria com uma empresa de consultoria de Recife.
Conforme Smith, a ideia é que o aeroporto funcione por meio de uma PPP, com um investimento privado e retorno financeiro pela concessão da operação do terminal. "Hoje, grande parte do transporte de carga ocorre com o aproveitamento das aeronaves de passageiros, e o Aeroporto Pinto Martins já sofre com alta demanda. Além disso, houve a permissividade de construções de habitações ao redor do terminal, o que compromete sua expansão", diz. (SS)
Porto do Pecém tem R$ 1 bi licitado
Apesar da segunda ampliação estar atrasada em dois anos, as fases seguintes estão projetadas até 2016
O Porto do Pecém já possui licitados quase R$ 1 bilhão em obras, que deverão ser iniciadas entre este e o próximo ano, incrementando sua infraestrutura para dar conta do crescimento do complexo industrial ao qual está ligado. Apesar de esta segunda ampliação do terminal já estar atrasada em quase dois anos, as fases seguintes de expansão já estão projetadas até 2016.
O Porto do Pecém já possui licitados quase R$ 1 bilhão em obras, que deverão ser iniciadas entre este e o próximo ano, incrementando sua infraestrutura para dar conta do crescimento do complexo industrial ao qual está ligado. Apesar de esta segunda ampliação do terminal já estar atrasada em quase dois anos, as fases seguintes de expansão já estão projetadas até 2016.
Novas etapas de ampliação do terminal portuário do Pecém preveem um terceiro berço para atender à demanda da usina siderúrgica quando a unidade fabril estiver funcionando em sua plena carga FOTO: MARÍLIA CAMELO
A Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinfra) já informou que sua expectativa é de que a obra da segunda ampliação do Porto do Pecém tenha início no próximo dia 20. A execução do projeto foi licitada ainda em janeiro passado, mas permaneceu sem ser iniciada até o momento por questões ligadas ao licenciamento junto ao Ibama. Serão investidos cerca de R$ 700 milhões, que dotarão o porto das condições para atender as demandas iniciais da Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP), da Transnordestina e da refinaria Premium II.
Destinação
Os recursos serão destinados à execução de uma nova ponte, de 1.560 metros, com a plataforma de 32 metros. Por essa ponte transitarão os veículos que transportarão as placas oriundas da siderúrgica, bem como toda tubovia da Petrobras. Serão empregados recursos para a execução de mais dois berços, na mesma linha contínua ao Terminal de Múltiplo Uso (Tmut, píer inaugurado em 2011), para atender às demandas da siderúrgica no que concerne à exportação de placas. O prazo para a entrega da ampliação é de 30 meses após o início das obras.
Terminal de múltiplo uso
A primeira ampliação do Porto do Pecém foi entregue em 2011, com a instalação do Tmut, que será expandido agora nessa segunda etapa de obras. O píer ampliou a capacidade de carga do porto, criando condições de operar em torno de 750 mil a 800 mil TEUs (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés) por ano. "A meta é consolidar a posição do Porto do Pecém como líder no mercado nacional na exportação de pescados e frutas e calçados, como também configurá-lo com a vocação que ele hoje tem, ou seja, um porto concentrador de cargas", afirmou a Seinfra.
Além destas obras, será instalada no porto uma nova correia transportadora, destinada ao escoamento de minério de ferro, em um investimento de R$ 221 milhões. As obras foram licitadas e já tiveram a ordem de serviço assinada, mas ainda não foi informado quando serão iniciados os trabalhos. A esteira partirá do berço interno do Píer 1 do Porto do Pecém, seguindo até um ponto de entrega na faixa norte de infraestruturas do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (Cipp). A principal beneficiada é a Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP), mas ele também servirá para outros empreendimentos instalados na região e que utilizarão granéis sólidos de alta densidade.
Novas ampliações
De acordo com a Seinfra, após a segunda expansão do porto do Pecém, a ser iniciada, será realizada a última fase de ampliação do Terminal de Múltiplo Uso.
Nesta, será executado um terceiro berço para atender a demanda da siderúrgica quando a unidade fabril estiver funcionando em sua plena carga.
Também será construído um novo quebra-mar, de aproximadamente 2.800 metros, que fornecerá abrigo para a execução de mais cinco berços, para atender todas as demandas da refinaria, bem como de mais dois berços que irão atender as demandas da ferrovia Nova Transnordestina, em construção.
"A projeção do Porto do Pecém, até o ano de 2016, se encerraria com a execução dos berços da Petrobras, para atender as demandas da refinaria Premium II e com os berços para a Transnordestina", informou a Seinfra em nota ao Jornal. (SS)
A Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinfra) já informou que sua expectativa é de que a obra da segunda ampliação do Porto do Pecém tenha início no próximo dia 20. A execução do projeto foi licitada ainda em janeiro passado, mas permaneceu sem ser iniciada até o momento por questões ligadas ao licenciamento junto ao Ibama. Serão investidos cerca de R$ 700 milhões, que dotarão o porto das condições para atender as demandas iniciais da Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP), da Transnordestina e da refinaria Premium II.
Destinação
Os recursos serão destinados à execução de uma nova ponte, de 1.560 metros, com a plataforma de 32 metros. Por essa ponte transitarão os veículos que transportarão as placas oriundas da siderúrgica, bem como toda tubovia da Petrobras. Serão empregados recursos para a execução de mais dois berços, na mesma linha contínua ao Terminal de Múltiplo Uso (Tmut, píer inaugurado em 2011), para atender às demandas da siderúrgica no que concerne à exportação de placas. O prazo para a entrega da ampliação é de 30 meses após o início das obras.
Terminal de múltiplo uso
A primeira ampliação do Porto do Pecém foi entregue em 2011, com a instalação do Tmut, que será expandido agora nessa segunda etapa de obras. O píer ampliou a capacidade de carga do porto, criando condições de operar em torno de 750 mil a 800 mil TEUs (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés) por ano. "A meta é consolidar a posição do Porto do Pecém como líder no mercado nacional na exportação de pescados e frutas e calçados, como também configurá-lo com a vocação que ele hoje tem, ou seja, um porto concentrador de cargas", afirmou a Seinfra.
Além destas obras, será instalada no porto uma nova correia transportadora, destinada ao escoamento de minério de ferro, em um investimento de R$ 221 milhões. As obras foram licitadas e já tiveram a ordem de serviço assinada, mas ainda não foi informado quando serão iniciados os trabalhos. A esteira partirá do berço interno do Píer 1 do Porto do Pecém, seguindo até um ponto de entrega na faixa norte de infraestruturas do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (Cipp). A principal beneficiada é a Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP), mas ele também servirá para outros empreendimentos instalados na região e que utilizarão granéis sólidos de alta densidade.
Novas ampliações
De acordo com a Seinfra, após a segunda expansão do porto do Pecém, a ser iniciada, será realizada a última fase de ampliação do Terminal de Múltiplo Uso.
Nesta, será executado um terceiro berço para atender a demanda da siderúrgica quando a unidade fabril estiver funcionando em sua plena carga.
Também será construído um novo quebra-mar, de aproximadamente 2.800 metros, que fornecerá abrigo para a execução de mais cinco berços, para atender todas as demandas da refinaria, bem como de mais dois berços que irão atender as demandas da ferrovia Nova Transnordestina, em construção.
"A projeção do Porto do Pecém, até o ano de 2016, se encerraria com a execução dos berços da Petrobras, para atender as demandas da refinaria Premium II e com os berços para a Transnordestina", informou a Seinfra em nota ao Jornal. (SS)
DN
sábado, 16 de novembro de 2013
820 policiais rodoviários atuarão durante o feriado nas BR’s e CE’s
Cerca de 820 policiais rodoviários deverão atuar nas rodovias do Ceará durante este feriadão. Do total, 400 são da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e 420, da Polícia Rodoviária Estadual (PRE). A fiscalização contará ainda com 80 agentes do Departamento Estadual de Trânsito (Detran). As operações de intensificação da vistorias de condutores e veículos nas BR’s e CE’s, iniciadas, hoje, serão encerradas à meia noite de domingo (17).
Conforme a PRF, os 400 policiais se revesarão durante os três dias em 10 mil quilômetros de rodovias federais no Estado. Para fins estatísticos, a PRF vai comparar os números da “Operação Proclamação da República” com a “Operação Semana Santa de 2013”, em função da similaridade entre as duas. Na operação Semana Santa, foram registrados 56 acidentes, 40 mortes e dois feridos.
As equipes da PRE atuarão com 54 viaturas e intensificarão as fiscalizações com base na Lei Seca. Os policiais estarão distribuídos nos postos de fiscalização da PRE na CE 040, em Aquiraz, e CE 085 e 090, em Caucaia, as duas principais vias por onde há maior fluxo de veículos para os litorais Leste e Oeste.
A fiscalização será feita ainda nos 22 postos fixos da PRE, localizados em rodovias estaduais, alcançando toda a região Norte, Cariri, Sertão Central, Inhamuns e Vale do Jaguaribe. Além disso, outras equipes atuarão em Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha, Tianguá, Ubajara e Sobral, das 20 às 2 horas (de quinta a sexta) e das 12 às 18 horas, sábado e domingo.
Os focos da fiscalização serão as infrações de trânsito que mais contribuem para a gravidade dos acidentes: excesso de velocidade, ultrapassagens em locais proibidos e embriaguez ao volante.
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